22 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 22-02-2010

Segunda, 22 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Ronaldo despertou sem saber do irmão, 24 Horas de 22-02-2010
 

Cristiano Ronaldo não ganhou para o susto no sábado. O craque do Real Madrid esteve colado à TV a ver imagens do temporal na Madeira, enquanto tentava desesperadamente falar com o irmão mais velho, Hugo Aveiro, que se encontrava no Funchal. "Só consegui falar com ele depois das 18:00. Comecei a tentar ligar-lhe depois às 13:00, mas as comunicações estavam péssimas", começa por relatar Hugo Aveiro ao 24 horas. A mãe também desesperou por falta de notícias do filho e do companheiro.



Carolina Salgado volta a trabalhar na noite, 24 Horas de 22-02-2010
 

A mulher que esteve no centro de uma das maiores polémicas do futebol português namora há quase um ano com José Carlos, um empresário da noite lisboeta. E quando a clientela é muita, até ajuda a servir copos ao balcão. Carolina Salgado, a ex-companheira do Presiente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, mudou-se de armas e bagagens para Lisboa. Depois de ter ido atrás do amor para o Alentejo, onde viveu com o empresário Francisco Rolo, Carolina veio agora para a capital, também por razoes ligadas ao coração.



FC Porto na Corrida, A Bola de 22-02-2010
 

O FC Porto esmagou o Sp. Braga por 5-1, no jogo grande da 20.ª jornada, e reduziu a diferença pontual para os dois primeiros lugares. Raul Meireles, Álvaro Pereira, Falcao (2) e Belluschi apontaram os golos dos portistas, Alan reduziu para os arsenalistas.



Madeira ainda conta os seus mortos, Correio Manhã de 22-02-2010
 

Parte da Avenida do Mar, uma das principais da Baixa do Funchal, está coberta de lama e de dejectos. Dezenas de automóveis acumulam-se, totalmente destruídos, por toda a cidade. Para além do forte odor a gasóleo, outro traço marca a paisagem: centenas e centenas de sapatos estão espalhados pelas ruas, dentro de carros e a boiar na água castanha do mar.



BCP vende 10% da Cimpor aos brasileiros da CSN, Diário Económico de 22-02-2010
 

É hoje o último dia da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da CSN sobre a Cimpor - e amanhã ficará a saber-se se o grupo industrial liderado por Benjamin Steinbruch consegue comprar 33% mais uma acção da cimenteira portuguesa. A hipóteses de sucesso desta OPA são mínimas, desde logo porque a Investifino, holding de Manuel Fino, não deverá dar ordem de venda das suas acções. Já o Fundo de Pensões do BCP tentará vender a sua participação financeira de 10% na Cimpor nesta OPA, ao preço de 6,18 euros.



Prejuízos na Madeira podem passar os mil milhões, Diário Económico de 22-02-2010
 

Ruas intransitáveis, lojas fechadas, equipas da Protecção Civil a acudirem um pouco por todo o lado. É este o retrato da cidade do Funchal, onde no sábado, dia 20, o verde dos jardins deu lugar à cor castanha da lama, enegrecida pelo número de mortos, de feridos e de desaparecidos em constante atualização. Cuida-se dos vivos, enterram-se os mortos e faz-se a contabilidade dos prejuízos de uma das maiores tragédias vividas na ilha.



UE não põe limites na ajuda à Madeira, Diário Notícias de 22-02-2010
 

A Madeira não tem de cumprir um limite mínimo no valor dos prejuízos a apresentar, com vista a beneficiar da ajuda do Fundo de Solidariedade da UE. O carácter excepcional e regional da catástrofe natural garante à partida 75 milhões de euros em ajudas, mas o montante poderá ser superior, caso seja possível haver um consenso europeu nesse sentido.



PGR manda investigar quebra de segredo - "Só seis pessoas sabiam do meu despacho", I de 22-02-2010
 

O procurador-geral da República falou com Maria José Morgado e deu ordens à procuradora-geral adjunta para que o DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) de Lisboa abra um inquérito "com prioridade e urgência" para averiguar quem fez chegar aos jornais um dos despachos do próprio procurador-geral que arquivava uma das certidões vindas de Aveiro. O PGR estava na Suíça, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, e só voltou a Lisboa no fim da semana. E terá ficado estarrecido com a divulgação de um dos seus despachos em vários jornais. Na verdade, pelo menos o "Diário de Notícias" e o "Correio da Manhã" transcreviam vários trechos do despacho de Fernando Pinto Monteiro que arquivava as certidões enviadas pelo procurador João Marques Vidal para investigar um eventual atentado ao Estado de Direito que envolveria o primeiro-ministro, José Sócrates, e alguns dos seus próximos.



A tragédia na Madeira suspende conflito entre Sócrates e Jardim, I de 22-02-2010
 

Sócrates e Jardim enterraram o machado de guerra. O horror da pior tempestade de que há memória na Madeira suspendeu as hostilidades entre os dois homens e poderá dar início, se não a uma bela amizade, a uma nova fase de relacionamento. Sócrates foi claro, à despedida do Funchal: "Talvez seja esta uma boa altura de nos entendermos", disse o primeiro-ministro, depois de Jardim lhe agradecer o apoio. Como pode agora o PS recusar inscrever no Orçamento do Estado a possibilidade da região se endividar em 50 milhões de euros? A proposta já anunciada pelo PSD - na sequência da aprovação da lei das finanças regionais - dificilmente não terá agora o apoio do PS.



Escutas a magistrados defenderiam melhor o segredo de justiça, Jornal Negócios de 22-02-2010
 

Numa altura em que as violações ao segredo de justiça se sucedem, a directora do DCIAP é peremptória: deve aumentar-se as penas contra quem comete esse crime, por forma a permitir outros meios de investigação a esse mesmo crime. A começar por escutas telefónicas aos magistrados, diz Cândida Almeida em entrevista ao Negócios. A mesma responsável diz ainda que a acusação no processo Freeport deve estar concluída em Março. E não se fica por aqui. "Vai o PGR estragar a vida dele por algum favor? Não faz sentido", e "com o primeiro-ministro tenho de exigir mais na prova" são outras das declarações de Cândida Almeida nesta entrevista.



Teme-se que shopping possa ser cemitério, Jornal Notícias de 22-02-2010
 

Nos dois pisos do parque de estacionamento subterrâneo do Anadia Shopping, no Funchal, poderá estar um número indeterminado de vítimas mortais. À hora de fecho desta edição, as equipas de socorro ainda não tinham conseguido entrar no local. O número de mortos resultantes do temporal que este fim-de-semana afectou o arquipélago da Madeira - 42 à hora de fecho da edição - poderá aumentar, dadas as suspeitas que existiam, ontem à noite, de que poderiam estar alguns corpos no interior do parque de estacionamento daquele centro comercial, que tem capacidade para 280 veículos.



Cabazada à Moda do Dragão, O Jogo de 22-02-2010
 

Se tivesse jogado com menos médios, Domingos refrearia melhor o meio-campo "rubenmicaelizado" do FC Porto? Filipe Oliveira, o substituto a martelo de João Pereira, já não seria mastigado e cuspido por Varela? Moisés e Paulão aprenderiam, de repente, a caçar Falcoes? Perguntas para as quais, com alguma imaginação ou ciência, até poderá haver resposta positiva, mas nenhuma que consiga desmentir a pura diferença de qualidade entre alguns jogadores do FC Porto e a equipa do Braga.



África deverá crescer 5% em 2010, OJE de 22-02-2010
 

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) estima que a economia do Continente cresça 4,5% a 5% este ano com a retoma da economia mundial e o aumento da procura por commodities. Donald Kaberuka, presidente da instituição financeira, referiu à agência Bloomberg após um encontro com representantes de dez países africanos que o crescimento poderá ascender a entre 6% e 6,5% no próximo ano, acima das expectativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), cuja previsão se situa nos 4,3% este ano e 5,3% em 2011. Este responsável afirmou à Bloomberg que "embora esta recessão tenha sido uma grande contrariedade para muito países, a maioria da África - não toda - evitou os piores efeitos da recessão. Olho para 2010 com muito mais optimismo".



Prisa lucrou menos 39% em 2009, OJE de 22-02-2010
 

O resultado líquido da Prisa recuou 39,2% no exercício fiscal de 2009 impactado pela quebra das receitas provenientes da publicidade. O grupo de media espanhol, que em Portugal detém a Media Capital, afirmou em comunicado que o lucro recuou para 50,48 milhões de euros, um valor que compara com os 83 milhões reportados no ano anterior. As receitas totais caíram para 3,2 mil milhões de euros, menos 19,8% do que os 4 mil milhões registados em 2008. Excluindo as mais-valias obtidas com operações imobiliárias e os extraordinários obtidos com a entrada da Unión Radio na estrutura accionista do grupo em 2008, a quebra dos resultados teria alcançado os 13,6%, refere a Prisa. O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) desceu 34,2% para 623 milhões de euros. "A evolução do EBITDA explica-se fundamentalmente pelos resultados da venda de activos registados em 2008 e à quebra tanto da publicidade com em outras áreas de actividade, que foram compensadas em parte pela boa evolução" do negócio Editorial e pelo esforço de controlo de custos e redução de gastos, refere o grupo espanhol.



Madeira desperta no caos, Público de 22-02-2010
 

43 mortos, mais de 250 desaparecidos e 70 hospitalizados. Madeira teme mais vítimas. 30 mil crianças sem escola até amanhã. Um terço da população do Funchal sem água potável. Ainda há zonas isoladas. Peritos defendem novo Plano Oudinot para reconstruir o Funchal. Comerciantes pedem cinco milhões de euros para ajuda imediata.



Super Dragão ajuda Benfica, Record de 22-02-2010
 

A goleada (5-1) sobre o Sp. Braga permitiu ao FC Porto aproximar-se do topo, ficando a 6 pontos do Benfica. O resultado, construído com um bis de Falcão e golos de Meireles, Alvaro Pereira e Belluschi, beneficia os encarnados, que confirmam a liderança isolada. Os arsenalistas deixam de ser a defesa menos batida, sofrendo quase tantos golos neste jogo como aqueles que tinham até esta ronda (8).


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream