04 março 2010

Manchetes do Dia - 04-03-2010

Quinta, 4 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

"Quero morrer e ir para junto da minha irmã", 24 Horas de 04-03-2010
 

Carlos e Gabriela, pais de Anabela, a menina de 10 anos que morreu no acidente de segunda-feira, em São Miguel, foram chamados ao hospital e disseram ao filho que a gémea morreu. Terça-feira, 2 de Março. Já passa das dez da noite em São Miguel. O telefone toca em casa de Carlos e Gabriela Silva, os pais de Anabela, a menina de 10 anos que foi encontrada morta junto dos destroços do autocarro que foi levado por uma derrocada, no concelho de Nordeste, e que também vitimou o motorista do veículo, Roberto Amaral, de 39 anos. É Carlos quem atende. Do outro lado da linha escuta-se a voz de uma responsável do Hospital de Ponta Delgada, onde está internado Ricardo Silva, irmão gémeo daquela criança. Carlos, Gabriela e o filho mais velho destes, Renato, 19 anos, são chamados de urgência àquela unidade clinica.



Moura Guedes arrasou colegas da TVI no Parlamento, 24 Horas de 04-03-2010
 

Manuela Moura Guedes foi ontem, como é habitual na jornalista, directa em tudo o que disse na Comissão de Ética da Assembleia da República. E apontou o dedo a António Vitorino, ex-dirigente do PS, como tendo sido o responsável pela suspensão do "Jornal Nacional 6ª Feira. Segundo Moura Guedes, foi Bernardo Bairrão, administrador do canal de Queluz de Baixo quem lhe disse o nome do comentador da RTR "Ele disse-me que, desta vez não era o Sócrates, era o Vitorino", revelou a jornalista, confessando, contudo, desconhecer a intervenção de António Vitorino no negócio da Prisa. "Soube há poucas semanas" por declarações públicas do próprio.



Cardozo - Dois golos na catedral, A Bola de 04-03-2010
 

De prender a atenção do endinheirado mercado espanhol a exibição de Óscar Cardozo, ontem, pelo Paraguai, com dois golos na vitória por 3-1 sobre o Athletic de Bilbao, em mais um jogo ed preparação da albirroja para o Mundial 2010, disputado na catedraç de San Mamés. Uma oportunidade recarga, logo aos dez minutos, mostrou que Takuara, já com 25 golos ao serviço do Benfica em jogos oficiaisesta época, está com o instinto goleador ao máximo.



Parlamento entregou 17,4 milhões ao BPN, Correio Manhã de 04-03-2010
 

Oito dias antes de o Governo ter anunciado a nacionalização do Banco Português de Negócios, a Assembleia da República retirou 17,4 milhões de euros daquele banco, transferindo-os para o banco público, a CGD. A 12 de Novembro de 2008, "venceu-se a aplicação de depósito a prazo, no montante de 17,4 milhões de euros" que o Parlamento tinha na instituição, confirmou ao CM a secretária-geral da AR, Adelina Sá Carvalho. Segundo a responsável, "este montante foi transferido para outra instituição financeira (CGD), procedimento, aliás, corrente em situações idênticas de gestão de excedentes financeiros da AR" Em Novembro já o BPN atravessava um período de grande agonia financeira, pois a instituição estava desde o" Verão a lidar com uma elevada corrida aos depósitos de organismos ligados ao Estado.



Mar tira vida a mais pescadores, Correio Manhã de 04-03-2010
 

Um morto, dois desaparecidos e dois feridos. Este foi o resultado, pelo menos até ao final do dia de ontem, do naufrágio - o sexto desde o início do ano envolvendo pescadores e embarcações portugueses - ocorrido por volta das 03h15, junto ao Forte da Ínsua, em Caminha. O barco de dez metros em que seguiam os cinco pescadores, todos de Caminha e com muitos anos de experiência, foi surpreendido por duas ondas gigantes e atirado para o fundo do mar.



PGR aperta regras para evitar violação do segredo de justiça, Diário Económico de 04-03-2010
 

O Procurador-Geral da República (PGR) vai regulamentar, através de uma directiva interna, as melhores práticas de combate à violação do segredo de justiça. A garantia foi deixada aos conselheiros de Pinto Monteiro na reunião de terça-feira do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Um encontro que teve como pano de fundo o processo Face Oculta, e como resultado uma moção de apoio à actuação de Pinto Monteiro e dos magistrados neste caso.



Candidatos à liderança do PSD unidos no programa económico, Diário Económico de 04-03-2010
 

O diabo está nos detalhes e é nos detalhes que os três candidatos a líder do PSD discordam. Passos Coelho, Paulo Rangel e Aguiar-Branco chegam a chocar mas, no essencial, estão alinhados: são a favor da redução do peso do Estado, de um aumento das privatizações, da exigência de um Programa de Estabilidade de Crescimento robusto na redução da despesa e eficaz no acerto das contas públicas, da oposição a um aumento de impostos, da defesa da suspensão de grandes obras públicas como as auto-estradas, aeroporto e TGV, do pedido de revisão das parcerias público-privadas que o Governo socialista promoveu e do reforço da independência dos reguladores.



Primeira greve desde 2007 apoiada por todos os sindicatos, Diário Notícias de 04-03-2010
 

O congelamento dos salários, a nova penalização das pensões e a precariedade laborai - que deverá atingir 70 mil funcionários públicos - conseguiram unir os sindicatos afectos à CGTP e UGT, que testam hoje o seu poder reivindicativo numa greve conjunta da função pública. É a primeira vez desde 2007 que as várias organizações sindicais convergem para uma paralisação, que visa fazer o Governo recuar nas medidas de austeridade já anunciadas para a administração pública.



Moura Guedes: "Primeiro-ministro até para o Rei de Espanha ligou", Diário Notícias de 04-03-2010
 

Manuela Moura Guedes disparou em todas as direcções na audição de ontem na Comissão de Ética, Cultura e Sociedade que está a avaliar a liberdade de expressão em Portugal. Jornalistas, assessores do gabinete do primeiro-ministro, António Vitorino e vários elementos do PS, uma inspectora da Polícia Judiciária, o próprio primeiro-ministro e até o Rei de Espanha foram referidos pela expivô do Jornal Nacional de Sexta, como estando envolvidos no "esquema" de controlo dos media.



Balsemão: "Houve um plano magistral para enfraquecer os privados", Diário Notícias de 04-03-2010
 

Francisco Pinto Balsemão depôs a seguir a Manuela Moura Guedes na Comissão Parlamentar de Ética e recusou desmentir as alegações da ex-pivô da TVI segundo as quais Juan Luís Cébrian, patrão da Prisa (grupo espanhol dono da TVI), lhe teria dito (a Balsemão) que o desagrado de José Sócrates com o Jornal de Sexta era de tal forma que o primeiro-ministro português já tinha falado com o Rei de Espanha. Uma recusa três vezes repetida duasna comissão e uma cá fora, depois, falando aos jornalistas.



Salários - Vinte anos depois, a diferença entre homens e mulheres mantém-se, I de 04-03-2010
 

Zero vírgula 23 pontos percentuais por ano. É a este ritmo que tem diminuído o intervalo entre o rendimento médio de homens e mulheres em Portugal. Se em 1985 a diferença era de 27,1%, agora, mais de duas décadas depois, a diferença ainda supera os 21,6%, revelam dados do Ministério do Trabalho. Os homens em média ganharam em 2008, último ano com dados disponíveis, mais 240,8 euros por mês que as mulheres. São mais de 3370 euros por ano, isto considerando 14 meses de rendimentos. Esta é uma herança histórica que, apesar dos esforços, ainda é bastante visível na realidade portuguesa.



Portugal é dos países que pagam melhores dividendos, Jornal Negócios de 04-03-2010
 

As empresas portuguesas e espanholas têm os melhores dividendos da Europa. Não são necessariamente os mais elevados em valor, mas sim as remunerações accionistas cuja rentabilidade é a mais atractiva, com ambas as praças a apresentarem "dividend yields" médios que superam os 4%. Para chegar a esta conclusão o Negócios analisou todas as praças da Zona Euro, e também a bolsa do Reino Unido, considerando para a média apenas as cotadas que pagam dividendos. No total, entre 15 índices - foram excluídos os mercados de Chipre e da Eslováquia - a rentabilidade média ascende a 3,48%.



Sócrates enfrenta 11ª greve da Função Pública, Jornal Negócios de 04-03-2010
 

O Governo minoritário de José Sócrates enfrenta hoje a primeira greve geral da Função Pública, e as expectativas de observadores e sindicatos são elevadas. "Todos os sindicatos da administração pública decretaram greve. Todos os sindicatos se mostraram mobilizados para a greve, todos os trabalhadores com quem falámos estão dispostos a avançar", referiu ontem Nobre dos Santos, da Fesap, que se junta pela primeira vez em três anos às outras duas estruturas sindicais da Função Pública. Escolas, repartições públicas, serviços de Finanças e da Segurança Social deverão ser os mais gravemente afectados pela iniciativa que, nas palavras de Carvalho da Silva, vai gerar "uma enorme mobilização".



"Na escola todos batem em todos", Jornal Notícias de 04-03-2010
 

As escolas e a comunidade em geral não sabem ainda como lidar com os actos de violência que se passam dentro dos estabelecimentos de ensino. E apesar de estarem mais alertadas para o fenómeno de bullying, não têm consciência do risco associado a actos de violência nas escolas. Isso mesmo explicou ao JN Sónia Seixas, professora universitária que investigou fenómenos de violência nas escolas. "Segundo a literatura científica de todo o Mundo há idealização suicida nas vítimas de bullying", sublinhou, descrevendo a violência a que pré-adolecentes e adolescentes, ainda sem o domínio de "recursos psicológicos e sem apoios sociais", ficam sujeitos cinco dias por semana.



Onze mortos no mar em dois meses, Jornal Notícias de 04-03-2010
 

Um morto, dois desaparecidos e quatro resgatados é o balanço de dois naufrágios ocorridos, ontem, na foz do rio Minho, num espaço de dez horas. Este ano, em dois meses, o número de pescadores engolidos pelo mar já igualou o total de 2009 (11 vidas). A foz do rio Minho foi, ontem, palco de dois naufrágios com consequências diferentes. No primeiro, pelas 3.30 da madrugada, a traineira Vimar, com cinco tripulantes a bordo, foi colhida por um golpe de mar quando regressava da pesca ao atravessar a barra sul do rio Minho, perto da ilha da Ínsua, provocando o afundamento da embarcação.



Com Ronaldo mas sem golpe d'Ásia, O Jogo de 04-03-2010
 

Oito anos depois, Portugal voltou a defrontar a China, repetindo-se o resultado verificado em Macau, na altura em jogo de preparação para o Mundial'2002. Agora, naquele que constituiu o derradeiro teste antes de Carlos Queiroz anunciar a lista definitiva de 23 jogadores que vai levar à África do Sul, o seleccionador nacional deve ter ficado com mais certezas do que dúvidas. De positivo, logo a começar, a brilhante atitude de Cristiano Ronaldo. O capitão esteve endiabrado, em todo o campo, e o melhor exemplo disso foi o lance que fabricou para o golo de Hugo Almeida.



UE quer fim do poder das agências de rating, O Jogo de 04-03-2010
 

Zona Euro querem acabar com a domíniodas agências internacionais de notação financeira através de novas funçõesdo Banco Central Europeu (BCE), segundo a imprensa alemã. O jornal Handelsblatt, que cita fontes próximas do Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (UE), diz que o Banco Central Europeu (BCE) deverá estabelecer um departamento próprio para avaliar o risco de crédito relativo aos países membros. A Zona Euro teria, assim, uma alternativa às principais agências de rating, como a Fitch, Moody's e a Standard e Poors, salienta o Handelsblatt. Um porta-voz do BCE disse à agência noticiosa France Press que o banco central não tinha nenhum comentário a fazer sobre a notícia.



Investimento da EDP no Brasil vai atingir 826 milhões, OJE de 04-03-2010
 

A EDP planeia investir cerca de dois mil milhões de reais (826 milhões de euros), nos próximos dois anos no Brasil, disse ontem o presidente do grupo português no país. António Pita de Abreu avançou, ao apresentar os resultados do grupo em 2009, que dois terços desse total de investimentos serão investidos na produção e um terço na distribuição de energia eléctrica. Actualmente, os investimentos do grupo português estão praticamente divididos entre produção e distribuição de energia, seguindo "um dos objectivos estratégicos da EDP", afirmou o responsável. "Entre 2005 e 2012 devemos quadruplicar a capacidade instalada do grupo para cerca de 2.177 MW, o maior crescimento em termos percentuais do segmento eléctrico brasileiro", afirmou.



JM investe 1,3 milhões até 2012, OJE de 04-03-2010
 

O grupo Jerónimo Martins (JM) tem previsto investir 1,3 mil milhões de euros até 2012 na sua actividade de retalho alimentar, com destaque para o mercado da Polónia. Neste país, a JM é líder no formato discount, através da marca Biedronka, e tem previsto atingir as duas mil lojas a três anos, o que significa um ritmo de aberturas de 170 lojas/ano, disse Alexandre Soares dos Santos, o chairman da empresa, durante a apresentação de resultados de 2009. Para Portugal, a prioridade continuará a ser o aumento da eficiência, com o crescimento LFL.



Metade dos alunos que são vítimas de bullying não apresenta queixa, Público de 04-03-2010
 

Uma em cada uma duas vítimas de bullying não pede ajuda, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia de Educação da Universidade do Minho. Um dado "preocupante" e que exige "uma aposta séria na formação de pais e professores", considera a coordenadora do trabalho de investigação, Ana Maria Tomás de Almeida, sublinhando que, apesar de haver uma tendência para a redução do número de casos, ao longo dos anos, ainda são 13,5 por cento os jovens que se dizem vítimas de bullying.



Faltou chama e sobraram assobios numa vitória tímida, Público de 04-03-2010
 

Sem chegar a entusiasmar, o jogo de ontem teve bons momentos e sempre foi uma vitória. Esteve longe de ser uma noite perfeita, mas foi uma noite tranquila em que os adeptos foram convidados a reactivar o "chip" da selecção. Para o bem e para o mal.



Asa esquerda ferida, Record de 04-03-2010
 

Fábio Coentrão lesionou-se ontem ao serviço da Seleção Sub-23 e aumentou as dores de cabeça de Jorge Jesus no lado esquerdo da defesa do Benfica, onde César Peixoto não se encontra igualmente a 100 por cento. Segundo informações do departamento médico da Seleção, o jovem, de 21 anos, ressentiu-se de uma pancada nas costas, sofrida no passado sábado frente ao Leixões. Por precaução, e para não piorar a situação, Coentrão acabou por ser substituído logo aos 30 minutos. No entanto, o esquerdino será reavaliado hoje pelos médicos encarnados, de forma a averiguar com maior exatidão a gravidade e extensão do problema físico. Assim, Coentrão constitui mais uma dúvida no plantel das águias para a receção ao Paços Ferreira, no domingo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream