18 março 2010

Manchetes do Dia - 18-03-2010

Quinta, 18 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Mulher de Simão arrasa dirigente do Sporting, 24 Horas de 18-03-2010
 

Anteontem, o team manager do Sporting pediu um ambiente hostil para Simão Sabrosa no jogo de hoje, com o Atlético de Madrid. A mulher do jogador disse ao 24horas que Salema Garção incitou à violência. A UEFA não pode castigar mas deixa aqui um recado.



Hora golo, A Bola de 18-03-2010
 

Benfica: Pablo Aimar deve ficar de fora do onze e Carlos Martins será o seu substituto. Na óptica de Jorge Jesus, o argentino não reunirá neste momento as melhores condições físicas para um jogo de mata-mata, colocando Carlos Martins no seu lugar. Sporting:Jovem está na calha para acompanhar Pedro Mendes. Carriço está convocado mas deve jogar Caneira, com Pedro Silva na lateral esquerda e Veloso mais à frente.



Ambição une águias e leões, Correio Manhã de 18-03-2010
 

Um ambiente verdadeiramente hostil, com mais de 50 mil espectadores a puxar pelo Marselha, espera o Benfica esta tarde, no estádio Vélodrome. Carlos Carvalhal, treinador do Sporting, garante que a equipa estará à altura das responsabilidades no jogo desta noite. Carriço foi convocado.



Ex-PGR perdoa três anos a Vale, Correio Manhã de 18-03-2010
 

Decisão do Supremo leva processo de extradição à estaca zero. Juiz Souto Moura desconta tempo que ex-líder do Benfica passou em liberdade condicional.



Reformas dos médicos ameaçam serviços de Saúde, Diário Económico de 18-03-2010
 

O Governo está a preparar medidas para travar a saída em massa de médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo criado um grupo de trabalho para estudar este problema. Desde o início do ano, 600 médicos já pediram a reforma antecipada, devido às novas regras previstas no Orçamento do Estado, disse ao Diário Económico Mário Jorge Neves, da Federação Nacional dos Médicos, o que compara com 401 no total do ano passado. O Ministério das Finanças não confirma o número deste ano, mas admite que a situação está a agravar-se.



"Os políticos sempre tiveram a tentação de controlar a comunicação social", Diário Económico de 18-03-2010
 

Numa grande entrevista ao Diário Económico, o presidente da Sonae SGPS, Paulo Azevedo, fala da política, do País e dos seus planos de internacionalização em Angola e na América Latina. Desde que Paulo Azevedo e a empresária Isabel dos Santos começaram a discutir parcerias, o presidente executivo do Grupo Sonae só visitou Angola uma vez. Mas não perdeu tempo a enviar equipas para o terreno para estudarem o país e as hipóteses de sucesso no mercado. O retalho, área onde a Sonae explora os hipermercados Continente e os supermercados Modelo, são uma das apostas fortes do grupo português. Mas, como confessa Paulo Azevedo em entrevista ao Diário Económico, faltam ainda sinais de confiança.



PS ameaça chamar Ferreira Leite à comissão Parlamentar de Inquérito, Diário Notícias de 18-03-2010
 

José Sócrates vai ser chamado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso PT/TVI mas, na resposta, o PS prepara fazer o mesmo em relação a Manuela Ferreira Leite. A decisão está em ponderação na direcção da bancada, conforme adiantou ontem ao DN um seu vice-presidente, Ricardo Rodrigues, que aliás vai coordenar os deputados do PS na CPI: "O PS pondera chamar Manuela Ferreira Leite", disse.



Exaustão faz dos médicos a classe com mais suicídios, Diário Notícias de 18-03-2010
 

Os médicos, enfermeiros e psiquiatras são as profissões mais afectadas pelo suicídio no nosso País. Nas estatísticas - quer nacionais quer internacionais - são exactamente os profissionais de saúde os mais referidos como sendo vítimas de uma situação de pressão tal que em muitos casos degenera em suicídio. "As profissões que normalmente são referidas, segundo o meu conhecimento, são as ligadas à saúde", explica Catarina Vidigal, médica psiquiatra, em declarações ao DN.



Como se roubam livros em Portugal, I de 18-03-2010
 

A Renault Express não chegou. Foi preciso uma Ford Transit - com uma bagageira que consegue transportar quatro pessoas deitadas - para Antero Braga, ex-administrador da Bertrand, recuperar os livros que o professor disfarçado de cliente fiel lhe roubara durante vinte anos. Um mês depois de a livraria do Chiado ter instalado o sistema de alarmes, à passagem do insuspeito professor da Escola de Belas Artes, com conta corrente na loja, o alarme disparou. Mal sabia Antero Braga que acabaria por ganhar o dia: quando a carrinha estacionou à porta, carregada com mais de mil livros roubados, percebeu que tinha recuperado o dinheiro investido nos alarmes.



Caso TVI: Sócrates só responde à comissão de inquérito por escrito, I de 18-03-2010
 

O PS defende que Sócrates não venha a ser sujeito ao interrogatório dos deputados na comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI que hoje toma posse na Assembleia da República. "Em circunstância alguma o primeiro-ministro deve ser ouvido presencialmente", afirmou ao i um alto dirigente socialista. Tendo em conta que a comissão de inquérito foi convocada para apurar se o primeiro-ministro mentiu ou não ao parlamento, a comparência de Sócrates perante os deputados teria um efeito simbólico muito forte que os socialistas consideram que deve ser evitado. José Sócrates deverá depor por escrito quando for chamado. O líder parlamentar, Francisco Assis, já falou sobre a eventual audição ao primeiro-ministro com o presidente da comissão, Mota Amaral, estando já completamente clarificada a possibilidade de Sócrates fazer o seu depoimento por escrito.



Nove cotadas lucram mais no exterior que em Portugal, Jornal Negócios de 18-03-2010
 

A economia portuguesa esteve em recessão em 2009. Mesmo assim, as cotadas portuguesas aumentaram os seus lucros. Um dos segredos para contrariar esta contracção económica foi a exposição internacional. No ano passado, os resultados subiram perto de 14%, com uma importante fatia das receitas a vir da actividade internacional, sobretudo dos mercados emergentes. No total, são já nove as companhias do índice principal da bolsa portuguesa que geram mais de metade dos seus negócios fora de Portugal.



Paulo Azevedo admite entrar no mercado angolano já este ano, Jornal Negócios de 18-03-2010
 

Paulo Azevedo garantiu ao Negócios que a Sonae só entra em Angola, o que pode acontecer ainda este ano, se ganhar as boas graças locais "a nível político". No final da apresentação de contas do grupo Sonae, ontem, no Porto, Paulo Azevedo referiu que a empresa está interessada no mercado angolano. O presidente-executivo da Sonae acredita que, para além da importância que este mercado pode ter no crescimento da empresa, o grupo pode vir a desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento tanto do comércio local como das "fileiras produtivas e da logística."



Aposentação em massa de médicos e enfermeiros, Jornal Notícias de 18-03-2010
 

Perante a debandada que as novas regras de aposentação da Função Pública estão a provocar entre os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Governo vai tomar medidas que tentem estancar estas saídas precoces. Os sindicatos estão expectantes. Desde o início do ano - e sobretudo a partir do momento em que foram conhecidas as novas regras de aposentação da Função Pública, que vão vigorar com o Orçamento de Estado de 2010, que penalizam ainda mais as reformas antecipadas - houve uma corrida às reformas por parte de médicos e enfermeiros.



Dia decisivo para Benfica e Sporting, Jornal Notícias de 18-03-2010
 

O Benfica vai arriscar e jogar todos os trunfos no jogo desta noite, frente ao Marselha, na Liga Europa. Apesar da proximidade da final da Taça da Liga, Jorge Jesus quer concentração máxima e garantiu que a equipa vai fazer golos em França. Carlos Carvalhal: "É um jogo com características de final porque é a eliminar. Mas há vida depois deste jogo e não podemos viver em climas de euforia e depressão por causa de um jogo. Temos de garantir o ponto de equilíbrio. Queremos ter uma noite à Sporting com os adeptos a vibrar".



"FC Porto é secundário" , O Jogo de 18-03-2010
 

Jesus fez questão de transmitir a confiança ao balneário, colocando em segundo plano a final da Carlsberg Cup, domingo, frente ao FC Porto. "O grupo sabe que temos vários objectivos, mas ser campeão é o principal. Agora estamos noutra prova, onde o prestígio do Benfica se tem mantido perfeito até ao momento. Os jogadores sabem que este é o jogo que nos interessa. Entre a Liga Europa e a final com o FC Porto, se pudéssemos escolher, preferia vencer a Liga Europa. O jogo com o FC Porto é secundário", disse.



Modelo Continente entra em Angola ainda este ano, OJE de 18-03-2010
 

O presidente da Sonae SGPS afirmou ontem que a internacionalização da Modelo Continente para Angola deverá concretizar-se ainda este ano, mas salientou que só apostará neste mercado se for "bem vinda a todos os níveis". "Temos de ter a certeza de sermos bem-vindos a todos os níveis. Obviamente que o parceiro que nos convidou [Isabel dos Santos] tem interesse, mas para uma operação dessa envergadura e abrangência é preciso que também sejamos queridos a nível político e que haja um consenso importante, porque nós não investimos de curto prazo", afirmou Paulo Azevedo.



Portugal é 16º em inovação na UE27, OJE de 18-03-2010
 

PORTUGAL subiu uma posição na listagem europeia de inovação, ocupando a 16.ª posição na escala divulgada pelo European Innovation Scoreboard 2009, em Bruxelas, que avaliou os 27 Estadosmembros da União Europeia (UE). Contactado pela agência Lusa, Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e Inovação, considerou que "o facto de sermos, nos últimos cinco anos, o sétimo pais que mais subiu neste ranking e o facto de, mais uma vez, este ano, termos subido e ultrapassado países como a Noruega e a Espanha, estando no grupo dos países moderadamente inovadores - mas sendo, dentro desse grupo, um país líder de crescimento - tem enorme significado", afirmou.



Construção volta a cair pelo 2º mês em Janeiro , OJE de 18-03-2010
 

A actividade no sector da Construção em Portugal voltou a cair em Janeiro pelo segundo mês consecutivo com menos obras adjudicadas e aumento do desemprego, dados que levaram a associação do sector a descrever como "desanimador" o início do ano. Segundo o Eurostat, a produção na Construção em Portugal recuou 4,6% em Janeiro face a Dezembro, mês em que este indicador já tinha descido 3,8%. A contracção de Janeiro foi mais do dobro do verificado no resto da Zona Euro (-2,2%) e União Europeia (-2,0%). Em termos anuais, a produção do sector caiu 9,3% face a Janeiro de 2009, abaixo da média da região da moeda única.



Médicos na reforma convidados a regressar, Público de 18-03-2010
 

O Ministério da Saúde está a estudar a criação de contratos especiais para tentar o regresso de médicos reformados ao activo. A solução pretende contornar a saída em massa de médicos com reforma antecipada em resultado das novas regras anunciadas pelo Governo, refere o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Carlos Arroz. O dirigente acredita que as saídas de profissionais levarão a que cerca de 700 mil pessoas fiquem sem médico de família.



Mudanças na carreira abrem novo conflito entre Governo e professores, Público de 18-03-2010
 

Os sindicatos dos professores acusam o Ministério da Educação de querer acabar com o regime especial dos docentes no seio da administração pública. No último projecto de alterações ao Estatuto da Carreira Docente, enviado na segunda-feira aos sindicatos, o ministério procedeu a modificações em mais 24 artigos e revogou uma mão-cheia de outros. Os sindicatos consideram as propostas inaceitáveis.



Rio e Costa entendem-se ao almoço. Red Bull Air Race um ano em Lisboa, outro no Porto, Público de 18-03-2010
 

A Red Bull Air Race de 2010 arrisca-se a regressar ao sítio do costume, as margens do Douro. Depois da polémica com a escolha da cidade para albergar a corrida deste ano, António Costa, Rui Rio e a Red Bull mostraram-se ontem abertos a uma inversão de planos. A corrida deve ficar no Norte em 2010 e passará a ser feita em alternância entre o Douro e o Tejo nos próximos quatro anos. "Estão criadas as condições para que o campeonato se possa realizar nas duas cidades", revelou Costa, no final de um almoço com Rui Rio.



"Só com golos lá entram", Record de 18-03-2010
 

Todos os elementos do plantel encarnado têm nos respetivos vínculos contratuais uma cláusula que prevê uma recompensa financeira em caso de conquista de uma competição europeia, e se as águias vencerem a Liga Europa haverá prémio para todos. Não está também colocada de parte a possibilidade de Luís Filipe Vieira vir a subir a parada numa fase mais adiantada da competição. Carlos Carvalhal esteve à conversa com os jornalistas para lançar a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, frente ao Atlético Madrid. Para o treinador dos leões, nada está decidido na eliminatória e isso faz com o embate seja de luta intensa até ao último segundo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream