16 março 2010

Manchetes do Dia - 16-03-2010

Terça, 16 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Nova companhia de Pinto da Costa nasceu na miséria e a mãe tinha 12 anos, 24 Horas de 16-03-2010
 

Tenho estado doente. A minha filha veio visitar-me aqui ao Brasil no mês passado, esteve cá durante oito dias e não me falou dessa história." Raquel Farias França, 65 anos, residente em São José de Touros, surpreende-se com as notícias que circulam em Portugal, segundo as quais a sua filha adoptiva, Fernanda de Sousa Miranda, de 23 anos, é a nova companhia de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto.



Quim é para ficar , A Bola de 16-03-2010
 

O guarda-redes titular do Benfica no campeonato nacional, Quim, vai receber uma proposta de renovação por parte da Sociedade Desportiva encarnada. Esse é um ponto já assente na agenda da administração encabeçada por Luís Filipe Vieira, mas que só deve ser formalizado mais adiante, muito provavelmente no final da temporada.



200 mil reformados perdem dinheiro, Correio Manhã de 16-03-2010
 

Corte na despesa com prestações sociais afecta 570 mil portugueses com baixos rendimentos.



Polícia mata rapper em fuga, Correio Manhã de 16-03-2010
 

Nuno Rodrigues tinha carta de condução e não levava droga ou armas no carro, o Lancia Y10 da mãe com os documentos em dia. Só a autópsia dirá hoje se tinha álcool no sangue, mas não parou na operação stop da PSP, junto às docas de Santo Amaro, em Lisboa - e foi morto. O cantor rap, que actuava com Sam The Kid, foi perseguido oito quilómetros pela carrinha de uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) e, à chegada a Benfica, um polícia abriu o vidro, disparou e uma bala acabou por atingir o condutor pelas costas.



Tribunal dá razão ao BCP e anula multa de um milhão da CMVM, Diário Económico de 16-03-2010
 

O tribunal absolveu o BCP no pagamento de uma multa de um milhão de euros à CMVM pela prática de intermediação excessiva junto de clientes do banco. A pequena instância criminal de Lisboa considera que o prazo de cinco anos para esta contra-ordenação já prescreveu, porque a campanha em causa - de concessão de crédito para a compra de acções próprias - terminou no final de 2001.



Vieira ameaça retirar jogos do Benfica à Sport TV, Diário Económico de 16-03-2010
 

Os relatos e a realização na Sport TV dos jogos do Benfica ante Nacional, FC Porto, Olhanense e Belenenses foram a gota de água. Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, escreveu a Joaquim Oliveira, presidente do conselho de administração da Sportinvest, em protesto quanto à tendência da emissão. Na carta, enviada nos primeiros dias de Janeiro, o dirigente benfiquista iliba Joaquim Oliveira de qualquer responsabilidade, mas não deixa de alertar para relatos que, segundo Vieira, estão longe de ser isentos. Envolvido em reuniões, Joaquim Oliveira não esteve disponível para comentar este assunto e na Sport TV não há conhecimento acerca da existência deste documento e, da parte do Benfica, não houve qualquer comentário.



Explicações de Vara comparadas com as dadas por traficantes, Diário Notícias de 16-03-2010
 

O Ministério Público de Aveiro considera que as explicações que Armando Vara deu sobre algumas escutas telefónicas do processo "Face Oculta" "fazem lembrar" outros casos "para explicar as encomendas de lençóis da branca e da escura como encomendas de materiais têxteis". Ou seja, justificações que ocorrem nas investigações de tráfico de droga. A opinião do procurador João Marques Vidal foi expressa na resposta deste ao recurso da defesa do banqueiro.



Como o PEC vai mexer no bolso das famílias portuguesas, Diário Notícias de 16-03-2010
 

Ainda não está definido o corte nas deduções ao imposto, mas o Executivo espera, no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), taxar entre os cem euros e os 700 euros, de acordo com os vários escalões de rendimentos, o que vai pesar na carteira de mais de três milhões de contribuintes. Só no aumento da receita com o IRS - por intermédio de menores deduções -, o Governo espera um encaixe de 400 milhões de euros por ano. No total, com a tributação das mais-valias e os limites aos benefícios fiscais às empresas.



The Pacific. Spielberg, Tom Hanks e o lado B da II Guerra Mundial, I de 16-03-2010
 

Quando na manhã do dia 6 de Junho de 1944 mais de 175 mil soldados desembarcaram numa praia na Normandia, em França, havia 588 jornalistas acreditados para cobrir a batalha que ditaria o fim da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, do outro lado do mundo, no Pacífico, vivia-se um dia como os outros. Um dia no "inferno", segundo o pai e o tio do realizador Steven Spielberg, ambos veteranos na guerra que opunha os EUA às tropas japonesas. E nesse inferno não havia jornalistas acreditados.



Isabel Vaz: Estado manda doentes para casa para poupar, I de 16-03-2010
 

Gere um dos maiores grupos privados na saúde, que inclui o Hospital da Luz, em Lisboa. No ano passado, teve 219 milhões de euros de receitas. Em 2012, terá também a seu cargo o Hospital de Loures, a primeira experiência da Espírito Santo Saúde no serviço público - a "realização do sonho" de criar mais um hospital de raiz para esta enérgica engenheira química. Isabel Vaz, 44 anos, não respeita o politicamente correcto e corta a direito: a discussão que põe o público contra o privado é uma "hipocrisia", ninguém no poder político pensa a longo prazo e todos deixam o Estado nas mãos dos "interesses instalados". Quem paga - em mais do que um sentido - é o doente.



Há 12 mil empregos que ninguém quer. Regras do subsídio vão apertar, I de 16-03-2010
 

A taxa de desemprego está em níveis recorde, mas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm chegado milhares de queixas de empresas que não conseguem recrutar trabalhadores - segundo apurou o i foram estas denúncias, sobretudo de empresas com salários mais baixos (como o têxtil ou calçado), que despertaram a atenção do governo socialista para a necessidade de apertar as regras do subsídio de desemprego. As alterações, que implicam cortes na prestação e condições mais duras ao acesso, avançam já em 2010, confirmou ontem a ministra do Trabalho.



Prémios a gestores abrem alçapões entre as cotadas: há empresas a "esconder" prémios, Jornal Negócios de 16-03-2010
 

Cotadas estão a publicar os primeiros relatórios com as novas regras, que obrigam a individualizar salários dos gestores. Mas há empresas que estão a pagar através de "sub-holdings", para não divulgar tudo. A CMVM analisa. A Portugal Telecom e a Brisa foram duas das empresas que já divulgaram o seu relatório de governo de sociedades relativo ao exercício de 2009. Este é o primeiro ano em que o fazem sob as novas regras da CMVM, que obriga a detalhar as remunerações dos administradores, um a um e de forma desagregada, ou seja, detalhando o que é fixo e o que é pago a título de bónus.



Desempregados obrigados a cortes salariais de 29%, Jornal Negócios de 16-03-2010
 

O Governo quer forçar os desempregados subsidiados a aceitar ofertas de trabalho com salários inferiores em 28,5% face ao que recebiam no anterior emprego. Esta é uma das consequências directas da revisão do conceito de emprego conveniente que, segundo garantiu o ministro das Finanças ao Negócios, está inscrita no Programa de Estabilidade e Crescimento. O objectivo é incentivar o regresso mais rápido ao mercado de trabalho e, simultaneamente, reduzir as despesas sociais com os desempregados.



Há mais de 11 mil cães perigosos em Portugal, Jornal Notícias de 16-03-2010
 

Existem 1.402 cães definidos como perigosos pelos seus donos e 11.518 potencialmente perigosos das sete raças declaradas como tal. As regras apertaram com a nova lei e uma agressão de um destes animais pode valer 10 anos de cadeia ao seu proprietário. A Direcção-Geral de Veterinária ainda não faz a contabilização do número de cães apreendidos por se encontrarem em situação irregular. Aguarda a elaboração do plano de controlo de cães e uma aplicação informática para começar a fazê-lo.



PSP em alerta depois de matar músico famoso, Jornal Notícias de 16-03-2010
 

A PSP de Lisboa está em alerta por temer que venham a verificar-se tumultos, na sequência da morte de um conhecido "rapper" de Chelas, Nuno Rodrigues ("MC Snake"), atingido com um tiro nas costas por um agente da PSP após perseguição, soube o JN. Fontes do Comando de Lisboa da PSP confirmaram a morte, mas salientam apenas que "foi dada ordem para haver mais atenção". Em causa está o receio de tumultos, em Lisboa, mas também na Margem Sul do Tejo, devido à popularidade de que gozava a vítima. Nuno Rodrigues, conhecido como MC Snake, emparceirava com o conhecido músico "Sam the Kid". Ambos viviam em Chelas. O principal alvo da "atenção" policial são os bairros (muitos deles considerados problemáticos), onde o género musical hip hop constitui uma forma de afirmação e de contestação à segregação social.



"Se continuar assim, Benfica será campeão", O Jogo de 16-03-2010
 

"Passou pela minha cabeça e, ainda hoje em dia, ainda penso que pode ser possível. Não é muito bom falar agora porque estou a defender outra camisola e pode ser entendido como uma falta de respeito para com o Marselha e até com os jogadores que estão no FC Porto, mas no futuro se verá..."



Mota-Engil com três mil milhões em obras , OJE de 16-03-2010
 

O grupo Mota-Engil espera fechar 2010 com três mil milhões de euros em termos de carteira de encomendas, suportada pela actividade internacional. Ainda para este ano, o crescimento do volume de negócio será de apenas um dígito. A área de Engenharia & Construção deverá ter um crescimento de receitas superior a 5%, enquanto o Ambiente & Serviços crescerá menos de 10%. A Mota-Engil avançou com estas perspectivas para o corrente exercício, depois de ter fechado 2009 com o lucro a mais que duplicar para os 71,7 milhões de euros e onde teve papel de relevo o resultado da subsidiária Martifer.



S&P coloca banca ibérica ao mesmo nível , OJE de 16-03-2010
 

A Standard & Poor's (S&P) baixou a classificação de risco para a banca espanhola para o nível "três", o mesmo nível dos EUA, do Reino Unido ou de Portugal. A agência de rating justifica este "downgrade" com a deterioração da economia espanhola e que irá afectar a banca do país. As principais debilidades do sistema financeiro espanhol são o sobre-endividamento privado, a rápida expansão creditícia antes de 2008 e, sobretudo, o risco de incumprimento do sector da construção civil. A S&P não acredita no "remédio" assente na recuperação económica do país, porque esta continuará a ser "débil".



Emprego estabiliza no 4º trimestre em Portugal, OJE de 16-03-2010
 

O número de postos de trabalho em Portugal estabilizou no último trimestre de 2009 face ao trimestre anterior, mas piorou 2,8% face ao período homólogo, interrompendo a tendência de destruição de emprego verificada no ano passado. Na União Europeia (UE) e na Zona Euro, o emprego continuou, no entanto, a diminuir, segundo a estimativa divulgada ontem pelo Eurostat. A variação nula observada em Portugal sucede à quebra de 0,8% verificada no terceiro trimestre, 1% no segundo trimestre e 1,1% no primeiro trimestre do ano passado. Entre o terceiro e o quarto trimestre de 2009, o número de pessoas com um emprego diminuiu 0,3% na UE, para 221,1 milhões de pessoas, menos 583 mil postos.



Energia foge às restrições do PEC e terá investimento de 31 mil milhões até 2020, Público de 16-03-2010
 

A nova estratégia nacional para a energia que o ministro da Economia, Vieira da Silva vai anunciar hoje contrasta com o clima de restrição do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). O volume total de investimento previsto para o sector, até 2020, é de 31 mil milhões de euros, para 130 mil a 140 mil novos postos de trabalho. A indústria da energia, que já tinha criado 25 mil empregos nos últimos cinco anos, transforma-se no "anti-PEC" do Governo e o desafio é que todo o crescimento do consumo eléctrico da próxima década seja satisfeito com energia renovável.



Israel e Estados Unidos enfrentam "crise de proporções históricas"..., Público de 16-03-2010
 

O primeiro-ministro de Israel não parece ter ficado incomodado com a advertência do seu embaixador em Washington de que as relações com os Estados Unidos desceram ao mais baixo nível desde 1975. Este foi o ano em que o Presidente Gerald Ford adiou, durante seis meses, a venda de armas ao seu principal aliado no Médio Oriente para o forçar a uma retirada parcial da península do Sinai. Ontem, Benjamin Netanyahu foi ao Parlamento reafirmar que a expansão dos colonatos em Jerusalém Oriental vai continuar. Ignora assim exigências dos EUA para anular a decisão de edificar mais 1600 casas para judeus sefarditas, que constituem uma das suas importantes bases eleitorais.



Di María é especial, Veloso está no ponto, Record de 16-03-2010
 

"No futebol português há muito talento", começa por esclarecer Ariedo Braida durante a conversa com Record. O diretor-desportivo do AC Milan, 63 anos, considerado um dos maiores conhecedores de mercado no futebol mundial, garante que o emblema transalpino está perfeitamente identificado com talentos como Di María, Miguel Veloso, Bruno Alves, entre outros.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream