25 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 25-02-2010

Quinta, 25 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Mais um milagre!, 24 Horas de 25-02-2010
 

Só quero que isto vá tudo ao lugar. Tenho um trabalho em que preciso de usar força e... só quero que isto vá tudo ao lugar..." Nuno Miguel Vieira de Abreu, 37 anos, pinteiro de profissão, é um homem simples. Tão simples que chega a ser desconcertante a forma como fala dos horrores que viveu sábado passado, no Largo das Babosas, ilha da Madeira, quando se viu soterrado dentro da própria casa, pela lama trazida pela enxurrada. Ironicamente, sobreviveu porque a parede contra a qual esteve esmagado durante uma hora se desmoronou. "Pensei que ia ser enterrado vivo. Era uma morte horrível", contou ao 24horas. Nuno quer "que tudo vá ao lugar", diz. E para que isso aconteça, prefere reviver. Para viver.



"Vamos lutar até ao último segundo!", A Bola de 25-02-2010
 

O treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, conta com a «humildade, trabalho e determinação» dos seus jogadores para contornar a derrota por 2-1 com o Everton, na primeira "mão" dos 16-avos-de-final da Liga Europa, e seguir em frente na prova.



Lavagem de dinheiro em vendas do FC Porto, Correio Manhã de 25-02-2010
 

A SAD do FC Porto foi ontem alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária do Porto, a pedido das autoridades belgas, em resposta a uma carta rogatória onde se investiga o empresário Luciano D'Onofrio e os negócios feitos com Pinto da Costa. É suspeito de fraude fiscal e branqueamento de capitais, na sequência de transferências de jogadores portistas, desde a década de 90. O esquema passava pelo pagamento de direitos de imagem que revertiam a favor do empresário.



Catástrofe impressiona Cavaco, Correio Manhã de 25-02-2010
 

Impressionante, foi a palavra utilizada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para descrever o cenário que encontrou ontem pouco horas após a sua chegada à Madeira. "Só quem vem ao local é que tem a verdadeira noção dos prejuízos que atingiram, neste caso, o Funchal. Impressiona, não deixa de impressionar", sublinhou o Chefe de Estado, visivelmente abalado com o grau de destruição provocado pela enxurrada de sábado.



Preços de bens alimentares sobem 100% na Madeira após a tragédia, Diário Económico de 25-02-2010
 

Manuel Sousa só reparou no aumento dos preços dos legumes quando chegou à caixa para pagar. Este antigo empregado bancário, de 65 anos, costuma ir todos os dias ao supermercado e, por isso, já nem costuma reparar na placa que indica o preço do quilo. Ontem, porém, foi apanhado completamente desprevenido. Por sorte, tinha umas moedas a mais esquecidas no bolso do casaco ou então tinha de voltar a casa. É que Manuel não gosta de usar multibanco. "O feijão verde passou dos 2,90 euros para os 3,40. Os tomates que ainda há poucos dias custavam 1,95 estão agora a 2,45 e uma alface custa 2,95 euros", diz Manuel, com um ar de quem teme que a escalada dos preços não fique por aqui. De facto, nos supermercados e mercearias da região, a inflação no custo dos legumes está a deixar os madeirenses ansiosos.



Braga de Macedo e Pina Moura pedem consenso no PEC, Diário Económico de 25-02-2010
 

O Diário Económico publica o manifesto dos ex-ministros das Finanças que sugerem cooperação entre Governo e oposição no Programa de Estabilidade e Crescimento. Aproximando-se o primeiro aniversário do Programa da TVI24 Contas à Vida (CaV), pensou-se escolher o tema da sustentabilidade orçamental para manifestar a necessidade de um esclarecimento público acerca do abrandamento do endividamento público e privado - abreviado em PEC@CaV - ao longo da legislatura iniciada no Outono passado.



Taguspark pagou viagem a Figo no dia do apoio a Sócrates, Diário Notícias de 25-02-2010
 

A viagem que trouxe Luís Figo a Lisboa, onde deu o apoio a José Sócrates, no último dia da campanha das legislativas, foi paga pela Taguspark. O ex-jogador quis juntar essa acção ao vídeo promocional da empresa, que filmou nessa tarde, poupando ao PS a despesa de deslocação, apurou O DN junto do jogador e de um accionista da empresa. A dimensão que o caso tomou leva o BE a negociar com PSD e PCP uma comissão de inquérito alargada. As audições na AR prosseguem e Vara já foi apanhado em contradição.



Manifestantes mostram a sua força em dia de greve na Grécia, Diário Notícias de 25-02-2010
 

Aviões em terra e barcos no porto, escolas, tribunais, museus e locais arqueológicos encerrados, bancos, hospitais e empresas públicas a funcionar a conta-gotas, rádios e televisões fora do ar e jornais ausentes das bancas. Estas foram as consequências directas da greve geral que ontem fez sair à rua dezenas de milhares de gregos, para protestar contra as medidas de austeridade do Governo, destinadas a fazer face à crise financeira.



Sócrates e Jardim recusam declarar calamidade para evitar reembolsos, I de 25-02-2010
 

Calamidade. Uma palavra proibida para descrever o que aconteceu na ilha da Madeira no passado sábado. Sócrates e João Jardim já concordaram: Pedir o estatuto de calamidade traria mais mal que bem e optaram por não o fazer. Além de ser algo que pesaria na cabeça de quem procura um destino onde passar férias, isentaria as seguradoras de pagarem pelos estragos. Mais: abriria a porta a cancelamentos e reembolso das reservas turísticas, numa região onde um em cada três euros gerados estão associados ao turismo. "Os clientes ficariam com direito a cancelar as reservas", garante António Trindade, do grupo Porto Bay que detém cinco unidades hoteleiras só no Funchal. 80% das camas disponíveis estão nas regiões afectadas pela catástrofe dos últimos dias. Apesar dos problemas, os operadores garantem que o turismo não é impraticável. "Já foram analisadas as condições actuais da Madeira.



Saúde. Medicamentos para tratar cancro e SIDA vão finalmente ser vendidos nas farmácias, I de 25-02-2010
 

O Ministério da Saúde quer avançar este ano com a dispensa nas farmácias de medicamentos para tratar o cancro e o VIH, hoje exclusivos dos hospitais. O secretário de Estado Óscar Gaspar adiantou ao i que as negociações entre o governo e a Associação Nacional de Farmácias (ANF) continuam a decorrer e "falta apenas acordar o pagamento". "Ainda não chegámos a um entendimento quanto à remuneração", afirmou, acrescentando que o ministério defende que esta deve ser variável, mas com um limite a partir do qual as farmácias passam a receber um pagamento fixo. A passagem para as farmácias dos medicamentos que são hoje exclusivos dos hospitais é uma das medidas previstas no acordo assinado em 2006 pelo governo e a ANF, justificado pela necessidade de melhorar o acesso dos doentes, evitando que se desloquem aos hospitais para receber a medicação.



Combate à fraude contribui menos para reduzir défice, Jornal Negócios de 25-02-2010
 

As equipas de combate à fraude e evasão do Fisco já têm uma nova meta para este ano: recuperar 1,1 mil milhões de euros de impostos que se encontram em execução fiscal, um valor que equivale a 0,7 pontos de PIB e que daria para pagar subsídios a todos os desempregados durante seis meses. Esta nova meta de cobrança coerciva foi apresentada anteontem numa reunião que juntou altos dirigentes da Administração Fiscal e chefes de várias brigadas criminais das finanças com o propósito de delinear a estratégia de combate à fraude e evasão para este ano, soube o Negócios.



Preços dos combustíveis registam diferenças de 20%, Jornal Negócios de 25-02-2010
 

Abastecer o automóvel está cada vez mais caro. Em média, os preços subiram 6%, este ano, e a tendência é para que tanto o litro da gasolina como do gasóleo continuem a aumentar. Mas há cada vez mais alternativas às grandes petrolíferas, como a Galp Energia, BP e também a Repsol, e com preços bem mais atractivos. As diferenças chegam a ser de quase 20%. É no gasóleo que a disparidade de preços entre estes postos de abastecimento alternativos e as marcas de referência é mais acentuada, de acordo com a análise realizada pelo Negócios. Para a obtenção destes dados foram considerados os preços do "site" da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DG-GE), especificamente criado para a publicação online dos valores dos combustíveis.



Mais de metade dos despedimentos colectivos no Norte, Jornal Notícias de 25-02-2010
 

Os despedimentos colectivos concluídos no ano passado afectaram 5222 trabalhadores e 379 empresas, aumentos de 56 e 64%, respectivamente, face ao ano anterior. O Norte foi responsável por 58% dos despedimentos e das empresas envolvidas. De acordo com os dados oficiais da Direcção-Geral de Emprego e das Relações de Trabalho, as grandes empresas (mais de 250 trabalhadores) dispensaram 1880 (36%), logo seguidas pelas médias (50 a 249 efectivos), que dispensaram 1589. Mas as pequenas e as microempresas juntas foram responsáveis, em 2009, por 2053 casos, isto é, 39,3% do total.



Padroeira do Funchal salvou-se, Jornal Notícias de 25-02-2010
 

A padroeira da diocese e da capital da Madeira, o Funchal, resistiu às intempéries, que mataram pelo menos 42 pessoas, segundo confusa estimativa oficial. A pequena capela onde se acoitava o ícone da Nª Srª do Monte, no Largo das Babosas, e onde casou basta sorte de madeirenses, foi literalmente varrida da praceta anexa à paragem terminal do teleférico. À razia sobreviveu a imagem figurando a Nª Srª do Monte, incólume perante as enxurradas que destruíram a singela construção, datada de 1904. Se o templo capitulou, a felicidade do acaso poupou o ícone de barro e sugeriu, na óptica do pároco local, Giselo Andrade, novo culto mariano. Moldado na lama assassina das montanhas madeirenses.



"Não me achincalhem!", O Jogo de 25-02-2010
 

Ontem, em Alvalade, José Eduardo Bettencourt abriu os braços para acolher um congénere que muito admira - o presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite -, mas garantiu logo de seguida que nem todas as críticas que lhe são atribuídas são bem-vindas.



Portugal emite mais 1.000 milhões e juro sobe, OJE de 25-02-2010
 

Portugal colocou ontem, com êxito, uma nova emissão de 1.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a cinco anos. A procura atingiu 1,8 vezes a oferta, mas o custo para o país subiu 75 pontos de base relativamente à emissão de há três meses. Nesta emissão de OT a cinco anos, o Instituto de Gestão do Crédito Público conseguiu uma taxa média ponderada de 3,498%, o que compara com a taxa de 2,759% obtida em Novembro último, com uma emissão nas mesmas condições, em termos de volume e maturidade. Este aumento do custo reflecte a pressão que os países, particularmente os do Sul da Europa, têm sentido na colocação das suas emissões, depois da turbulência gerada pela Grécia.



Portugal entra no Top20 da fibra óptica, OJE de 25-02-2010
 

Portugal entrou pela primeira vez no ranking europeu da penetração da fibra óptica até à casa do utilizador ocupando o 14º lugar em 2009, segundo um estudo elaborado pela consultora IDATE e apresentado ontem Lisboa durante o Fiber to the Home Council (FTTH), que termina hoje. O relatório encomendado pelo FTTH refere que existem em Portugal cerca de um milhões de casas com uma pré-instalação de fibra óptica, o que perfaz 1% do total de ligações potenciais. O mercado português da fibra óptica tem actualmente 400 mil subscritores. O FTTH refere que a entrada de Portugal no Top20 se deveu ao desenvolvimento das infra-estruturas de fibra óptica e aos fortes investimentos em campanhas de marketing na angariação de novos clientes. A organização espera que o ritmo de crescimento da fibra óptica se mantenha em Portugal nos próximos anos.



Brisa reforça investimento em 2010, OJE de 25-02-2010
 

A Brisa anunciou ontem que vai reforçar o investimento para 2010 em 20 milhões de euros, esperando uma melhoria das receitas com a recuperação da economia e do tráfego, que poderá ser ainda maior que o estimado com a eventual introdução de portagens nas Scut, auto-estradas sem custos para os utilizadores. Em comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre os resultados de 2009, a maior concessionária rodoviária nacional refere que vai investir 110 milhões de euros este ano na construção de novas ligações e nós na sua rede. Este valor fica acima da média anual de 90 milhões de euros em investimento para o período entre 2010 e 2014, avançado pela companhia.



Madeira: Presidente da República reitera solidariedade de todos os portugueses, Público de 25-02-2010
 

O Presidente da República, após ter visitado ontem algumas das zonas mais afectadas pelo temporal de sábado, declarou que o "espírito de entreajuda dos madeirenses foi uma lição para o país" e reiterou a solidariedade de todos os portugueses com a região. "Os portugueses estão convosco. Os portugueses devem unir-se à volta dos madeirenses" e "não vos esquecerão", frisou Cavaco Silva, fazendo eco da enorme onda de solidariedade que traz "mais coragem" aos madeirenses para enfrentar o rasto catástrofe.



Funcionários públicos antecipam reformas com perdas de 60 por cento nas pensões, Público de 25-02-2010
 

A corrida às reformas antecipadas poderá levar os funcionários públicos a perder mais de metade da sua pensão. O alerta foi dado ontem pelo secretário de Estado da Administração Pública no final de uma reunião com os sindicatos, em que apelou aos trabalhadores para que não se precipitem na antecipação da reforma. "O Governo está preocupado na medida em que vê trabalhadores avançar com pedidos de aposentações com penalizações de 50 e 60 por cento [no valor das pensões]", exemplificou Gonçalo Castilho dos Santos.



Hora de voltar a rugir, Record de 25-02-2010
 

O técnico do Sporting, Carlos Carvalhal, afirmou ter "expectativas" de superar o Everton, mas ao mesmo tempo, procurando não dramatizar um eventual insucesso, rejeitou o cenário de que o importante encontro desta quinta-feira, no Estádio José Alvalade, seja de "tudo ou nada".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream