10 março 2010

Manchetes do Dia - 10-03-2010

Quarta, 10 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Este homem foi morto por recusar um cigarro, 24 Horas de 10-03-2010
 

Carlos Ferreira Araújo, de 37 anos, o pai de família português morto, o mês passado, na localidade de Saint-Brieuc, França, foi assassinado por ter recusado um cigarro ao seu agressor, um jovem francês de 22 anos que se encontra agora em prisão preventiva. O emigrante, que deixa mulher, Ana Maria, e dois filhos menores - Tânia e Ricardo, respectivamente com 12 e 7 anos - trabalhava na construção civil desde que chegou a França, há seis anos. Segundo o procurador Gérard Zaug, o homicida confessou o crime, alegando que "se tinha enervado mas que não queria matar a vítima", que "nem sequer conhecia". No seu domicílio, a Divisão Criminal da Brigada Inter-regional da Polícia Judiciária de Rennes encontrou, escondida debaixo do colchão, uma faca de ponta e mola que as autoridades pensam ter sido a arma do crime.



"Benfica é a melhor equipa de Portugal", A Bola de 10-03-2010
 

Em equipa que ganha não se mexe... muito. Jesus já anunciou que a concentração de jogos importantes da águia, quatro em 11 dias - Ol. Marselha na Luz (amanhã), Nacional (na Madeira, domingo), em Marselha (dia 18) e o FC Porto, dia 21, no Algarve (final da Taça da Liga) - obrigará a alguma rotatividade, admitiu Jesus. Tudo indica que Ramires e Pablo Aimar estarão, a breve trecho, disponíveis para assumirem o protagonismo e o espaço que, por mérito próprio, conquistaram na confiança no treinador e na equipa. No entanto, e de acordo com as indicações que recolhemos, poderá não ser ainda diante dos gauleses, pelo menos já no jogo de amanhã, que Pablo Aimar venha a reassumir a batuta de maestro da equipa, papel em que Carlos Martins já demonstrou a técnico, crítica e adeptos que podem contar consigo. Afinal, nos últimos 30 dias e cinco jogos oficiais do Benfica, Aimar apenas alinhou de início diante do Hertha, na Luz... mas o Benfica somou quatro vitórias e um empate (em Berlim).



Juros da casa disparam 40%, Correio Manhã de 10-03-2010
 

Os portugueses com crédito à habitação vão pagar mais na prestação mensal se as previsões macroeconómicas inscritas pelo Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) se confirmarem. É um aumento de 40% de 352,95 euros/mês para 489 euros, num empréstimo de 100 mil euros a 30 anos. De acordo com uma simulação feita pela DECO, a pedido do CM, em função das perspectivas do Governo, que acredita numa subida a pique da Euribor, quem tiver contraído um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, com um spread de 1 por cento pagava 352,95 euros por mês ao banco. Isto porque a média da taxa a três meses usada para a revisão do contrato em Março se fixava nos 0,662%. Com os 3,2% de juro avançado pelo Governo para 2013, a pressão sob o orçamento familiar aumenta 40 pontos percentuais, com o mesmo empréstimo a exigir uma prestação de 489 euros. É um aumento de 136 euros por mês no crédito à habitação.



Fogo destrói hotel de cinco estrelas em Braga, Correio Manhã de 10-03-2010
 

Não se registaram feridos, mas chegou a temer-se o pior no incêndio que, ao início da tarde de ontem, devorou parte de uma das fachadas do hotel Meliá em Braga, que está na fase final de construção. O fogo deflagrou pelas 11h30 no segundo andar, onde eram colocadas telas betuminosas. As chamas atingiram uma conduta e rapidamente chegaram ao topo do edifício de 13 andares. Em poucos minutos, uma língua de fogo consumia a parede traseira, de cima a baixo, numa largura de cerca de dez metros, formando uma enorme coluna de fumo negro. O hotel, em cuja construção trabalham cerca de duas centenas de pessoas, foi rapidamente evacuado, mas, por falta de meios dos Bombeiros de Braga, o combate às chamas foi, numa primeira fase, extremamente complicado.



Idade de reforma na Função Pública volta a aumentar este ano, Diário Económico de 10-03-2010
 

A idade legal da reforma dos funcionários públicos deverá aumentar já este ano três meses, passando de 62 anos e meio para 62 anos e nove meses, apurou o Diário Económico. Este é o cenário que está em cima da mesa do Governo e, a concretizar-se, será a consequência mais imediata da antecipação do período de convergência com o sector privado que foi ontem anunciada por Teixeira dos Santos. A proposta final será apresentada e afinada em concertação social.



Bruxelas obriga Governo a apresentar plano para salvar BPP, Diário Económico de 10-03-2010
 

A Comissão Europeia parece ter perdido a paciência e, cansada de esperar, ordenou ao Governo que apresente o plano de restruturação do Banco Privado Português (BPP). A 10 de Novembro, e já depois de várias investidas junto das autoridades portuguesas, Bruxelas enviou uma carta ao Governo, onde "ordenou" à apresentação de um plano de restruturação do BPP no prazo de 30 dias. No resumo dessa missiva, enviada a 10 de Novembro e agora publicada no Jornal Oficial da União Europeia, a Comissão é bastante crítica com a actuação do Estado no caso BPP.



Reforma na função pública aos 65 anos já em 2011, Diário Notícias de 10-03-2010
 

O Governo vai aumentar a idade da passagem à reforma dos funcionários públicos, dos actuais 62 anos e seis meses para os 65 anos, já em 2011, rompendo um acordo com os sindicatos que previa a convergência da CGA com o regime geral da Segurança Social apenas em 2015. A intenção em "antecipar o aumento da idade da reforma em dois ou três anos" foi confirmada por Teixeira dos Santos, que ontem acenou com a ameaça externa de um "bloqueio do financiamento à economia portuguesa".



Granadeiro acusa Morais Sarmento e Moniz implica Costa, Diário Notícias de 10-03-2010
 

O presidente da PT, Henrique Granadeiro, que ontem utilizou vários dizeres populares na Comissão Parlamentar de Ética, acabou por personificar um deles:" Virou-se o feitiço contra o feiticeiro." É que o PSD requereu a presença do chairman da PT para este falar sobre alegadas pressões exercidas pelo Executivo socialista- sugeridas nas escutas do processo "Face Oculta" -, mas Granadeiro revelou que a maior pressão que lhe fizeram aconteceu durante um Governo... PSD. E mais: ilibou Sócrates de ter mentido no Parlamento.



Violador de Telheiras começou a preparar a defesa antes de ser apanhado, I de 10-03-2010
 

A Polícia Judiciária (PJ) pode estar na presença de um dos mais brilhantes criminosos de que há memória na história da polícia portuguesa. Os investigadores já estavam no encalço de Henrique Sotero - suspeito de ter cometido várias violações, desde 2008, em Telheiras e em outras zonas de Lisboa - há vários meses. Em Outubro, o alegado violador - que nunca chegou a terminar a licenciatura em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico, apesar de estar matriculado há pelo menos dez anos e de ter feito várias cadeiras - foi chamado pela PJ, numa altura em que foram ouvidos vários suspeitos. A chamada anónima que denunciou Henrique Sotero e que o i revelou a 8 de Março foi, por isso, determinante para reafirmar as sus peitas da polícia. Henrique Sotero é descrito por vários especialistas como brilhante. Com um QI acima da média, conseguiu manter uma vida dupla desde 2008. E nem quando o caso da violação mais mediática de Telheiras saltou para as páginas dos jornais - a 18 de Agosto do ano passado -, deixou de manter uma vida aparentemente normal.



Fisco faz reembolsos que já caducaram, Jornal Negócios de 10-03-2010
 

A Direcção-Geral de Impostos está a reenviar, por sua livre iniciativa, os cheques relativos ao reembolso do IRS que os contribuintes se esqueceram de levantar no passado. Alguns destes reembolsos tinham, inclusivamente, caducado. Fonte oficial das Finanças justifica a decisão com "critérios de eficiência de funcionamento". Em época de sacrifícios fiscais, os contribuintes agradecem.



Funcionários públicos terão que se reformar mais tarde, Jornal Negócios de 10-03-2010
 

A intenção do Governo em acelerar o aumento gradual da idade legal de reforma na Função Pública deverá afectar, directa ou indirectamente, mais de 30 mil trabalhadores. O número não é oficial - já que o Ministério das Finanças não quis avançar para já qualquer estimativa - mas é o que resulta das estatísticas oficiais do Governo. Com efeito, segundo o último recenseamento completo feito à função pública, havia, em 2005, 56,7 mil funcionários com idades compreendidas entre 55 e 59 anos. Cinco anos volvidos, e admitindo que o ritmo de reformas segue a tendência histórica da última década, haverá pouco mais de 30 mil funcionários com idades entre os 60 e os 64 anos. A grande maioria destes trabalhadores ficou ontem a saber que terá de se reformar mais tarde do que o planeado.



PT abortou compra da TVI para evitar acusação de 'frete', Jornal Notícias de 10-03-2010
 

Henrique Granadeiro revelou ontem ter tido reservas de "timing" político em relação à compra da TVI pela PT. "Ninguém acreditaria que o negócio não fosse um frete ao primeiro-ministro", disse, depois de Moniz anunciar que foi convidado para consultor da PT. A comissão parlamentar de Ética ouviu ontem o ex-director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, e o presidente do Conselho de Administração da PT, Henrique Granadeiro. Dois depoimentos que em nada convergiram quanto aos pormenores da preparação do negócio falhado de compra da Media Capital, proprietária da TVI.



Lisboa vai reparar 280 arruamentos, Jornal Notícias de 10-03-2010
 

A Câmara Municipal de Lisboa tenciona fazer obras no pavimento de 280 vias da cidade até ao final do ano. O investimento ronda os oito milhões e 800 euros mas o desbloqueamento da verba está dependente da aprovação da Assembleia Municipal. O vereador do pelouro da Mobilidade, Infra-Estrururas e Obras Municipais, Fernando Nunes da Silva, assegurou ontem que o plano de repavimentação de 280 vias em Lisboa se traduz em intervenções numa área a rondar os 115 mil metros quadrados e que o investimento de oito milhões e 800 mil euros representa um aumento de 40% em relação a 2009.



Humilhação, O Jogo de 10-03-2010
 

Podem chamar-lhe um Coelho pascal. Para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, Jesualdo enfrentava um problema, verdadeiro e de resolução difícil, e optou pela mais exótica das alternativas disponíveis: um jogador sem ritmo, sem experiência nacional, quanto mais internacional, sem um só minuto na prova e sem absolutamente nenhum conhecimento da nova posição, arremessado para o centro de um incêndio.



TAP tem dois candidatos à Groundforce, OJE de 10-03-2010
 

A TAP tem em curso "fortes negociações" com dois interessados na compra da empresa de handling Groundforce, na qual tem uma participação de 49% que a Autoridade da Concorrência já obrigou a vender. A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração da TAP, Fernando Pinto, numa entrevista que a Lusa vai divulgar hoje. "Há fortes negociações em curso para a venda da Groundforce", disse Fernando Pinto, acrescentando que "firmemente, a TAP tem dois interessados". Este escusou-se a revelar quais os dois interessados na Groundforce bem como se um deles é a Swissport, cujo interesse já tinha sido noticiado.



Fitch com reservas sobre dívida nacional, OJE de 10-03-2010
 

A agência de notação Fitch mantém a perspectiva negativa sobre a dívida pública portuguesa. Declarações feitas pelos analistas Paul Rawlins e Chris Pryce, numa conferência em Londres, citadas pela agência Bloomberg e Lusa, não tiveram em conta as medidas de austeridade inscritas no Programa de Estabilidade e Crescimento. Estes analistas da Fitch, que falavam sobre a situação financeira da Zona Euro, alertaram para a possibilidade de corte de rating, caso as medidas do PEC para a consolidação orçamental sejam consideradas "insuficientes". Os mesmos analistas diferenciaram a situação nacional da espanhola, ao afirmarem que Portugal não teve "nenhuma bolha imobiliária", tem um sistema bancário "saudável" e frisaram que o risco de contágio da situação grega aos países ibéricos "não é elevado".



Reforma aos 65 anos no Estado já em 2012 ou 2013 vai aumentar corrida às pensões, Público de 10-03-2010
 

A idade de reforma dos funcionários públicos vai aumentar para os 65 anos já em 2012 ou em 2013, antes da data acordada com os sindicatos na anterior legislatura. No final do encontro com os representantes dos sindicatos e dos patrões para apresentar as linhas gerais do Programa de Estabilidade e Crescimento, o ministro das Finanças deixou claro que o Governo se prepara para antecipar em "dois ou três anos", o período de convergência entre o regime de pensões da função pública e o regime geral da Segurança Social.



Mirandela procura explicação para morte de aluno, Público de 10-03-2010
 

No dia em que se atirou ao rio Tua, Leandro Pires, de 12 anos, fez a mãe prometer-lhe que lhe lavava o fato do rancho. Recém-integrado no grupo, tinha estreado a fatiota no fim-de-semana anterior. "Preciso que a laves porque posso precisar dela a qualquer momento", insistiu o jovem, fez ontem uma semana. "Sabes, agora estou a fazer um curso de geriatria e ainda não tinha tido tempo", justifica-se Amália Pires, enquanto se aquece, chorosa, na salamandra da sua cozinha. Naquela terça-feira, Amália acompanhara os dois filhos, gémeos, na viagem de 15 quilómetros até Mirandela. Foram, como sempre, de autocarro. Nesse dia, como nos anteriores, Amália Pires não sentiu nenhuma diferença no comportamento do filho.



Estão com medo dele, Record de 10-03-2010
 

Todas as atenções do plantel colchonero estão viradas para Liedson. Bem, todas até pode ser um exagero, mas o poderio ofensivo do atacante luso-brasileiro motivou Quique Flores a lançar um alerta no balneário sobre o camisola 31 dos leões. Segundo Record apurou junto de fonte bem colocada no seio do grupo de trabalho do Atlético de Madrid, as qualidades do ponta-de-lança leonino são a maior preocupação da formação espanhola, e a maioria dos jogadores colchoneros estão já perfeitamente identificados com as características do Levezinho.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream