03 março 2010

Manchetes do Dia - 03-03-2010

Quarta, 3 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Noiva conta como perdeu o marido no dia do casamento, 24 Horas de 03-03-2010
 

Só depois de tocar outra vez no Roberto é que acho que vou cair em mim. Ele era um homem tão cheio de vida que tudo isto me parece um enorme pesadelo." Ana Isabel Viegas Figueiredo, 30 anos, desempregada, estava apaixonada por Roberto Carlos Barbeiro Amaral, 39 anos, o motorista de autocarro que anteontem morreu, levado pela enxurrada na ilha de São Miguel, Açores. Ana e Roberto iam casar-se às 15h00 daquele dia trágico. Ana e Roberto conheciam-se apenas desde 12 de Fevereiro. Ana e Roberto combinaram o casamento quase às escondidas. Na véspera de morrer, Roberto disse a Ana: "Põe-te bonita e não te esqueças que à tarde temos um compromisso!" Roberto morreu. E Ana está destruída.



Real Madrid na frente por David Luiz, A Bola de 03-03-2010
 

O nome de David Luiz há muito está no topo da lista dos responsáveis do Real Madrid. Em Janeiro os merengues ponderaram mesmo avançar para a contratação do central do Benfica em virtude da lesão de Pepe. Não avançaram mas permanecem muito interessados no brasileiro, como ontem reconheceu, ainda que timidamente e algo compro- metido, o director geral dos espanhóis, Emilio Butragueño. «David Luiz? Sim, conheço bem... Estamos atentos.»



"A minha menina era tudo para mim", Correio Manhã de 03-03-2010
 

Anabela não teve a mesma sorte do irmão gémeo e morreu no acidente de autocarro provocado por enxurrada. Junto à encosta sombria da Ponte dos Cernos, o zumbido do vento e a chuva que não dava tréguas, ontem de manhã, arrepiavam os rostos ainda em choque com a tragédia. Cheirava a terra molhada e o chão estava escorregadio, num amontoado de terra e ramos de árvores. Os corpos magros e saturados de quem vive entre Feteira Grande e Algarvia revelavam uma noite sem descanso. Duas freguesias açorianas da ilha de S. Miguel agora de luto.



Violência na escola mata criança, Correio Manhã de 03-03-2010
 

Leandro Filipe, de 12 anos, frequentava o 6º ano na Escola EB 2/3 Luciano Cordeiro, em Mirandela. Vítima de bullying, era frequentemente ameaçado e agredido por colegas mais velhos. Ontem, Leandro não aguentou mais. Saiu a chorar do estabelecimento de ensino, pelas 15h00, e nem o irmão gémeo nem os três primos, sensivelmente da mesma idade, o conseguiram travar. "Não apanho mais, vou-me atirar ao rio" disse a criança, perante a incapacidade dos familiares que não o conseguiram demover.



"PSD precisa de ideias e de um programa", Diário Económico de 03-03-2010
 

O principal partido da oposição vai a votos para escolher um novo líder, mas Vasco Pulido Valente considera que as suas "ideias não são importantes para a situação política actual". O historiador e comentador político defende que o PSD, tal como o PS, "precisa de ideias, de um destino, de um programa e de um objectivo". Mas no seu entender nenhum dos candidatos a líder da oposição sabe como ter "menos Estado", a necessidade mais premente do país.



Televisão a três dimensões abre guerra comercial entre PT e Zon, Diário Económico de 03-03-2010
 

Começou na internet de alta velocidade, passou pelos conteúdos e, agora, a "guerra" comercial entre a Portugal Telecom (PT) e a Zon Multimédia joga-se a três dimensões. A dona da TV Cabo - no mesmo dia em que revelou lucros de 44 milhões de euros, menos 8,1% que em 2008 - apresentou um canal de televisão em 3D, criado em parceria com a empresa Quantel (responsável pelo equipamento do filme "Avatar", de James Cameron). Para já estão disponíveis 'trailers' de filmes e conteúdos como alguns concertos ou desporto até porque, garante Rodrigo Costa, presidente executivo da Zon, "não há conteúdos em 3D suficientes para 24 horas de emissão".



Governo castiga presidentes de câmara que não avaliem funcionários, Diário Económico de 03-03-2010
 

O Governo está a preparar um diploma que prevê penalizações para os presidentes das câmaras municipais que não aplicarem o sistema de avaliação de desempenho (SIADAP) aos seus funcionários, apurou o Diário Económico. Até agora, a lei definia apenas uma sanção para a própria autarquia, protegendo o presidente. s penalizações ainda não são conhecidas mas a secretaria de Estado da Administração Local, questionada pelo Diário Económico, confirmou a intenção de sancionar os autarcas que falharem o SIADAP, tal como já está, aliás, estipulado, na administração central, para os dirigentes do Estado.



Johnny Depp: "O meu louco favorito é o Tim Burton", Diário Notícias de 03-03-2010
 

Estreia-se amanhã 'Alice no País das Maravilhas', de Tim Burton, em que o realizador faz uma Alice agora adolescente regressar à terra absurda que visitou quando criança, da qual se esqueceu e que reencontra desolada e sob a tirania da Rainha de Copas. O DN foi a Londres falar com Burton



Exames ao cancro e coração em risco por falta de material, Diário Notícias de 03-03-2010
 

Várias clínicas e hospitais portugueses estão a adiar exames de diagnóstico em cardiologia e oncologia perante a escassez mundial de uma matéria-prima essencial à sua realização. Em causa está a paragem de um dos dois maiores reactores nucleares mundiais, que produzem molibdénio, elemento essencial aos exames. Luís Oliveira, especialista em medicina nuclear, disse ao DN que "há exames adiados por semanas e o receio de que haja uma interrupção da sua realização".



Médicos na reforma vão ser aliciados a voltar aos hospitais, I de 03-03-2010
 

Assinar contratos individuais de trabalho com os médicos reformados, através de um regime de excepção na função pública. Esta pode ser a solução do governo para um problema criado pelo próprio governo quando mudou as regras da aposentação e levou a uma corrida às reformas entre os clínicos, para evitar penalizações. Desde o início do ano, e em apenas dois meses, quase três centenas de médicos entregaram pedidos de reforma antecipada, fazendo soar o alerta vermelho nos corredores do Ministério da Saúde. Perante a ameaça de ruptura de alguns serviços, o executivo quer agora encontrar a curto prazo uma forma de manter os médicos aposentados nos hospitais e centros de saúde.



Greve amanhã!, I de 03-03-2010
 

A greve está marcada para quinta-feira, 4 de Março, mas hoje já deverão sentir-se os primeiros efeitos da paralisação da Função Pública. Sectores como os serviços hospitalares e a recolha do lixo iniciam o protesto às 22 horas, altura em que começam os turnos da noite. Para amanhã, os sindicatos prometem adesões elevadas para ilustrar a "revolta contra o governo" pelo congelamento dos salários dos funcionários públicos. Logo às primeiras horas do dia, os adultos não deverão ter dificuldades em deslocar-se para o trabalho - o sector dos transportes não aderiu à greve -, mas as crianças podem encontrar um cadeado na porta da escola. Os tempos de espera deverão multiplicar-se nos hospitais e é de esperar o cancelamento de intervenções menos urgente nos estabelecimentos de saúde públicos.



Portugal Telecom é o maior cliente do Taguspark, Jornal Negócios de 03-03-2010
 

O relacionamento comercial da Portugal Telecom (PT) com o Taguspark foi reforçado desde 2007, ano em que os accionistas do parque de ciência e tecnologia de Oeiras mudaram a sua equipa de gestão, que é desde então liderada por Américo Thomati, quadro superior da operadora. A PT passou mesmo, em 2008, a ser o principal cliente do Taguspark, ao transferir a PT Sistemas de Informação de um imóvel arrendado à Fundimo, fundo imobiliário da Caixa Geral de Depósitos, para edifícios com rendas pagas ao Taguspark. Nessa transferência, a PT acabou por arrendar mais 6.500 metros quadrados ao Taguspark.



Accionistas da Cimpor admitem forçar a saída dos actuais gestores, Jornal Negócios de 03-03-2010
 

Os accionistas da Cimpor admitem forçar a mudança do conselho de administração da empresa, caso se verifiquem resistências à renúncia por parte de alguns gestores. Se não houver acordo para uma saída em bloco que permita a eleição de um novo conselho para um novo mandato na próxima assembleia geral (AG), os investidores podem criar condições para que metade dos administradores saia. Neste cenário, deixa de haver quórum e o conselho cai automaticamente.



Portugal ensaia com a China plano de ataque ao Mundial, Jornal Notícias de 03-03-2010
 

A selecção portuguesa faz hoje, quarta-feira, diante da China, o último jogo particular antes de ser conhecida a convocatória para o Mundial de 2010. Carlos Queiroz afirmou, ontem, terça-feira, que os 18 jogadores presentes em Coimbra são a base da equipa que irá à África do Sul.



Dívidas aos trabalhadores disparam para 15 milhões, Jornal Notícias de 03-03-2010
 

As empresas fiscalizadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho, no ano passado, deviam 15,4 milhões de euros a mais de 12 mil trabalhadores. Em causa estavam, por exemplo, salários ou subsídios em atraso. Num ano de crise como 2009, o número de trabalhadores com remunerações em atraso disparou 40%, passando de menos de nove mil para mais de 12 mil. O mesmo aconteceu ao valor em dívida, que subiu de 11,2 milhões para 15,4 milhões de euros, dos quais seis milhões já foram pagos, segundo o inspector-geral de trabalho, Paulo Morgado de Carvalho.



"Queremos a liga Europa" - Izmailov, O Jogo de 03-03-2010
 

Quem viu Izmailov correr até cansar no clássico em que o Sporting atirou o FC Porto ao tapete, terá dificuldade em acreditar que a utilização do russo esteve em risco quase até à última hora devido a problemas gástricos causados por um vírus. Mas é verdade. A cerca de 24 horas do início do embate, o jogador estava a receber alta no British Hospital, onde foi "socorrido" pelo médico leonino Gomes Pereira. O "pequeno milagre", conseguido em registo de contra-relógio e só possível pelo enorme espírito de sacrifício do atleta e pela eficácia da terapia, impressionou o próprio treinador, que antes de a bola começar a rolar em Alvalade flexibilizara a exigência a uma das unidades de maior carburação.



Inapa pode entrar em consolidações, OJE de 03-03-2010
 

A Inapa IPG duplicou o resultado líquido de 2009 para os 2,2 milhões de euros, contra 1 milhão de euros no período homólogo. A quebra dos custos financeiros e operacionais justificou aquele valor. O EBITDA caiu 24,5%, fixando-se nos 29,9 milhões de euros. A administração não irá propor a distribuição de dividendos, perante uma conjuntura que se apresenta difícil, mas também não está prevista qualquer operação de chamada dos accionistas para novos recursos, pois a companhia tem gerado cash-flow suficiente para a actividade corrente. A empresa sublinhou que este foi o segundo exercício consecutivo de resultados líquidos positivos, na linha dos objectivos definidos no Plano Inapa 2010. José Félix Morgado, o CEO da empresa que está em final de mandato, disse que três quartos do negócio efectuam-se em mercados europeus, que estão com crescimento económico, destacando-se a Alemanha e a França. O gestor, que admitiu querer continuar com o projecto, caso seja esse o interesse dos accionistas, disse estar "prudentemente optimista" para este ano.



Lucro da Zon recua com amortizações, OJE de 03-03-2010
 

A Zon anunciou ontem ter registado uma quebra de 8,1% nos lucros de 2009 devido ao aumento de 50 milhões de euros nas amortizações, salientando que vai manter o ritmo de investimento este ano e arrancar com a sua operação em Angola, ainda no primeiro trimestre. A operadora liderada por Rodrigo Costa, que apresentou ontem os resultados anuais de 2009, apurou um resultado líquido de 44,0 milhões de euros, abaixo dos 47,9 milhões de euros de 2008. A descida foi justificada com o aumento das amortizações (de 140,4 para 188,6 milhões de euros) a reflectir o upgrade na rede e a renovação dos equipamentos terminais.



Sismo no Chile mudou eixo da Terra, Público de 03-03-2010
 

O sismo de 27 de Fevereiro que matou mais de 700 pessoas terá feito os dias na Terra mais curtos – embora imperceptivelmente, apenas 1,26 milionésimos de segundo mais curtos. Mas o eixo de rotação do planeta ter-se-á deslocado cerca de oito centímetros, em resultado do abalo de magnitude 8,8 na escala de Richter. Estes cálculos são produto de um modelo informático usado pelo geofísico do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA Richard Gross. E não são algo inédito, que apenas tenha acontecido com este sismo: estes efeitos acontecem quando há grandes deslocações de massa no planeta.



Leões em alta, Record de 03-03-2010
 

O diretor-executivo do Everton, Robert Elston, afirmou a Record que João Moutinho e Yannick são dois potenciais candidatos a reforçarem o plantel do clube inglês. Neste momento, nada existe de concreto, mas os ingleses seguem atentamente os dois leões. "Estamos à procura de bons jogadores. O João Moutinho está há muito referenciado e o Yannick é, sem dúvida, um ótimo jogador", afirmou o responsável do Everton.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream