15 março 2010

Manchetes do Dia - 15-03-2010

Segunda, 15 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

A História Fantástica do homem mais rico do país, 24 Horas de 15-03-2010
 

Teve o primeiro par de sapatos no final da primária, já foi confundido com um espião e adora BMW. O povo conhece-o por "rei da cortiça". Mas Américo Amorim, o homem que tem a maior fortuna do país, é muito mais do que isso. Conheça o homem, as histórias, os luxos.



À campeão, A Bola de 15-03-2010
 

Falhou uma grande penalidade, mas logo depois redimiu-se e fez o golo solitário com que o Benfica bateu o Nacional (1-0). Cardozo, que cimentou a posição de líder da tabela de marcadores (passou a somar 19 golos), garantiu também a recuperação da liderança do Campeonato para os «encarnados», que voltam a ficar com mais três pontos do que o Sp. Braga, em vésperas de encontro entre as duas equipas.



Águia sofre mas amealha pontos, Correio Manhã de 15-03-2010
 

Há jogos que se definem antes do pontapé de saída. O da Choupana foi um deles: o contexto foi quase tudo, determinando o rumo de 90 minutos intensos, mas pouco empolgantes. Recapitulando, havia as vitórias sofridas de Sp. Braga e FC Porto, colocando pressão sobre a liderança. Havia um Nacional apostado em acertar contas com a goleada e os incidentes na Luz. E havia ainda o golo de Ben Arfa, a abalar a confiança acumulada na Luz durante as últimas semanas.



Salários baixos perdem deduções de IRS, Correio Manhã de 15-03-2010
 

Mais de um milhão de contribuintes com rendimentos entre os 7250 e os 17 979 euros por ano serão fortemente penalizados pelos cortes propostos nas deduções com despesas de Saúde e Educação em IRS, apresentados no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que será hoje entregue, na íntegra, na Assembleia da República para discussão e votação no dia 25, já que o Partido Socialista (PS) recusou adiar a votação daquele documento.



Estado vai poupar 400 milhões com limite aos benefícios fiscais, Diário Económico de 15-03-2010
 

Os limites que o Governo vai introduzir às deduções e benefícios fiscais vão ser diferentes consoante os rendimentos dos contribuintes e vão ser mais restritivos para os benefícios do que para as deduções. Isto é, o tecto máximo vai limitar mais os benefícios, do que as deduções com despesas com a saúde e com a casa, por exemplo. E há benefícios que desaparecem como as deduções para os seguros de vida. Além dos dois primeiros escalões, também os contribuintes com deficiência estarão de fora destas alterações. Todas estas medidas vão permitir uma poupança de 400 milhões de euros ao Estado.



"PEC não tem economia, só declínio", Diário Económico de 15-03-2010
 

Paulo Portas diz que "já não resta nada do programa eleitoral do PS" e, a prova disso, está no esboço do Programa de Estabilidade e Crescimento que o Governo apresentou aos portugueses. No dia em que Teixeira dos Santos entrega no Parlamento o documento final, Portas pede a PS e PSD que se unam ao CDS para criarem limites máximos para o endividamento do Estado, despesa pública, e carga fiscal. Depois de ter entregue na sexta-feira 12 propostas de alteração ao PEC, o recuo na redução das deduções fiscais na saúde e educação é uma condição essencial para que o CDS viabilize o projecto. Mas o que faz "mais confusão", diz o líder do CDS, é que o "PEC não tem economia. Só tem declínio".



Ex-líderes do PSD condenam 'lei da rolha', Diário Notícias de 15-03-2010
 

Os ex-líderes do PSD Marques Mendes e Luís Filipe Menezes condenaram ontem ao DN as alterações aos estatutos do PSD propostas por Pedro Santana Lopes e aprovadas no congresso de Mafra, em particular a que estabelece como "infracção grave" os militantes que se oponham à direcção do partido 60 dias antes dos actos eleitorais. "Discordo desta norma porque não se resolvem problemas políticos com sanções jurídicas", diz Mendes.



Benfica ganha na Madeira e fica mais perto do título, Diário Notícias de 15-03-2010
 

Desta vez não existiu o aceno dos quatro dedos de Jesus, tal como não houve os vinténs e cretinos de Manuel Machado. O "espectáculo" pouco digno, protagonizado pelos treinadores do Benfica e do Nacional, na 8.ª jornada (6-1), foi substituído pela emoção exclusiva dentro do campo, com Oscar Cardozo a merecer o destaque maior. O avançado paraguaio esteve nos dois momentos que mais marcaram o encontro de ontem. Falhou uma grande penalidade e um minuto depois marcou o único golo da partida, que recolocou o Benfica na liderança do campeonato, com uma vantagem de três pontos sobre o Sporting de Braga.



"Cavaco Silva também expulsou militante. Foi chato, mas nunca mais lá voltaram", I de 15-03-2010
 

O PSD aprovou a proposta de Santana Lopes que aperta a malha aos militantes que divergirem em público das posições da direcção do partido. O ex-líder do PSD defendeu em declarações ao i as medidas que, minutos depois da sua aprovação, já eram conhecidas por "Lei da Rolha".



Finanças pessoais. O governo acaba de mexer na sua carteira, saiba tudo o que muda, I de 15-03-2010
 

O "I" dá-lhe a conhecer as alterações com que se deve preocupar nos próximos quatro anos. Na última semana o país foi inundado por notícias sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado pelo governo. Feita a análise macroeconómica, resta saber o que vai mudar no seu quotidiano. Isto é, como é que o PEC irá afectar a sua carteira? Desengane-se se pensa que todas as notícias que vão sendo divulgadas não passam de conversa de economistas.



Portugueses vão pagar mais impostos já em 2010, Jornal Negócios de 15-03-2010
 

A redução das deduções e benefícios fiscais e a nova taxa máxima de 45% no IRS vão agravar a carga fiscal sobre as famílias já em 2010. A revelação é feita pelo ministro das Finanças, em entrevista ao Negócios. Teixeira dos Santos revela ainda que o subsídio de desemprego poderá ser mais baixo que o salário mínimo nacional e que os desempregados terão menos margem para recusar propostas de trabalho. Quanto ao adiamento de duas linhas do TGV, refere que é um sinal de "aproximação" ao PSD.



Relatório da PSP aponta para morte acidental de Leandro, Jornal Notícias de 15-03-2010
 

O inquérito do Ministério da Educação refere uma falha grave no sistema de segurança da escola frequentada por Leandro, o menino de 12 anos, desaparecido no Tua. Já a PSP, que conduz a investigação judicial, aponta para acidente em vez de suicídio. Mesmo sabendo que os relatórios de ambos os inquéritos só devem estar concluídos a meio da semana, fonte ligada ao processo contou ao JN que todos os relatos das testemunhas ouvidas até ao momento confirmam que as nove crianças (incluindo Leandro) abandonaram a escola, na hora do almoço, sem que ninguém as tivesse impedido. Há versões que revelam a presença do porteiro, outras negam que estivesse no seu local de trabalho.



Só entra um funcionário público com a saída de três, Jornal Notícias de 15-03-2010
 

Seis pontos-chave numa entrevista de 60 minutos. As medidas anticrise acabam em 2011; a regra na Função Pública passa a ser uma entrada por cada três saídas (e não duas); cortes nas deduções e benefícios fiscais geram poupança de 400 milhões; portagens nas SCUT já este ano; medidas no IRS começam a contar para os rendimentos de 2010; e a data de arranque da tributação de mais-valias bolsistas é uma incógnita.



Agarrados ao topo, O Jogo de 15-03-2010
 

Na primeira volta, na Luz, o Benfica fez diante do Nacional uma das melhores exibições da época e goleou por 6-1. Ontem, o jogo foi muito diferente, mas para aquilo que interessa aos objectivos das águias o resultado foi o mesmo: a conquista dos pontos que permitem aos encarnados seguir na liderança e com três pontos de vantagem sobre o Braga, que vão receber na próxima jornada, dentro de duas semanas.



Yields geram prejuízo na Sonae Sierra, OJE de 15-03-2010
 

A Sonae Sierra, liderada por Álvaro Portela, revelou um resultado líquido negativo de 159,9 milhões de euros, depois de, no período homólogo, ter fechado com um prejuízo superior que atingiu os 185,5 milhões de euros. No entanto, o resultado directo foi de 76,8 milhões de euros, mais 20% do que no período homólogo. Na verdade, o lucro foi afectado pelo resultado indirecto, ou seja, pelos sucessivos aumentos de taxas de capitalização do mercado (as yields) nos mercados europeus onde actua. O clima negativo nos mercados imobiliários dos países desenvolvidos onde a Sonae Sierra está presente, obrigou a um ajustamento em alta das taxas de capitalização aplicadas nas avaliações efectuadas aos activos imobiliários desses países. Só que esse aumento das yelds equivale a uma redução do valor dos activos correspondentes, o que gera um resultado indirecto negativo.



Zona Euro reúne para o resgate da Grécia, OJE de 15-03-2010
 

Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem hoje para discutirem o eventual modelo de ajuda à Grécia, que está a braços com o maior défice público entre os países do euro. A discussão divide-se entre a emissão de dívida da UE e garantida por todos os países (27), ou um financiamento directo à Grécia de todos os Estados-membros da Zona Euro. A CE já deixou implícito que está disponível para ajudar a Grécia, desde que este país não consiga sozinho resolver a crise financeira. O jornal The Guardian e a BBC anunciaram, na sexta-feira e citando fontes oficiais de Bruxelas, de que o governo alemão teria aceite um acordo com os ministros das Finanças do Ecofin e que esta segunda-feira seriam ultimados pormenores do plano de resgate da Grécia. A Bloomberg afirmava que responsáveis UE estarão a trabalhar num plano desse tipo, mas a chanceler alemã Ângela Merkel não deu "luz verde" até ao momento. A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, disse que neste encontro não seria tomada qualquer decisão.



PSD vota "lei da rolha" contra a vontade dos candidatos à liderança, Público de 15-03-2010
 

Os militantes do PSD aprovaram ontem, no último dia do congresso social-democrata, em Mafra, a introdução de uma mudança nos estatutos que considera uma infracção grave as tomadas de posição públicas de militantes contra as directrizes do partido, nos dois meses anteriores a um acto eleitoral. Os candidatos às eleições directas, que terão lugar no dia 26, estão contra esta alteração e dois deles, Aguiar-Branco e Passos Coelho, propõem-se revogá-la no próximo conclave.



Morrem mais portugueses por suicídio do que nas estradas, Público de 15-03-2010
 

Em 2008 pelo menos 1035 pessoas em Portugal puseram fim à sua vida, segundo o Instituto Nacional de Estatística. No mesmo ano, terão ocorrido 776 mortes na estrada, na sequência de acidentes de viação, segundo o Ministério da Administração Interna. A redução nas últimas empurrou as primeiras para o topo da lista das mortes não-naturais no país. No entanto, os números escondem falhas importantes na contabilidade desses óbitos, segundo especialistas ouvidos pelo PÚBLICO.



Alonso e a Ferrari entram a ganhar no Mundial, Público de 15-03-2010
 

Foi a sua primeira corrida ao volante de um Ferrari e o piloto Fernando Alonso fez questão de a tornar histórica. No Bahrein, onde foi disputado o Grande Prémio inaugural da temporada de Fórmula 1 deste ano, o espanhol colocou-se ao lado de figuras como Mario Andretti, Nigel Mansell e Kimi Räikkönen, os três outros pilotos que venceram as suas corridas de estreia com um Ferrari nas mãos. Schumacher, no seu regresso às pistas, ficou-se pelo sexto lugar.



Sr. Feliz e Sr. Contente, Record de 15-03-2010
 

O Benfica regressou à liderança isolada do campeonato, ao vencer na Choupana o Nacional da Madeira por 1-0. Em vésperas do emocionante desafio com o Sp. Braga, vice-líder, na Luz, os encarnados chegariam ao golo já na segunda parte por intermédio de Oscar Cardozo, a passe de Ruben Amorim, um minuto depois de o paraguaio ter falhado uma grande penalidade muito duvidosa. Um grande golo de Liedson abrilhantou o triunfo do Sporting num jogo em que, segundo o Levezinho, toda a equipa esteve bem e merece, por isso, os parabéns. O avançado espera que frente ao Atlético Madrid os leões consigam este desempenho. "Temos de jogar como fizemos hoje nos primeiros 30 minutos ou até melhor", avisou


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream