12 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 12-02-2010

Sexta, 12 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

"Não estou ligada a cultos satânicos", 24 Horas de 12-02-2010
 

A dois dias da grande final do "Ídolos", Diana responde a todas as polémicas. Diz que não foi beneficiada por Moura dos Santos, recusa qualquer ligação ao mundo satânico e avisa quem a quer derrubar que precisa de "esforçar-se mais um bocadinho". Uma entrevista exclusiva ao 24horas, a última concedida antes de conhecer o veredicto dos portugueses.



"Coragem de ir em frente", A Bola de 12-02-2010
 

O treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, garante que a equipa vai «reagir» à derrota (4-1) com o Benfica, para a Taça da Liga, e apresentar-se, amanhã, na Mata Real «para ganhar» ao Paços de Ferreira, no jogo que abre a 19.ª jornada da Liga. «Vamos tentar dar uma boa resposta, reagir, respeitando o adversário, mas vamos jogar para ganhar», garantiu Carlos Carvalhal na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Paços de Ferreira. Carvalhal garantiu ainda que o próximo jogo é prioritário para o Sporting e que, só depois, começará a pensar no encontro com o Everton, para a Liga Europa: «Estamos direccionados para o jogo com o Paços, é o jogo mais importante nesta altura. Depois havermos de recuperar para esse jogo.»



Sócrates avisado das escutas, Correio Manhã de 12-02-2010
 

José Sócrates soube durante a investigação do caso 'Face Oculta' que uma conversa sua com Armando Vara teria sido apanhada na escuta telefónica a que este estava sujeito. Esta é a convicção dos investigadores do processo, que já extraíram certidões para investigar a fuga de informação. As suspeitas são de que no final de Junho José Sócrates, Armando Vara e Paulo Penedos tiveram conhecimento da investigação, e que por isso mesmo tomaram especial cuidado nas conversas telefónicas a partir dessa altura.



Fogo no Chiado mata idosa, Correio Manhã de 12-02-2010
 

Era raro os vizinhos de Aurora Dias verem-na fora de casa, as águas furtadas no 5º andar do nº 24 da rua Nova do Almada.no Chiado, Lisboa. Problemas de locomoção limitavam a mobilidade da idosa, de 84 anos, que ontem de madrugada não conseguiu fugir das chamas que deflagraram na sua casa. Eram 05h00.O corpo só foi encontrado pelos bombeiros aquando do rescaldo, cerca de quatro horas depois do início do incêndio, carbonizado e debaixo dos escombros, uma vez que parte do telhado abateu.



Sindicatos da função pública juntam-se para greve geral , Diário Económico de 12-02-2010
 

A Função Pública vai fazer greve geral no próximo dia 4 de Março, o que não acontecia há quase três anos, apurou o Diário Económico. As duas organizações sindicais da UGT e a estrutura da CGTP, que já tinha avançado com esta data para uma paralisação sozinha, estão em conversações e tudo indica que irão unir-se e que os trabalhadores do Estado vão paralisar o país nesse dia.



Saiba como fugir à subida dos "spreads" na compra de casa, Diário Económico de 12-02-2010
 

Há males que vêm por bem, como diz o ditado? Há. Desde o início da crise financeira, em Julho de 2007, os preços das casas em Portugal caíram em média 14%, segundo Manuel Alvarez, presidente da Remax. Os dados do INE confirmam esta tendência, embora os números não sejam tão pronunciados: desde o início da crise a avaliação bancária feita à habitação em Portugal caiu mais de 8%. A expectativa dos agentes do sector é de que em 2011 os preços do imobiliário comecem a recuperar. Esta previsão poderá indiciar que este é um bom momento para comprar casa. No entanto, nem tudo são rosas. O aumento do crédito malparado e as dificuldades de financiamento dos bancos estão a levar as instituições financeiras a restringir as condições de acesso ao crédito por duas formas: o aumento dos 'spreads' e a diminuição dos rácios de financiamento.



Clientes do BPP podem aderir ao fundo especial a partir de hoje, Diário Económico de 12-02-2010
 

O derradeiro plano da Privado Holding para tentar salvar o Banco Privado Português (BPP) já está nas mãos do Banco de Portugal, tendo sido entregue na quarta-feira, sabe o Diário Económico. Esta deverá ser a última tentativa feita pelos accionistas para recuperar o banco. A resposta das autoridades ao plano agora apresentado ditará, no essencial, o futuro da instituição. Isto porque, se o fundo de investimento para os clientes de retorno absoluto avançar, o banco perde as últimas receitas com relevo. Sem uma injecção de capital, o destino do BPP será, inevitavelmente: a insolvência. O prazo para os clientes aderirem ao referido fundo de investimento começou entretanto já hoje a contar.



Gestores da PT tentaram três vezes travar novas escutas, Diário Notícias de 12-02-2010
 

Revelação de "manobras para controlar outros órgãos de comunicação social, além da TVI, e condicionar jornalistas". Este é o tema em destaque na edição de hoje do Sol, que publica mais desenvolvimentos das escutas feitas no âmbito do "Face Oculta" depois das revelações da última sexta-feira. A confirmação do conteúdo da edição de hoje foi conhecida através de um comunicado assinado pela direcção do semanário - José António Saraiva, José António Lima, Mário Ramires e Vítor Rainho -, às 21.00, altura a que o jornal já estava impresso.



Queixa de Moura Guedes pode levar caso Sócrates a tribunal, I de 12-02-2010
 

Não é apenas mais uma queixa. É um buraco que se abre no círculo fechado onde até agora foi apreciado o negócio relativo à compra da TVI. O alegado plano de José Sócrates para controlar a comunicação social poderá ser apreciado em tribunal, por um juiz de instrução: essa é pelo menos a porta aberta pela queixa de Manuela Moura Guedes, que o acusa de atentado contra o Estado de Direito. Se o juiz considerar os indícios relevantes, poderá em último caso requerer a audição do primeiro-ministro.



Face Oculta: Directores de jornais publicariam as escutas, Jornal Negócios de 12-02-2010
 

O "Sol" sai hoje para as bancas e com novas revelações sobre "manobras para tentar controlar órgãos de comunicação e jornalistas". A providência cautelar interposta por Rui Pedro Soares parece não ter surtido o efeito desejado. E criou uma onda de indignação. Os directores de jornais contactados garantem que, a manter-se o teor das escutas já reveladas, estariam dispostos a publicá-las.



Constâncio vai mandar na supervisão do BCE, Jornal Negócios de 12-02-2010
 

Neste momento, só uma hecatombe política retiraria a Vítor Constâncio o lugar de vice-presidente do BCE até 2018. Assume o lugar de Lucas Papademos, ficando responsável pela direcção dedicada à estabilidade financeira, uma área em que o BCE tem ganho poder a nível internacional. Com as reformas em curso no enquadramento regulatório europeu ao nível do sistema financeiro, o BCE tem ganho importância no que diz respeito à supervisão macroprudencial, ou seja, a que combate a acumulação de risco sistémico decorrente das interligação entre instituições financeiras - um dos factores que mais contribuiu para a gravidade da crise.



Noronha responsabiliza procurador-geral pela avaliação das escutas, Jornal Notícias de 12-02-2010
 

Noronha Nascimento explicou, em duas entrevistas, à SIC e RTP, que a decisão de investigar, ou não, José Sócrates é exclusiva do procurador-geral da República e considerou "espantosa" a tentativa de o envolver publicamente no destino que tomaram as certidões emitidas pelo Ministério Público de Aveiro por indícios de crime de atentado ao Estado de Direito. "Especificamente aquelas escutas não tinham prova alguma. Foram anuladas porque, além disso, tinham sido validadas por um juiz de instrução criminal de primeira-instância. O Ministério Público deveria ter enviado de imediato para o presidente do Supremo, por ser o juiz de instrução competente no caso de intervenção do primeiro-ministro", afirmou Noronha Nascimento.



"Não temos tempo para treinar", O Jogo de 12-02-2010
 

Quatro derrotas consecutivas, duas delas com dimensão humilhante, frente aos rivais de sempre, FC Porto e Benfica. É este o saldo que o Sporting transporta para a visita a Paços de Ferreira, terreno onde, no passado, também viveu momentos difíceis. Numa temporada para esquecer, os leões procuram salvaguardar o único objectivo possível na Liga Sagres, a qualificação para a Liga Europa e, para isso, é indispensável inverter a espiral negativa iniciada pela goleada encaixada no Estádio do Dragão.



Polónia dá 60% dos lucros à JM, OJE de 12-02-2010
 

A operação na Polónia significou 60% do lucro da Jerónimo Martins em 2009, disse ontem o administrador executivo do grupo, Pedro Soares dos Santos. Este gestor, que é também o responsável do retalho para Portugal e Polónia, disse que, sem a depreciação da moeda local, o zloty, o peso no resultado líquido teria sido de 70%. A JM, através da cadeia Biedronka, é líder na Polónia no retalho alimentar, com 1.500 lojas operacionais. O gestor disse que o mercado tem capacidade para suportar até duas mil lojas e esse é o objectivo até 2012, mas afastou qualquer crescimento por aquisição devido a questões de concorrência. Soares do Santos afastou a hipótese da Biedronka cotar em Bolsa.



Meo lança serviço de TV pela Internet, OJE de 12-02-2010
 

O Meo lançou ontem, a título experimental, um novo serviço de televisão acessível no computador, através da Internet, contendo as principais funcionalidades disponíveis na oferta de televisão. Vera Pinto Pereira, directora do negócio TV da Portugal Telecom, considera que esta experiência piloto, que será generalizada ainda este ano, vem mudar os hábitos de consumo de televisão em Portugal. O Meo@PC vem juntar-se às plataformas de IPTV (sobre ADSL e Fibra Óptica), satélite e mobile, "completando um ciclo de mobilidade e acessibilidade".



Parceira brasileira da EDP quer investir em Portugal, OJE de 12-02-2010
 

A brasileira Eletrobrás, parceira da EDP no Brasil, está a analisar com a eléctrica portuguesa "futuras parcerias" na América Latina, Europa, EUA e África e admite investir em Portugal em "empreendimentos relevantes". Segundo o superintendente de operações no exterior da Eletrobrás - que falava ontem à margem do seminário "Mercados de Electricidade e Gás Natural" promovido pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto -, a empresa assinou com a EDP "um convénio amplo de possíveis parcerias", no âmbito do qual "já foram estudados alguns projectos internos ao Brasil". Adicionalmente, revelou Sinval Zaidan Gama, as duas empresas realizaram "recentemente" um encontro "onde ambas as partes apresentaram empreendimentos para avaliação de futuras parcerias".



Função Pública com mais perda de poder de compra no horizonte, Público de 12-02-2010
 

A proposta de Orçamento do Estado foi ontem aprovada na generalidade, com as abstenções de PSD e PP, mas a discussão esteve centrada na possibilidade de o Governo não permitir aumentos reais dos salários da função pública até 2013.A confirmar-se, os trabalhadores do Estado vão registar, num período de 14 anos, 13 em que a sua actualização salarial ficou abaixo da inflação. O ano de 2009 foi a excepção. Em ano de eleições, o Governo abriu os cordões à bolsa e aumentou os salários em 2,9 por cento.



A literatura portuguesa é má na cama?, Público de 12-02-2010
 

Os brasileiros são melhores do que nós, os poetas superam os romancistas. Será por causa das limitações da língua, falta-nos tradição literária ou somos demasiado pudicos? Os diagnósticos variam, mas os sintomas são comuns: em Portugal, (ainda) escrevemos pouco sobre sexo e nem sempre sai grande coisa.



Primeira tentativa em 30 anos de censura prévia a um jornal falhou, Público de 12-02-2010
 

O perfil de José Sócrates a negro sobre um fundo vermelho e um grande título a branco: "O polvo". Assim é a primeira página do semanário Sol, que hoje estará nas bancas com novas revelações sobre o alegado plano para controlar a comunicação social, e já não apenas a estação televisiva TVI. O jornal estava ontem à noite a ser impresso normalmente, apesar da tentativa de limitar novas revelações feitas pelo administrador executivo da PT Rui Pedro Soares. Além da providência cautelar interposta na 11.ª Vara Civil de Lisboa e ontem executada na sede do semanário por ordem de Rui Pedro Soares, administrador da PT, já antes o irmão e advogado do administrador, Carlos Soares, tinha interposto pelo menos uma outra providência cautelar, não aceite pelo tribunal.



"Culpar só um é cobardia", Record de 12-02-2010
 

Carlos Carvalhal abordou ontem, sem entrar em grandes pormenores, alguns dos problemas do Sporting. No entanto, o técnico, de 44 anos, não deixou de resposnder às críticas que o visam pelo mau momento que a equipa atravessa. Os últimos jogos, nos quais os leões averbam quatro derrotas consecutivas, deixaram marcas.



Face Oculta: o polvo, SOL de 12-02-2010
 

O plano de controlo da comunicação social - que levou os magistrados do processo 'Face Oculta' a considerar existirem «indícios muito fortes» de que estava «directamente envolvido o Governo, nomeadamente o primeiro-ministro» - ia muito mais além da compra de 30% da TVI. Pelas escutas interceptadas, percebe-se que, em simultâneo com a tomada da Media Capital, a estratégia passava pela compra de um grande grupo de comunicação social, que se tornaria parceiro estratégico da PT: numa primeira fase seria a Cofina (dona do Correio da Manhã) ou a Impresa, de Pinto Balsemão, e no fim surgiu a hipótese do grupo Controlinveste (DN/JN/TSF), de Joaquim Oliveira.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream