12 março 2010

Manchetes do Dia - 12-03-2010

Sexta, 12 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Primo de Ronaldo morre em acidente aos 32 anos, 24 Horas de 12-03-2010
 

"É uma desgraça". A voz de Dolores Aveiro, cansada e pesarosa, denuncia horas de choro, cansaço e dor acumuladas. Ao lado da irmã, a mãe de Cristiano faz o que pode e consegue para apoiar Florentina num momento que nenhuma mãe quer viver - a morte de um filho. Miguel dos Santos, primo direito de Cristiano Ronaldo, morreu na passada sexta-feira, 5 de Março. Miguel teve um acidente de carro e, segundo o relato de Dolores Aveiro, entrou de imediato em coma. A família esteve em suspenso desde sexta-feira até à madrugada de terça, altura em que Miguel dos Santos acabou por sucumbir aos ferimentos provocados pelo embate.



"Vamos marcar em França!", A Bola de 12-03-2010
 

O Benfica recebeu o Marselha em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Maxi marcou aos 75, o Marselha empatou mesmo no final por Ben Arfa. O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mostrou-se confiante no jogo da segunda mão em Marselha, para a Liga Europa, afirmando que «o Benfica marca golo em todo o lado». Sofremos um golo praticamente em cima dos 90 minutos, mas a eliminatória está em aberto, jogámos contra uma grande equipa, o jogo teve intensidade alta, qualidade técnica elevada, e no segundo jogo vai estar tudo em aberto», começou por dizer na flash-interview da SIC Notícias.



Empate ingrato chega no fim, Correio Manhã de 12-03-2010
 

O Benfica consentiu ontem no último minuto o primeiro empate em casa da temporada europeia, após cinco vitórias e 17-1 em golos. Mas o valor do Marselha, também o primeiro visitante a ter mais posse de bola esta época no estádio da Luz, justificou plenamente a vantagem a meio dos oitavos-de-final da Liga Europa. Pela primeira vez, o Benfica não conseguiu marcar no primeiro tempo, por mérito da equipa francesa, que conseguiu pressionar no meio-campo contrário durante toda a meia hora inicial. Pertenceram-lhe, em particular a Lucho Gonzalez, as melhores situações.



'Luvas' de dois milhões no caso João Pinto, Correio Manhã de 12-03-2010
 

Mais de três milhões foram depositados no Luxemburgo. Mas João Pinto só ficou com 1,1. José Veiga foi indiciado por burla qualificada.



TAP acusa pilotos de recusarem aumentos de mais de 8%, Diário Económico de 12-03-2010
 

O sindicato dos pilotos diz que a proposta de aumento era de apenas 1,5%. Os aviões da TAP vão ficar em terra entre 26 e 31 de Março. A greve de seis dias, que poderá custar à TAP cerca de 30 milhões de euros, foi convocada depois do impasse das negociações do Acordo de Empresa (AE) entre a administração da companhia aérea e o Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e depois destes terem, segundo Fernando Pinto, presidente da TAP, recusado um aumento médio de 8,88% para os comandantes e de 8,55% para os oficiais pilotos.



Plano de austeridade ameaça atirar Portugal para nova recessão, Diário Económico de 12-03-2010
 

Portugal foi dos primeiros países da Europa a sair da recessão e agora arrisca-se também a ser dos primeiros a voltar a ela. A economia nacional recuou em cadeia 0,2%, no último trimestre do ano passado, ficando a um passo de entrar em recessão técnica. Um cenário que ganha ainda mais força, dizem os economistas, com as restrições que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) vai impor à actividade económica.



Saiba como vai poder chegar à reforma com 250 mil euros, Diário Económico de 12-03-2010
 

Quantas vezes já sonhou com o Euromilhões? Provavelmente, pelo menos uma vez por semana. É certo que ganhar o primeiro prémio deste jogo é um privilégio ao alcance de um número reduzido de sortudos. Mas construir um pequeno 'jackpot' está ao alcance de quase todos. Tudo se resume a poucas palavras: poupança e alguma dose de risco. Esses são os ingredientes-chave que os especialistas aconselham a ter em conta na altura de constituir um complemento de poupança para a reforma.



Sobem o PS e a direita, descem o Bloco e o PCP, Diário Notícias de 12-03-2010
 

Nem os mediáticos casos TVI e "Face Oculta", nem a avaliação negativa dos inquiridos ao desempenho do Governo parecem dados suficientemente fortes para abalar o Partido Socialista. Se hoje se realizassem eleições legislativas, José Sócrates seria reeleito com 41% dos votos. Uma percentagem quase cinco pontos superior ao resultado eleitoral do seu partido em Setembro último. O PSD, em disputa acesa há meses pela liderança do partido, com Manuela Ferreira de Leite em breve a abandonar o cargo, aparece como a segunda força mais votada (33%), mas a uma distância significativa dos socialistas. Estes são alguns dos resultados de uma sondagem da Universidade Católica para DN, JN, RTP e Antena 1.



Mais 58 mil a receber o rendimento social de inserção, Diário Notícias de 12-03-2010
 

Os beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) não param de aumentar. Em Janeiro deste ano contabilizavam-se em 396 270, mais 17,3% do que no mesmo mês do ano passado, pressionando a despesa da Segurança Social, com uma carga sem precedentes. De acordo com os últimos dados disponíveis, em Janeiro foram mais 58 450 os indivíduos a receberem aquela prestação, que não só subiu em termos homólogos como mensais, pois face a Dezembro também se registou um aumento de 2%, mantendo a tendência galopante desde o início da crise. Se recuarmos a 2004, então o aumento foi superior a 91%.



"Tentei convencer o Marcelo, mas vi logo que não havia hipótese", I de 12-03-2010
 

Saíu do PSD, votou em Sócrates, mas não é socialista. Um dia, diz, pode apoiar Jerónimo ou Louçã. Tentou convencer Marcelo mas desistiu. José Miguel Júdice em entrevista ao i.



"Não tenho dúvidas que se passaram coisas feias" no caso PT/TVI, Jornal Negócios de 12-03-2010
 

Fernando Ulrich não duvida que "ocorreram actuações que não deveriam ter ocorrido" no caso PT/TVI. E espera que o País saia desta discussão "mais exigente e transparente". Em entrevista ao Negócios, avisa ainda que o apoio do PSD ao PEC não lhe "cria limitações" para tirar ilações do caso. "A democracia tem mecanismos para resolver" a situação.



Como o plano de estabilidade é visto pelos analistas estrangeiros, Jornal Negócios de 12-03-2010
 

O plano de consolidação orçamental português vai na direcção certa, mas poderá não evitar um corte do "rating" pelas três maiores agências de notação de risco (S&P, Moody's e Fitch) que têm a dívida portuguesa em "outlook" negativo. Esta é a opinião maioritária entre um conjunto de especialistas ouvidos pelo Negócios onde se incluem economistas da OCDE, da Economist Inteligence Unit (EIU), da IHS Global Insight e da Roubini Global Economics (RGE).



Licenciamentos do Pingo Doce levam PJ à casa de seis autarcas, Jornal Notícias de 12-03-2010
 

O ex-presidente da Câmara de Espinho, José Mota, foi um dos alvos de mais de 20 buscas efectuadas pela PJ do Porto, no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de corrupção em mais cinco autarquias entre Norte e Sul, envolvendo licenciamentos do "Pingo Doce". Segundo informações recolhidas pelo JN, o actual governador civil de Aveiro é o nome mais sonante de entre os vários indivíduos visitados em casa e locais de trabalho pelos inspectores. Porém, até ao momento, e após vários meses de investigação, não há ainda arguidos constituídos.



Benfica tremido na Europa, Jornal Notícias de 12-03-2010
 

Di María foi um dos jogadores em destaque na equipa do Benfica. O argentino não marcou, mas esteve na génese do golo encarnado. Na foto, o guarda-redes Mandanda agarra a bola. No tento das águias, deixou-a escapar... O Benfica empatou, ontem, a um golo, com o Marselha, e irá a França discutir a eliminatória em desvantagem, face ao tento sofrido em casa. O apuramento é possível, mas complicado, tanto pelo resultado negativo, como pela qualidade do adversário.



Renhidíssimo, O Jogo de 12-03-2010
 

Foi um leão com garra e dinâmica, disposto a entrar a ganhar, ou, pelo menos, a mandar, aquele que apareceu ontem em Madrid. Esse pendor não se estenderia até final, mas era a nota dominante até meio da primeira parte, altura em que Grimi fui expulso. Reduzido a dez, o Sporting, naturalmente, fez baixar os blocos, fechando os caminhos da baliza de Rui Patrício, deixando, porém, Liedson cada vez mais isolado na frente.



Esculturas de Gormley nos telhados de Nova Iorque, OJE de 12-03-2010
 

Uma das esculturas de Anthony Gormley que foram colocadas em vários telhados de Nova Iorque domina Madison Square Park, no âmbito da instalação "Event Horizon". A polícia lançou um aviso para prevenir alertas por tentativa de suícidio.



Risco de recessão técnica ameaça metas do PEC, OJE de 12-03-2010
 

A economia portuguesa voltou a contrair pelo segundo trimestre consecutivo nos últimos três meses de 2009 colocando o país em risco de recessão técnica e ameaçando as previsões do governo para este ano e para o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), apresentado esta semana. O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu ontem em baixa a evolução do PIB no quarto trimestre do ano passado, estimando agora uma contracção de 0,2% face ao trimestre anterior quando, a 12 de Fevereiro, numa previsão inicial, tinha anunciado que o produto tinha estagnado.



Mota quer 120 milhões em Cabo Verde, OJE de 12-03-2010
 

O grupo Mota-Engil quer passar dos 20 milhões para os 120 milhões de euros de facturação em Cabo Verde nos próximos três anos, disse à Lusa, Jorge Coelho, o CEO da companhia. O gestor, que esteve esta semana naquele país, disse que a Mota-Engil irá concorrer a todos os concursos de infraestruturas e obras públicas, tendo já dado conhecimento dessa intenção ao governo cabo-verdiano. A participada Mota-Engil Engenharia Cabo Verde irá apostar nas parcerias com empresas locais e as áreas prioritárias serão a construção de habitação e de estradas, ampliação de portos, construção de barragens, energias alternativas e tratamento de resíduos sólidos, incluindo a construção de aterros sanitários.



Joanna Newsom. O novo disco da harpista que desceu do céu, Público de 12-03-2010
 

Nevada City, Califórnia. Cidade fundada durante a Corrida ao Ouro, em meados do século XIX, tornou-se nos anos 60 e 70 refúgio para hippies e beatnicks e todos os demais que aspiravam fugir aos males da civilização. O rio Yuba corre por perto, as Montanhas Rochosas não estão longe e os bosques que rodeiam a cidade estão pintalgados de casas despontando no emaranhado da vegetação. Ali nasceu Joanna Newsom, a 18 de Janeiro de 1982, um ano depois de os pais, médicos e músicos amadores, terem escolhido viver no mesmo espaço que o compositor vanguardista Terry Riley, o poeta beat Gary Snider ou Roger Hodson, vocalista dos Supertramp que, e a sua piscina em forma de guitarra. A cidade diz-nos muito sobre Joanna Newsom. Ou melhor: o muito que Joanna Newsom diz sobre Nevada faz-nos percebê-la melhor.



Professor maltratado por alunos preferiu morrer a voltar ao 9.º B, Público de 12-03-2010
 

Nas aulas, diziam-lhe que era um "careca", um "gordo" ou um "cão". Na semana antes do Carnaval, decidiu que não voltaria a ser enxovalhado. Pegou no carro e parou na Ponte de 25 de Abril. Na manhã do dia 9 de Fevereiro, atirou-se ao rio. Na escola de Sintra onde leccionava, impera o silêncio, a começar pela directora. Mas alguns funcionários, sob anonimato, asseguram, tal como a família, que o professor era alvo de bullying e estava "profundamente desesperado e deprimido". Em Lisboa, o Ministério da Educação anuncia medidas para reforçar o poder disciplinar das escolas, enquanto em Mirandela o inquérito policial conclui que Leandro não se queria matar, mas apenas chamar a atenção.



Economia contrai-se 1% no último trimestre e corre o risco de voltar a cair em recessão, Público de 12-03-2010
 

Portugal corre o risco de ter entrado em recessão técnica, depois de ter caído um por cento no último trimestre de 2009, face ao período homólogo de 2008. Depois de dois trimestres consecutivos a crescer, ainda que ligeiramente, a economia portuguesa caiu 0,2 por cento nos últimos três meses do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). As previsões que apontavam para uma estagnação na recta final do ano acabaram por ser revistas em baixa. Para os economistas, o que mais preocupa é o significado desse risco. "Se a economia internacional continuar com problemas, então nós também continuaremos", afirma José Silva Lopes. E os dados do INE, segundo este economista citado pela agência Lusa, mostram que "sair da recessão está a ser mais difícil do que se esperava".



Aguenta coração, Record de 12-03-2010
 

Um Sporting a roçar o heróico, pleno de garra e coragem, como poucas vezes se tem visto ao longo desta época, conseguiu um importante e promissor empate a zero em Madrid, diante do Atlético de Simão, Reyes, Forlán, Agüero e companhia, depois de alinhar perto de uma hora apenas com 10 jogadores (Grimi acabou expulso logo à passagem da meia hora) e de ter terminado o desafio reduzido a 9 após nova expulsão, desta feita de Tonel já perto do final. O Benfica está em apuros na Liga Europa. A vitória na receção ao Marselha pareceu garantida, mas Ben Arfa, aos 90', gelou o recinto benfiquista. Agora, para conseguir o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, a equipa de Jorge Jesus terá de marcar pelo menos um golo no Stade Vélodrome, na próxima quinta-feira



O senhor que se segue, SOL de 12-03-2010
 

O Sol entrevista três candidatos à liderança do PSD. "A minha relação com Rangel está estabilizada" - Aguiar-Branco. "Marcelo quando foi líder não esteve à altura" - Passos Coelho. "Nunca mais falei com Ferreira Leite" - Paulo Rangel.



Sede da EDP sob suspeita, SOL de 12-03-2010
 

O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária de Aveiro interceptaram conversas telefónicas em que um dos arguidos – Domingos Paiva Nunes, então administrador da EDP Imobiliária (entretanto destituído) – move influências para beneficiar certas empresas, algumas de outros arguidos. O MP imputa a Paiva Nunes um crime de participação económica em negócio, por combinar a adjudicação à Consulgal, de Fernando Lopes Barreira (outro arguido no processo), a fiscalização da obra da nova sede da eléctrica nacional.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream