26 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 26-02-2010

Sexta, 26 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Filhos de Solnado vendem bens do pai em leilão, 24 Horas de 26-02-2010
 

Os três filhos do actor Raúl Solnado decidiram leiloar uma parte dos quadros e esculturas que compunham a colecção particular de arte que o pai guardava em casa. Objectivo: "Com metade do rendimento da venda vamos criar um curso de teatro e erguer um museu para que o nome do nosso pai não morra", revela ao 24horas José Renato Solnado, o filho mais velho do malogrado actor.



Isto é Sporting, A Bola de 26-02-2010
 

O Sporting apurou-se esta noite para os oitavos de final da Liga Europa e reconciliou-se com os adeptos depois de sete partidas sem ganhar. A vítima foi o Everton, de Inglaterra, e o resultado merecido, face à qualidade da exibição sportinguista.



Conversa no Rato muda escutas, Correio Manhã de 26-02-2010
 

José Sócrates e Rui Pedro Soares encontraram-se na tarde do dia 25 de Junho do ano passado. O encontro terá ocorrido no largo do Rato, na sede do PS, mas a conversa que mantiveram é desconhecida. Depois disso os contactos telefónicos de Rui Pedro Soares com Paulo Penedos alteraram-se. A escuta que o CM transcreve mostra uma mudança no discurso. Rui Pedro Soares garante mesmo nesse contacto que José Sócrates afinal não sabia do negócio. E que por ter ficado zangado com a omissão não queria que a PT comprasse a TVI. "Não falei e o gajo não quer o negócio" pode ler-se no excerto da escuta transcrita na certidão arquivada pelo procurador - geral da República.



Fúria de Leão vence na Europa, Correio Manhã de 26-02-2010
 

Em risco de igualar a pior série do seu historial, o início do Sporting foi prudente. Dificilmente poderia não sê-lo, tal o lastro de intranquilidade acumulado nas últimas semanas. Realista, Carvalhal organizou a equipa em 4x2x3x1, com Yannick e Izmailov nos flancos e Pedro Mendes e Miguel Veloso como primeiras referências de construção. Isso coincidiu com a atitude ultraconservadora do Everton, apenas apostado em gerir o 0-0, e a primeira parte trouxe um jogo de sentido único, com Rui Patrício transformado em espectador.



PSD recua no fim do Pagamento Especial por Conta, Diário Económico de 26-02-2010
 

Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, disse ontem aos deputados do seu grupo parlamentar que vai deixar cair a proposta de suspensão do Pagamento Especial por Conta (PEC), apurou o Diário Económico. O maior partido da oposição deixa assim o CDS-PP sozinho nesta batalha, impedindo de vez a extinção ou redução deste imposto mínimo à colecta. À saída da reunião, a líder do PSD disse que o partido "não fará nenhuma proposta que implique conteúdos ou alteração da estrutura do Orçamento", confirmando a intenção de dar um passo atrás em matérias com efeitos directos no Orçamento do Estado.



Socialistas querem votação de apoio ao PEC no Parlamento, Diário Económico de 26-02-2010
 

O Governo quer que os partidos da oposição subscrevam as medidas de austeridade inscritas no Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013 (PEC). O grupo parlamentar dos deputados do Partido Socialista (PS) está a ultimar um projecto de resolução com os objectivos estratégicos inscritos no PEC, que seja sufragado pelos partidos da oposição, nomeadamente pelo PSD e CDS, numa espécie de pacto de regime, apurou o Diário Económico.



Sporting elimina Everton (3-0) e contrata Costinha, Diário Notícias de 26-02-2010
 

Acabou o pesadelo de sete jogos sem vencer. A equipa de Carlos Carvalhal conseguiu justamente o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa com um triunfo por 3-0 frente a um Everton que confirmou que é uma equipa inferior a um Sporting normal. Costinha, um dos jogadores portugueses mais titulados de sempre, é o novo director do futebol do Sporting. Segundo o DN apurou, o empresário Jorge Mendes foi o principal incentivador da contratação de Costinha.



Ex-administradores da PT esconderam rendimentos, Diário Notícias de 26-02-2010
 

O Tribunal Constitucional (TC) está a investigar uma forma de poder notificar os administradores da PT indicados pelo Estado. Um dos motivos que alertou o TC foi o facto dos ex-administradores da empresa Rui Pedro Soares e Fernando Soares Carneiro não entregarem qualquer declaração de rendimentos durante o tempo que estiveram no cargo, o que viola a lei do controlo da riqueza de titulares de cargos públicos e políticos (lei 25 /95). Segundo apurou o DN junto de fonte oficial do TC, a vigilância às empresas públicas ou mistas com administradores nomeados pelo Estado foi intensificada desde o início do processo "Face Oculta".



Confia em Socrates? 50 personalidades avaliam efeito das escutas, I de 26-02-2010
 

O i lançou a pergunta: "Depois dos episódios recentes relacionados com as escutas e o caso Face Oculta, mantém a confiança no primeiro-ministro?"



"Há Fundações para o bem e para o mal", I de 26-02-2010
 

Inverno de 2010. A manhã começou encoberta, mas pelas dez o sol está de volta às ruas de Lisboa. Neste bairro tranquilo, apesar do desassossego urbano ao virar da esquina, vivem-se vizinhanças à moda antiga. Um gato atravessa a rua em passo lento, o carteiro acena a um rapaz conhecido, uma mulher à janela fala a outra no passeio. É nesta aldeia na cidade que fica o Largo Conde Pombeiro, e aí, há pouco mais de um ano, a Casa Ronald McDonald, lugar de acolhimento para famílias de crianças e jovens em tratamento ali perto, no Hospital Dona Estefânia.



Depressão e desempenho, Jornal Negócios de 26-02-2010
 

Há que desmontar mitos. Primeiro, sempre houve depressões. Estavam escondidas atrás de um estigma. Segundo, não é uma doença de ricos. Pelo contrário. O risco de as pessoas pobres terem perturbações psicológicas é, em Portugal, quatro vezes superior ao da população em geral. Mulheres, idosos e desempregados estão, também, entre os grupos mais vulneráveis. Mais do que em grande parte dos outros países europeus. Das duas uma: ou os factores protectores são mais frágeis ou os serviços funcionam pior. O Governo parece empenhado em melhorar a saúde mental. Em marcha estão equipas de apoio domiciliário para contrariar a lógica de asilar os doentes. Voltando ao primeiro mito: sempre houve depressões - mas as sociedades mais competitivas agravam-nas.



Funcionários públicos perdem 300 milhões com novo regime de carreiras, Jornal Negócios de 26-02-2010
 

O Estado conseguiu reduzir para um quarto a factura anual com as progressões dos seus trabalhadores, graças à reforma das carreiras dos funcionários públicos. Até 2005, ano em que o Governo de José Sócrates congelou as ditas progressões "automáticas" no Estado, a despesa média rondava os 400 milhões de euros, segundo números divulgados em diversas ocasiões pelo Ministério das Finanças. Em 2009, a despesa foi de 85 milhões de euros, e em 2010, segundo previsões oficiais do Governo reveladas na quarta-feira, deverá ascender a 100 milhões, ou seja, um quarto do montante gasto antes da reforma.



Governo deve dinheiro a milhares de dentistas, Jornal Notícias de 26-02-2010
 

Há milhares de dentistas, sobretudo no Norte e Centro do país, a quem o Estado deve dezenas de milhar de euros, desde o ano passado, por serviços prestados no âmbito dos cheques-dentista. Os lesados, indignados, dizem que os cheques do Governo são "carecas".



Crianças estão horas a mais nas creches, Jornal Notícias de 26-02-2010
 

Em Portugal, as creches e os jardins-de-infância públicos são escassos e caros. Um terço das crianças que conseguem vaga passa lá mais de nove horas por dia, a maior parte do tempo a ver televisão, indica estudo da Deco. Especialistas criticam o "desequilíbrio".



Muito bom e muito bonito!, O Jogo de 26-02-2010
 

Sete jogos sem vencer eram um mau cartão-de-visita para um Sporting que pretendia manter-se vivo na tentativa de conquista do único troféu que pode levantar na presente época, mas a resposta dada diante do Everton permitiu-lhe pôr fim a tão negativa série e devolver o orgulho perdido às bancadas de Alvalade.



Economia volta a dar sinais de deterioração, OJE de 26-02-2010
 

O clima económico e a confiança dos consumidores voltaram a cair no mês de Fevereiro, sinalizando que famílias e empresas estão cada vez mais pessimistas face à retoma da economia nacional, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística. A deterioração da confiança indica também que o ritmo de recuperação da economia, iniciada em Maio do ano passado, poderá continuar a abrandar nos próximos meses. No último trimestre de 2009, o PIB português estagnou face ao terceiro trimestre.



Sonangol quer estar na Galp directamente, OJE de 26-02-2010
 

A Sonangol admite a entrada directa no capital da Galp Energia, mas sem intenção de substituir a italiana Eni, disse o presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente. O gestor fez as afirmações em Luanda, no dia em que a petrolífera nacional apresentou as contas do ano passado e indicadores para o corrente exercício. A Sonangol tem uma posição indirecta na companhia, através da Amorim Energia. Manuel Vicente considerou que a eventual aquisição da posição da Eni na Galp, que é de 33,3% e idêntica à da Amorim Energia, não seria bem vista em Portugal.



Tâmega galga as margens em Chaves, OJE de 26-02-2010
 

O caudal do rio Tâmega subiu ontem em Chaves cerca de quatro metros relativamente ao normal na sequência das fortes chuvas dos últimos dias, deixando quatro pessoas desalojadas e dezenas de casas inundadas.



Projecto da Cidade PT serviu para renegociar rendas da empresa, Público de 26-02-2010
 

O ex-administrador da Portugal Telecom Rui Pedro Soares disse ao PÚBLICO ter lançado o projecto da criação de uma "Cidade da PT", que centralizaria os serviços de toda a empresa num dos concelhos da Grande Lisboa, com o objectivo de renegociar as rendas que a empresa pagava em inúmeros imóveis. Ouvido ontem na comissão parlamentar de Ética, Rui Pedro Soares afirmou que o Estado não tinha poder para vetar a compra da TVI pela PT, uma vez que esse negócio poderia avançar sem ser convocada uma assembleia geral.



Governo congela salários nas empresas públicas mas admite abrir excepções na TAP e na Caixa, Público de 26-02-2010
 

O Governo anunciou ontem que vai congelar os salários dos gestores e trabalhadores do Sector Empresarial do Estado. A exemplo do que já fizera com os funcionários públicos. Mas a medida poderá não ter aplicação geral, porque o Ministério das Finanças admite que a Caixa Geral de Depósitos e a TAP sigam caminho distinto. Terão, para isso, que apresentar argumentos fortes. Com esta decisão, só na órbita do Estado, mais de 750 mil trabalhadores poderão não ter aumentos de ordenados este ano. A medida foi anunciada no dia em que o INE e o Eurostat divulgaram os indicadores de clima económico e de confi ança dos consumidores. A conclusão é a de que a retoma em Portugal e na Europa está a perder força.



É Carvalhal e agora é bestial, Record de 26-02-2010
 

O Sporting carimbou o passaporte para os oitavos-de-final da Liga Europa, ao bater em Alvalade os ingleses do Everton por claros 3-0. Depois de uma primeira parte sem golos, a equipa de Carlos Carvalhal marcaria por intermédio de Miguel Veloso, Pedro Mendes e Matías Fernández. Segue-se o Atlético de Madrid, que venceu 2-1 na Turquia e afastou o Galatasaray



Procuradoria sob suspeita, SOL de 26-02-2010
 

No dia 24 de Junho, o PGR foi informado pessoalmente das escutas. A partir desse dia as conversas mudam de tom e há troca de telemóveis. Quem avisou os visados?


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream