11 março 2010

Manchetes do Dia - 11-03-2010

Quinta, 11 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Como doutores e engenheiros viraram criminosos, 24 Horas de 11-03-2010
 

O violador de Telheiras, agora detido na cadeia da PJ, em Lisboa, tem motivado reacções populares de espanto e incredulidade. Como é possível? Um jovem educado, bom vizinho e, ainda para mais, engenheiro... O "estereótipo do criminoso com mau aspecto" tem de ser erradicado, alerta o psicólogo forense Carlos Poiares. Os "doutores e engenheiros" também praticam crimes hediondos, violentos e sexuais. Henrique Sotero, 30 anos, que tem sido apontado como o violador de Telheiras, era engenheiro empregado na Zon TV Cabo. Confessou ter violado 40 raparigas. Filipe R, 28 anos, professor de Música, foi condenado, em Fevereiro de 2009, a dois anos de pena suspensa por crimes sexuais contra ex-alunas entre os 13 e os 15 anos.



Ataque à Europa, A Bola de 11-03-2010
 

Treinador do Marselha faz depender a sua estratégia em função de Aimar, mas só vai saber em cima do jogo. Jesus não tem dúvidas sobre equipa do adversário e a que vai apresentar. Sporting ficou instalado no hotel do Real Madrid com a companhia de CR9. Repetir resultado dos "merengues" não seria mau, desfecho da eliminatória é que não interessa.



Namorada e família apoiam violador na prisão, Correio Manhã de 11-03-2010
 

As queixas de violação apontavam todas para terças-feiras ao fim do dia, dentro de prédios em Telheiras, onde as raparigas menores eram forçadas a fazer sexo oral. Pelas descrições não restavam dúvidas de que se tratava do mesmo predador, conforme o CM avançou em Janeiro - e dezenas de inspectores da PJ de Lisboa foram mobilizados, meses a fio, para acções de vigilância no bairro, àquele dia específico da semana. Já havia um retrato robô, o primeiro que o CM publicou, e foram identificados vários homens parecidos com o violador.



Crime cada vez mais violento, Correio Manhã de 11-03-2010
 

Segundo dados preliminares do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), a que o CM teve acesso, registaram-se mais 25 violações, mais 35 raptos e mais 35 sequestros em 2009 do que em 2008. Ou seja, apenas num ano, o número de pessoas raptadas e sequestradas cresceu 7,8 por cento. Quanto às violações, em 365 dias, estas aumentaram cerca de 14,1 por cento. O aumento de homicídios, já registado no RASI de 2008, é um outro exemplo bem significativo. Em 2009 foram assassinadas mais 14 pessoas do que no ano anterior (145), ou seja, mais de nove por cento. Isto é, cresceram alguns dos crimes mais graves previstos no Código Penal.



Empresários querem medidas mais duras para descer o défice, Diário Económico de 11-03-2010
 

O Programa de Estabilidade e Crescimento elaborado pelo Governo avança com medidas necessárias, mas podia ir mais além na redução da despesa e na dinamização da economia, no entender dos empresários e gestores ouvidos pelo Diário Económico. "Estou basicamente de acordo com o PEC. Mas podíamos ser mais ambiciosos, com maiores cortes na despesa, de forma a dinamizar o crescimento da economia nacional", sublinhou Carlos Martins, 'chairman' do grupo Martifer. "Fica-me a dúvida se o conjunto de medidas é suficiente", acrescenta, por seu turno, o presidente da Soares da Costa. "O PEC assenta em previsões de crescimento baixas. Não contamos com um surto de crescimento, duvido que o pacote chegue", precisa Pedro Gonçalves.



Cavaco Silva afasta cenário de eleições antecipadas, Diário Económico de 11-03-2010
 

Em directo do Palácio de Belém, com quatro anos de mandato cumpridos, Cavaco Silva regressou ontem às entrevistas para defender a "estabilidade política" como uma arma "fundamental para concretizar as mudanças que o país precisa e enfrentar os problemas económicos e sociais". O Presidente da República apresentou-se aos telespectadores da RTP, com Judite de Sousa pela frente, como um factor "de estabilidade" sublinhando a legitimidade do Executivo de Sócrates para continuar em funções: "Nenhum partido apresentou uma moção de censura", logo os socialistas devem continuar a governar. Com a comissão de inquérito parlamentar ao caso TVI em pano de fundo, o Presidente deixou claro que a seu ver "não se pode dizer" que o Governo não esteja a desempenhar o seu papel.



Tudo o que pode descontar para pagar menos IRS, Diário Económico de 11-03-2010
 

Depois das mudanças fiscais que o Governo vai implementar este ano e que terão efeitos em 2011, aumentando a carga fiscal - com os limites às deduções e benefícios fiscais em sede de IRS - este é o último ano em que poderá usufruir dos benefícios sem os tais tectos máximos. Os prazos de entrega das declarações de IRS pela Internet começaram ontem, por isso, saiba tudo o que pode deduzir e os benefícios de que pode usufruir este ano.



Linchamento popular mata jovem de 19 anos, Diário Notícias de 11-03-2010
 

A freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, está literalmente em estado de guerra, depois da morte de um jovem de 19 anos, agredido violentamente num acto localmente classificado como de justiça popular e que terá tido origem num comércio da localidade, alegadamente alvo de "brincadeiras de mau gosto" do grupo a que pertencia Tiago Puga. Ontem, acabou por morrer no Hospital de Braga, depois de quatro dias nos Cuidados Intensivos na sequência das agressões de sexta-feira.



Linha SOS Criança responde a 10 queixas por dia, Diário Notícias de 11-03-2010
 

Desde Janeiro e até agora, o Instituto de Apoio à Criança (IAC) já recebeu na sua Linha SOS Criança 591 denúncias de situações de risco que afectam menores. O que equivale a uma média de dez chamadas por dia. A maioria dos casos diz respeito a problemas dentro da família, conforme reconhece o coordenador da Linha SOS Criança, Manuel Coutinho. Em segundo lugar estão os alertas relativos a maus tratos físicos e psicológicos em instituições, que são maioritariamente escolas ou centros de acolhimento. Num total de 18 chamadas, que incluem denúncias de bullying.



''Se começasse hoje a investir não o faria em Portugal'', I de 11-03-2010
 

Luis Portela "Hoje se quisesse começar não começava por Portugal" Parece haver uma ordem nas coisas. Aos 27 anos Luís Portela desistiu do sonho de usar a ciência para descobrir a verdade e decidiu liderar o laboratório farmacêutico fundado pelo avô em 1924. Fez um pacto consigo mesmo: o dinheiro que sobrasse ajudaria a cumprir o projecto adiado, ainda que pelas mãos de outros. O círculo começa a completar-se. A Fundação Bial, que criou em 1994 para apoiar a investigação científica na área da neurofisiologia, com um carinho especial pelos segredos da mente, já deu bolsas a 1050 investigadores de mais de 30 países. Um deles pode ter feito a diferença.



Portugal está mesmo doente. Nunca mais seremos os mesmos, I de 11-03-2010
 

A dificuldade aguça o engenho, mas também alimenta a desilusão, a revolta, a frustração, o egoísmo e a agressividade. Os mais jovens, os mais pobres ou aqueles que têm de lutar de forma continuada pelo direito ao trabalho e salários dignos serão postos à prova no período pós-recessão, que oficialmente irá durar até 2013, no melhor dos cenários. Portugal à beira de uma catástrofe social? Hoje isso é mais provável. Os observadores ouvidos pelo i concordam que os próximos anos serão decisivos: muitos dos que optarem por ficar no país serão obrigados ou a desligar da realidade e assumir as restrições, ou afiar as garras e prejudicar os outros para ganhar um lugar melhor. A outra via é o êxodo. Construir uma vida, mas noutro país.



Caso Freeport do Ministério Público forçou o processo a Lopes da Mota, I de 11-03-2010
 

Os dois procuradores que conduzem a investigação ao processo Freeport não pretendiam denunciar as pressões de Lopes da Mota por entenderem que o caso não tinha a relevância que acabou por assumir. A acusação foi precipitada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, havendo no processo disciplinar, a que o i teve acesso, alusões a uma "estratégia de política sindical" relativamente ao episódio que alimentou meses de debate público, levou por duas vezes o ex-ministro da Justiça, Alberto Costa, ao parlamento e culminou na demissão de Lopes da Mota da presidência da Eurojust.



11 Março. As nacionalizações, 35 anos depois, Jornal Negócios de 11-03-2010
 

"Ou saem da frente, ou dou-vos dois tiros." A ameaça, ouvida há 35 anos por uma multidão enfurecida de metalúrgicos, veio do então ministro do Trabalho, Costa Martins, avisado por Basílio Horta, na altura secretário-geral da Corporação da Indústria, de que os sindicatos não deixavam sair do ministério os representantes patronais. Num gesto quase banal, Costa Martins pegou numa G3 e, apontando a metralhadora à população, deu os dois gritos que permitiram aos patrões sair ilesos, pelo menos daquela situação.



Gestores irritados com cortes nos prémios, Jornal Negócios de 11-03-2010
 

As empresas cotadas nas quais o Estado tem uma participação accionista estão incomodadas com uma circular que a Parpública lhes endereçou, com orientações salariais que a "holding" estatal quer ver aprovadas nas assembleias-gerais (AG) que se aproximam. Em causa está um conjunto de recomendações - muitas das quais emanam do novo regulamento do governo das sociedades da CMVM - mas também a imposição de um tecto máximo às remunerações variáveis dos órgãos executivos. Segundo a Parpública, a componente variável anual paga aos executivos não deve exceder o equivalente a quatro salários fixos (seis salários em casos excepcionais). O que, na prática, se traduz em variáveis inferiores a 50% das parcelas fixas.



DIAP do Porto sem verbas para combater crimes económicos, Jornal Notícias de 11-03-2010
 

O alerta foi lançado, ontem, na Assembleia da República, pela directora do DIAP do Porto: a falta de dinheiro para pagar a peritos nas áreas económico-financeira e de urbanismo é o principal problema com que se deparam os procuradores. A situação denunciada, ontem, perante a comissão eventual para o acompanhamento do fenómeno da corrupção pela directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, Maria do Céu Beato de Sousa, tem efeitos gravosos no andamento de múltiplas investigações na zona do Porto e Norte do país.



Terceiro acidente em quatro meses, Jornal Notícias de 11-03-2010
 

A queda de um viaduto em construção na A4, em Geraldes, Amarante, cerca das 20 horas de ontem, causou pelo menos oito feridos e cortou o trânsito na auto-estrada. Em apenas quatro meses, é o terceiro acidente grave nas obras de alargamento do IP4. As operações de remoção dos destroços que caíram na auto-estrada prolongaram-se pela noite dentro. Até porque havia a suspeita de que pudesse estar pelo menos um automóvel sob os escombros (apesar da construção do viaduto, os carros continuaram circular na A4). Foram mobilizados cães pisteiros para efectuarem buscas, sendo que, até à hora de fecho desta edição, não tinham sido detectados indícios de eventuais vítimas. Havia suspeitas de que também pudessem estar dois trabalhadores nos escombros.



"Bom era 5-0", O Jogo de 11-03-2010
 

Jorge Jesus já o tinha dito sobre o Everton, mas fez ontem uma espécie de "upgrade" depois de ter goleado os ingleses. Afinal, é o Marselha o oponente de maior monta até agora encontrado pelo emblema da Luz na presente edição da Liga Europa. "Não tenho dúvidas de que esta é a equipa mais forte que vamos defrontar nesta caminhada. O Marselha vem da Champions, num grupo onde fez excelentes resultados com AC Milan e Real Madrid como adversários. Não se qualificou, mas é a equipa mais forte que vamos defrontar", enfatizou o técnico.



IKEA investe 1,1 mil milhões até 2015, OJE de 11-03-2010
 

O grupo IKEA vai investir em Portugal 1,1 mil milhões de euros até 2015, duplicando o investimento que previa em 2008 e criando 10 mil postos de trabalho, disse o responsável da IKEA em Portugal."Este investimento de 1,1 mil milhões de euros determina a vontade da IKEA em continuar e em reforçar o investimento em Portugal", disse o responsável pela expansão do grupo sueco IKEA em Portugal, António Machado, em entrevista à Agência Lusa. O plano de investimento em Portugal até 2015 foi actualizado e em vez dos 660 milhões de euros de investimento anunciados em Maio de 2008, a IKEA vai aumentar para 1,1 mil milhões de euros. "Queremos abrir em Portugal um total de sete lojas IKEA, mais três centros comerciais, nomeadamente o Mar Shopping, em Matosinhos, e o Centro Comercial Regional do Algarve, um retail park em Gaia e pôr a funcionar, até final deste ano, três fábricas Swedwood, um subgrupo da IKEA que fabrica móveis", explicou António Machado.



Banco Carregosa adquire Lisbon Brokers, OJE de 11-03-2010
 

O Banco Carregosa, com sede no Porto, anunciou a aquisição da maioria do capital da corretora Lisbon Brokers. O banco, onde estão accionistas como Maria Cândida Rocha e Américo Amorim, pretende reforçar a área de corretagem junto de clientes internacionais e institucionais, exactamente a área de negócio da Lisbon Brokers. O banco já actua na corretagem, através da GoBulling e irá manter esta entidade a trabalhar a vertente online. Por sua vez, a gestora de fundos Optimize, onde o banco detém 20% do capital, será o canal privilegiado para a oferta de produtos e serviços na indústria de fundos de investimento.



OCDE subscreve estratégia do PEC português, OJE de 11-03-2010
 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apoiou ontem a estratégia de consolidação orçamental de Portugal, que considera estar no rumo certo para assegurar a confiança dos mercados e suportar o crescimento económico. "A OCDE acolhe a estratégia de consolidação do Governo, que vai no sentido de manter a confiança dos mercados, suportar o crescimento e assegurar a sustentabilidade financeira", declarou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em comunicado. Desta forma, a organização garante que vai apoiar a estratégia nacional com vista à redução do défice orçamental dos 9,3% de 2009 para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2013.



Queda de viaduto no IP4 faz pelo menos oito feridos, Público de 11-03-2010
 

A queda da cofragem metálica de um viaduto em construção no Itinerário Principal 4 (IP4) fez ontem à noite oito feridos ligeiros, entre os 20 operários que trabalhavam na obra, em Amarante. À hora de fecho desta edição, receava-se ainda que pudesse haver vítimas mais graves, dado que o último automobilista a aproximar-se da estrutura, antes de esta desabar, relatava ter visto a viatura que circulava à sua frente, em direcção ao Porto, a entrar mas não a sair da passagem inferior.



Cavaco Silva acredita que Governo sabia do negócio entre a PT e a TVI, Público de 11-03-2010
 

O Presidente da República recusou-se a responder sobre se estava esclarecido acerca da tentativa da PT adquirir a TVI em meados do ano passado. Mas, na entrevista que deu ontem à RTP, Cavaco Silva deixa claro que, da sua experiência como primeiro-ministro, considera que uma tal operação não podia acontecer "sem o conhecimento prévio do Governo". Quando questionado sobre se era possível que um primeiro-ministro não soubesse da intenção de uma empresa como a PT em adquirir um canal de televisão privado como a TVI, Cavaco começa por afirmar um inequívoco "penso que não". Mas a seguir tentou recentrar a questão no quadro de como as coisas devem acontecer.



Isto é que era bom, Record de 11-03-2010
 

Treinadores revelam desejo para jornada europeia. O treinador do Sporting considerou que o empate com golos seria um resultado positivo diante da equipa de Simão e Tiago e, sobre uma eventual saída do clube, disse estar preparado para tudo: "Muito se diz, nada se confirma. Tenho a noção de que os adeptos estão satisfeitos com o trabalho da equipa técnica". O treinador Jorge Jesus é claro em afirmar que o Marselha é a equipa mais poderosa que os encarnados já defrontaram na Liga Europa. Comentando o potencial do conjunto francês, o técnico de 55 anos sublinha sem reservas: "Vai ser uma eliminatória equilibrada, que na gíria futebolística até costumamos dizer que será disputada taco-a-taco".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream