24 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 24-02-2010

Quarta, 24 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Foi arrastado 3 Km pelas águas e sobreviveu, 24 Horas de 24-02-2010
 

"É um milagre eu estar vivo" Tem 19 anos e, no sábado, cruzou-se com a morte na Madeira. Foi levado por uma torrente de lama. Perdeu os sentidos, acordou sob um carro, com a perna desfeita e a cara em sangue. Sábado, 20 de Fevereiro, 10 da manhã, Corujeira de Dentro, freguesia do Monte, ilha da Madeira. Dúlio Freitas, de 19 anos, estudante do 12° ano, acordara há pouco tempo, alertado com o barulho de uma chuva fora do comum. O seu pai, José António, de 53 anos, estava preocupado. Ia ligar aos bombeiros, a pedir que acudissem a família. Veio a enxurrada. Dúlio ouviu os gritos do pai... "Fujam, fujam!". Não conseguiu livrarse a tempo daquela enorme torrente de detritos. "A enxurrada apanhou-me de costas e fui por ali abaixo, durante três quilómetros, a levar com pedras, ramos de árvores, lama, entulho... Acordei debaixo de um carro. É um milagre eu estar vivo..." Esta é a história de Dúlio Freitas. Contou-a ao 24horas. Arrepiante.



Banho de Bola, A Bola de 24-02-2010
 

O Benfica goleou o Hertha (4-0) e selou a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa. O treinador «encarnado», Jorge Jesus, classificou a exibição dos seus pupilos como sendo «segura e consciente», pois para além do resultado avultado, apresentaram «futebol de grande qualidade». «Fomos uma equipa muito segura, muito consciente. Para além dos quatro golos, apresentámos um futebol de grande qualidade, com jogadas tecnicamente bem desenvolvidas. Passámos esta fase, que era aquilo que queríamos», afirmou o técnico, em declarações à SportTV. Apesar de ter garantido passagem aos «oitavos» da Liga Europa, Jesus reiterou que o grande objectivo do Benfica é «o campeonato nacional». «Queremos ser campeões. Estamos em primeiro e somos a equipa que melhor futebol tem demonstrado em Portugal ao longo destas 20 jornadas», explicou. Desta forma, o treinador assumiu sem medo que abdicará das competições se assim tiver de ser. «Se tiver de prescindir de uma prova, não vou prescindir do campeonato, mas sim da Liga Europa», atirou.



Benfica brilha na Europa, Correio Manhã de 24-02-2010
 

Precisamente 48 anos depois do célebre massacre do Nuremberga, com dois golos de Eusébio, ontem homenageado pela UEFA, o Benfica europeu voltou a golear uma equipa alemã. Quatro golos sem resposta, domínio absoluto, vitória, goleada e nota artística a roçar o 10, frente a um adversário que em Outubro tinha perdido pela diferença mínima em Alvalade.



Reforma sobe para os 67 anos, Correio Manhã de 24-02-2010
 

O Governo está a ponderar aumentar a idade de reforma em Portugal dos 65 para os 67 anos de idade, apurou o CM. A medida poderá constar no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que é entregue dentro de dias a Bruxelas. Com esta subida o Executivo segue a tendência de outros países europeus que tentam, desta forma, equilibrar as contas públicas. O aumento da idade da aposentação é um mecanismo rápido para assegurar a sustentabilidade do sistema de Segurança Social e é um sinal importante para os mercados do empenhamento do Governo para conseguir atingir as metas exigidas pela União Europeia em 2013 (défice nos 3% do PB).



Estado obrigado a suportar juros sempre que pagar fora de horas, Diário Económico de 24-02-2010
 

A partir de Setembro, sempre que o Estado se atrasar a pagar aos seus fornecedores será sujeito ao pagamento de juros de mora. A alteração vai ser aprovada hoje na Comissão de Orçamento e Finanças e já será aplicada a todos os créditos sobre o Estado que estiverem em atraso à data da entrada em vigor das novas regras, apurou o Diário Económico. A iniciativa foi do CDS-PP, mas depois de alguns ajustes menores - negociados com o PS, que queria apenas tornar mais clara a transposição de regras comunitárias sobre esta matéria - vai ser aprovada com os votos favoráveis de todos os partidos.



Conheça os bombeiros alemães que estão a ajudar na Madeira, Diário Económico de 24-02-2010
 

Os amigos são para as ocasiões e em Leichlingen, no norte da Alemanha, isso é levado muito a sério. Assim que soube do temporal na Madeira, Horst Schmuidtberg, o comandante dos bombeiros da cidade alemã, começou a fazer as malas. Já tinha estado no Funchal dez vezes, mas agora não havia espaço na bagagem para roupa de turista. Nem para saborear o peixe espada preto, as espetadas, a poncha e os licores caseiros da cidade. "Vim com mais dois colegas e trouxemos equipamento indispensável para ajudar na recuperação da ilha, como é o caso das moto-bombas", diz. O material pesa 700 quilos e a companhia aérea alemã que o transportou, a Tui Fly, não cobrou o excesso de carga.



BCP mantém 10% da Cimpor à venda, Diário Económico de 24-02-2010
 

Tal como era esperado, a OPA da CSN sobre a Cimpor fracassou por falta de accionistas disponíveis para vender. Mas ao contrário do que seria de esperar, a estabilidade accionista da cimenteira ainda é um longo caminho a percorrer. Segundo o Diário Económico apurou, alguns accionistas vão agora passar à segunda ronda negocial para vender as suas acções. O Fundo de Pensões do BCP, é um exemplo, já que não deverá manter a sua participação na Cimpor (10,04%).



Madeira começa a regressar lentamente à normalidade, Diário Notícias de 24-02-2010
 

Os madeirenses que não sabem onde estão os seus familiares e amigos depois da tragédia de sábado vivem uma angústia assustadora. Mas, até agora, não tiveram apoio psicológico, centralizado nos centros de acolhimento. Só a partir de hoje é que psicólogos clínicos acompanharão os bombeiros em busca dessas situações, garantiu um elemento da autarquia do Funchal.



Manuela Ferreira Leite confirma que sabia do negócio PT/TVI, Diário Notícias de 24-02-2010
 

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, está desde Junho de 2009 a par dos pormenores do negócio PT/TVI e, segundo o ex-administrador da PT Rui Pedro Soares, chegou a estar de acordo com a compra da estação televisiva. As conversas entre Rui Pedro Soares e o advogado Paulo Penedos - capturadas através das escutas do processo "Face Oculta" - envolvem a líder social-democrata, que estaria, paralelamente, a ser informada do negócio através "dos Ongoing" e "do [José Eduardo] Moniz".



Madeira: Anthímio de Azevedo lança alerta: na sexta-feira pode vir aí chuvada perigosa, I de 24-02-2010
 

"Tenho a convicção de que a Madeira pode voltar a sofrer algo muito semelhante [ao aluvião], entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado", explica ao telefone o meteorologista Anthímio de Azevedo. Isto porque, explica, há uma mancha nebulosa a caminho da Madeira. O fenómeno atmosférico, composto por nuvens denominadas cúmulos-nimbos que carregam água e podem ter até 12 quilómetros de altura, tem características parecidas às do temporal que atingiu o arquipélago no fim-de-semana passado. "Pelas imagens de satélite que estou a observar, posso dizer que já se formou um sistema nebuloso idêntico ao do sábado passado", acrescenta. O campo de nuvens é mais pequeno mas tem "cerca de três quartos" do tamanho do que provocou o temporal que atingiu a ilha atlântica, provocando a morte a pelo menos 42 pessoas e causando numerosos estragos.



Hospital do futuro. Não serve apenas para curar doentes. Salva o planeta, I de 24-02-2010
 

Os hospitais têm efeitos brutais no planeta. Consomem o dobro da energia dos vulgares edifícios de escritórios e funcionam 24 horas por dia, todos os dias. Muitas vezes são pouco melhores para as pessoas: o sector da construção hospitalar, que representa cerca de 41 mil milhões de dólares (30,3 mil milhões de euros), costuma descurar elementos de design como o acesso à luz do dia que, está demonstrado, ajuda a acelerar o processo de cura. "Os hospitais são os edifícios mais dificilmente sustentáveis, mas também constituem uma das maiores oportunidades para os projectistas", diz Jean Mah, um dos executivos da firma de arquitectura Perkins + Will.



Sócrates garante a Bruxelas que não sobe impostos até 2013, I de 24-02-2010
 

O grande tabu do governo - sobe ou não impostos até 2013 - será quebrado nos próximos dias. A resposta é "não sobe". É este o cenário de base que será enviado para Bruxelas. Segundo fontes envolvidas na concepção do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o governo está a trabalhar num cenário central em que exclui subidas de impostos para baixar o défice dos cerca de 9% actuais para 3% do produto interno bruto (PIB) em 2013. Em contrapartida, contará com medidas "muito duras" do lado da despesa e com uma retoma da receita fiscal à boleia de um crescimento que será, concede o governo, baixo, mas em linha com o que já aconteceu durante a consolidação orçamental anterior (2005 a 2008).



Governo testa emissão de mil milhões de euros, Jornal Negócios de 24-02-2010
 

O Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) vai hoje ao mercado pedir mil milhões de euros, num empréstimo a cinco anos em nome do Estado português. Esta é a segunda emissão de obrigações em duas semanas, um "timing" que procura aproveitar uma relativa maior acalmia nos mercados, decorrente da decisão da UE de ajudar a Grécia e de algum trabalho de explicação aos investidores sobre a efectiva situação económica e financeira nacional.



Portugueses reformam-se antes dos 63 anos, Jornal Negócios de 24-02-2010
 

Na idade da reforma, como em muitas outras matérias, a legislação nem sempre é o melhor meio para se atingir um determinado fim. Que o diga José Sócrates que, desde o primeiro momento, não se cansou de tomar medidas que visam adiar a saída dos trabalhadores do mercado de trabalho. Porém, o melhor que conseguiu foi travar a redução da idade efectiva de reforma.



Mercado negro do tabaco aumenta 27 vezes num ano, Jornal Notícias de 24-02-2010
 

Confiscados quase 14 milhões de cigarros em 2009. Portugal já não é mero ponto de passagem. O crescimento do mercado negro do tabaco em Portugal fez subir em flecha os resultados operacionais da GNR. No ano passado, os destacamentos fiscais apreenderam um total de 13,8 milhões de cigarros (700 mil maços), 27 vezes mais do que em 2008.



Madeira enterra os primeiros mortos, Jornal Notícias de 24-02-2010
 

O cemitério da freguesia do Monte, no Funchal, Madeira, já de si pequeno, foi demasiado estreito para acolher, ontem, o derradeiro adeus às vítimas da enxurrada. Foram cinco, sepultados do mesmo modo que morreram, no sábado, esmagados dentro da garagem onde se haviam refugiado por uma grua que não suportou a força das águas: juntos. Tal como haviam vivido, aliás, em estreita vizinhança, à Vereda do Poço do Morgado, na freguesia funchalense de Santo António, uma das mais batidas pela tragédia que já fez 42 mortos (na contabilidade oficial, embora continuem a ser encontrados cadáveres).



Soberbo Di María, O Jogo de 24-02-2010
 

Foi vencer e com espectáculo: tudo aquilo que, segundo Jorge Jesus, a crítica exige, o Benfica conseguiu ontem no jogo que confirmou a imensa superioridade do líder do campeonato português sobre o Hertha de Berlim, último classificado da Bundesliga. Os encarnados estão nos oitavos-de-final da Liga Europa, para um mais do que previsível confronto escaldante com o Marselha, graças a uma nova exibição de luxo na Luz.



Cimpor ainda com interesse especulativo, OJE de 24-02-2010
 

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) falhou a OPA sobre a Cimpor, depois das intenções de venda de acções não terem ido além de 8,56% do capital, quando o mínimo de sucesso era de um terço do capital. As acções fecharam ontem a cair 5,35%, mas os analistas, citados pela Reuters, acreditam que a cimenteira mantém o ângulo especulativo a médio prazo. Um dealer, ainda citado pela Reuters, disse que "as acções ainda podem descer mais, mas é duvidoso que corrijam muito, pois a Votorantim e a Camargo Corrêa mantêm o interesse na empresa e falta saber se a CSN desiste mesmo". Rita Carles, analista do Banif disse, citada pela mesma agência, que a empresa "ainda mantém o ângulo especulativo", mas salienta que "as acções podem corrigir algo, mas se a CSN vier a confirmar que mantém o interesse, irá suportar as acções da Cimpor".



Privatização da ANA pode durar um ano , OJE de 24-02-2010
 

A Naer propôs ao Governo um processo de privatização da ANA-Aeroportos de Portugal que demorará entre 11 a 12 meses a estar concluído, disse ontem o presidente executivo da Naer. "Um processo de privatização demora 11 a 12 meses. O modelo que propusemos ao Governo tem uma fase de pré-qualificação e uma fase em que cada um dos privados faz o seu próprio projecto do novo aeroporto, com base no plano director de referência", explicou Carlos Madeira, durante a apresentação das principais conclusões do Estudo de Impacto Ambiental. O presidente executivo da Naer, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, afirmou que a avaliação da ANA está concluída, mas escusou-se a avançar o resultado. Carlos Madeira disse que o concurso será lançado quando o Governo der instruções à Naer nesse sentido, sem avançar datas.



Governo Regional da Madeira tenta ocultar o número de mortos, Público de 24-02-2010
 

Na manhã de segunda-feira, o Governo Regional anunciou 42 mortos provocados pela intempérie de sábado e ontem, ao final da tarde, a sua porta-voz oficial mantinha este número. Nas últimas 48 horas, porém, foram encontrados mais dois mortos na Ribeira Brava, junto do campo de futebol da Serra de Água, e outros dois na Quinta dos Reis, na descida das Barbosas (Monte), na capital madeirense. Além desta contabilidade omitida no balanço oficial, há testemunhas oculares que garantem ter presenciado a retirada de cadáveres da cave de um centro comercial. O Governo Regional garante que o seu registo traduz a realidade. Mas há quem suspeite de que esteja a ocultar a dimensão da tragédia para não afectar o turismo, como aquando da maré negra no Porto Santo, em 1989, em que foram desencadeados meios de contra-informação.



4 Bolas de Berlim, Record de 24-02-2010
 

Encarnados goleiam Hertha na Luz. Com mais uma exibição demolidora, o Benfica goleou (4-0) o Hertha Berlim, no Estádio da Luz, e está nos oitavos-de-final da Liga Europa. Aimar (25'), Cardozo (48' e 62') e Javi García (59') marcaram os golos encarnados. Na próxima fase da prova, as águias irão defrontar o Marselha ou o FC Copenhaga.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream