04 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 04-02-2010

Quinta, 4 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Ligações explosivas, 24 Horas de 04-02-2010
 

Vítor Martins tinha ido ver o FC Porto-Sporting e ficou em estado de choque quando viu o carro. O empresário diz que se tratou de um mero "acto de vandalismo". A PJ admite que pode ter outros contornos.



O Pequeno Gigante, A Bola de 04-02-2010
 

A equipa de Jorge Jesus salta então para a liderança isolada, com 45 pontos, mais três do que Sp. Braga e nove do que FC Porto, os mais directos adversários na luta pelo título que têm agora menos um jogo disputado. Já o U. Leiria segue na quinta posição, com 26 pontos, menos um que Sporting, mas também em risco de ser ultrapassado por Nacional e V. Guimarães.



Jogo da Bolha gera vingança, Correio Manhã de 04-02-2010
 

A Polícia Judiciária está a investigar a ligação do incêndio do Jaguar da apresentadora Sónia Araújo, anteontem, às 21h15, no centro de Gaia, ao jogo da Bolha. Em causa poderá estar um ajuste de contas relacionado com a promoção daquele jogo. O acto poderá ter sido perpetrado por alguma das vítimas do assalto ocorrido durante um encontro de jogadores, a 29 de Maio do ano passado, na mesma cidade.



Águias voam para liderança, Correio Manhã de 04-02-2010
 

O Benfica passou para o comando provisório da Liga graças a uma vitória sem apelo (3-0), em velocidade de cruzeiro, frente a um tímido U. Leiria. Os encarnados, que passam assim a marcar o ritmo frente à concorrência, com o benefício de um jogo a mais, assinaram uma dupla jogada de antecipação. No calendário, onde ganharam folga para preparar melhor a Liga Europa, e no relvado, onde atalharam cedo eventuais angústias, com um início autoritário a resolver a questão.



SIS quer ter acesso aos dados do fisco sobre os contribuintes, Diário Económico de 04-02-2010
 

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) quer ter acesso aos dados dos contribuintes através das bases de dados da Direcção Geral dos Impostos (DGCI) e da Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA). O Diário Económico sabe que deu entrada no Ministério das Finanças um projecto de protocolo que previa o acesso aos dados da DGCI e a possibilidade de esta permitir o acesso às informações da DGITA. Perante esta informação, fonte oficial das Finanças afirma que "no futuro próximo, não se encontra prevista a assinatura de qualquer protocolo entre a DGCI e o SIS", não esclarecendo se e quando o projecto será reanalisado.



Empresários estão contra eleições antecipadas, Diário Económico de 04-02-2010
 

Os empresários e economistas recusam a realização de eleições antecipadas mesmo perante o limbo económico e político em que o país vive há mais de duas semanas. O dia de ontem não foi excepção. Na política, PS e PSD não deram qualquer sinal de entendimento na Lei de Finanças Regionais que hoje é votada na especialidade e o Governo não retirou a ameaça de se demitir caso o Parlamento aprove um aumento de 250 milhões (segundo a proposta do CDS que a restante oposição dá sinais de viabilizar) no endividamento da Madeira.



Finanças Regionais dominaram Conselho de Estado, Diário Notícias de 04-02-2010
 

Alta tensão no Parlamento. A comissão de Finanças vai votar hoje, na especialidade (artigo a artigo), a revisão à Lei de Finanças Regionais proposta (por unanimidade) pela Assembleia Legislativa da Madeira. Tudo aponta para uma derrota das posições do Governo e do PS. Os socialistas contestam a lei, argumentando que vai acrescentar despesa ao Orçamento do Estado, ao aumentar as verbas a transferir da administração central para a Madeira. Pano de fundo: ameaças veladas de José Sócrates de provocar uma crise política, eventualmente com eleições antecipadas.



Rendimentos na Internet abrem guerra no PS, Diário Notícias de 04-02-2010
 

Francisco Assis ficou furioso, ontem de manhã, ao saber, pelo DN, que três dos seus vice-presidentes estavam a pensar apresentar na Comissão Parlamentar da Corrupção um projecto que tornaria públicos, pela Internet, todos os rendimentos brutos declarados ao fisco por todos os contribuintes. Nem Mota Andrade, nem Afonso Candal nem Jorge Strecht Ribeiro lhe haviam dado conta da intenção. A qual consubstanciava uma ideia a que Assis se opõe frontalmente: a de uma espécie de big brother fiscal. Depois de confirmar que aqueles seus três vices tinham efectivamente o projecto - e até já em fase adiantada de escrita -, mandou passar a mensagem de que ao princípio da tarde falaria com os jornalistas.



Excesso de velocidade de superpolícia investigado, I de 04-02-2010
 

O Ministério Público abriu uma investigação ao acidente que envolveu duas viaturas do Estado a 27 de Novembro, em Lisboa, e que causou ferimentos graves a Mário Mendes, secretário-geral de Segurança do Sistema de Segurança Interna. Depois de ter pedido à PSP, a 20 Janeiro, que enviasse a participação do acidente, para avaliar eventuais indícios de crime, a Procuradoria-Geral da República confirma ao i que já foi aberto um inquérito. Em recuperação do violento embate que sofreu a 27 de Novembro e que o deixou 13 dias em coma, Mário Mendes voltou ao trabalho em Janeiro. Mas nos bastidores a sua continuidade é questionada e são dados como certos alguns nomes de candidatos ao cargo.



Salários na Internet? Veja o que os portugueses pensam, I de 04-02-2010
 

A ideia de divulgar os salários dos portugueses online morreu à nascença, ou melhor, passou de projecto de lei a "documento de discussão interna" do PS. Jorge Strecht Ribeiro, Afonso Candal e Mota Andrade, todos deputados socialistas, todos vice-presidentes do grupo parlamentar, recuaram na apresentação do projecto que previa a publicação na internet dos rendimentos anuais brutos dos contribuintes, depois de uma reunião ao final da tarde com o grupo parlamentar. A ideia, preparada sem conhecimento de Francisco Assis, tinha como objectivo combater a corrupção e permitia aos cidadãos vigiarem-se mutuamente.



Braço-de-ferro entre Governo e PSD ameaça abrir crise, Jornal Negócios de 04-02-2010
 

A Comissão de Orçamento e Finanças é esta manhã o campo de batalha final de uma guerra aberta entre o PS e PSD sobre a polémica alteração à Lei das Finanças Regionais, em que o CDS poderá voltar a ser o "peão" desequilibrador. Depois de três adiamentos forçados pelos socialistas - e um Conselho de Estado com funções pacificadoras que ontem ainda decorria à hora do fecho desta edição - a alteração reclamada pela Madeira e as propostas de alteração negociadas pela oposição vão ser hoje finalmente votadas na especialidade, estando reservada para amanhã a votação final global.



Juros da dívida pública disparam e bolsa cai, Jornal Negócios de 04-02-2010
 

Quase um ano depois das taxas de juro terem chegado aos mínimos históricos, aproxima-se o momento de reverter o processo. Ou seja, voltar a subir o preço do dinheiro. A Austrália já o está a fazer. EUA e Europa devem seguir o exemplo, ainda no decorrer deste ano. O início do novo ciclo será, segundo o UBS, um momento crítico para os mercados accionistas. As bolsas do Velho Continente são, no entender do banco suíço, as que deverão sentir de forma mais rigorosa o impacto das políticas monetárias, não só do Banco Central Europeu (BCE), mas também da Reserva Federal (Fed) norte-americana.



Apelo ao consenso parlamentar, Jornal Notícias de 04-02-2010
 

Um apelo ao compromisso e ao diálogo parlamentar frutuoso foi o que saiu da reunião de ontem do Conselho de Estada Um resultado que "condena" Governo e Oposição a entenderem-se já hoje, na Assembleia da República, em relação à Lei das Finanças Regionais.



Porto e Braga com mais mortes nas estradas, Jornal Notícias de 04-02-2010
 

Em apenas um mês, morreram 23 pessoas na sequência de acidentes de viação nas estradas do Porto e Braga, os distritos que mais aumentaram o número de mortos. No caso do Porto, o pior do país, o número mais que quadruplicou face a Janeiro de 2008. No ano passado, em Janeiro, morreram quatro pessoas em acidentes de viação no distrito do Porto. Este ano, o número mais que quadruplicou cifrando-se em 17 o número de pessoas que perderam a vida nas estradas do distrito. Em Braga, a estatística também é trágica: morreram até 31 de Janeiro seis pessoas em acidentes, contra apenas uma no primeiro mês de 2008.



Líder aos 50, O Jogo de 04-02-2010
 

Factos são factos e, se esta partida foi antecipada em duas semanas e meia, o Benfica foi directo ao objectivo que mais lhe convinha e que mais o entusiasmava: marcar cedo e avançar para uma vitória que, ainda que à condição, lhe proporcionaria a liderança isolada da Liga Sagres, algo que procurava há largos meses.



Bruxelas pede reforço para medidas contra o défice, OJE de 04-02-2010
 

O Comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários pediu ontem a Portugal que reforce as medidas de correcção do seu desequilíbrio orçamental devido à deterioração das contas em 2009 e às previsões para 2010. "No que diz respeito às recomendações para a correcção de desequilíbrios orçamentais, no caso de Portugal é verdade, é necessário reforçar essas recomendações", disse Joaquín Almunia em Bruxelas, acrescentando que "os números do défice público para 2009 e expectativas para 2010 foram de facto superiores ao que estava previsto antes".



TAP estreia rota para Marraquexe, OJE de 04-02-2010
 

A TAP vai começar a voar para Marraquexe, revelou ao OJE o presidente da companhia, Fernando Pinto. O novo destino da transportadora aérea nacional começará a ser operado em Junho, com três frequências semanais. Fernando Pinto explicou que os voos directos serão operados pela TAP e não como resultado de code-share com outra companhia, o que aumentará para 12 o total de ligações com o continente africano. A transportadora vai ainda estrear ligações com a cidade argelina de Argel e com São Vicente, Cabo Verde.



Seguradora voltaram aos lucros, OJE de 04-02-2010
 

O sector segurador em Portugal voltou a ter lucros em 2009. O conjunto dos resultados líquidos situou-se entre os 230 milhões e os 260 milhões de euros, pouco mais de um terço dos resultados de há dois anos, segundo dados do Instituto de Seguros de Portugal. Os capitais próprios das seguradoras supervisionadas pelo ISP atingiram os quatro mil milhões de euros, mais 30% em termos homólogos e a rendibilidade face aos capitais próprios situou-se nos 6%.



UE compara problemas de Portugal aos da Grécia e penaliza os juros da dívida pública, Público de 04-02-2010
 

O comissário europeu responsável pelos assuntos económicos e financeiros disse ontem que a economia portuguesa tem alguns problemas comuns com a grega. Entre eles, os défices elevados com uma fort e componente estrutural, perda de competitividade desde a criação da moeda única e uma necessidade importante de financiamento externo. As palavras de Joaquín Almunia, proferidas no âmbito da divulgação das receitas da Comissão para que a Grécia recupere a credibilidade junto dos mercados financeiros, acabaram por desviar as atenções dos investidores para Portugal, penalizando de imediato a emissão de dívida pública com a exigência de remunerações superiores.



Conselho de Estado foi convocado após Sócrates ter ameaçado sair, Público de 04-02-2010
 

O Presidente da República, Cavaco Silva, só convocou o Conselho de Estado de ontem, que terminou com um apelo ao "espírito de compromisso e de diálogo" no Parlamento, depois de perceber que a ameaça de demissão de José Sócrates e do Governo por causa da Lei das Finanças Regionais era um cenário para ser levado a sério. Um assunto que terá sido abordado na habitual audiência semanal de Cavaco e Sócrates, na passada quinta-feira.



Máquina Infernal, Record de 04-02-2010
 

O Benfica isolou-se provisoriamente na liderança do campeonato após receber e vencer a U. Leiria, por 3-0, numa partida antecipada da 20.ª jornada. Cardozo inaugurou o marcador aos 10', a passe de Saviola, que aumentou a contagem aos 60'. Ruben Amorim (89') fez resultado final num jogo de sentido único.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream