17 março 2010

Manchetes do Dia - 17-03-2010

Quarta, 17 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Ele também já amou com dois corações, 24 Horas de 17-03-2010
 

Tal como na novela da TVI "Mar de Paixão", na vida real há um coração que já bateu forte em duas pessoas. Luís não vive com aquele com que nasceu, mas não foi por isso que perdeu a capacidade de amar. Eduardo vai amar duas mulheres, a noiva Carminho, que morre num acidente de viação, e Benedita, que é salva porque o coração de Carminho lhe vai parar ao peito. A história da novela "Mar de Paixão", cuja estreia encantou 1,7 milhões de telespectadores da TVI, não foge muito da de Luís Guedes, de 37 anos, um homem que já amou com dois corações diferentes. Há três anos que no peito de Luís bate um novo coração.



Liedson louco por vencer a liga Europa, A Bola de 17-03-2010
 

Ambicioso por natureza, Liedson quer um grande título em Alvalade, pois tem a final da UEFA perdida em 2005 atravessada na garganta. O avançado garante concentração absoluta no jogo com o Atl. Madrid. 18 de Maio de 2005. O ambiente em Alvalade estava quente como o final de tarde dessa quarta-feira. O Sporting discutia, na sua própria casa, a final da Taça UEFA com CSKA Moscovo. O leão começou a ganhar mas no final o 3-1 sorriu aos russos. Esse jogo ficou atravessado na garganta de Liedson que, apesar de os leões garantirem pensar apenas jogo a jogo, sonha agora com a vitória final na prova europeia. Para já, segue-se o Atl. Madrid. Ambicioso por natureza, Liedson nunca desiste. Esta época o campeonato já era. Mas a Liga Europa não...



Segurança Social vai custar mais, Correio Manhã de 17-03-2010
 

O Governo quer antecipar para 2010 a aplicação de várias medidas inscritas no novo Código, Contributivo, adiado para o próximo ano por imposição da Oposição, com vista a alargar a base contributiva da Segurança Social (SS). Na prática, o Executivo, que irá agora negociar esta proposta com os parceiros sociais, tenciona aproveitar o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para, além de subir a receita fiscal, arrecadar mais verbas com a aplicação de taxas sobre ajudas de custo, despesas de representação ou utilização de carros da empresa, que antes estavam isentas de descontos.



Terror nas escolas, Correio Manhã de 17-03-2010
 

Há uma semana que o mundo de Pedro (nome fictício) ficou reduzido às paredes da casa. Foi esta a solução encontrada para proteger a criança de 10 anos dos maus tratos de colegas mais velhos na Escola João da Rosa, em Olhão. Desde o início do ano lectivo que Pedro era vítima de agressões e roubos. Chegou a ser ameaçado com uma faca, quando recusou entregar o dinheiro que a mãe lhe dava todos os dias. Levou bofetadas e colocaram-lhe a cabeça dentro de água num poço, entre outros maus tratos. Tímido, não contou nada. Até que a mãe estranhou que aos domingos ele estivesse sempre nervoso e chegasse a ter febre. "Foi quando percebi que o problema era com a escola" conta a senhora.



Governo prevê congelamento real de salários no sector privado, Diário Económico de 17-03-2010
 

Em média, todos os trabalhadores em Portugal - sejam do sector público ou do privado, deverão perder poder de compra nos próximos quatro anos. Esta é a expectativa deixada no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) entregue segunda-feira à noite na Assembleia da República. Afinal, o congelamento dos salários reais não deverá ser regra só para os funcionários públicos. De acordo com as estimativas de Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças, os aumentos salariais médios do conjunto do mercado de trabalho até 2013 deverão ficar sempre aquém dos aumentos da inflação. Se as perspectivas se confirmarem, em média os trabalhadores terão uma perda real de poder de compra de 2,8% no conjunto dos quatro anos.



BCP abre as portas aos angolanos para reforçar até 20%, Diário Económico de 17-03-2010
 

Um grupo de accionistas com mais de 5% do BCP pediu ontem ao presidente da mesa da assembleia geral que introduzisse uma nova alteração aos estatutos, para ser votada na assembleia geral (AG) que se realizará no dia 12 de Abril. Trata-se, nem mais nem menos, da suavização da limitação dos direitos de voto, dos actuais 10% para 20%. Se for aprovada, é uma mudança histórica no maior banco privado português, e só pode ter como objectivo o convite a que um accionista reforce no capital. Neste momento o único accionista com quase 10%, oficialmente, é a Sonangol (com 9,99%). Esta sempre afirmou que queria aumentar a participação no BCP, mas para ultrapassar a fasquia dos 10%, o presidente da petrolífera, Manuel Vicente (que tem assento no Conselho Geral e de Supervisão do BCP), terá que pedir autorização ao Banco de Portugal.



"Se ajudar amigos é tráfico de influências, eu faço-o todos os dias", diz arguido do "Face Oculta", Diário Notícias de 17-03-2010
 

Uns meses depois de ter sido ouvido no Tribunal de Aveiro, o empresário e dono da Consulgal, suspeito de ser 'pivot' numa rede de contactos para favorecer as empresas de Manuel Godinho, decide falar sobre as suas relações de amizade com Armando Vara, João Cordeiro, Mário Lino e Manuel Godinho. Mas nega ter praticado tráfico de influências.



Polícia que matou músico em estado de choque e de baixa, Diário Notícias de 17-03-2010
 

Sentado na sala da Polícia Judiciária, o agente que abateu a tiro o rapper, amigo de "Sam The Kid", assumiu que a única vez que disparou uma arma foi por altura do curso, há mais de quatro anos. Traído pela inexperiência, o agente M. abandonou a PJ e entrou de baixa psicológica. Depois telefonou ao cunhado para ir buscá-lo e levá-lo para o Norte do País. Segundo um familiar do polícia, o agente M., solteiro e do Norte do País, estava na Esquadra de Intervenção Rápida dá PSP do Calvário, em Lisboa, desde Setembro. Antes tinha passado pela esquadra de Campo de Ourique, em serviço de patrulha. "Deram-lhe uma Walther P 90 de 9 mm para as mãos e nem o ensinaram a manuseá-la", denuncia António Ramos, presidente do Sindicato de Profissionais de Polícia (SPP).



Abuso sexual de crianças. Dez padres investigados pelo Ministério Público , I de 17-03-2010
 

Por toda a Europa sucedem-se as denúncias de padres pedófilos na Igreja Católica e Portugal não fica fora do leque de suspeitas. De 2003 a 2007, dez padres foram indiciados pelo Ministério Público por abuso sexual de crianças, indica um estudo do investigador da Polícia Judiciária (PJ) Pedro Pombo, a que o i teve acesso. Desses dez casos (num total de 5128), seis ocorreram em 2007. O i contactou o Ministério Público para perceber o desfecho destes casos - arquivamento ou acusação -, mas não obteve resposta até ao fecho desta edição.



PEC. Cortes nos gastos sociais são maior fonte de poupança até 2013, I de 17-03-2010
 

"Social". Era a palavra mais repetida no programa de governo (167 vezes) – mas é onde o executivo socialista quer poupar mais dinheiro até 2013. O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) prevê uma poupança de 3,9 mil milhões de euros no bolo total de despesas sociais, que inclui prestações da Segurança Social, gastos com saúde e pensões de reforma no Estado. Ao todo, os cortes nesta área valem 28,3% do total de poupança previsto no PEC, afectando directamente parte da classe média baixa e os mais desfavorecidos. O esforço é quase dividido com as classes médias e média alta, que por via do aumento de impostos ou da redução dos benefícios fiscais suportam 26,8% da poupança orçamental perseguida pelo governo no PEC.



Estado perdoa empresas que fugiram ao fisco através de "offshores", Jornal Negócios de 17-03-2010
 

As empresas também vão poder beneficiar da amnistia fiscal que será concedida a quem resolva declarar o dinheiro que está aplicado no exterior. A novidade foi introduzida pelos socialistas na recta final da discussão do Orçamento do Estado (OE), com o apoio dos partidos da direita e, apesar de ter passado despercebida, terá grande alcance: vai permitir que as sociedades que, por exemplo, estejam envolvidas em esquemas "offshore", como os detectados na Operação Furacão, limpem a sua ficha tributária e criminal durante este ano mediante o pagamento de uma taxa de 5%.



Governo agrava imposto sobre carros atribuídos a gestores, Jornal Negócios de 17-03-2010
 

A atribuição por parte das empresas de ajudas de custo, despesas de representação ou de carros aos seus trabalhadores vai sair mais cara. O Governo prepara-se para subir as taxas de tributação autónoma de IRC que recaem sobre estas despesas de modo a evitar a sua utilização abusiva. O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) não diz para quanto sobe a taxa de tributação autónoma, que actualmente é de 10% ou de 5%, consoante o tipo de despesas em causa. No enunciado genérico da medida fala apenas no "reforço da tributação" para "desincentivar estas práticas remuneratórias e combater a fraude e evasão fiscal".



Agente nunca treinou com a pistola, Jornal Notícias de 17-03-2010
 

O Sindicato dos Profissionais de Polícia da PSP (SPP) garante que o agente que matou o "rapper" Nuno Rodrigues nunca teve instrução de tiro com a arma com que disparou. A família não se conforma e já marcou uma manifestação frente à divisão da PSP de Benfica. O comentário ao JN de António Ramos, presidente do SPP, surgiu na sequência do disparo mortal que atingiu o "rapper" Nuno Rodrigues, de 30 anos, conhecido como "MC Snake", na madrugada de anteontem, perseguido pela Polícia depois de não ter parado numa operação stop, na zona das Docas, em Lisboa. O Comando da PSP de Lisboa não quis prestar declarações sobre esta matéria.



200 mil reformados pagam 310 milhões, Jornal Notícias de 17-03-2010
 

A redução da dedução específica das cerca de 200 mil reformas acima de 22 500 euros vai permitir um encaixe adicional de IRS de cerca de 100 milhões de euros por ano até 2013. O efeito desta e de outras medidas está contabilizado na versão completa do PEC.



Um milhão pela Liga Europa, O Jogo de 17-03-2010
 

A final da edição deste ano da Liga Europa irá disputar-se na Alemanha (em Hamburgo), um dos países mais ricos do mundo, o que não deixa de ser irónico, porque poderá estar lá um pote de ouro para Jorge Jesus: o técnico de 55 anos terá direito a um atractivo "prize money" de um milhão de euros se levar o Benfica à conquista inédita desta prova europeia.



Energia eólica garante 400 milhões de megawatts, OJE de 17-03-2010
 

O Governo vai aprovar, nos próximos dias, uma proposta para aumentar a potência da energia eólica em 400 megawatts, o que representará um investimento na ordem dos 400 milhões de euros. O primeiro-ministro José Sócrates referiu-se a esta medida na sessão pública de apresentação do Plano Novas Energias, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Já depois de ter anunciado que o próximo Conselho de Ministros aprovará a Estratégia Nacional de Energia até 2020, o líder do executivo referiu que em anexo a este programa será também aprovado um diploma específico para o sector da energia eólica. José Sócrates acrescentou que as apostas energéticas até 2020 serão executadas "em parceria estratégica entre Estado e as empresas", cabendo mesmo às empresas o fundamental no que respeita à concretização dos diferentes projectos.



Deutsche Bank paga bónus de 2,2 mil milhões de euros, OJE de 17-03-2010
 

O Deutsche Bank, o maior banco alemão, pagou no ano passado 2,2 mil milhões de euros em bónus aos funcionários que conduziram negócios de "elevado risco". Segundo o relatório de compensações divulgado ontem, a instituição informa que os funcionários que "assumiram posições de alto risco" receberam um bónus de 921 milhões de euros em dinheiro, mais 961 milhões de euros em prémios e 317 milhões em incentivos pela sua perfomance. O Deutsche Bank, que recusou a revelar o número de empregados que constituíam este grupo, adiantou ainda ter pago 317 milhões de euros em salários fixos.



Plano contra a crise vai agravar o IRS de todos os contribuintes, Público de 17-03-2010
 

O Programa de Estabilidade e Crescimento não prevê o agravamento do IRS apenas para os contribuintes com rendimentos superiores a 150 mil euros anuais. Ao anunciar um congelamento durante anos da dedução específica ao rendimento bruto, que corresponde a 72 por cento do salário mínimo nacional recebido em doze meses, o PEC aumenta a base de incidência do IRS e, consequentemente, o imposto pago pelos contribuintes. O Governo quer ainda congelar os limites máximos da esmagadora maioria das prestações sociais. Isto significa que prestações como o abono de família, o subsídio para pessoas com defi ciência ou o rendimento social de inserção manterão os valores actuais até 2013.



MC Snake. A primeira canção do rapper chamava-se PSP, Público de 17-03-2010
 

Em 2002, quando cumpria uma pena de prisão de quatro anos, o rapper MC Snake participou pela primeira vez numa gravação de Sam The Kid chamada PSP. Ontem, em sua casa (o seu quarto na foto), famílias e amigos viravam as suas perguntas e o seu protesto contra a polícia por não entenderem as razões que determinaram os disparos fatais contra "Snake" (alcunha de bairro de Nuno Rodrigues). Todos os anos histórias destas se repetem. A GNR já contabiliza este ano dois tiros fatais. Entre 2000 e 2009, a Inspecção-Geral da Administração Interna registou 39 mortes de cidadãos em operações policiais.



Jesus aprova Romero, Record de 17-03-2010
 

Ao que Record apurou, desde o Torneio de Amesterdão (ganho pelos encarnados) que os responsáveis benfiquistas ficaram com o guardião argentino referenciado. Jorge Jesus e Rui Costa assistiram nas bancadas do ArenA de Amesterdão ao encontro entre o AZ Alkmaar (treinado então por Ronald Koeman) e o Ajax e ficarem bastante agradados com as potencialidades do argentino.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream