02 março 2010

Manchetes do Dia - 02-03-2010

Terça, 2 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

"Minha rica filha, quero que tu voltes", 24 Horas de 02-03-2010
 

O mundo desabou para uma família inteira. O mundo, à hora a que escrevemos este texto, não faz sentido para uma família inteira. Carlos Emanuel Melo Silva, de 48 anos, e a mulher Gabriela Espírito Santo Feleja Silva, de 42, residentes na Rua da Canada, na Algarvia, Ponta Delgada, Açores, estão a passar pelo maior drama que um pai e uma mãe podem viver. O filho mais novo, Ricardo Silva, encontra-se internado numa unidade hospitalar de Ponta Delgada, com uma perna fracturada. A filha, Anabela, gémea de Ricardo, está desaparecida. Um e outro têm 10 anos. Um e outro estavam no autocarro que ontem, manhã cedo, foi levado por uma enxurrada e arrastado para uma ravina. A angústia apoderou-se de Carlos, de Gabriela e, também, do filho mais velho destes - Renato, 19 anos. "A minha mãe e o meu pai estão desesperados. Nem sei o que seria capaz de fazer para que a minha irmã aparecesse..."



"Obrigado Sporting", A Bola de 02-03-2010
 

Londres- Luisão não viu o clássico, vinha no ar para se juntar à selecção brasileira que hoje defronta a República da Irlanda, no Emirates Stadium, em Londres, jogo que serve para preparar o Cmapeonato do Mundo da África do Sul. Mas, mal aterrou em Inglaterra, o central soube imediatamente que o Sporting tinha vencido concludentemente o FC Porto.



Grandes devem 632 milhões, Correio Manhã de 02-03-2010
 

As Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) dos três grandes devem mais de 632 milhões de euros. Este é o volume somado do passivo de Benfica (340,7 milhões), Sporting (142,8) e FC Porto (148,7) no final do primeiro semestre 2009/2010. De acordo com os relatórios e contas das respectivas sociedades, só o FC Porto apresentou resultados positivos. Um lucro de 19,6 milhões de euros explicado pelos responsáveis da SAD do dragão com as mais-valias realizadas com as transferências de Lisandro Lopez e Aly Cissokho para o Lyon e com o aumento das receitas de televisão (quatro milhões de euros) e dos prémios recebidos pela participação nas provas da UEFA (11,5 milhões de euros).



"Já perdi a esperança de a encontrar com vida", Correio Manhã de 02-03-2010
 

Uma menina de dez anos está desaparecida e um homem de 39 morreu na sequência de um trágico acidente provocado pelo mau tempo no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, Açores. As buscas são retomadas hoje. O motorista Roberto Amaral foi encontrado morto no dia em que ia casar pelo registo. Deixa dois filhos: Afonso, de 14 anos, e Teresa, de 9 anos. Às 08h25, um autocarro transportava três crianças da freguesia de Algarvia para a Escola Básica Integrada do Nordeste quando foi arrastado por um deslizamento de terras provocado pelo mau tempo que tem assolado o arquipélago dos Açores. As outras duas crianças que seguiam no autocarro foram resgatas com vida, embora feridas, sendo uma delas o irmão gémeo da menina desaparecida.



Grupo Portucel garante vendas de 578 milhões em Moçambique, Diário Económico de 02-03-2010
 

Maputo estendeu uma passadeira vermelha a Pedro Queiroz Pereira e o presidente da Portucel parece estar disponível para aceitar o convite para investir em Moçambique. Tanto que já estima que "em ano cruzeiro o projecto [da Portucel] fará crescer as exportações moçambicanas em 800 milhões de dólares [586,6 milhões de euros]", diz fonte oficial da papeleira portuguesa ao Diário Económico.



João Jardim garante mais verbas do Governo para a Madeira, Diário Económico de 02-03-2010
 

O que o Governo falhou em travar, o mau tempo conseguiu suspender. A recuperação da Madeira vai implicar a suspensão da Lei das Finanças Regionais durante dois ou três anos. O Executivo vai apresentar à Assembleia da República (AR) uma "lei extraordinária de meios para a reconstrução da Madeira", disse ontem José Sócrates, que "vai substituir os efeitos financeiros da Lei das Finanças Regionais (LFR) durante o tempo de reconstrução" da ilha, que se estima demorar dois a três anos.



José Penedos afastado em definitivo da REN, Diário Económico de 02-03-2010
 

José Penedos e Vítor Baptista são as duas únicas baixas na comissão executiva da Redes Energéticas Nacionais (REN) definida para o período de 2010-2012. A proposta para o próximo conselho de administração da empresa, que vai a votos na assembleia geral de 15 de Março, mantém os mesmos elementos que já hoje integram este órgão social da empresa. A palavra de ordem é limitar os estragos provocados pelo processo Face Oculta e segurar as rédeas de uma das principais empresas energéticas do país, responsável pelas infraestruturas de transporte de electricidade e gás natural, a braços com um ambicioso plano de investimentos na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.



PSD e Bloco vão exigir despachos do procurador-geral da República, Diário Notícias de 02-03-2010
 

Sociais-democratas querem forçar quadros da PT e TVI a abdicar do sigilo profissional. PGR pode ser forçado a mostrar despachos.



5200 nus em Sydney pela igualdade, Diário Notícias de 02-03-2010
 

5200 pessoas posam nuas frente à Ópera Sydney, para o artista americano Spencer Tunick.



Facebook: os grupos que odeiam tudo: a EMEL, os táxis e até os Gato Fedorento, I de 02-03-2010
 

Se o Facebook já existisse há 100 anos, o jovem Almada Negreiros poderia ter criado um grupo em vez de escrever o Manifesto Anti-Dantas. O grupo poderia chamar-se "O Dantas usa ceroulas de malha" ou "Se o Dantas é portuguez eu quero ser hespanhol!". E, provavelmente, teria dezenas de milhares de membros. É que para cada grupo de apoio a uma causa ou pessoa, há dez grupos que odeiam qualquer coisa. Não admira: esta é a forma mais fácil de expressar desagrado de forma gratuita e potencialmente massiva. O fenómeno assenta que nem uma luva na ideia de que a internet promove a liberdade de expressão e a formação de grupos unidos por algo em comum. O problema é que a proliferação de grupos que detestam tudo e mais alguma coisa, desde a série juvenil "Morangos com Açúcar" aos taxistas de Lisboa, domingos e despertadores, resulta na inconsequência dos grupos com outro tipo de causas.



Pedro Norton: A relação de Sócrates com os media "é infeliz", I de 02-03-2010
 

O vice-presidente da comissão executiva da Impresa, Pedro Norton, recusa dar por garantida a existência de um "plano" do governo para controlar os media. Mas admite existirem "razões para estarmos preocupados". E assegura que no grupo proprietário da SIC, "Expresso" e "Visão", entre outros meios, as pressões não resultam: "Temos uma cultura corporativa, personificada no dr. Balsemão, que nos torna muito imunes a esse tipo de estratégias."



Autor de blogue procurado pela Interpol trabalha no Ministério das Finanças, I de 02-03-2010
 

O blogue chama-se O Jumento, nome que um autor anónimo utiliza para publicar os seus textos. Depois de uma queixa do antigo director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, por alegadas fugas de informação provenientes do interior da máquina fiscal, o autor do Jumento foi investigado pela Polícia Judiciária e, depois, pela Interpol. Não conseguiram desvendar a identidade e a queixa foi arquivada. Mas o i encontrou o autor: chama-se Victor Sancho e é um quadro superior da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, do Ministério das Finanças.



Governo aumenta apoios a estagiários nas empresas, Jornal Negócios de 02-03-2010
 

O Estado reforçou as comparticipações aos estágios em empresas, tendo passado a assumir 65% da bolsa (em vez dos actuais 55%) devida a desempregados integrados numa entidade com fins lucrativos com menos de 10 trabalhadores. Os estagiários menos qualificados passarão, porém, a receber menos. Em causa estão as condições relativas aos estágios Qualificação-Emprego, que se destinam a desempregados (subsidiados ou não) com mais de 35 anos que tenham concluído nos três anos anteriores o ensino básico ou secundário através das Novas Oportunidades; um curso de especialização tecnológica; ou o ensino superior. As novas regras, que passam a regular estágios com a duração de um ano, também se aplicam às candidaturas que, tendo já sido submetidas, não tenham sido aprovadas até à data de hoje.



Lei das Finanças Regionais suspensa, Jornal Negócios de 02-03-2010
 

O Governo vai ser obrigado a cortar em mais despesas ou a encontrar mais receita do que o inicialmente previsto se quiser manter a meta de 8,3% para o défice em 2010. Esta é a consequência da catástrofe na Madeira ter "obrigado" José Sócrates a firmar um acordo com Alberto João Jardim para apoiar financeiramente a economia da região. Os gastos excepcionais serão garantidos através de uma lei extraordinária, a apresentar no Parlamento até final de Abril, que vai substituir os efeitos financeiros decorrentes da Lei das Finanças Regionais (LFR) durante o período de reconstrução, de dois a três anos.



Autocarro levado pela enxurrada, Jornal Notícias de 02-03-2010
 

O motorista do autocarro que foi arrastado por uma enxurrada, ontem, em S. Miguel (Açores), foi encontrado junto aos destroços do veículo. O corpo de uma menina de 10 anos ainda não foi encontrado. Duas crianças sobreviveram a uma queda de 100 metros. Eram 8.25 horas quando o autocarro que fazia o percurso habitual de transporte de estudantes para a Escola Básica Secundária do Nordeste foi colhido por uma forte enxurrada, entre as freguesias de Feteira e Algarvia. O condutor e as três crianças que seguiam a bordo foram arrastados ravina abaixo, imobilizando-se no leito da ribeira, a mais de 100 metros da estrada.



PSP vai multar peões fora das passadeiras, Jornal Notícias de 02-03-2010
 

Para tentar pôr travão ao crescente número de atropelamentos nas cidades a PSP decidiu avançar com uma campanha nacional de reforço da fiscalização. Vai usar meios descaracterizados e promete ser implacável. Em 2009, só na área patrulhada pela PSP, morreram 53 pessoas atropeladas nas estradas, um aumento de 36% face a 2008 (ano em que tinham morrido 39 pessoas) e também face a 2007, quando faleceram 35 peões. No ano passado, as vítimas de atropelamento representaram mesmo 40% do total de vítimas mortais registadas na área de fiscalização da PSP (133) e, neste início de ano, a tendência mantém-se: até 22 de Fevereiro, já morreram oito pessoas atropeladas nos centros urbanos.



"Já merecíamos", O Jogo de 02-03-2010
 

Em Manchester, José Eduardo Bettencourt desabafou o alívio pelos convincentes triunfos sobre Everton e FC Porto inspirou: "Nós já merecíamos isto!" - entenda-se sócios, simpatizantes, dirigentes, jogadores e... Carlos Carvalhal. O ciclo de sete jogos sem ganhar é "atípico" na história do clube e os revezes sofridos com Braga, FC Porto, Académica, Benfica, Paços de Ferreira, Everton e Olhanense culminaram numa semana com epítetos de recompensa para os sofredores sportinguistas, como deu conta o presidente leonino num dos intervalos da assembleia geral da Associação Europeia de Clubes (ECA).



Pensões voltam a ter resultados positivos, OJE de 02-03-2010
 

Os fundos de pensões nacionais voltaram às rendibilidades positivas em Fevereiro, depois de um arranque do ano a perder. A rendibilidade média de Fevereiro situou-se nos 0,7%, revelou a consultora Mercer sobre os fundos de pensões portugueses. As acções foram o activos que mais contribuíram para esta performance, com destaque para as acções estrangeiras extra-Europa, que subiram 2,6% em Fevereiro. As obrigações também tiveram um bom comportamento, com destaque para os títulos de taxa fixa euro que ganharam 1% naquele período.



Autoeuropa com 4º modelo em 2013, OJE de 02-03-2010
 

O novo modelo a ser produzido na Autoeuropa será o Sharan, monovolume do grupo Volkswagen que chegará ao mercado português em Setembro e foi ontem apresentado em Genebra, na véspera do Salão Automóvel. Na ocasião, o presidente da Autoeuropa, Andreas Hinrichs, disse ao OJE que a fábrica vai receber um quarto modelo do grupo em 2013. Quanto ao Sharan, junta-se assim aos modelos Eos e Scirocco na linha de produção de Palmela. As primeiras unidades chegarão ao mercado com a marca Volkswagen, e a elas se juntará o modelo da Seat, o monovolume Alhambra. Relativamente ao Sharan, o OJE apurou que será comercializado por valores iguais ou inferiores ao modelo actual, podendo rondar os 34.500 euros. Na sua concepção, a VW desenvolveu um conjunto de novas soluções, entre as quais portas laterais de correr eléctricas e possibilidade de configurar o interior com cinco, seis ou sete lugares.



Escolas públicas perdem cada vez mais alunos para o ensino privado, Público de 02-03-2010
 

A quebra da natalidade está a causar mais danos no universo dos alunos das escolas públicas do que no das privadas. Nos últimos dez anos, o ensino público perdeu mais de 98 mil alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, enquanto o número de estudantes nos colégios e externatos aumentou de 15 para 18 por cento do total da rede no mesmo período. A segurança, a estabilidade do corpo docente ou a percepção de um projecto educativo virado para o sucesso estão na base do crescente peso do ensino privado na educação em Portugal. Mas o sentimento de pertença a uma classe social superior também pesa na opção dos educadores que apostam no ensino particular.



Sócrates trava Finanças Regionais para acudir a Madeira, Público de 02-03-2010
 

A lei que, nas últimas semanas, esteve na origem de vários conflitos políticos foi ontem colocada temporariamente na gaveta. Após um encontro entre Alberto João Jardim e José Sócrates, os efeitos financeiros da Lei das Finanças Regionais foram suspensos e em marcha está já uma lei extraordinária que vigorará durante o período da reconstrução da Madeira. "É uma lei extraordinária, porque o apoio que a Região Autónoma da Madeira precisa é também extraordinário", disse Sócrates. Jardim deu continuidade ao tom harmonioso do primeiro-ministro e agradeceu a solidariedade do Governo.



"Sporting vai ser muito forte", Record de 02-03-2010
 

Um dia depois da estrondosa vitória no clássico de Alvalade, o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, partiu para Manchester, onde hoje participa na assembleia da Associação dos Clubes Europeus (ECA), que decorre paralelamente ao Fórum Europeu Soccerex, evento de alto prestígio do mundo do futebol e que se realiza até amanhã na cidade inglesa. O presidente do Sporting, bem-disposto e entusiasmado, chegou ontem à tarde a Manchester e, antes de seguir para o jantar que reuniu os mais de 100 representantes dos clubes filiados na ECA, falou com Record.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream