17 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 17-02-2010

Quarta, 17 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Câmaras a arder com prejuízos no Carnaval, 24 Horas de 17-02-2010
 

O presidente da Câmara de Sines diz que foi uma "tragédia". Loulé naufragou em prejuízo. Em Torres Vedras foi o pior Carnaval de sempre. O enterro do Carnaval que por tradição é assinalado hoje, começou na realidade no fim-de-semana com a chuva constante a dissolver a alegria e o empenho dos foliões por todo o País. Para muitas cidades Porguesas, este foi o pior Carnaval de que há memória.Em Sines, cuja organização esperava 25 mil a 30 mil pessoas por dia nos cinco dias de folia, o primeiro balanço é negro. "Foi uma tragédia. Um desastre financeiro e uma frustração", afirmou ontem o presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho, ao 24horas, cerca das 16h00, quando o cortejo que ainda se levou às ruas acabava de destroçar devido à chuva.



Portuguesas querem ficar na turma de Filipe Pinto , 24 Horas de 17-02-2010
 

O edifício de pedra, antigo, com portas grandes, não deixa perceber o que se passa no interior. Ao toque da campainha, a porta abre-se, e é numa cave sombria que se encontra a London music School (LSM), a escola de música onde o vencedor do "ídolos" vai estudar no final do Verão. O 24horas esteve lá e conversou com professores e colegas que vão acompanhar Filipe Pinto durante os seis meses do curso vocal, que vai custar cerca de 4600 euros. Em harmonia com o espaço, despretensioso, todos os presentes rasgam um sorriso à chegada de alguém. "O ambiente é muito familiar, porque somos uma escola pequena. E isso permite-nos trabalhar mais individualmente com cada um dos estudantes", explica ao nosso jornal Martin Keating, o director da escola, que nos recebeu no pequeno gabinete onde funciona a secretaria.



Até que enfim! Verde esperança, A Bola de 17-02-2010
 

Em Goodison Park, o Everton bateu o Sporting por 2-1, em jogo da primeira mão dos 16-avos de final da Liga Europa. Derrota do Sporting mais ou menos proveitosa, se assim se pode chamar, depois de nos últimos minutos Miguel Veloso ter convertido um penalty arrancado por Liedson. Antes, boa entradas dos leões em jogo, exibição beliscada apenas pelo golo de Pienaar, após passe de calcanhar de Cahill. O Sporting não merecia sair para o intervalo a perder e menos ainda sofrer um golo três minutos depois do recomeço, com Rui Patrício a queixar-se de falta na pequena área. Distin aproveitou para marcar e o Sporting desceu um pouco.



Corrida às reformas na Função Pública, Correio Manhã de 17-02-2010
 

Depois da onda de pedidos para reforma antecipada, há agora cada vez mais funcionários a requererem mobilidade voluntária para deixar o Estado. Todas as hipóteses de fuga da Administração Pública estão a ser aproveitadas pelos trabalhadores que não querem sentir na pele as penalizações propostas pelo Governo para o Orçamento do Estado para 2010. Para além da corrida à reforma antecipada, há cada vez mais funcionários públicos a recorrerem à mobilidade voluntária.



Miguel Veloso recupera esperança, Correio Manhã de 17-02-2010
 

Um penálti nascido da sagacidade de Liedson, ao obrigar um defesa chamado Distin a cometer falta, mudou a perspectiva da eliminatória a quatro minutos do fim da partida de ontem, em Liverpool. Em dia de Carnaval, quando todas as contas pareciam favoráveis ao Everton, a grande penalidade muito bem transformada por Miguel Veloso mascarou de sorridente o destino cruel que já se desenhava para as ambições do Sporting em prosseguir na prova europeia.



Funcionários do Fisco já têm seguro contra erros, Diário Económico de 17-02-2010
 

Os funcionários do Fisco já estão protegidos do regime de responsabilidade civil do Estado, que possibilita que os contribuintes coloquem os funcionários das Finanças em tribunal e possam pedir indemnizações. O seguro surge quase dois anos depois de o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais da altura, Carlos Lobo, ter anunciado que iria contratar um seguro de protecção para os funcionários. O Ministério das Finanças adiantou que o seguro foi constituído com a Companhia de Seguros Fidelidade, da Caixa Geral de Depósitos e abrange não só os funcionários da DGCI, mas também da Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros.



Governo deixa cair garantia sobre todos os depósitos, Diário Económico de 17-02-2010
 

No auge da crise financeira, no final de 2008, o Governo apressou-se a sossegar os portugueses: para além do aumento da protecção legal dos seus depósitos, que subiu para até 100 mil euros, o Estado garantia cada cêntimo, mesmo acima desse valor. Agora, pouco mais de um ano depois, o Estado já não garante todos os depósitos, abandonando essa garantia política. "Atenta a normalização das condições de funcionamento do sistema financeiro, entretanto verificadas, tal compromisso perdeu a sua justificação", diz o Ministério das Finanças.



Ninguém quer falar sobre demissões na PT , Diário Económico de 17-02-2010
 

A administração da Portugal Telecom (PT) e os seus principais accionistas - BES, Caixa Geral de Depósitos e o Estado - remeteram-se ao silêncio, após o presidente não-executivo da empresa, Henrique Granadeiro, ter prometido uma "solução interna" para a crise provocada pelo alegado envolvimento de dois administradores-executivos da operadora, Rui Pedro Soares e Fernando Soares Carneiro, no caso TVI.



ARCO sob o signo de Los Angeles para tentar iludir a crise, Diário Notícias de 17-02-2010
 

Foi a sétima arte que tomou famosa Los Angeles, mas nem só de cinema se faz o seu panorama artístico. A cidade é a convidada deste ano da feira de arte contemporânea de Madrid. A ARCO, que vai na 29.ª edição, agradece o glamour de Hollywood para conseguir reinventar-se e ultrapassar a crise, que também deixou marcas no sector.



PS recusa debater liberdade de expressão na Comissão de Ética, Diário Notícias de 17-02-2010
 

O PS vai hoje opor-se na Comisssão Parlamentar de Ética a que se debata a liberdade de expressão. A proposta foi feita pelo PSD e aceite pelos outros partidos da oposição. A maratona de audições a jornalistas e proprietários de órgãos de comunicação sobre este tema começa esta tarde. José Manuel Fernandes, ex-directordo Público, e Mário Crespo, da SIC, são os primeiros, de uma longa lista, a responder aos deputados.



Gestores públicos recebem mais prémios em 2010, I de 17-02-2010
 

O número de gestores das empresas públicas com direito a prémios deverá subir em 2010. Esta é uma consequência do maior número de contratos de gestão por objectivos assinados entre o Estado e as empresas públicas. Entre 2008 e o ano passado, a percentagem de empresas do Estado que tinham contratualizado a gestão por objectivos disparou de 26% para 79%, de acordo com o relatório do sector empresarial do Estado de 2009. Em meados do ano passado tinham sido fixados objectivos de gestão e ou contratos de gestão para 70 empresas.



Sócrates na estrada: Primeiro-ministro inicia hoje tour pela família PS, I de 17-02-2010
 

A "descida" do secretário-geral ao partido, que hoje arranca com a reunião do secretariado à hora do almoço, é uma "iniciativa de enorme importância que pode concorrer para ultrapassar este momento mais difícil que passámos nas últimas semanas", disse ontem ao i Francisco Assis, o líder parlamentar do PS. Para Francisco Assis, "não há a mais pequena dúvida" de que os vários órgãos do partido serão incondicionais no apoio ao secretário-geral. A convocação por José Sócrates do secretariado (hoje às 13 horas), do grupo parlamentar (amanhã às 20 horas) e da comissão nacional (sábado às 10 da manhã) é para o líder parlamentar muito significativa.



"O Lobisomem": entrevista a Anthony Hopkins, I de 17-02-2010
 

"Tenho agora a majestosa idade de 72 anos", proclama Anthony Hopkins, "e posso dizer 'se alguma coisa aparecer, aparece, e se não aparecer, não aparece'. Tenho uma vida boa. Componho música, pinto, tenho família e amigos. Por isso, se um filme resulta, tudo bem. Se não resulta, tudo bem na mesma." "A minha atitude é 'não deixes que nada te aborreça'", prossegue o vencedor do Óscar. "Se tens um trabalho, é fazê-lo, não te levares muito a sério e despachá-lo. É assim que preservamos a sanidade, acho eu. Estou neste negócio há muitos, muitos anos, e já não me entusiasma assim tanto."



Administradores da PT receberão cinco milhões se forem despedidos , Jornal Negócios de 17-02-2010
 

A dois anos do final de mandato, Soares Carneiro e Rui Pedro Soares poderiam custar mais de cinco milhões de euros à PT, caso fossem afastados sem prova de justa causa. Este valor corresponde aos salários que os dois administradores receberiam, no seu conjunto, até ao termo do seu contrato. Mas este cenário é pouco provável, e a mudança de pelouros ou a suspensão dos cargos também não afasta a pressão sobre a administração.



Onde investir em Bolsa, Jornal Negócios de 17-02-2010
 

Mesmo depois de uma queda de mais de 11%, em 2010, a maioria dos analistas continua a recomendar aos investidores que comprem acções da bolsa de Lisboa. Mas não todas. Há que ser selectivo. Entre as 20 que compõem o índice principal, os analistas têm as suas preferidas. O Negócios analisou 241 recomendações e avaliações emitidas pelos mais variados bancos de investimento, a partir do início do segundo semestre de 2009, e publica hoje na sua edição impressa que títulos são mais recomendados, quais os preferidos para comprar e os que estão na lista para vender - e ainda, que bancos estão mais optimistas e pessimistas.



48 mil empresas fechadas num ano, Jornal Notícias de 17-02-2010
 

O Instituto dos Registos e Notariado liquidou por via administrativa 37.370 empresas no ano passado e só 11.159 foram extintas petos donos. A crise económica só explicará, portanto, este último número. Um total de 30.569 empresas foram criadas em 2009.



Milhares nas ruas para brincar ao Carnaval, Jornal Notícias de 17-02-2010
 

A trégua dada pela chuva durante as cerca de duas horas do desfile de Carnaval da Mealhada contribuiu para que mais gente acorresse ao recinto do corso, no Sambódromo Luís Marques. Só na parte final do cortejo (coincidentemente na altura em que o actor Alexandre Nero subiu ao trono como rei) começaram a cair uns pingos, mas nada que demovesse o público.



Salvos por Liedson, O Jogo de 17-02-2010
 

Em pouco mais de duas semanas, o Sporting comprometeu em definitivo as três competições domésticas em que estava envolvido e, ontem, ante o Everton, nova derrota podia precipitar uma saída sem glória da Liga Europa, reduzindo os objectivos da época à tentativa de manutenção do quarto lugar no campeonato.



Desemprego deverá ter chegado aos 10%, OJE de 17-02-2010
 

A taxa de desemprego deverá ter chegado aos 10% no 4.º trimestre de 2009, com os analistas contactados pela agência Lusa a esperarem uma nova degradação do mercado laboral na primeira metade de 2010. Os números do desemprego para o 4º trimestre divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) serão conhecidos hoje. Paula Carvalho, economista do BPI, acredita que a taxa de desemprego terá chegado aos 10% nos três últimos meses do ano, estimando que a média para o conjunto do ano se tenha fixado nos 9,4%. O BPI refere que o desemprego vai continuar a aumentar e que o ponto mais elevado aconteça 'na viragem do primeiro para o segundo trimestre' de 2010. O sector da construção continuará, na opinião da economista, a ser o mais penalizado, mas também todas as actividades onde o desemprego é mais precário, nomeadamente nos ramos da restauração, serviços ou indústrias tradicionais.



Brasileiros já detêm 58% da Cimpor, OJE de 17-02-2010
 

As empresas brasileiras Camargo Corrêa e a Votorantim controlam 58,02% do capital da Cimpor depois de aquisições sucessivas, enquanto decorre a OPA de um outro grupo brasileiro, a CSN. Este grupo alterou, entretanto, as condições da oferta, reduzindo a intenção de compra a um terço das acções e aumentando o preço para 6,18 euros, contra os anteriores 5,75 euros por acção. A CMVM anunciou, para esta operação, a prorrogação do prazo até 22 deste mês.



Taliban sofrem pesada derrota militar e perdem o seu número 2, Público de 17-02-2010
 

Em 1994, Abdul Ghani Baradar foi um dos primeiros a serem recrutados para o movimento taliban, quando o mullah Mohammed Omar juntou 30 homens numa revolta contra senhores feudais afegãos. As relações fraternas entre ambos elevaram-no a "número dois" da liderança política e militar, tesoureiro dos fundos da droga e artífi ce da insurreição. A sua captura, anunciada ontem, depois de uma operação conjunta dos serviços secretos paquistaneses e norte-americanos (CIA), é um duro golpe para os rebeldes, no momento em que enfrentam a maior ofensiva da NATO desde que foram expulsos do poder, em 2001.



PS desafia Cavaco e leva ao Parlamento o caso das alegadas escutas a Belém, Público de 17-02-2010
 

O PS e o Governo estão apostados em aproveitar as audições parlamentares relativas à liberdade de expressão e ao alegado plano governamental para controlar os media para abrir uma nova frente de conflito com a Presidência da República. A tentativa de envolver Belém traduz-se na lista de pessoas que os socialistas querem ouvir no Parlamento e que será aprovada esta manhã, na reunião da comissão de Ética, com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda (BE) e do PCP.



Leão pode sonhar, Record de 17-02-2010
 

Os leões perderam na deslocação a Liverpool para defrontar o Everton, mas deixaram tudo em aberto quanto à passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa. Pienaar (35') inaugurou o marcador e Distin, de forma irregular (Rui Patrício foi tocado quando tentava chegar à bola), aumentou a diferença aos 49'. Depois, Miguel Veloso reduziu aos 87', num penálti a punir falta de Distin (que foi expulso) sobre Liedson.



Coentrão falha Hertha, Record de 17-02-2010
 

O Benfica realizou, esta terça-feira, o último treino antes da partida para Berlim, onde vai disputar o encontro da 1.ª mão dos 16-avos de final da Liga Europa.Num apronto à porta fechada, Jorge Jesus não pôde contar com Sidnei, ainda a braços com uma mialgia na coxa esquerda. O jovem Fábio Coentrão, com uma mialgia na região glútea direita, fez apenas corrida e trabalho de ginásio e estará também fora das opções.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream