05 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 05-02-2010

Sexta, 5 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Júlia Pinheiro vai pôr os portugueses a falar com mortos, 24 Horas de 05-02-2010
 

Era um dos segredos mais bem guardados na TVI. Até hoje. As gravações começam para a semana, mas só em Março é que Júlia Pinheiro se estreia ao lado de uma médium britânica. Anne Germain vai passar mensagens aos mortos para os principiantes interessados.



Centenas no adeus a Rosa Lobato de Faria, 24 Horas de 05-02-2010
 

O funeral da escritora e actriz foi ontem em Lisboa. O corpo foi cremado no cemitério dos Olivais. Artistas em peso disseram "adeus" a Rosa Lobato Faria. Ricardo Carriço quase não conteve lágrimas na última homenagem a "Rosinha" e Alice Vieira disse estar em "choque" com a morte da amiga.



Cardozo: "Há um grande espírito de equipa", A Bola de 05-02-2010
 

Líder da Bola de Prata, Óscar Cardozo regressou aos golos no jogo com o U. Leiria (de bola corrida já não marcava desde a 12.ª jornada, com a Académica), dando o melhor seguimento, de cabeça, a um cruzamento de Saviola, após uma brilhante jogada de entendimento entre este e Pablo Aimar.



Freeport com mais sete mil perícias, Correio Manhã de 05-02-2010
 

A Polícia Judiciária entregou esta semana no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) cerca de sete mil documentos relativos ao processo Freeport. Trata-se de perícias feitas pelo gabinete de perícia financeira da Polícia Judiciária, no âmbito da colaboração desenvolvida com o Ministério Público. Os inspectores da PJ deixaram na Alexandre Herculano, na sede do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), dezenas de documentos que agora terão de ser anexados ao processo.



Dia negro leva 1,1 mil milhões da Bolsa, Correio Manhã de 05-02-2010
 

A desconfiança dos mercados internacionais em relação às finanças públicas do País e à capacidade de Portugal reduzir o défice para 3% do PIB até 2013 levaram ontem a uma debandada dos investidores da Bolsa de Lisboa. Foram mais de 1,1 mil milhões de euros que voaram da praça portuguesa, numa sessão em que foram transaccionados mais de 157 milhões de títulos, um máximo desde a falência do Lehman Brothers, em Setembro de 2008, com o PSI 20 a cair cerca de 5%.



Saiba como preencher o IRS para pagar menos impostos, Diário Económico de 05-02-2010
 

Além do pagamento do próprio imposto, preencher a declaração de IRS costuma ser uma das tarefas menos apetecíveis para os portugueses. Nesta altura do ano, começa a rotina para os contribuintes: reunir recibos, munir-se de calculadora, lápis e papel e alguma paciência, procurar os cartões de contribuinte e as declarações de rendimentos e de retenções na fonte da entidade empregadora e dos bancos e preencher a declaração de IRS são as 'tarefas básicas'.



Teixeira dos Santos ameaça cortar verbas para a Madeira, Diário Económico de 05-02-2010
 

O ministro das Finanças ameaçou ontem cortar as transferências e reduzir o endividamento para a Madeira, se a aprovação da alteração à lei das finanças regionais se repetir no plenário. Teixeira dos Santos diz que tem de ser coerente na condução da política orçamental e voltou a apelar aos partidos para que as alterações à lei não sejam aprovadas, já que as implicações orçamentais daquelas alterações "não são de todo aceitáveis".



Nem demissão nem mais dinheiro para a Madeira, Diário Notícias de 05-02-2010
 

"Recorrerei, entre 2010 e 2013, a todos os instrumentos legais e políticos para preservar o equilíbrio das contas públicas." A garantia do ministro de Estado e das Finanças, ontem ao início da noite, pôs fim ao suspense: não haverá lugar à demissão. Mais ainda, confirmou o DN, as palavras do ministro indicam que o Governo vai recusar-se a aplicar a lei - que a oposição se prepara para aprovar -, travando no Orçamento do Estado as verbas que nessa lei serão inscritas. Teixeira dos Santos disse-o, mesmo no final da declaração ao País. Recorrerá à Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), revista - por ironia do destino - pela ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite - para travar essas transferências para a Madeira.



"Estou chocado". Ronaldo critica falta de apoio do governo à F1, I de 05-02-2010
 

Álvaro Parente está a fazer tudo para salvar a época de 2010 - dentro e fora da Fórmula 1 - e a empresa que lhe gere a carreira, a Polaris, do universo Jorge Mendes, conseguiu ontem a ajuda de Cristiano Ronaldo para pressionar o Turismo de Portugal (ITP) a assumir um suposto acordo que garantia a entrada do piloto português na Virgin Racing, equipa do milionário Richard Branson. "Fiquei chocado com as notícias de que o Turismo de Portugal não tinha concretizado o apoio acordado", reagiu o futebolista do Real Madrid, em comunicado. Ao mesmo tempo, o organismo da tutela do Ministério da Economia demarcou-se de qualquer responsabilidade.



Horas dramáticas: Sócrates não se demite e derrota oposição. Mas a crise política continua, I de 05-02-2010
 

Sócrates não se demite e Teixeira dos Santos continua. O Governo tem poder para cortar transferências e limitar endividamento da Madeira. A telenovela "finanças regionais versus demissão do governo" foi ontem suspensa quando o ministro das Finanças garantiu ao país que, mesmo com a temível lei aprovada, se aguentaria em funções até 2013. Foi o desanuviamento político, depois de duas semanas de guerra de nervos, ameaças de demissão privadas e ameaças de crise política públicas.



Alta pressão, Jornal Negócios de 05-02-2010
 

O ministro das Finanças prometeu ontem "usar todos os instrumentos legais e políticos" que estiverem ao seu alcance para travar o aumento das transferências e dos limites de endividamento das regiões autónomas, frisando ser essa a sua "responsabilidade para garantir a coerência e credibilidade das finanças públicas" de forma a "cumprir os compromissos assumidos" com Bruxelas. Em causa estará a possibilidade de accionar uma cláusula da Lei de Enquadramento Orçamental que permite ao Governo efectuar transferências para as regiões inferiores às que estão fixadas nas leis financeiras. Do mesmo modo, permite travar aumentos de endividamento legalmente previstos.



Cavaco e Gama tentam desbloquear crise política, Jornal Notícias de 05-02-2010
 

A discussão acerca da legalidade da votação do diploma de revisão da Lei das Finanças Regionais apresentado pela Oposição promete prolongar para hoje o clima de "braço-de-ferro" com o Governo. Até ontem à noite, nenhum dos campos emitiu sinais de cedência. Segundo apurou o JN, o presidente da República terá chegado a interceder junto de José Sócrates e Manuela Ferreira Leite no sentido de alcançarem um entendimento que permitisse aprofundar o diálogo, na linha da mensagem da reunião do Conselho de Estado. Porém, extremadas as posições, os esforços de Cavaco Silva para aliviar a tensão surtiram pouco, tal como o encontro mantido, durante meia-hora, entre o primeiro-ministro e a líder do PSD.



Banca perdeu 1,2 mil milhões em dois dias, Jornal Notícias de 05-02-2010
 

A Bolsa de Lisboa afundou 4,98%, transformando o dia de ontem numa verdadeira "quinta-feira negra". É preciso recuar a Novembro de 2008 para encontrar uma queda tão violenta. Todos os títulos do PSI-20 fecharam no vermelho e o sector mais penalizado foi a banca, que em apenas duas sessões perdeu 1,2 mil milhões de euros. A queda da Bolsa portuguesa reflectiu a forte subida do risco da dívida pública portuguesa e a intensificação do receio dos investidores sobre a a capacidade de Portugal (e outros países da Zona Euro) em controlarem as suas contas públicas. Os efeitos deste receio (que também se estendeu a Espanha) provocaram, de resto, uma derrocada, nas bolsas a nível mundial.



Jara:"Darei a vida pelo Benfica" , O Jogo de 05-02-2010
 

No dia em foi chamado pela segunda vez por Diego Maradona para se integrar nos trabalhos da selecção argentina, Franco Jara abriu as portas da sua casa a O JOGO. Em entrevista exclusiva, o avançado que os encarnados resgataram ao Arsenal de Sarandi falou de tudo sem falsos constrangimentos. Jara é assim mesmo: humilde, emotivo, espontâneo e autêntico.



Adiada a votação das Finanças Regionais, OJE de 05-02-2010
 

A votação da Lei das Finanças Públicas prevista para hoje foi adiada ontem pelo presidente do Parlamento, Jaime Gama, momentos depois de Teixeira dos Santos ter feito uma declaração ao país onde considerava inaceitável a sua aprovação.



Governo tenta acalmar os mercados, OJE de 05-02-2010
 

Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças, esteve ontem a acalmar os mercados depois da subida do risco da dívida pública nacional e com os especuladores a "jogarem" na incapacidade de Portugal controlar as contas públicas.



Casos Portucale, Freeport, Operação Furacão, BPN e Independente nas mãos de um só juiz, Público de 05-02-2010
 

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) afasta a hipótese de colocar um novo juiz no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) de Lisboa, onde, nos próximos meses, se deverão decidir alguns dos mais mediáticos processos da justiça portuguesa. Será Carlos Alexandre, o único juiz a exercer no TCIC, a decidir sozinho quem vai ou não a julgamento em processos como o Portucale e Universidade Independente. Freeport, BPN e Operação Furacão também estão na agenda do magistrado. Fernando Girão, vice-presidente daquele órgão de gestão e disciplina dos juízes, esclarece que o CSM "não tem qualquer estudo no sentido de criar mais um lugar para mais uma pessoa" naquele tribunal.



Governo promete travar aplicação das Finanças Regionais, Público de 05-02-2010
 

O ministro das Finanças afirmou ontem à noite que irá recorrer a "todos os meios" para "preservar os objectivos" de redução do défice até 2013, ou seja, para travar a aplicação da Lei das Finanças Regionais, que hoje deverá ser aprovada por toda a oposição na Assembleia da República. Uma declaração que afasta, para já, o cenário de demissões no Governo. Numa declaração à imprensa já perto das 21h00, Teixeira dos Santos produziu o "dois em um": fez um último apelo à oposição para que "a lei não seja aprovada" e ao Presidente da República, pedindo que "a lei não entre em vigor". E ainda deixou claro ter mecanismos para travar o aumento de endividamento e das transferências de verbas para as regiões autónomas.



Benfica ataca Bettencourt, Record de 05-02-2010
 

"O presidente do Sporting aceitou ceder ao Benfica 30 por cento da lotação do estádio, como contrapartida para a antecipação do jogo, mas faltou à palavra", disse à Lusa uma fonte da SAD dos encarnados, acrescentando: "Não venha agora dizer que se comprometeu a dar o dobro da percentagem prevista nos regulamentos [10 por cento], quando assumiu que daria 30 por cento da lotação"



As escutas proibidas, SOL de 05-02-2010
 

«Das conversações entre Paulo Penedos e Armando Vara resultam indícios muito fortes da existência de um plano em que está directamente envolvido o Governo, nomeadamente o Primeiro-Ministro, visando o controlo da estação de televisão TVI e o afastamento da jornalista Manuela Moura Guedes e do seu marido, José Eduardo Moniz, para controlar o teor das notícias. Resultam ainda fortes indícios de que as pessoas envolvidas no plano tentaram condicionar a actuação do Presidente da República, procurando evitar que o mesmo fizesse uma apreciação crítica do negócio».


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream