08 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 08-02-2010

Segunda, 8 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Já foram estrelas e hoje vivem na miséria, 24 Horas de 08-02-2010
 

Natália de Sousa assume que em 2009 passou dois meses de fome e emagreceu 15 quilos. Carlos Miguel afirma ter passado mal quando o cancro o afastou dos palcos. Florbela Queiroz diz estar a morrer por dentro por falta de trabalho. Artur Garcia aperta o cinto e vive com sede do carinho do público.



Javí Garcia quer prenda no "derby", A Bola de 08-02-2010
 

Vicente del Bosque admitiu a possibilidade de Javi Garcia, médio que o Benfica contratou ao Real Madrid por 7 milhões de euros, ser convocado para o Mundial-2010. Em breve conversa com A BOLA, no aeroporto de Varsóvia, o seleccionador espanhol revelou estar a par do que Javi está a fazer esta temporada, em Portugal.



Bombeiro e amigo perdem a vida em ultrapassagem, Correio Manhã de 08-02-2010
 

Um bombeiro, de 26 anos, perdeu a vida num brutal despiste de automóvel, ontem de madrugada, na Estrada Nacional 13, em Esposende. Durante o fim-desemana, e até às 22h00 de ontem, pelo menos nove pessoas morreram nas estradas portuguesas. Durante uma ultrapassagem mal calculada, numa longa recta, o carro do bombeiro embateu numa casa e voou até parar num muro do outro lado da via. O condutor, Bruno Joel de 26 anos, perdeu a vida, tal como o amigo José, de 32, emigrante em Espanha.



Espanha despede 60 mil portugueses, Correio Manhã de 08-02-2010
 

Em 2008, cerca de 90 mil trabalhadores da construção civil portugueses trabalhavam em Espanha. Hoje, o número caiu para trinta mil e a crise promete atirar para o desemprego metade desses emigrantes. "Em 2005, havia cerca de vinte mil operários portugueses em Espanha. O número foi crescendo até 2008, para os 90 mil. Neste momento, estão cerca de trinta mil, mas o mercado vai mandar embora cerca de quinze mil. Apenas aqueles que são muito bons é que deverão ficar, porque os espanhóis só vão guardar os homens que representam uma mais-valia. Em Espanha, há poucas obras públicas e houve uma queda de 47% no sector imobiliário. Agora os empresários estão a virar-se para novos destinos, como a Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda e países africanos" explicou ao CM Albano Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte.



Nova linha de crédito tem 750 milhões para apoiar micro e PME, Diário Económico de 08-02-2010
 

A nova linha de crédito, a PME Investe V, será lançada no mês de Março e terá como novidade o aumento do montante do seguro de crédito para empresas que queiram internacionalizar-se, alargando também o seu âmbito para países da OCDE. O Governo vai também articular melhor o acesso às linhas de crédito para permiti-lo a empresas que tenham dívidas ao fisco e à segurança social, tal como estava programado.



BES compra banco de investimento em Londres , Diário Económico de 08-02-2010
 

O Banco Espírito Santo de Investimento comprou o Execution Noble, um grupo financeiro de corretagem e banco de investimento que o vai garantir uma capacidade de distribuição de serviços financeiros nas principais praças mundiais. O BESI, liderado por José Maria Ricciardi, dá assim mais um passo importante na direcção da internacionalização do grupo BES. A compra da maioria do capital desta plataforma financeira, vai permitir ao BESI entrar em força nas principais praças financeiras mundiais, como Hong Kong, Londres, Nova Iorque e Bombaim. Um objectivo há muito delineado pelo CEO do banco de investimento do BES.



Secreta espanhola em Portugal à procura da ETA sem SIS saber, Diário Notícias de 08-02-2010
 

Elementos da Direcção de Comunicações e Sistema de Informação da GNR já se tinham cruzado em território português com operacionais do Centro Nacional de Inteligência (CNI), a secreta espanhola. Mas estes nunca prestaram qualquer informação do que estavam a fazer ao Serviço de Informações e Segurança (SIS) português. Fonte policial disse ao DN que nos serviços de informações da GNR já tinha circulado a informação de que estariam em Portugal elementos da secreta espanhola, provavelmente à procura de ligações da ETA. A informação chegou a ser passada aos superiores hierárquicos, mas "nunca foi valorizada", refere a fonte. E por isso nem sequer foi posta por escrito. Aliás o próprio ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou até - quando dois etarras foram detidos na Torre de Moncorvo em Janeiro - que não existiam bases da ETA em Portugal.



Presidente do Irão ordena enriquecimento de urânio, Diário Notícias de 08-02-2010
 

O Presidente iraniano ordenou, ontem, à Agência de Energia Atómica do seu país que inicie o enriquecimento de urânio a 20% para o reactor de Teerão. A decisão de Mahmud Ahmadinejad foi anunciada um dia após o seu chefe da diplomacia ter afirmado, em Munique, estar "próximo" um acordo com as grandes potências sobre o dossiê nuclear do Irão. Ao discursar, ontem, na inauguração de uma exposição sobre tecnologia laser, o Presidente iraniano fez questão de afirmar que o seu país dera "dois a três meses" às potências ocidentais para concluir um acordo sobre a troca de urânio. Durante esse tempo, sublinhou Ahmadinejad, as ditas potências "começaram a jogar connosco, embora recentemente tenham começado a enviar mensagens em que afirmam querer encontrar uma solução". Face ao ocorrido, o Presidente iraniano não hesitou em ordenar a Ali Akbar Salehi que inicie o processo de enriquecimento de urânio para combustível do reactor médico de Teerão.



Crise económica, I de 08-02-2010
 

Famílias evitam mudar alunos para escolas públicas e acumulam atrasos nas propinas. Colégios a pedir empréstimos bancários para poder gerir as dívidas contraídas pelos pais que não pagam as propinas dos filhos ou externatos a enfrentar prejuízos de milhares de euros por causa dos atrasos sistemáticos nos pagamentos das mensalidades. Estes são os efeitos da crise a atingir os casais com filhos no ensino privado que, mesmo assim, tentam evitar a todo o custo transferir as crianças para as escolas públicas.



Famosos do Twitter: os mais seguidos e os ignorados da rede social, I de 08-02-2010
 

A rede dos 140 caracteres está a criar uma nova raça no mundo da fama, as "twilebrities". Em Portugal já há uma e chama-se Dputamadre. Não há outro português no Twitter que tenha tantos seguidores como esta desconhecida, que se assume com um nome quase indecoroso para escrever nas páginas de um jornal: Dputamadre, que na verdade significa, em castelhano, qualquer coisa como fantástico, ou excelente. Atingiu os 100 mil seguidores na semana passada, uma marca inédita num Portugal que ainda está muito longe de aderir ao Twitter como aderiu ao Facebook.



Especuladores reforçam aposta na queda das obrigações portuguesas, Jornal Negócios de 08-02-2010
 

A dívida portuguesa esteve sob uma pressão anormalmente elevada nos mercados financeiros na semana passada, alimentada por declarações do comissário europeu Joaquín Almunia sobre a necessidade de Portugal intensificar as medidas de redução do défice orçamental. O preço das Obrigações do Tesouro a 10 anos (OT) afundou, fazendo disparar a rendibilidade ("yield") exigida pelos investidores para adquirirem os títulos portugueses. O forte movimento de subida levou as "yields" aos 4,738% na quinta-feira, o nível mais elevado desde Março de 2008, quando se temia uma depressão na economia mundial.



Dividendos: As 30 melhores acções do Mundo, Jornal Negócios de 08-02-2010
 

Os dividendos distribuídos pelas empresas cotadas em bolsa são um dos atractivos para investir em acções. Saiba quais os melhores títulos mundiais e portugueses para ter na sua carteira. Os dividendos têm um papel crucial nos mercados accionistas. São, muitas vezes, um dos principais motivos que levam os investidores a "apostar" numa determinada empresa, em detrimento de outras. A opção tende a recair na que oferece maior rendibilidade na "fatia" dos lucros que é distribuída. Mas isolar o retorno da remuneração nem sempre se é a melhor estratégia. No Investidor Privado, hoje nas bancas como Jornal de Negócios, saiba quais as cotadas que deve ter na sua carteira.



Judiciária procura mais bases da ETA em Portugal, Jornal Notícias de 08-02-2010
 

As autoridades estão à procura de mais esconderijos da ETA, depois de elementos recolhidos com o desmantelamento da fábrica de bombas em Óbidos, soube o JN. É uma nova fase, após desmentidos sucessivos da actividade do grupo em Portugal. Em causa estão em particular os mapas encontrados na moradia de Avarela que tinha sido arrendada por um ano, tal como mo JN ontem noticiou. Os mapas dizem respeito às zonas de Coimbra e do Norte do país e, se bem que não haja referências claras quanto à localização, o interesse manifestado pelos elementos da ETA naquelas regiões portuguesas estão a levantar suspeitas.



36 detidos em mega-rusga contra o tráfico, Jornal Notícias de 08-02-2010
 

Mais de 400 militares da GNR efectuaram, na manhã de ontem, domingo, 49 buscas domiciliárias e duas em estabelecimentos de restauração, nos concelhos do Porto, Famalicão, Póvoa de Varzim, Guimarães e Santo Tirso. Apreendidas droga e armas e detidas 36 pessoas. Eram sete em ponto. O crepúsculo assistia a movimentações de vultos que ganhavam forma. De aríetes em punho, a porta de uma residência era arrombada, em Lordelo, Guimarães. "GNR!", identificam-se os militares. Gritos de quem acorda sobressaltado, mas a normalidade é reposta. Seguem-se horas de buscas, inventariação, recolha de provas... Os vizinhos começam a espreitar ao longe. Comenta-se à boca pequena. Perto do meio-dia, regressam os carros ao quartel de Barcelinhos, com os detidos.



Festinhas para Tomy, O Jogo de 08-02-2010
 

Quem já jogou à batalha naval sabe que o mais difícil é acertar no submarino. É uma coisa pequenina num oceano imenso e é preciso alguma sorte para conseguir dar com ele. Em compensação, um tiro basta para o afundar. E foi mais ou menos assim que o FC Porto resolveu a batalha com a Naval ontem: levou algum tempo a acertar, foi dando tiros na água, falhando por pouco umas vezes e por muito noutras, mas, depois, um único tiro foi o suficiente para afundar as esperanças da equipa da Figueira da Foz.



"A TAP deve ser privatizada o quanto antes", OJE de 08-02-2010
 

Filho de um dos pilotos "míticos" do Brasil, apaixonado pela aviação, que tem como hobby "apesar de o tempo não chegar para tudo", Fernando Souza Pinto gere os destinos da TAP há pouco mais de nove anos, numa das eras mais críticas de sempre para o transporte aéreo. Os resultados de 2009, as projecções para 2010 e as novas tendências da aviação vistas pelo presidente de uma empresa que se prepara para entrar noutra fase determinante: a privatização.



G-7 recomenda manter estímulos, OJE de 08-02-2010
 

O G-7 considera "necessário manter os estímulos" às economias enquanto a situação económica global não apresentar melhorias que sejam sustentáveis a prazo, disse o anfitrião da reunião dos ministros dos sete países mais industrializados, o ministro das Finanças do Canadá, Jim Flaherty. Os países do G-7 concluíram a reunião no Ártico canadiano sem um acordo sobre as reformas do sistema financeiro mundial, embora tenham sublinhado não terem uma "fundamentação divergente" de como previr futuras crises.



Nomeações no segundo Governo de José Sócrates superam as de Santana e Durão, Público de 08-02-2010
 

O segundo Governo de José Sócrates já nomeou 1361 pessoas desde que assumiu funções no final de Outubro. Só para os gabinetes ministeriais já foram recrutadas 997 pessoas, 323 sem qualquer vínculo à Administração Pública. Estas são as principais conclusões que se podem retirar da pesquisa efectuada pelo PÚBLICO aos despachos publicados em Diário da República até à última sexta-feira. Estes números significam que o Governo de José Sócrates já nomeou mais pessoas do que os de Santana Lopes e Durão Barroso. Após cinco meses em funções – data em que foi feito o primeiro balanço das nomeações do primeiro executivo PSD/PP – Durão Barroso e os seus 18 ministros e 34 secretários de Estado tinham efectuado 1260 nomeações, das quais 940 para os gabinetes (250 sem vínculo à Administração Pública).



Alerta vermelho, Record de 08-02-2010
 

Yannick deve ficar fora dos convocados para o dérbi de amanhã com o Benfica a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Mesmo que o jogador recupere da infeção respiratória que o afetou no sábado, o dianteiro só entrará nos planos de Carlos Carvalhal caso o treinador não tenha opções ofensivas em número suficiente.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream