15 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 15-02-2010

Segunda, 15 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Herman e Markl mascaram os políticos, 24 Horas de 15-02-2010
 

O 24horas lançou-lhes o desafio. Eles aceitaram a brincadeira. Herman vestia Sócrates de Moniz porque, diz, era a única forma de o primeiro-ministro "fazer as pazes com a Manuela Moura Guedes". Já Markl gostava de ver Cavaco Silva numa versão de Diana do "Ídolos": "Poderia ser uma forma de agradar à neta".



Regressa o talismã, A Bola de 15-02-2010
 

"Angelito" celebrou 22 anos na véspera de jogar onde tem revelado mais apetite pela baliza. Marcou pelo Benfica nos dois jogos disputados na Alemanha. Talismã a confirmar quinta-feira, em Berlim. Um dia de aniversário feliz, na companhia da namorada, familiares e amigos durante a tarde, depois de, pela manhã, se ter treinado com os companheiros no Seixal, e da angústia de ter assistido da bancada à vitória diante do Belenenses (1-0), na véspera de completar 22 primaveras, devido a suspensão.



Mau tempo estraga festa de Carnaval, Correio Manhã de 15-02-2010
 

São Pedro não ajudou ao Carnaval. O frio e, em muitos casos, também a chuva, condicionaram ou anularam mesmo alguns dos corsos previstos para ontem no País. E nem o Algarve escapou. Em Loulé o desfile foi interrompido a meio. Em Vila Real de Santo António, Angélico tinha pensado usar a máscara de Tarzan mas, devido ao frio, optou pelo mais quente disfarce de pirata das Caraíbas.



"Face oculta" apanha Santana, Correio Manhã de 15-02-2010
 

A investigação às contas bancárias do sucateiro refere como movimentos suspeitos quatro cheques. Três deles estão em nome de Santana Lopes e um foi para o irmão do ex-líder do PSD.



Granadeiro quer solução interna na PT para crise do caso TVI, Diário Económico de 15-02-2010
 

O presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, promete uma "solução interna" para a crise provocada pelo alegado envolvimento de dois administradores-executivos da operadora, Rui Pedro Soares e Fernando Soares Carneiro, no caso TVI. "É uma questão que tem de ser resolvida internamente", afirmou Henrique Granadeiro ao Diário Económico, quando questionado sobre se admite convocar uma assembleia geral extraordinária para decidir o futuro dos administradores envolvidos.



Constâncio é hoje confirmado como número dois do BCE , Diário Económico de 15-02-2010
 

O apoio expresso nas últimas semanas por Berlim à candidatura de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu terá sido determinante para que o governador português consiga ser confirmado hoje à noite pelos 16 ministros de Finanças da zona euro. Uma fonte diplomática de um Estado apoiante de Constâncio conta 12 países, incluindo os quatro grandes da zona euro - o último dos quais a Alemanha -, a suportar o português. Se os apoios se confirmarem esta noite, a eleição, que será formalizada na reunião de amanhã, está garantida.



Medicamentos inovadores revolucionam mercado, Diário Notícias de 15-02-2010
 

Um novo medicamento para o cancro avançado da próstata, um antiepiléptico de uma empresa nacional e a pílula dos cinco dias seguintes. São alguns dos novos medicamentos que chegam este ano a Portugal e podem beneficiar milhares de doentes. A EMEA (Agência Europeia do Medicamento) aprovou em 2009 mais de 65 remédios inovadores, além de genéricos e remédios que alargaram a utilização a outras doenças. Um dos mais esperados será, certamente, a pílula contraceptiva que tem eficácia mesmo ao fim de cinco dias depois uma relação sexual desprotegida. É o acetato de ulipristal do laboratório HRA Pharma e será distribuído em Portugal pela Tecnifarma. Depois da aprovação pela EMEA a 19 de Março, foi reconhecida pelos Estados membros em Maio.



As novidades da maior feira do mundo, Diário Notícias de 15-02-2010
 

Em forma de pulseira ou de cão; munido de um teclado na mão, que permitam fazer quase tudo (até tirar cafés). Estes são alguns dos exemplos dos aparelhos que os fabricantes de telemóveis irão apresentar a partir de hoje no maior evento mundial do ramo, na cidade espanhola de Barcelona. A 5.ª edição do Mobile World Congress (MWC) decorre até dia 18 e conta com 1300 empresas, algumas portuguesas. São esperados 50 mil visitantes, de 182 países. A expectativa sobre o evento pode interessar à indústria, mas muitos dos aparelhos, aplicações e tecnologias só estarão disponíveis ao público dentro de alguns meses. Em simultâneo, algumas faltas serão notadas.



Finanças pessoais: Trocar de carro vai ser mais caro, I de 15-02-2010
 

Em 2010 é provável que pague mais pelo seu carro. O aumento dos preços, segundo os responsáveis do sector, é inevitável para este ano, caso se confirmem as alterações propostas pelo Orçamento do Estado. Apesar de este ser um Orçamento de continuidade, quem tem carro ou pretende vir a comprar um carro novo vai sentir na carteira, sobretudo por causa das alterações fiscais. O Orçamento do Estado introduz uma novidade reclamada há muito pelas associações do sector automóvel: o fim da dupla tributação. Mas se pensa que isso significa que irá pagar menos impostos, desengane-se. A eliminação do IVA será compensada por uma subida equivalente do Imposto Sobre Veículos (ISV).



PS dividido sobre futuro de sócrates, I de 15-02-2010
 

E se o primeiro-ministro não resistir às sucessivas polémicas que estão a marcar o arranque desta legislatura? A pergunta que atravessa a mente dos portugueses atravessa também o PS, um partido cada vez mais dividido sobre qual será a "receita certa" para responder à crise política. Enquanto Sócrates e o seu núcleo duro se mantêm irredutíveis na defesa das eleições antecipadas como resposta à crise (Pedro Silva Pereira assumiu-o no fim do último Conselho de Ministros), outros altos dirigentes do PS veêm com maus olhos uma antecipação forçada de eleições no meio da crise económica e preferem ver Sócrates substituído no cargo e o PS formar novo governo com um novo primeiro-ministro. Ninguém o assume em "on", mas a conversa flui nos bastidores.



Cimpor em risco de passar a braço-de-ferro brasileiro, Jornal Negócios de 15-02-2010
 

O compromisso que a Camargo Corrêa assumiu com a Teixeira Duarte relativamente à venda de três fábricas da Cimpor caiu mal junto da Votorantim e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que controlam já 31% da cimenteira, sabe o Negócios. Para assegurar a compra dos 22,17% da Teixeira Duarte na Cimpor - e a opção de adquirir mais 3% - a Camargo Corrêa acordou com a construtora que, caso adquira a maioria dos direitos de voto e o controlo da gestão da cimenteira, se compromete a votar favoravelmente a venda da fábrica de Alhandra (em Portugal) e as de Cezarina e de Campo Formoso (no Brasil) à Teixeira Duarte.



Quebra de confiança na administração da PT, Jornal Negócios de 15-02-2010
 

A pressão aumenta. Rui Pedro Soares e Fernando Soares Carneiro estão por um fio na administração da PT. Não apenas por estarem envolvidos nas conversas que o "Sol" tem vindo a publicar como sendo escutas telefónicas feitas no âmbito das investigações do processo Face Oculta - que levaram o procurador de Aveiro a considerar haver indícios "muito fortes" de existência de um plano, envolvendo o Governo, para interferir na comunicação social -, como por terem interposto providências cautelares para tentar que não fossem publicadas mais.



Menos 30 graus que no Carnaval do Brasil, Jornal Notícias de 15-02-2010
 

O Carnaval mais brasileiro de Portugal saiu à rua, ontem, a tiritar de frio. Tarefa dura para quem desfilava quase despido, mas não menos para o rei - o actor Alexandre Nero, da telenovela "Paraíso", em exibição na SIC -, que deixou para trás um Rio de Janeiro a fervilhar com 40 graus. Na Mealhada, estavam menos 30. "Não imaginava que ia encontrar um frio tão grande aqui. Vou tentar aquecer-me com o samba", dizia o actor, 40 anos comemorados, anteontem, em Lisboa, pouco antes de entrar na festa. Para logo acrescentar, entre risos: "Adoraria desfilar de cachecol!".



Esquecido sete meses na cadeia após cumprir pena, Jornal Notícias de 15-02-2010
 

Um indivíduo, de 40 anos, esteve indevidamente preso durante sete meses em Custóias por esquecimento dos tribunais. Cumpriu uma pena de oito anos de prisão (por furtos) que terminou em Junho do ano passado, mas só foi libertado na semana passada. A libertação do condenado aconteceu após o caso ter sido apresentado ao Supremo Tribunal de Justiça. Porém, esta instância de recurso não chegou a tomar qualquer decisão em termos formais, porque entretanto o Tribunal de Execução de Penas do Porto deu conta da falha. Que perdurava desde 26 de Junho do ano passado.



Braga no dragão para ser campeão, O Jogo de 15-02-2010
 

O Braga continua em estado de graça. Desta vez, precisou de suar para levar de vencida uma equipa bem organizada, com uma louvável maturidade e que quando estava a perder encontrou a solução para assustar o adversário, através de um golo fabuloso de Djalma. Para continuar a sonhar, Luis Aguiar abriu o livro, marcando um golo, o primeiro neste regresso a Braga, que fechou as contas de um jogo quase sempre mais disputado do que bem jogado.



Taça América. O mais antigo troféu desportivo do mundo regressa a casa, Público de 15-02-2010
 

Se há palavra que pode aplicar-se à 33.ª edição da Taça América é suspense. Suspense nos tribunais durante mais de dois anos, suspense nas águas de Valência devido aos sucessivos adiamentos, ora por ventos excessivos, ora por ventos demasiado brandos, suspense quanto ao vencedor do dia de ontem, depois de os suíços do Alinghi terem içado uma bandeira vermelha (indicando um protesto) no decorrer da segunda regata. Mas o suspense acabou e o mais antigo troféu desportivo do mundo regressa a casa, a bordo do trimarã da Oracle.



Três quartos das escolas secundárias vão sair do património do Estado, Público de 15-02-2010
 

Todas as escolas que estiveram, estão ou virão a estar em obras, no âmbito do programa de modernização dos seus edifícios tutelado pela Parque Escolar, vão deixar de integrar o património do Estado para passar a ser propriedade daquela entidade pública empresarial, indicou ao PÚBLICO o seu presidente, João Sintra Nunes. Para já, está decidido que as obras, lançadas há três anos, abrangerão 332 das 445 escolas públicas de Portugal continental que têm ensino secundário, mas a intervenção poderá ser alargada a mais outras 38, referiu.



Cardozo quer mais, Record de 15-02-2010
 

O interesse do Everton em Cardozo não é novo mas tem-se intensificado nos últimos meses devido à insistência do técnico David Moyes. Os três golos que o paraguaio marcou ao clube de Liverpool na Liga Europa foram decisivos para convencer o treinador inglês que, anteontem, marcou presença no Estádio da Luz para voltar a ver o líder da Bota de Ouro Record frente ao Belenenses.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream