09 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 09-02-2010

Terça, 9 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Gangue de Leste obriga Mourinho a reforçar a segurança, 24 Horas de 09-02-2010
 

O treinador do Inter de Milão, José Mourinho, vai receber hoje, em Appiano Gentile localonde está situado o centro de treinos do clube -, a visita de elementos do núcleo de investigação da polícia de Génova. Na origem da reunião está a recente detenção por parte das autoridades italianas de um grupo criminoso composto por quatro elementos de nacionalidade macedónia, que estava na posse de informações detalhadas sobre a vida privada do treinador, cuja luxuosa mansão, situada perto do Lago Como, pretenderiam assaltar.



Sporting joga a época, A Bola de 09-02-2010
 

José Eduardo Bettencourt chegou do Brasil, onde esteve de férias, ao final da manhã de ontem, e pouco tempo depois dirigiu-se até à Academia do Sporting, em Alcochete. Ainda que não tenha marcado presença no início do treino dos leões, que teve lugar às 16.30 horas, o presidente sportinguista logo se juntou ao grupo, numa clara manifestação de solidariedade para com os jogadores e equipa técnica. Bettencourt acabou por jantar com todo o plantel e treinadores - no repasto estiveram ainda outros elementos da estrutura directiva. Na ocasião, o presidente leonino deixou algumas palavras aos atletas e, apesar de ter manifestado a sua profunda preocupação pelos últimos resultados, José Eduardo Bettencourt também terá reforçado total confiança nos jogadores, assim como na equipa técnica liderada por Carlos Carvalhal. Foi uma espécie de toca a unir em vésperas de um jogo que vai muito para além de uma partida de futebol.



GNR trava gang de assaltantes, Correio Manhã de 09-02-2010
 

De caçadeira em punho e já com os gorros na cabeça, os quatro assaltantes aproximaram-se em marcha lenta da ourivesaria Morais, na rua dos Bombeiros, no Pinhal Novo, Palmela. Pouco passava das 00.h00 de ontem quando três decidiram sair do carro e espalhar terror dentro do estabelecimento. O outro manteve-se ao volante de um Honda Civic, preparado para a fuga. Agrediram a proprietária, ameaçaram o filho, mas saíram de mãos vazias. No final, foram perseguidos pela GNR e meia hora depois foram detidos em Aires, também em Palmela, depois de uma perseguição a alta velocidade, com tiros pelo meio, mas sem feridos a registar.



Juros da casa disparam em Março, Correio Manhã de 09-02-2010
 

Os mercados internacionais continuam a penalizar a dívida pública portuguesa. Ontem os seguros que protegem os investidores contra o incumprimento do Estado ('credit default swaps') subiram 15 pontos base para os 242, o valor mais elevado desde que aqueles títulos são transaccionados. Com o dinheiro mais caro, os bancos portugueses têm mais dificuldade em financiar-se e serão obrigados a aumentar os spreads aos clientes. "Para obter financiamento, a Banca portuguesa está a pagar no mercado internacional 2,5% acima da Euribor. Face a esta situação, não podem existir famílias a pagar pelo crédito à habitação um por cento acima da Euribor" disse ao CM João Pereira Leite, director de Gestão de Activos do Banco Carregosa.



"O que se passou na TVI lança vergonha sobre Sócrates", Diário Económico de 09-02-2010
 

O País anda cheio de 'stress'. Não é para menos. A juntar à gravíssima crise económica, as revelações sobre a forma como José Sócrates se posiciona perante a Comunicação Social e os jogos de bastidores tendentes a condicionar a livre informação em Portugal justificam só por si que se incremente o consumo de ansiolíticos. Este é um momento particularmente difícil da nossa vida colectiva. Depois de anos de venda de ilusões, assente na lógica da demagogia e do eleitoralismo fácil, os portugueses são confrontados com a dureza de uma realidade que nenhum mestre da escrita de ficção consegue disfarçar.



Banqueiros alertam para nova subida dos spreads do crédito para a casa, Diário Económico de 09-02-2010
 

Os empréstimos bancários vão ficar mais caros. Os bancos pagam mais para se financiarem nos mercados internacionais e, esse agravamento, vai ser reflectido no valor que particulares e empresas pagam aos bancos pelo crédito que contraem. O presidente o BPI admitiu ontem que os bancos venham a aumentar os 'spreads', em consequência do agravamento das condições de financiamento. "Não sei quando nem quanto", afirmou Fernando Ulrich, à margem da apresentação do programa de responsabilidade social BPI Capacitar. Mas "é normal" que a banca reflicta a subida dos juros da dívida, porque também está a pagar mais caro pelos empréstimos que contrai.



Função Pública prepara mega manifestação em Março, Diário Económico de 09-02-2010
 

A antecipada intransigência do Executivo nas negociações salariais para a Função Pública poderá levar a uma onda de contestações. Já em Março, em plena aprovação do Orçamento do Estado para 2010, poderão surgir novas greves ou manifestações nacionais. O aviso é de Ana Avoila da Frente Comum, segundo a qual estas formas de luta serão hoje avaliadas numa cimeira dos sindicatos da Administração Pública. Uma luta que promete ser unitária com protestos conjuntos de todos as organizações sindicais da Função Pública, adensando o clima social no país.



"Não percebo como é que o PGR e o presidente do STJ não se demitem", Diário Notícias de 09-02-2010
 

Na bancada do PSD ninguém quer fechar a porta à criação de uma comissão parlamentar de inquérito ao chamado caso TVI e a pressão para que haja uma marcação cerrada ao Governo é cada vez maior. José Eduardo Martins, vice-presidente da bancada, exige a demissão do procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento. Lá fora, o eurodeputado Paulo Rangel levou ontem o assunto ao plenário do Parlamento Europeu (PE).



Alunos do superior já pediram 130 milhões para se licenciarem, Diário Notícias de 09-02-2010
 

No espaço de dois anos, entre os meses de Dezembro de 2007 e 2009, os bancos portugueses contrataram com estudantes do ensino superior 128, 42 milhões de euros de créditos com garantia mútua. Isto equivale, no mesmo período, a 11 108 empréstimos celebrados, com um valor médio de 11543 euros. Os dados - apurados no final de Janeiro - constam do último relatório da comissão de acompanhamento deste programa, criado como complemento da Acção Social Escolar, e foram divulgados na página do Ministério do Ensino Superior.



Sócrates sobre pressão no caso TVI, I de 09-02-2010
 

José Sócrates pode ser chamado a prestar depoimento na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). De acordo com informações recolhidas pelo i junto de uma fonte da ERC, a possibilidade de solicitar o depoimento do primeiro-ministro será discutida nas reuniões do conselho regulador da ERC agendadas para hoje e amanhã. Insere-se no âmbito do inquérito em curso, desde Outubro, para apurar se existiu ingerência do poder político ou económico na suspensão do "Jornal Nacional" apresentado por Manuela Moura Guedes.



Os truques do seu filho para escapar ao controlo na Internet, I de 09-02-2010
 

Já viu as fotos que os seus filhos têm nas redes sociais? Sabe com quem falam na net? Provavelmente não sabe. 84,1% dos pais pensam que os filhos estão a estudar na internet – quando afinal estão nos chats.



Bancos já estão a subir taxas de juro no crédito, Jornal Negócios de 09-02-2010
 

O BPI já subiu o limite mínimo e máximo dos "spreads" cobrados nos novos contratos de créditos à habitação. Para já, é a única instituição onde se observa um aperto das condições na cedência de novos empréstimos. Mas a Associação Portuguesa de Bancos admitiu este fim-de-semana a possibilidade de um agravamento mais generalizado. Um cliente que se dirija ao BPI, verá agora ser-lhe oferecido, na melhor das hipóteses, um "spread" de 1%. Isto de acordo com o preçário actualizado este sábado. Antes era possível conseguir uma margem de 0,8%. Os limites máximos também sofreram um agravamento. Agora, o "spread" pode chegar aos 2,45%, mais 20 pontos base que até ao final da semana passada.



Os 10 trabalhos de Durão Barroso, Jornal Negócios de 09-02-2010
 

Salvo um volte-face absolutamente inesperado, o novo Executivo comunitário, liderado uma vez mais por Durão Barroso, é hoje empossado pelo Parlamento Europeu, numa votação em que o ex-primeiro-ministro português pode até recolher um apoio parlamentar superior ao que recebeu em 2004. E bem vai precisar dele. Com o Tratado de Lisboa em marcha, a Comissão Europeia passa a conviver com um Parlamento com mais poderes e, por força das últimas eleições, mais eurocéptico. Mas é sobretudo a conjuntura económica - muito mais do que a política - que promete condicionar a actuação do novo "governo" europeu e obrigá-lo a um exercício permanente de equilíbrio, com os eurodeputados, mas também com as capitais dos Vinte e Sete, para garantir que as suas propostas não fiquem repetidamente pelo caminho.



Salários crescem abaixo do ritmo de 2009, Jornal Negócios de 09-02-2010
 

2010 será ano de contenção salarial. É isso que mostram os aumentos dos salários já negociados no primeiro mês no ano e é essa também a conclusão que se tira da análise das propostas que estão a ser negociadas entre patrões e sindicatos nos principais sectores de actividades. Os trabalhadores abrangidos pelos sete contratos colectivos e acordos de empresa publicados no Boletim do Trabalho e do Emprego em Janeiro terão um aumento médio de 1,6%, pouco mais de metade dos 3,1% conseguidos no mesmo mês do ano passado ou dos ganhos médios de 2,9% obtidos ao longo de 2009.



Mulheres ganham menos 169 euros do que os homens, Jornal Notícias de 09-02-2010
 

Para ganhar perto de 3700 euros, um homem tem que trabalhar quatro meses; uma mulher precisa de mais um mês de trabalho para alcançar esse valor. Em Portugal, a discriminação salarial ainda é uma realidade, mesmo entre pessoas com as mesmas tarefas.



Ondas fortes viram traineira e matam pescador, Jornal Notícias de 09-02-2010
 

Um morto, um desaparecido e um ferido é o balanço do naufrágio ocorrido ontem de manhã ao largo da Costa de Caparica. Dois dos três tripulantes foram resgatados, um deles com vida. As buscas são retomadas hoje com um helicóptero e meios de superfície.



Mata-Mata, O Jogo de 09-02-2010
 

Carlos Carvalhal e Jorge Jesus terão hoje o terceiro confronto da temporada e, desta feita, vão resolver o impasse resultante dos dois primeiros. É que, depois de Carvalhal ter sido o primeiro a travar a máquina ofensiva de Jesus, logo à passagem da primeira jornada da Liga Sagres, quando orientou o Marítimo no empate a um golo em pleno Estádio da Luz, os dois técnicos voltaram a defrontar-se, já com o agora leão aos comandos da formação verde e branca, em Alvalade, mas nenhuma das equipas fez funcionar o marcador.



PT compra a GPTI e fica 4ª maior no Brasil, OJE de 09-02-2010
 

A Portugal Telecom tornou-se na quarta maior empresa de tecnologias de informação no Brasil depois da aquisição anunciada ontem da GPTI, uma operação que, segundo o presidente executivo da operadora, Zeinal Bava vem "reforçar a presença estratégia da PT no Brasil". A operação será feita através da fusão da GPTI na Dedic, pertencente ao grupo PT. A Dedic irá emitir acções para a entrada dos actuais accionistas da GPTI e que terão uma presença de 15% no capital na empresa portuguesa dedicada ao negócio de 'contact centres', referiu a PT no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).



Votorantim pode inibir Cimpor no Brasil, OJE de 09-02-2010
 

A entrada da Votorantim no capital da Cimpor, com a compra dos 17,3% à Lafarge, pode prejudicar a Cimpor e impedir o crescimento da empresa no Brasil, disse José Maria Ricciardi, presidente do BES de Investimento, que está a assessorar a companhia brasileira CSN na OPA que lançou sobre a cimenteira portuguesa. O gestor, que falava aos jornalistas à margem do evento de apresentação da compra do banco britânico Execution Noble, disse "achar mal a Cimpor ter um concorrente dentro dela", e sublinhou que esse facto pode "inibir o crescimento da Cimpor".



"Vir para Portugal foi a principal decisão da ETA nos últimos anos", Público de 09-02-2010
 

O jornalista e escritor espanhol Florencio Rodriguez, o mais conceituado perito da ETA em Espanha, disse, em entrevista ao PÚBLICO, que instalar-se em Portugal foi a mais importante decisão da organização nos últimos anos. Afi rma que poderão existir outras casas da ETA, mas não outra fábrica de bombas como a de Óbidos. Também o português José Manuel Anes, presidente do OSCOT, sublinha a importância do país para a ETA, cuja principal base estratégica poderá estar em Portugal, admite. Por outro lado, o antigo director da PJ, o social-democrata Fernando Negrão, criticou o Governo por ainda não estar activo o sistema de trocas de informações entre as polícias.



Um morto e um desaparecido ao largo da Caparica, Público de 09-02-2010
 

Dos três tripulantes do Delfim, a embarcação de pesca costeira que ontem naufragou a cerca de meia milha da Costa da Caparica, um morreu, há um que continua desaparecido e apenas um foi até agora resgatado com vida. As vítimas são todas de Setúbal, onde o ambiente já era de consternação devido à morte do comandante da embarcação. As buscas envolveram um helicóptero, uma corveta e mergulhadores, e deverão ser retomadas hoje, depois de ontem terem sido parcialmente suspensas, ao pôr do sol, por causa da falta de visibilidade e do agravamento das condições atmosféricas.



Dérbi sem palavras, Record de 09-02-2010
 

O plantel sportinguista efetuou esta tarde o último treino antes do dérbi com o Benfica, nas meias-finais da Taça da Liga. Depois duma sessão à porta fechada, Carlos Carvalhal convocou todos os jogadores que compõem o plantel para o encontro de Alvalade (20:15). Izmailov já trabalhou sem limitações, enquanto Miguel Veloso continua condicionado e deverá estar em dúvida até à hora da partida.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream