03 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 03-02-2010

Quarta, 3 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

As rosas não morrem, 24 Horas de 03-02-2010
 

Portugal está mais pobre. Perdeu o brilho de uma artista que percorreu as mais variadas áreas do espectáculo e da escrita. Rosa Lobato de Faria morreu ontem aos 77 anos, no Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, uma semana depois de ter sido internada com uma anemia grave.



Dragão de fogo leão de papel, A Bola de 03-02-2010
 

O FC Porto carimbou esta noite o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal ao vencer (5-2) o Sporting, no Estádio do Dragão. Falcao, com dois golos, e Ruben Micael, com boa exibição, foram as estrelas da noite.



Leão esmagado e humilhado, Correio Manhã de 03-02-2010
 

O autocarro com a equipa leonina chegou às 02h54 à Academia do Sporting, em Alcochete, com um jipe da GNR como patrulha. A chegada da equipa foi muito pacífica, com apenas dois adeptos a esperarem a equipa. Às 02h, um carro da GNR de Alcochete esteve junto à porta da Academia para ver como estava o ambiente junto ao centro de estágio do Sporting. O 'CM' foi o único jornal a testemunhar a chegada da equipa comandada por Carlos Carvalhal, após a derrota da noite passada (5-2) frente ao FC Porto.



Reformados do Estado perdem 1244€/ano, Correio Manhã de 03-02-2010
 

Os funcionários públicos que se aposentarem este ano vão sofrer uma forte penalização. São menos 1244 euros por ano devido às alterações aos cálculos das reformas na Administração Pública introduzidas pelo Governo, o que tem provocado uma corrida às reformas antecipadas, estando em risco alguns serviços públicos por falta de pessoal. O Orçamento do Estado para 2010 prevê uma poupança de 28 milhões de euros com a despesa das pensões do sector público o que, aliado à previsão de 22 500 funcionários que passem este ano à reforma, a redução média anual na pensão é de 1244 euros.



Crise das finanças da Madeira marca Conselho de Estado, Diário Económico de 03-02-2010
 

Um, xis, dois está tudo em aberto sobre o comunicado que hoje sairá da reunião do Conselho de Estado. Quando se sentarem à mesa do Presidente, às 17 horas, os 19 conselheiros de Estado têm três coisas garantidas: vão ouvir uma apresentação do Presidente sobre a instável situação política e económica do país, vão estar divididos sobre o destino que deve ser dado à Lei de Finanças Regionais que o Parlamento vota amanhã na especialidade e terão, todos, os holofotes colocados sobre qualquer sinal que possam dar sobre o braço de ferro que Governo e oposição fazem há mais de duas semanas.



Clientes do BPP podem aderir ao fundo já na próxima semana, Diário Económico de 03-02-2010
 

Os clientes que contrataram produtos de retorno absoluto irão ver cortados, definitivamente, os laços que os uniam ao Banco Privado Português (BPP) logo após a criação do fundo de investimento ontem registado pela CMVM. Segundo soube o Diário Económico, a gestão do mesmo, inicialmente a cargo da Privado Fundo, do universo BPP, será transferida pouco depois de o fundo estar criado. O prospecto do fundo irá assim prever que, vinte dias após a sua criação, será realizada uma assembleia de participantes, onde os subscritores irão escolher a nova sociedade gestora.



Descubra as casas mais baratas à venda na zona de Lisboa, Diário Económico de 03-02-2010
 

A crise do mercado imobiliário começou no final de 2007, mas foi só no início de 2009 que ela se instalou e teve consequências mais pesadas. De acordo com o estudo da Aguirre Newman, divulgado na semana passada, sobre o mercado residencial de Lisboa, no final de 2009 existiam 2.506 casas novas à venda, menos 46% que no final de 2007, o último ano em que a consultora imobiliária realizou este estudo, contabilizando 1.352 casas novas à venda na capital.



FC Porto esmaga Sporting com a segunda maior goleada da história, Diário Notícias de 03-02-2010
 

Liedson atenuou goleada portista já em período de descontos. É a vitória mais volumosa de sempre do FC Porto em jogos com o Sporting na Taça de Portugal.



PS quer publicar na Internet rendimentos dos cidadãos, Diário Notícias de 03-02-2010
 

Todos os rendimentos declarados, de todos os cidadãos do País, vão ficar à vista de todos os que quiserem ver, na Internet. Eis, em síntese, o projecto de lei que o PS tenciona apresentar, muito brevemente, na Assembleia da República: tornar públicos todos os rendimentos brutos declarados de todos os contribuintes. Sem o imposto final pago, sem as despesas reembolsáveis (despesas de saúde, educação, etc.), mas com o rendimento bruto anual declarado. E, evidentemente, a identificação do contribuinte. Por outras palavras: acaba-se o sigilo fiscal. É o passo seguinte, depois de o Governo ter disponibilizado online a lista dos maiores devedores ao fisco.



Mário Crespo: "O primeiro-ministro a falar alto é intimidante", I de 03-02-2010
 

Jornalista da SIC diz que não vai processar Sócrates mas compara-o a Estaline. E entregou ontem queixa na ERC



Crianças ricas. São 5,7 centímetros mais altas, I de 03-02-2010
 

Investigadores avaliaram a evolução da estatura dos alunos do Colégio Militar e da Casa Pia no último século. Resultados mostram desigualdade. Sim, as classes sociais podem medir-se aos palmos. A opinião é dos antropólogos que decidiram avaliar as diferenças na estatura dos alunos do Colégio Militar e da Casa Pia, duas instituições de Lisboa. As diferenças encontradas permitem tirar lições socioeconómicas, garantem os autores do trabalho nascido na Universidade de Coimbra, e que agora é publicado na revista "Economics and Human Biology".



Estado vai financiar-se com as "contas poupança-bebé", Jornal Negócios de 03-02-2010
 

Os bebés portugueses vão poder começar a emprestar dinheiro ao Estado para financiar a dívida pública assim que nascerem. A Conta Poupança-Futuro - a medida anunciada pelo Governo na segunda-feira - vai poder ser constituída junto do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), entidade que já emite os certificados de aforro. Os pais de crianças com idade até aos oito anos podem optar por fazer a "conta-bebé" nos bancos ou no IGCP. Caso optem por esta última solução, estarão na prática a adquirir títulos de "dívida pública", afirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério das Finanças. Conheça as condições deste novo produto de poupança.



Gaia com taxa recorde de cancro colo-rectal, Jornal Notícias de 03-02-2010
 

Um rastreio à população de Gaia revelou uma elevada taxa de casos de cancro colo-rectal. Será mesmo uma das maiores do Mundo, só comparada à cidade de Detroit. Segundo o director de Gastrenterologia do Hospital de Gaia, a situação do país até pode ser "pior". O projecto, iniciado em Dezembro de 2006, é pioneiro em Portugal, país onde a doença mata cerca 2500 pessoas por ano. Porém, os valores registados em Gaia ainda não têm comparação no território nacional, mas apenas porque não foram realizados outros rastreios.



Muito Porto para pouco Sporting, Jornal Notícias de 03-02-2010
 

O dragão pôs a nu as debilidades de um leão que até ontem parecia estar a subir de forma, e ficou a um passo da final do Jamor. Os fantasmas de uma semana difícil para os tetracampeões nacionais, que incluiu falhanços em contratações (Kléber), demissões na SAD (Fernando Gomes) e casos disciplinares num treino (Bruno Alves) não se viram, nem em sombras, no jogo de ontem no Dragão. Num clássico de Taça, que nas duas edições anteriores a eliminar entre as duas equipas, só tinha sido decidido nos penáltis, o F. C. Porto foi, desta vez, muito superior ao Sporting, garantindo uma vitória categórica, previsível desde o primeiro minuto.



SuperMariano para a goleada, O Jogo de 03-02-2010
 

Terá sido a novidade da braçadeira de capitão, mas mais do que o invulgar monte de golos marcados ontem pelo FC Porto e até do papel que a figura em causa teve em episódios determinantes do jogo, fez impressão a inabitual alegria de Mariano González numa noite de futebol lúcido e bem jogado que pôs o campeão nacional nas meias-finais da Taça e o Sporting no fundo de mais um poço.



Portugal terá de baixar salários, diz FMI, OJE de 03-02-2010
 

Baixar salários para recuperar competitividade é a recomendação do economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Olivier Blanchard, para Portugal. Em entrevista ao jornal francês Les Echos, Blanchard disse que Portugal, Espanha e Grécia estão com sérias dificuldades ao nível das respectivas finanças públicas e, não podendo recorrer à depreciação da moeda por fazer parte da Zona Euro, terão de assumir outros sacrifícios. Avançou com a ideia de redução nominal dos salários para recuperar competitividade. Disse que, perante esta crise, estes países têm sérias dificuldades, o que "implica ajustes muito penosos".



Oni entra em Angola, Brasil e Espanha, OJE de 03-02-2010
 

A ONI Communications anunciou ontem que vai iniciar o seu processo de internacionalização e entrar em Angola já este ano e no Brasil e em Espanha até 2012. Num encontro com jornalistas destinada à apresentação da estratégia para os próximos três anos, o presidente executivo da operadora, Xavier Rodríguez-Martín, afirmou que Angola será o primeiro destino de internacionalização. A companhia irá abrir duas empresas neste mercado – uma subsidiária e outra com um parceiro local - até meados deste ano e aproveitar a base de 100 clientes portugueses que já detém no país.



Colecção Daros na Fundação Santander, OJE de 03-02-2010
 

A obra "Um guarda-chuva" (1997) integra a Colecção Latino-Americana Daros, em exposição na Fundação Banco Santander em Boadilla del Monte, perto de Madrid. A mostra, com 70 obras de 22 artistas, está patente até 30 de Abril.



Finanças Regionais abrem conflito entre Teixeira dos Santos e Lacão, Público de 03-02-2010
 

A Lei das Finanças Regionais abriu um conflito dentro do Governo. Ao ameaçar demitir-se caso os socialistas insistissem em continuar a negociar a lei, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, obrigou o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, a retirar a oferta de diálogo com a oposição, um recuo que causou irritação na bancada parlamentar do PS. O diploma poderá ser aprovado na especialidade com os votos de toda a oposição, na quintafeira, na comissão do Orçamento. A questão das Finanças Regionais estará na mesa da reunião do Conselho de Estado convocada por Cavaco Silva, cuja agenda é um debate sobre os desafios do futuro e o actual quadro parlamentar.



A luta da "capital do carrossel" faz-se em Lisboa, Público de 03-02-2010
 

Foram os amores de um italiano abastado por uma menina de uma aldeia de Pedrógão Grande que fizeram daquele concelho a "capital do carrossel". Corria a década de 1930. Agora, é nos veículos que transportam esses divertimentos que centenas de pessoas vivem há uma semana, no Parque Tejo, em Lisboa. Ali dormem, comem e traçam planos para continuar a protestar contra as novas regras de segurança. Ontem à tarde estavam sob o olhar atento de vários polícias, não fosse algum quebrar a proibição de se manifestarem novamente, e em marcha lenta, pelas ruas de Lisboa.



Que triste figura Carvalhal!, Record de 03-02-2010
 

Carvalhal espera que a derrota em em Braga e agora no Dragão não deixem marcas. "Foram dois jogos completamente diferentes. No primeiro fizemos um bom jogo, este foi muito mau. O futuro é o jogo com a Académica, depois a Taça da Liga, depois a Liga Europa. Vamos tentar que esta imagem da primeira parte não aconteça mais nenhuma vez. Que sirva de exemplo"


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream