23 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 23-02-2010

Terça, 23 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Tudo a favor, A Bola de 23-03-2010
 

Ambicioso, Jorge Jesus promete um Benfica de ataque, desde o início da partida, a caminho dos oitavos-de-final da Liga Europa, frente a um Hertha de Berlim que se apresenta na Luz com menos tempo de recuperação após a competição (jogou e venceu, domingo, em Friburgo).



Bia e Bianca: as gémeas brasileiras da natação sincronizada, I de 23-03-2010
 

22 é um número redondo, 88 também. E o que acontece quando os juntamos? O resultado também é redondo e cheio de curvas. Ainda por cima em dose dupla, porque Bia e Branca, as gémeas brasileiras da natação sincronizada, nasceram a 22 de Fevereiro de 88 e fizeram 22 anos. Bem, se isto não é motivo para fazer uma reportagem... O i encarregou-se de lhes dar os parabéns por telefone e foi extremamente bem recebido pelas duas, em directo do Rio de Janeiro. Que maravilha! A cidade, claro. E, já agora, as gémeas, iguais em tudo, menos na altura - Bia é dois centímetros mais baixa que Branca, mas o pessoal perdoa-lhe. Vá, por esta passa, mas que não se repita! Mas pedir isso é impossível. Afinal, elas são gémeas e o que uma faz, a outra repete. É um processo natural, ou não fossem elas sincronizadas. "Somos tão parecidas que até erramos juntas na coreografia", desabafa Branca, que, certa vez, ia sendo beijada pelo namorado de Bia. "Opa, ele estava a ir na minha direcção com muita confiança e avisei-o logo que eu não era aquela que ele pensava. Mas ele não fez por mal. É simplesmente aluado", desculpa Branca. Mas não é preciso ser-se distraído para escapar ao "descubra as diferenças". Fátima, a mãe, também as confunde. "Se estou a falar com uma e, de repente, ela sai e entra a irmã em cena, vejo-me obrigada a perguntar se aquela é a mesma com quem estava a falar." Pelas gargalhadas de Fátima, é divertido e a intensidade do riso aumenta quando se lembra que Bia e Branca nasceram num dia de dilúvio, sob o signo de Peixes. "Eram muito irrequietas, nunca me deixavam sossegada. Por isso, pu-las na natação para gastarem toda a energia que tinham na água. E olha só no que deu..."



Portugueses querem que a polícia recorra mais à força, I de 23-03-2010
 

Não faz parte da farda, mas é um ingrediente que os portugueses gostariam de juntar à figura do polícia: força. Um estudo sobre a imagem que a população tem da PSP e das suas condições de trabalho revela ser maioritário o grupo defensor de que os polícias deviam usar mais a força. A pouca severidade com os infractores é, por outro lado, apontada como primeira causa da criminalidade. É o primeiro estudo científico alargado sobre a imagem da PSP e foi realizado ao longo do ano passado por Rui Maia, professor da Universidade Fernando Pessoa. Seis em cada dez inquiridos têm uma opinião morna sobre a actuação dos agentes - classificando-a como "intermédia entre o bom e o mau" -, mas quando se fala de uma apreciação qualitativa da corporação os resultados pioram: 55,9% admitem um registo negativo, 29,4% positivo e os restantes neutro.



Izmailov hesita em sair, O Jogo de 23-03-2010
 

O Sporting está receptivo à venda de Izmailov ao Lokomotiv de Moscovo por seis milhões de euros - por forma a obter fluidez financeira imediata para encarar os primeiros pagamentos das transferências de Sinama-Pongolle e de João Pereira -, e o emblema russo aguarda com expectativa o regresso de um filho pródigo, mas a conclusão de um negócio que parecia iminente e era dado como irreversível é agora posta em causa pelo próprio jogador, que está hesitante... e com mais vontade de ficar do que de partir.



Banca privada doa 650 mil euros à Madeira, OJE de 23-03-2010
 

Várias instituições financeiras abriram contas solidárias para com as vítimas da catástrofe na Madeira, tendo o BES avançado com um donativo de 500 mil euros, o Santander Totta de 100 mil euros e o Banif de 50 mil euros. O Banco Espírito Santo (BES), o Santander Totta, o Banif, o BBVA Portugal, o Millennium BCP e o Barclays foram as initituições privadas a operar no mercado português que, até ao momento, anunciaram a criação de contas solidárias abertas a todos os cidadãos para o apoio às vítimas do mau tempo que assolou a Madeira.



Efacec ganha Metropolitano de Cádiz, OJE de 23-03-2010
 

A portuguesa Efacec anunciou ter ganho, em consórcio com os espanhóis da Avanzit, o contrato para electrificação e abastecimento energético do eléctrico metropolitano de Cádiz, no sul de Espanha, avaliado em 13,7 milhões de euros. O contrato, adjudicado pela Ferrocarris da Junta Autonómica da Andaluzia, tem um prazo de execução de 22 meses e prevê "a execução das instalações de electrificação e abastecimento energético do Eléctrico Metropolitano da Baía de Cádiz", anunciou a empresa portuguesa em comunicado. O eléctrico metropolitano da Baía de Cádiz terá 22 paragens num comprimento total de 24 quilómetros e unirá as povoações de Chiclana, San Fernando e Cádiz. A execução "inclui a implantação da linha aérea de contacto (catenária), bem como a instalação de todos os equipamentos que permitirão o abastecimento e a distribuição da energia até às catenárias directamente abastecedoras das composições móveis e até outros dispositivos deste sistema de transportes (paragens e sistemas de emergência, entre outros)".



Crédito malparado das famílias recuou em Dezembro, OJE de 23-03-2010
 

As famílias portuguesas estão a poupar mais e a respeitar melhor os seus compromissos financeiros com os bancos, segundo dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal. De acordo com o boletim estatístico do banco central, o valor do crédito concedido às famílias considerado de cobrança duvidosa, o malparado, diminuiu 166 milhões de euros de Novembro para Dezembro, um valor que, no entanto, é superior em 21,4% ao registado no final de 2008. O malparado de Dezembro totalizava 3,661 mil milhões de euros contra os 3,827 mil milhões do mês anterior e 2,877 mil milhões do mês homólogo de 2008. As instituições financeiras tinham, em Dezembro, cerca de 137,967 mil milhões de euros emprestados às famílias portuguesas, mais 1,413 mil milhões que em Novembro. Apesar da primeira melhoria num ano no crédito à habitação e de uma recuperação no consumo, o malparado nestes dois segmentos continuam a representar 79,2% de todos os empréstimos de cobrança duvidosa, refere o BdP. O relatório adianta ainda que os agregados familiares estão a poupar mais, com o valor dos depósitos dos particulares a aumentar mais de mil milhões de euros entre Novembro e Dezembro para 116,677 mil milhões de euros, uma subida de 0,89%. Em comparação com Dezembro de 2008, o valor aumentou em 1,459 mil milhões de euros para 116.677 milhões de euros.



Jesus cheio de moral, Record de 23-03-2010
 

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, foi igual a si próprio na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Hertha Berlim, para a 2.ª mão dos "16 avos" da Liga Europa. Questionado sobre uma eventual quebra da equipa em termos físicos nos últimos encontros, o técnico encarnado respondeu com um toque de ironia. "Pela qualidade que temos demonstrado na temporada, exigem ao Benfica três fatores: vitória, golear e nota artística, mas isso é na patinagem artística. Estamos cansados é de ganhar muitas vezes", afirmou o amadorense, negando qualquer abaixamento de forma das águias, nomeadamente no jogo da 1.ª mão, contra o rival de amanhã. Para Jorge Jesus, será bastante difícil para os alemães eliminarem a equipa portuguesa no seu terreno.



Milionários dão milhões para ajudar a Madeira, 24 Horas de 23-02-2010
 

Quando a Madeira conta os mortos da tragédia de sábado, o comendador Horácio Roque, presidente do Banif, confessa estar a viver "momentos de grande tristeza" ao ver a destruição na sua ilha. "São situações que temos de viver pois a natureza tem muita força", refere o banqueiro que, pessoalmente, não teve prejuízos significativos, à excepção de "alguns alagamentos".



Jardim admite mais de 80 mortos, Correio Manhã de 23-02-2010
 

À medida que as equipas de resgate vão avançando no terreno os piores receios começam a confirmar-se. Ontem já havia 48 mortos e o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, admitia, pela primeiravez, 32 desaparecidos que podem engrossar a lista de vítimas: "O meu receio é que os desaparecidos se venham a transformar em vidas perdidas" A soma trágica pode, assim, elevar-se 80 mortos. Para já. É que ainda falta chegar a várias povoações da ilha e retirar muitos escombros, que podem esconder mais corpos.



Bruxelas pode dar até 750 milhões à Madeira, Diário Económico de 23-02-2010
 

Além de uma onda de solidariedade e algumas doações privadas, as únicas grandes ajudas a fundo perdido previstas para a Madeira são, neste momento, algumas centenas de milhões de euros disponíveis no Fundo de Solidariedade da União Europeia. Embora o máximo disponível seja de 750 milhões de euros, o mais provável é a ajuda ficar bem abaixo desse valor. Durão Barroso, o presidente da Comissão, promete um valor "significativo" mas alertou que a ajuda poderá levar ainda "alguns meses".



Governo limita endividamento das empresas públicas no PEC, Diário Económico de 23-02-2010
 

As empresas públicas que integram o universo do Sector Empresarial do Estado (SEE) vão passar a ter limites máximos de endividamento. A medida vai constar do novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) 2010-2013 que será apresentado brevemente ao Parlamento e a Bruxelas, segundo apurou o Diário Económico junto de fonte do Ministério das Finanças.



PT tentou comprar Taguspark, Diário Notícias de 23-02-2010
 

"A Portugal Telecom (PT) tentou controlar o Taguspark no ano passado. Quis ser a maior accionista." As declarações são do presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, que garantiu ontem que vai accionar a "cláusula de rescisão" do contrato celebrado entre Luís Figo e o parque tecnológico, impedindo assim que 400 mil euros sejam pagos ao internacional português nos próximos dois anos.



Vítimas identificadas por ADN, Diário Notícias de 23-02-2010
 

"Está lá o Jorginho, estou a ver a mão." As palavras são dirigidas a uma mulher que ficou viúva, com dois filhos. É um dos mortos que o Governo Regional da Madeira não contabilizava ao fim do dia de ontem. Foram encontrados 48 e realizadas 42 autópsias, faltando ainda identificar 13 corpos, casos em que serão usados testes de ADN, que os peritos qualificam de último recurso. Os funerais começam hoje, com o enterro de um bombeiro que morreu em serviço. Jorge Freitas, 43 anos, taxista, foi retirado pelos bombeiros às 13.30 do Corsa. A posição indica que teve a noção do perigo que corria. Seguia na estrada luso-brasileira, junto à via rápida que desce do Monte, quando voou por cima de uma casa de primeiro andar e se foi encaixar entre duas casas, onde já estavam dois carros.



Fabricantes de carros aumentam produção e travam despedimentos, Jornal Negócios de 23-02-2010
 

A retoma está a voltar a pouco e pouco à produção automóvel em Portugal, depois de ter tido em 2009 um dos piores desempenhos de sempre. As marcas optam por um discurso calculista, mas reconhecem que já é possível vislumbrar alguns "sinais tímidos, mas animadores". Depois de um ano marcado por falências, despedimentos, "lay offs", cortes na produção e queda acentuada das vendas de veículos, o sector automóvel poderá voltar a ter alguma esperança de que a retoma esteja a caminho. As três principais fabricantes presentes em Portugal esperam um aumento de produção e, talvez, novas admissões de colaboradores.



PT fica sem representantes do Estado na gestão, Jornal Negócios de 23-02-2010
 

A renúncia de Rui Pedro Soares e de Fernando Soares Carneiro da administração da Portugal Telecom deixa a comissão executiva sem ligações ao Governo. Ainda que a representação do Estado por estes dois administradores não fosse directa, a ligação ao Governo de ambos os gestores não deixava margem para dúvidas.



Plano de emergência é de 2003 e já alertava para risco de morte, Jornal Notícias de 23-02-2010
 

Depois de as operações no piso -1 do Anadia Shopping terem terminado sem que tenham sido encontradas vítimas, as atenções voltaram-se para o piso -2. O balanço de mortos mantém-se em 42, mas Jardim admite que possam existir mais. Há 32 desaparecidos. O presidente do Governo Regional da Madeira admitiu a possibilidade de existirem cadáveres nos parques de estacionamento do centro comercial, assim como corpos que foram arrastados para o mar sem hipótese de virem a ser resgatados.



Inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates, Público de 23-02-2010
 

O inquérito do caso Freeport está a menos de um mês de estar concluído e o Ministério Público continua sem provas para acusar o primeiroministro. Tudo se conjuga para que José Sócrates não conste do rol dos acusados, pondo assim termo às suspeitas das quais é alvo desde 2005. A coordenadora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, lembra ainda assim que "ainda se está a analisar o relatório pericial da PJ", composto por "milhares de páginas", e, "eventualmente, realizar diligências". Mas fontes ligadas ao processo dizem ser difícil que o este inverta a sua actual tendência, que afasta Sócrates da acusação e levará a tribunal outros envolvidos.



Governo regional relativiza tragédia para defender turismo, Público de 23-02-2010
 

O Governo Regional da Madeira anunciou ontem a intenção de "colocar fotografias de turistas a passear nas ruas do Funchal, para mostrar que a situação na Madeira não é caótica". Numa altura em que ainda se avaliam os estragos e se contabiliza em 32 o número de desaparecidos, a Secretaria Regional dos Transportes e Turismo tenta evitar a declaração do estado de calamidade pública para não assustar os turistas.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream