01 março 2010

Manchetes do Dia - 01-03-2010

Segunda, 1 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Monstro de Fortaleza conta toda a verdade, 24 Horas de 01-03-2010
 

Em declarações exclusivas ao 24 Horas, através de e-mail enviado a partir da cadeia onde se encontra no Brasil, Luís Militão fala do dia 12 de Agosto de 2001, em que mandou matar seis empresários portugueses a quem devia dinheiro. Foi detido dias depois e condenado a 150 anos de prisão.



Vingança do Leão, A Bola de 01-03-2010
 

Onde estava este Sporting? A lutar pelo quarto posto da tabela, os leões realizaram exibição de luxo e aplicaram dura derrota ao FC Porto (3-0). Yannick (6 m), Izmailov (45 m) e Miguel Veloso (46 m) foram os marcadores do «clássico», que representa duro golpe nas aspirações dos «azuis-e-brancos».



Educação paga salários ilegais, Correio Manhã de 01-03-2010
 

O Ministério da Educação assumiu "desde longa data" segundo uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) disponibilizada já em 2010, despesas ilegais com os salários de milhares de professores requisitados por entidades privadas e institutos públicos. Só entre 2006 e 2008, período analisado no relatório, o ministério então liderado por Maria de Lurdes Rodrigues gastou com os vencimentos de 164 docentes um total de 5,1 milhões de euros, quando esta verba devia ter sido assumida pelos serviços de destino. Por mês, cada um desses professores custou em média 2230 euros.



Leão apaga Dragão, Correio Manhã de 01-03-2010
 

O Sporting afastou ontem o FC Porto em definitivo da corrida do título com a maior vitória dos últimos 33 anos sobre rival nortenho, com três golos idênticos, apontados em recargas de pé esquerdo que expuseram uma enorme debilidade dos apoios defensivos do meio-campo portista. Foi a vitória mais dilatada do Sporting na Liga, com foros de humilhação para os dragões.



Governo prepara corte nos benefícios fiscais para reduzir o défice, Diário Económico de 01-03-2010
 

O Governo está a estudar a possibilidade de acabar com alguns benefícios fiscais para as famílias e empresas. Segundo o Diário Económico apurou estas alterações serão incluídas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). A principal preocupação da equipa de Teixeira dos Santos é garantir a entrada de receitas, em ano de crise e com um défice de 9,3% para controlar. O PEC deverá ser apresentado em breve e vai conter medidas de combate ao défice de modo a 'tranquilizar' a Comissão Europeia, os investidores e as agências de 'rating'.



"Greve geral serve para preparar ampliação da luta", Diário Económico de 01-03-2010
 

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, deixa o aviso: a greve geral da Função Pública, que reúne os sindicatos do sector das duas centrais sindicais e que se realiza quinta-feira, é apenas a "preparação da ampliação da luta". Considerando que a paralisação dos funcionários públicos é "indispensável", o líder da intersindical alerta para a possibilidade de virem aí, nos próximos tempos "mais tentativas de porrada sobre os trabalhadores". "Podemos considerar que a greve surge num momento em que todos os sacrifícios que vão ser pedidos aos funcionários públicos e, por consequência, aos funcionários do sector privado não estão expostos porque ainda não é conhecido o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC)", sublinha Carvalho da Silva.



Sporting complica a vida ao FC Porto, Diário Notícias de 01-03-2010
 

O Sporting surpreendeu o FC Porto e entrou a 100 à hora. Aos seis minutos já Yannick Djaló tinha colocado os verde-e-brancos na frente e quatro minutos volvidos valeu Helton a parar um tiro de Liedson. Izmailov, já em cima do intervalo, num novo remate fora da área fez o 2-0. A abrir o segundo-tempo, logo aos 47 minutos, Miguel Veloso, com um grande golo, selou o triunfo dos verde-e-brancos. O FC Porto pareceu sempre um pouco desnorteado nesta primeira-parte e só em lances de algum desacerto defensivo dos leões causou algum perigo. O Sporting, esse, reconquistou o quarto lugar, posição essa imposta pelo presidente José Eduardo Bettencourt.



Rui Pedro Soares falou em nome do Governo no negócio da Taguspark, Diário Notícias de 01-03-2010
 

O ex-administrador da PT Rui Pedro Soares já falou em nome do Governo em negociações empresariais. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, revelou ao DN que, em 2007, Rui Pedro Soares se apresentou nas reuniões para a escolha do Conselho de Administração da Taguspark em nome de um grupo de accionistas que incluía a Caixa Geral de Depósitos e ainda o Instituto Superior Técnico e a Universidade Técnica de Lisboa, com o "apoio implícito do senhor ministro Mariano Gago".



Já faliram mais 700 empresas só desde Janeiro, Diário Notícias de 01-03-2010
 

708 empresas portuguesas pediram a insolvência só nos primeiros dois meses deste ano. São mais 91 (14,75%) do que em igual período de 2009, altura em que havia617 processos a correr nos tribunais. E é quase o dobro dos 397 casos existentes no final de Fevereiro de 2008, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Informador Comercial, a que o DN teve acesso.



Portugal entre os piores. Educação dos pais limita êxito dos filhos, I de 01-03-2010
 

O fosso entre os salários das pessoas com pai licenciado e aquelas cujo pai cumpriu o 9.o ano de escolaridade é mais alto em Portugal do que em qualquer outro país da Organização para a Cooperação Económica (OCDE), mostra um estudo comparativo sobre mobilidade social publicado pela organização sediada em Paris. Apesar do crescimento económico nas últimas três décadas ter aberto novas oportunidades de ascensão social para milhares de portugueses, a mobilidade social relativa continua mais baixa do que noutros países desenvolvidos: Portugal é um dos países da OCDE onde a educação e o contexto económico dos pais mais influência tem no salário ganho pelos filhos.



Tribunal de Contas viabiliza novas estradas, Jornal Negócios de 01-03-2010
 

O Tribunal de Contas (TC) já deu luz verde à solução apresentada para resolver as suas objecções aos contratos das novas concessões rodoviárias, que resultaram na recusa de visto prévio no final do ano passado. Segundo apurou o Negócios, a solução proposta pela Estradas de Portugal (EP) já foi aceite, aguardando-se que seja apresentada esta semana para a Douro Interior, a primeira concessão a ver recusado o visto. A solução que será anunciada assenta na disponibilidade da EP para assumir o risco financeiro destes contratos durante os cinco anos que decorrem até ao primeiro pagamento que a empresa tem que fazer aos privados, na expectativa da melhoria das condições dos mercados.



Matérias-primas, Jornal Negócios de 01-03-2010
 

No ano passado, o sumo de laranja registou uma valorização superior a 100%. Não foi a única matéria-prima a registar uma subida tão rentável para quem nela investiu. E em 2010? Quais vão ser mais compensadoras?



Autarquias usam pouco derrama para apoiar as PME, Jornal Negócios de 01-03-2010
 

Quando em Maio for liquidar o IRC do ano passado, a maioria das empresas vai ter de pagar uma parcela adicional de imposto para entregar às autarquias. A derrama sobre o IRC vai ser, este ano, cobrada em 158 dos 308 municípios do País e, na maior parte dos casos, pela taxa máxima. As pequenas e médias empresas apenas são fiscalmente beneficiadas em 33% dos municípios com derrama. A política fiscal das autarquias em matéria de IRC para este ano não se afasta muito da que vem sendo seguida desde 2007, altura em que entrou em vigor a nova Lei das Finanças Locais (LFL).



Leão apagou chama do Dragão, Jornal Notícias de 01-03-2010
 

O Sporting aproveitou o efeito Everton e devolveu a goleada ao F. C. Porto. Os leões mostraram personalidade e inteligência para superar um dragão que se mostrou algo cansado, com poucas soluções e uma atitude incaracterística. Se há duas semanas alguém afirmasse que o Sporting venceria o F. C. Porto por 3-0 seria, no mínimo, olhado de lado. Mas tal aconteceu, muito por mérito de uma disciplina táctica acertada do Sporting e de alguns erros de um F. C. Porto, que pareceu cansado, apático e com poucas soluções atacantes. Além de uma atitude incaracterística.



Desemprego acelera passagem à reforma, Jornal Notícias de 01-03-2010
 

Mais de metade dos 150 022 pensionistas com reforma antecipada (2009) acedeu a essa condição por via do desemprego e a tendência é crescente. O Governo prevê gastar 543,5 milhões de euros em 2010 com este tipo de pensão, contra 492,1 milhões em 2009. O aumento de 51,4 milhões de euros no Orçamento de Estado (OE) de 2010, face à despesa efectuada com pensões antecipadas em 2009, poderá significar qualquer coisa como mais 15 mil reformados antes dos 65 anos, partindo do princípio que a despesa média por beneficiário se manterá sensivelmente a mesma.



Olho por olho, O Jogo de 01-03-2010
 

Um leão renascido na quinta-feira devolveu ao FC Porto a mais dolorosa das facturas. Se no futebol não há vinganças, o acerto de contas terá surpreendido até os vencedores, talvez pela facilidade com que o conseguiram do que o êxito em si. Esmagado na Taça de Portugal na visita ao Dragão, o Sporting ontem recebeu e cilindrou o tetracampeão, acabando-lhe, praticamente, com o sonho de chegar ao penta.



UE prepara resgate às finanças gregas, OJE de 01-03-2010
 

Alguns governos da União Europeia, liderados pela Alemanha, estão a preparar um plano de resgate para a Grécia, aumentando, simultaneamente, a pressão sobre o governo de Atenas para que reduza o seu défice orçamental. Ontem, na altura em que o comissário europeu para os Assuntos Monetários, Olli Rehn, embarcava para Atenas para reforçar as exigências de rigor, deputados alemães citados pela Bloomberg garantiam que a UE está a preparar um plano de 25 mil milhões de euros para resgatar as finanças gregas, utilizando, nomeadamente, entidades bancárias públicas, como a alemã KfW e a francesa Caisse des Dépôts, para comprar dívida pública grega.



Brasil e EUA fazem crescer a Brisa, OJE de 01-03-2010
 

O Brasil e os EUA são geografias em crescimento e com impacto positivo nos resultados da Brisa. João Azevedo Coutinho, o chief finantial officer (CFO) da concessionária de auto-estradas nacional disse, citado pela Reuters, que "o Brasil está numa situação ímpar quando comparado com as economias mundiais, facto que se torna bastante positivas as perspectivas de crescimento da CCR", onde a Brisa detém 16,35% do capital. O país vai sentir um forte aumento de tráfego nas infra-estruturas de transportes com o Campeonato do Mundo de Futebol e com os Jogos Olímpicos. Nos EUA, a Brisa controla a concessão Northwest Parkway, no Colorado, EUA, e o CFO sublinha que neste país, "a perspectiva é também de retoma, com um crescimento positivo por parte da Northwest Parkway". Esta empresa registou, no final de 2009, um aumento das receitas operacionais de 15,7%, para 6,6 milhões de euros. A brasileira CCR, por seu lado, contribuiu com 42,5 milhões de euros para os resultados da Brisa o ano passado, contra 44,6 milhões de euros no ano anterior mas, neste exercício a Brisa tinha uma posição maior na CCR.



Sporting goleia e deixa FC Porto ainda mais longe do título, Público de 01-03-2010
 

Foi um Sporting renascido das cinzas aquele que goleou o FC Porto, ontem, em Alvalade. À semelhança do que tinha sucedido três dias antes, contra o Everton, para a Liga Europa, três golos selaram um triunfo justo, que recoloca os "leões" no quarto posto e deixa os actuais campeões nacionais a perigosos nove pontos de distância do Benfica, líder da classificação, e a 8 do Sp. Braga, segundo classificado. Numa altura em que ficam a faltar apenas nove jornadas para o fim da competição, a distância começa a pesar e coloca a conquista do título e até a Liga dos Campeões em risco.



Tempestade mata 50 na Europa e a França é o país mais afectado, Público de 01-03-2010
 

A tempestade de Inverno Xynthia causou durante o fim-de-semana na Europa pelo menos meia centena de mortos, com particular incidência na França, onde o litoral atlântico foi o mais afectado. Ao fim da tarde de ontem o Governo francês reuniu-se de emergência, em Paris, sob a presidência do primeiro-ministro François Fillon, que falou de "catástrofe nacional" e anunciou um "plano excepcional de reforço dos diques". O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou para hoje uma deslocação aos departamentos da Vendeia e de Charente-Maritime, os mais afectados pela tempestade. Em Portugal houve ventos fortes e cheias no Porto e em Alhandra, mas o impacto do temporal foi reduzido.



Leão mata Dragão, Record de 01-03-2010
 

O Sporting recebeu e bateu o FC Porto por claros 3-0, em jogo da 21.ª ronda da Liga, deixando os dragões a nove pontos do líder do campeonato, o Benfica, e a oito do Sp. Braga. Em Alvalade, três golos de pé esquerdo - marcados por Yannick (6'), Izmailov (45') e Miguel Veloso (47') - aniquilaram os campeões nacionais em nova exibição de gala dos leões, que repetiram o resultado alcançado frente ao Everton


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream