10 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 10-02-2010

Quarta, 10 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Clínica de famosos despejada por causa de dívidas, 24 Horas de 10-02-2010
 

Uma solicitadora de execução de penas e quatro agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) encerraram ontem à tarde a Clínica NewBody, no centro de Lisboa, por decisão condenatória do Tribunal da Relação de Lisboa. Em causa estavam 361.314 euros de não pagamento de 18 rendas mensais. Desde Maio de 2008 que esta clínica de famosos deixou de pagar ao senhorio, o famoso nutricionista Humberto Barbosa, dono da recém-criada Clínica do Tempo.



Noite Vermelha, A Bola de 10-02-2010
 

O Benfica goleou esta noite o Sporting (4-1) em Alvalade e carimbou o passaporte para a final da Taça da Liga. Com esta vitória, a equipa encarnada vai poder defender o título conquistado na época passada. Já para os leões, a derrota assume contornos dramáticos. Além de ser a quarta seguida para a equipa de Carlos Carvalhal (Sp. Braga, FC Porto, Académica e agora Benfica), significa que o único título ao alcance da equipa é, agora, a Liga Europa, na qual vai medir forças com o Everton.



Águia agrava crise do leão, Correio Manhã de 10-02-2010
 

"Controlámos o jogo e mandámos na partida como quisemos", disse Jorge Jesus no final. O técnico encarnado destacou o bom jogo da equipa com uma "qualidade dentro daquilo que tem vindo a fazer" na Liga. Para Jorge Jesus, a expulsão do leão João Pereira deu tranquilidade à equipa: "Soubemos tirar vantagem de jogar com mais um elemento, o que às vezes não acontece."



PGR e Noronha sob pressão, Correio Manhã de 10-02-2010
 

No dia em que os juizes se juntaram ao coro de críticas à actuação do procurador-geral e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, exigindo esclarecimentos sobre a inviabilização de uma investigação ao alegado plano de Sócrates para controlar a Comunicação Social, o Governo veio a público condenar os "ataques inaceitáveis" a Pinto Monteiro e Noronha Nascimento. Poucas horas depois de a Associação Sindical dos Juizes Portugueses (ASJP) ter quebrado o silêncio para exigir esclarecimentos cabais ao PGR e ao presidente do STJ, desafiando-os mesmo a garantir "aos portugueses que têm razões para confiar na autonomia do Ministério Público e na independência do poder judicial" a defesa de Pinto Monteiro surgiu por parte do ministro da Justiça.



"Não vejo razão para envolver Rui Soares no caso TVI", Diário Económico de 10-02-2010
 

A polémica provocada pela divulgação de alegadas transcrições de escutas do caso Face Oculta tem um dos administradores-executivos da PT, Rui Pedro Soares, entre os principais protagonistas, mas o 'chairman' Henrique Granadeiro oferece-lhe o benefício da dúvida e garante que não recebeu instruções do accionista Estado para comprar a TVI. "Não vejo qualquer razão para envolver o Dr. Rui Soares nesta questão da TVI. O responsável pela relação com o Estado - que é o detentor da 'golden share' - sou eu", afirmou Henrique Granadeiro ao Diário Económico, quando questionado sobre se a polémica do caso TVI deixa fragilizado o administrador em questão.



Preço do gás natural sobe em Julho com nova taxa para as autarquias, Diário Económico de 10-02-2010
 

Os consumidores de gás natural vão ver a sua factura agravada a partir de 1 de Julho. Com o novo tarifário chegará também mais um encargo. Chama-se taxa de ocupação de subsolo e reverte exclusivamente para os cofres das câmaras municipais. Pelo menos, para o de algumas, já que nem todas irão beneficiar desta benesse proporcionada pelo Governo. Quer por opção própria, uma vez que esta taxa carece sempre da luz verde das respectivas assembleias municipais, quer por não disporem de infra-estruturas de distribuição de gás natural na sua esfera de influência.



Receitas extraordinárias explicam 60% do corte do défice este ano, Diário Económico de 10-02-2010
 

Teixeira dos Santos terá de executar o Orçamento do Estado para este ano com mão-de-ferro, se quiser que seja à prova de rectificativos. A redução do défice orçamental que o Governo tem programada - de 9,3% para 8,3% do PIB - conta sobretudo com receitas temporárias, mostra o parecer da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, sobre a proposta de Orçamento do Estado, a que o Diário Económico teve acesso. Este é apenas um dos muitos riscos do OE/2010, que hoje começa a ser debatido na generalidade no Parlamento.



Visita do Papa terá segurança reavaliada por causa da ETA, Diário Notícias de 10-02-2010
 

A existência de bases da ETA em Portugal está a preocupar as autoridades policiais que se preparam para a presença de Bento XVI no nosso país em Maio. O Gabinete Coordenador de Segurança classificou a visita do Papa como um evento de máxima segurança desde o início, mas todos os dias o SIS analisa os riscos envolvidos. E a descoberta de uma casa em Óbidos usada pelos terroristas bascos para guardar explosivos causou alarme. Se a situação da ETA se agravar e existir risco de atentado, a deslocação de Bento XVI poderá mesmo ser cancelada.



Benfica goleia e afunda Sporting, Diário Notícias de 10-02-2010
 

O Sporting perderá a hipótese de fazer um investimento sério na próxima época e vai ver o fosso alargado para Benfica e FC Porto em 2010/2011.Esta é a conclusão de Camilo Lourenço, jornalista especializado em questões de economia depois de o Sporting ter perdido 500 mil euros, valor a que teria direito se conquistasse a Taça da Liga, prova de que os verdes e brancos foram arredados ontem em Alvalade pelo Benfica - derrota por 1-4.



"Há que distinguir o plano jurídico do plano ético", I de 10-02-2010
 

A ética tem razões que a justiça desconhece. Quem aponta o dedo às decisões tomadas pelo procurador-geral da República e pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça deve saber separar questões jurídicas de outros juízos de valor, defende o antecessor de Pinto Monteiro, Souto Moura. "Há que distinguir o plano estritamente jurídico de outras valorizações que são feitas do comportamento de alguém", acentua em declarações ao i.



Prémios aos gestores podem escapar à subida de impostos, Jornal Negócios de 10-02-2010
 

A banca e as empresas que queiram distribuir prémios este ano podem escapar à taxa agravada de IRC que o Governo quer impor-lhes. Três juristas ouvidos pelo Negócios são unânimes em considerar que, se os prémios forem pagos antes da entrada em vigor do Orçamentado Estado (OE/2010), o que não ocorrerá antes de Abril, a lei não os poderá abranger.



Procurador diz que só viu as escutas com Sócrates, Jornal Notícias de 10-02-2010
 

O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, declarou ontem que não recebeu nem se pronunciou sobre as escutas divulgadas pelo semanário Sol, tendo-se limitado a decidir sobre os 11 telefonemas em que intervém o primeiro-ministro, José Sócrates. "A única coisa que me foi enviado foram as certidões de 11 escutas (há 167, se não estou em erro) em que intervém e fala o senhor primeiro-ministro", declarou Pinto Monteiro, no Parlamento, sublinhando que aquelas 11 escutas não tinham relevância criminal.



Benfica esmaga Sporting e está na final da Taça da Liga, Jornal Notícias de 10-02-2010
 

O Benfica está na final da Taça da Liga, após golear (4-1) o Sporting, em Alvalade. Num jogo quase com sentido único, as águias, com um futebol de qualidade, superaram um adversário destroçado pelo mau momento e pela expulsão inconsciente de João Pereira.



Show di Maria, O Jogo de 10-02-2010
 

Foram 4-1, mas a verdade é que podiam ter sido mais, tamanha foi a diferença entre Benfica e Sporting na noite de ontem. Os encarnados ganharam o acesso à final da Taça da Liga em Alvalade com toda a naturalidade, porque mostraram ter melhores jogadores, melhor treinador, melhor ideia de jogo e, mesmo a jogar fora, melhores adeptos.



Santander Totta ganha 523,3 milhões, OJE de 10-02-2010
 

O Santander Totta fechou o ano com 523,3 milhões de euros de lucro, 1,1% acima do periodo homólogo, e um resultado que só o BES praticamente igualou. A instituição liderada por Nuno Amado, conseguiu atingir um rácio de eficiência de 38% (sem amortizações), o melhor das instituições financeiras nacionais desta dimensão. A nível de solidez financeira, o banco apresentou um tier 1 e um core tier 1 de 11% e 9,2%, respectivamente.O crédito a PME foi um dos focus do banco em 2009, tendo crescido 5,6%, mas Nuno Amado alertou que em 2010 o crescimento não será tão forte.O banco encontra-se numa situação de liquidez confortável, pois tem necessidade de 1,1 mil milhões de euros de refinanciamento e tem 9,8 mil milhões de euros de activos elegíveis para financiamento junto do BCE.



Fundos nacionais fogem da dívida pública, OJE de 10-02-2010
 

Os fundos de Investimento Mobiliário (FIM) portugueses investiram em Janeiro, menos 48% em dívida pública nacional, relativamente ao mês anterior de Dezembro. Os FIM continuam a atrair funding e, por isso, a estratégia passou pela aquisição de dívida pública externa, a qual aumentou 12,3% no comparativo entre os dois meses.Dados da entidade de supervisão revelam que os fundos de investimento nacionais procuraram maioritariamente as obrigações estrangeiras e estas já representam 44,5% dos investimentos totais.Na análise de Dezembro para Janeiro regista-se uma pequena quebra de 0,9% em termos de valor sob gestão dos organismos de investimento colectivo em valores mobiliários, que superou os 11.542 milhões de euros.



14 escolhidos para a audição na AR avaliam estado da liberdade de imprensa, Público de 10-02-2010
 

O Público questionou as 25 pessoas que serão ouvidas sobre a alegada tentativa de controlo da comunicação social por parte do Governo. Catorze responderam.



Credibilidade de Sócrates preocupa Jaime Gama, Público de 10-02-2010
 

Depois da dramatização e da ameaça de uma crise política, o PS teme agora um problema chamado José Sócrates. O incómodo provocado pela divulgação das escutas do processo Face Oculta (as já noticiadas pelo Sol e as que o semanário promete revelar na sexta-feira), e que atingem a credibilidade do primeiro-ministro, já se faz sentir ao mais alto nível do Estado. Ao que o PÚBLICO apurou, o presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama, já manifestou a sua profunda preocupação com os efeitos que as notícias podem vir a ter no Governo, no PS e na liderança do partido.



Águia sem piedade , Record de 10-02-2010
 

O Benfica foi a Alvalade golear o Sporting por 4-1, garantindo assim a qualificação para a final da Taça da Liga. João Pereira foi expulso logo aos 6' e da falta resultaria o primeiro golo para as águias, apontado por David Luiz. Ramires aumentou a vantagem mas Liedson reduziria ainda antes do intervalo. No entanto, Luisão e Cardozo, saído do banco, confirmariam na segunda parte o domínio encarnado.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream