22 março 2010

Manchetes do Dia - 22-03-2010

Segunda, 22 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Big Mário quer que o Papa o tire da cadeia, 24 Horas de 22-03-2010
 

Mário Ribeiro cumpre sete anos de prisão por assalto à mão armada. Na prisão de Paços de Ferreira é um recluso exemplar. E espera que isso lhe valha um perdão.



Águia arrasou Dragão, A Bola de 22-03-2010
 

O Benfica conquistou a terceira edição da Taça da Liga revalidando o título ganho na temporada passada. Jesus ganha o primeiro título interno. Primeiro troféu para Jesus com o Benfica, primeira conquista interna do treinador, que se impõe frente ao FC Porto por números categóricos, com alguma sorte à mistura. O jogo teve todos os condimentos de uma final clássica, desde as horas que antecederam a partida, até ao ambiente quente que se verificou perto do intervalo, com Bruno Alves e Aimar como protagonistas.



Governo fomenta trabalho precário, Correio Manhã de 22-03-2010
 

O Ministério da Saúde vai fixar tectos máximos para os salários dos profissionais de saúde contratados a empresas privadas para exercerem funções, a recibo verde, no SNS. Com a escassez de médicos, os hospitais públicos contratam a empresas privadas médicos do próprio SNS, a quem chegam a pagar 2500 euros numa Urgência de 24 horas. Com esta medida, o Governo quer vigiar os 2070 médicos que prestam serviço, através de avença ou de contratos com empresas privadas, em hospitais e centros de saúde.



Guerreiros de Jesus ganham batalha de Faro, Correio Manhã de 22-03-2010
 

Uma intervenção desastrada do guarda-redes Nuno, na primeira bola chutada à baliza do FC Porto, cozinhou a vitória anunciada do Benfica na primeira final da temporada, mantendo a posse do troféu. Um frango na mesa da Taça da Cerveja, um lance desmoralizador para uma equipa marcada psicologicamente por acontecimentos recentes e estabilizador para um Benfica alterado tacticamente.



PSD recusa apoiar resolução do PEC com propaganda, Diário Económico de 22-03-2010
 

O PS tem de apresentar esta semana o projecto de resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) mas o principal partido da oposição avisa já que não aceitará o documento se este for um instrumento de "propaganda". Na manhã de quarta-feira, o grupo parlamentar do PSD tem agendada uma reunião que contará com a presença da presidente do partido e onde o PEC será o único tema de debate.



"Portugal tem de olhar para as suas fragilidades", Diário Económico de 22-03-2010
 

Secretário-geral adjunto da OCDE, Pier Carlo Padoan, elogia PEC português e diz que o crescimento económico vai regressar. O Programa de Estabilidade e Crescimento português foi bem acolhido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O problema é que os mercados têm posto Portugal e Grécia no mesmo saco. Em entrevista ao Diário Económico, o economista-chefe da OCDE afirma que os "mercados têm de ser convencidos" e que Portugal tem de apostar no aumento do seu crescimento potencial.



Há 234 violadores detidos nas prisões portuguesas, Diário Notícias de 22-03-2010
 

Chamam-lhes "violas" quando são suspeitos de violação e "bibis" quando terão abusado de menores. Mas as palavras de nada valem perante as sevícias a que os agressores sexuais são sujeitos às mãos de outros arguidos. Em Portugal, 234 reclusos cumprem pena por violação e merecem segurança reforçada. A estes acrescem os presos preventivos, como o violador de Telheiras, agora transferido para o Estabelecimento Prisional de Lisboa após ter sido agredido. "É uma situação comum em qualquer prisão do mundo, pelo menos de cultura ocidental. Chamam-lhe a moral dos prisioneiros, provavelmente pela perversidade dos crimes", explica António Pedro Dores, à frente da Associação Contra a Exclusão para o Desenvolvimento (ACEDE).



Benfica de Jorge Jesus já tem um troféu, Diário Notícias de 22-03-2010
 

Depois da trocas de agressões entre adeptos portistas e benfiquistas, a obrigarem à intervenção das forças policiais, os ânimos só acalmaram com o apito inicial. O Benfica entrou forte e confiante no jogo e com Quim na baliza, enquanto o FC Porto entrou nervoso e com Nuno a defender as redes portistas. E este acabou por ser um "pormenor" importante na história do encontro, já que o guardião tem muitas culpas no golo de Ruben Amorim. Foi um grande "frango" de Nuno, que tão cedo os adeptos não lhe vão perdoar. Mas a equipa de Jorge Jesus soube gerir a vantagem e "matou" o jogo quando a um minuto do descanso Carlos Martins fez o 2-0, num livre directo.



Subida de 1% no IVA evitava cortes nos subsídios, I de 22-03-2010
 

Uma subida do IVA de 20% para 21% daria mais 500 milhões de euros anuais aos cofres do Estado, o suficiente para evitar todos os cortes de prestações sociais planeados para 2011 e suavizar de forma significativa as reduções esperadas até 2013. Quem diz aumentar o IVA diz repor a "normalidade" nos benefícios fiscais concedidos ao sector financeiro nos últimos anos, combater certos tipos de fraude que existem nos apoios sociais, limitar o desperdício, sugerem vários especialistas. Estas alternativas teriam ainda outro mérito: ajudariam a pacificar as divisões no interior do governo e do Partido Socialista, entretanto noticiadas, aliviando a pressão sobre a despesa social.



Segurança Social aperta cobrança de dívidas aos "recibos verdes", Jornal Negócios de 22-03-2010
 

Os trabalhadores independentes que acumulem dívidas à Segurança Social vão ser mais rapidamente "apanhados" pela Previdência e obrigados a regularizar a situação. O mesmo acontecerá com os beneficiários que receberam prestações sociais às quais não tinham direito. A maior agilidade dos serviços resulta da automatização do processo de instauração de execuções fiscais (procedimento que dá lugar à cobrança coerciva das dívidas e que até agora, era feito manualmente) para estes contribuintes que, até agora, raramente eram incomodados por terem descontos em falta.



Europa ou EUA? Quem vai dar mais a ganhar?, Jornal Negócios de 22-03-2010
 

Nos Estados Unidos, a saída da recessão vai acontecer a um ritmo mais rápido do que na Europa. Vale a pena apostar tudo nas acções americanas? Ou as empresas do Velho Continente também têm bons argumentos para mereceram a atenção dos investidores? Entre os dois lados do Atlântico, saiba onde está a verdade.



Recuo no desvio de fundos para Lisboa, Jornal Notícias de 22-03-2010
 

O Governo voltou atrás na intenção de usar em Lisboa parte do dinheiro dado por Bruxelas para desenvolver as regiões pobres - Norte, Centro e Alentejo -, no que foi classificado como um "recuo" por várias entidades a Norte. O JN apurou que o financiamento à inovação - concretizado através do fundo Finova - já não faz parte das áreas abrangidas pelo "spill over effect", ou efeito difusor, segundo o qual um investimento em Lisboa desenvolve a economia das regiões.



Benfica. A primeira vez de Jesus, Jornal Notícias de 22-03-2010
 

O Benfica goleou o F.C. Porto, por 3-0, e venceu a Taça da Liga pelo segundo ano seguido. Um frango de Nuno tornou tudo mais fácil para as águias, que somam e seguem, para delírio dos seus adeptos. Os dragões falharam mais um objectivo da temporada.



E vão duas!, O Jogo de 22-03-2010
 

A revalidação do triunfo do Benfica na Taça da Liga começou na cabeça de Jorge Jesus. O treinador armou uma ratoeira humana no meio-campo e… o FC Porto tropeçou nela, entalou-se e, amputado de unidades importantes, foi incapaz de reagir à campeão e de pôr em causa a superioridade mental e táctica evidenciada pelo adversário.



Energia lidera visita lusa ao Magrebe, OJE de 22-03-2010
 

Naquele que é o segundo dia da visita do primeiro-ministro ao Magrebe, Sócrates acorda na Líbia, almoça na Algéria e deita-se na Tunísia, mas nos três países o cenário das conversas será o mesmo - a energia. Sócrates está desde ontem no norte África, num périplo que o leva a correr quatro países até amanhã. Começou na Líbia, segue hoje para a Argélia, fica um dia e meio na Tunísia e tem ainda tempo de parar umas horas em Marrocos, na volta para Lisboa. A região representa 6.000 milhões de euros em exportações, 2% do total das vendas portuguesas ao exterior.



Papa pede perdão, OJE de 22-03-2010
 

O Papa Bento XVI celebrou a tradicional oração de domingo no Vaticano, um dia depois de, num gesto sem precendentes, ter pedido desculpa às vítimas de crimes de pedofilia por parte do clero irlandês, dizendo sentir "vergonha" e "remorso".



Confiança dos consumidores em baixa, OJE de 22-03-2010
 

A confiança dos consumidores retomou em Fevereiro a tendência de queda que apenas foi, desde Outubro, interrompida em Janeiro, tendo passado de -29, no primeiro mês, para -33, no segundo, revelam os Indicadores de Conjuntura do Banco de Portugal. Os indicadores que medem a actividade económica, por outro lado, continuam a subir, mantendo a tendência ascendente desde Julho do ano passado. Nos últimos sete meses, estes indicadores passaram de 2,2 pontos negativos para 0,3 positivos em Fevereiro, o que revela uma subida de duas décimas percentuais face a Janeiro, que é o primeiro mês em que este indicador ficou em terreno positivo.



Organismos-chave do Estado não têm plano anticorrupção, Público de 22-03-2010
 

Alguns dos organismos públicos com um papel mais importante na gestão dos dinheiros públicos não entregaram, dentro do prazo (que não é vinculativo), os seus planos anticorrupção junto do Conselho de Prevenção da Corrupção. Uma pesquisa realizada pelo PÚBLICO conclui que na lista de 700 organismos e serviços públicos que entregaram o documento não estão, por exemplo, o Banco de Portugal, entidades tuteladas pelo Ministério das Finanças como a Direcção-Geral do Orçamento, a Agência Nacional de Compras Públicas e as Autoridades de Gestão de dois dos três programas operacionais temáticos do Quadro de Referência Estratégico Nacional.



Benfica nem precisou de acelerar para vencer o troféu, Público de 22-03-2010
 

O Benfica revalidou ontem o estatuto de detentor da Taça da Liga, graças a uma vitória expressiva (3-0) sobre um FC Porto que é hoje uma sombra do tetracampeão que iniciou a época. O guarda-redes Nuno desequilibrou a partida num lance infeliz que permitiu um golo inesperado a Rúben Amorim; Carlos Martins (de livre directo) e Cardozo (em cima dos 90 minutos) fecharam um resultado que garantiu aos "encarnados" o primeiro troféu da temporada. A equipa de Jorge Jesus ainda tem a Liga e a Liga Europa pela frente. A Jesualdo Ferreira resta apenas a Taça de Portugal.



Águia imperial, Record de 22-03-2010
 

O Benfica venceu sem problemas no Estádio Algarve o FC Porto por 3-0, assegurando assim a reconquista da Taça da Liga. Ruben Amorim, com a colaboração do guarda-redes Nuno - frango monumental -, inaugurou o marcador logo aos 10 minutos e Carlos Martins aumentou a vantagem perto do intervalo na marcação de um livre direto a 32 metros da baliza. O paraguaio Oscar Cardozo, que começou a final no banco de suplentes, fechou a contagem já em cima do apito final.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream