01 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 01-02-2010

Segunda, 1 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

"Ainda cheira a morte", 24 Horas de 01-02-2010
 

As ruas de Port-au-Prince, a capital do Haiti, não mudaram muito desde o terramoto do passado dia 12 de Janeiro. A constatação é de Fernando Nobre, presidente da secção portuguesa da Assistência Médica Internacional (AMI), e que vai estar na ilha até 6 de Fevereiro. "Ainda cheira a morte", disse ontem Fernando Nobre ao 24horas, via telefone, da capital haitiana. "Há muitos mortos a recolher debaixo das placas dos grandes edifícios", pelo que quando se passa perto das pilhas de betão e ferro retorcido, é difícil não sentir o odor a morte.



Roeu a corda , A Bola de 01-02-2010
 

Kléber não será jogador do FC Porto. As negociações com o avançado brasileiro, que chegou à Invicta este domingo, não chegaram a bom termo.



Corrida às reformas na PSP, Correio Manhã de 01-02-2010
 

Mais de 1100 polícias estão à espera de sair da PSP. E para tal estão a utilizar as baixas médicas para aguardar as Juntas Superiores de Saúde. O número a que o CM teve acesso ilustra o descontentamento destes profissionais em relação, entre outras questões, ao aumento da idade da reforma - com a nova lei de 2005 passou dos 55 para os 60 anos. Mais: a maior parte dos agentes tem 55 anos e entraram na idade em que poderiam estar já reformados.



Cavaco e Sócrates pedem união, Correio Manhã de 01-02-2010
 

Foi um discurso pautado pela esperança e pelos apelos à união nacional que Cavaco Silva, Presidente da República, deu ontem início às comemorações oficiais do Centenário da República, no Porto. "Como em poucas ocasiões na nossa História precisamos de estar unidos. Está em nós a capacidade de mudar, de começar de novo todos os dias, podendo ser sempre um pouco melhores" disse o Presidente, momentos depois de a Bandeira ter sido hasteada ao som do Hino Nacional. Cavaco Silva pediu ainda a renovação dos valores republicanos e a criação de um novo espírito de cidadania, o mesmo espírito que a 31 de Janeiro de 1891 levou um grupo a uma primeira tentativa de implementação da República que acabou por sair fracassada.



"Por que raio as agências de rating dizem que Grécia e Portugal são a mesma coisa!?", Diário Económico de 01-02-2010
 

Dois dias depois da apresentação dos resultados do Banco Espírito Santo relativos a 2009, Ricardo Salgado concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário Económico. O presidente do BES respondeu a todas as perguntas, sobre o banco e os desafios para o futuro, sobre as participações estratégicas, sobre as relações com a Caixa Geral de Depósitos, sobre o Orçamento do Estado para 2010 e sobre o PSD. Durante cerca de uma hora e meia de entrevista, gravada também para ser vista no Económico TV, Ricardo Salgado sorriu, irritou-se, especialmente com as agências de 'rating' internacionais, e pediu a união de todos em torno de um Portugal que, no seu entender, "é viável".



Contas para bebés vão ter benefícios fiscais iguais aos PPR, Diário Económico de 01-02-2010
 

Amanhã assinala-se o dia 100 do segundo Governo de José Sócrates, uma data que o Executivo não quis deixar passar em branco. Hoje, o primeiro-ministro preside a um Conselho de Ministros extraordinário que terá como ponto alto a aprovação de uma medida que os socialistas esperam que venha ser uma bandeira da legislatura: a Conta Poupança-Futuro. A proposta, anunciada na legislatura anterior, é agora defendida como uma "medida emblemática da legislatura e deste Governo", garante João Tiago Silveira, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. O objectivo é que a medida chegue aos 100 mil bebés, que nascem todos os anos em Portugal.



Saúde privada deu lucros de 700 milhões em 2009, Diário Notícias de 01-02-2010
 

Os principais grupos privados na área da saúde facturaram 694 milhões de euros em 2009, um ano de crise, mais 42,5% do negócio relativamente ao ano anterior, cujos lucros foram de 487 milhões. A procura de cuidados nos privados está a aumentar e a tendência deve manter-se. Uma das razões tem a ver com o facto de ser cada vez maior a população com seguros de saúde. O aumento da procura sente-se nas unidades dos principais grupos privados, que representam cerca de 80% do total. Salvador Mello, presidente do conselho de administração do grupo Mello, estima que "2009 terá fechado com uma facturação de 266 milhões de euros, ou seja, mais 20% a 30%". Um valor que engloba a parceria público-privada do Hospital de Braga.



Só Manuel Alegre agitou comemorações da República, Diário Notícias de 01-02-2010
 

Manuel Alegre insinuou ontem, discursando num almoço no Porto perante cerca de três centenas de apoiantes, que o propósito de uma eventual recandidatura presidencial de Cavaco Silva é "governar" e fazer cair o Governo de José Sócrates assim que puder. "Nos próximos meses as opções ganharão contornos mais precisos. Veremos qual será o candidato que mais garantias oferecerá na defesa da estabilidade, da exigência, mas também da tolerância, da cultura e da sensibilidade social", afirmou o histórico socialista.



Cem pessoas avaliam 100 dias de Sócrates, I de 01-02-2010
 

"Expectativa" e "adaptação" foram as respostas mais repetidas, mas a conjugação do verbo "dialogar" também está em alta. Tal como em São Bento.



Estudo das Finanças reconhece que o TGV subirá o endividamento, Jornal Negócios de 01-02-2010
 

As linhas TGV de Lisboa-Porto e de Porto-Vigo são dos investimentos públicos mais onerosos para a economia no longo prazo. A incorporação de material importado vai fazer crescer o endividamento externo, actualmente a rondar os 100% do PIB, e os elevados custos de investimento vão elevar a dívida pública durante bastante tempo, até que os lucros operacionais permitam amortizar os empréstimos contraídos. As conclusões aparecem no estudo "Promoção de Investimento pelo Estado e Sustentabilidade das Contas Públicas", que compara os grandes investimentos públicos de acordo com vários critérios: estímulo ao crescimento, potencial de criação de emprego e impacto na dívida pública e no endividamento externo.



Espírito da República junta Cavaco e Sócrates, Jornal Notícias de 01-02-2010
 

Molhou-se o Porto à chegada do presidente da República. Na Praça do General Humberto Delgado e na Avenida dos Aliados, onde decorreu a cerimónia de abertura das comemorações oficiais do centenário da República Portuguesa, a chuva, que fizera greve ao resto da manhã, foi uma constante. Finda a cerimónia, parou. Mas, que relacionamento pode haver entre os caprichos do tempo e a evocação de outros tempos? A circunstância de os oradores terem decidido não chover no molhado, pondo de parte a tentação glorificadora e apelando àquele que é o verdadeiro sentido didáctico da História.



Judiciária descobre nova megafraude com sucatas, Jornal Notícias de 01-02-2010
 

Um grupo de 17 indivíduos vai responder em tribunal por ter provocado um gigantesco prejuízo ao Estado, entre 1999 e 2003, mediante um esquema de facturas falsas em negócios de sucata. Entre os arguidos está Guilhermina Rego, vereadora da Câmara do Porto. Na acusação subscrita pelo Ministério Público de Gaia, os valores somam-se e parecem não ter fim. Compilados pela Inspecção Tributária e pela Polícia Judiciária, ultrapassarão, em muito, os 100 milhões de euros e constituem o volume de negócios de pelo menos cinco empresas do Grande Porto, em múltiplas aquisições e vendas entre elas próprias e firmas em Espanha. Mas estas seriam apenas sociedades de fachada, que serviriam para sacar dinheiro à Fazenda Pública, através de reembolsos de IVA por transacções efectuadas na União Europeia.



Kléber chegou e foi embora, O Jogo de 01-02-2010
 

Kléber chegou e já está de partida. O FC Porto não conseguiu chegar a acordo salarial com o avançado, e a contratação gorou-se a dois dias do fecho do mercado de transferências, situação entretanto comunicada à CMVM. De imediato, os responsáveis portistas já negoceiam uma alternativa, embora o factor tempo seja neste altura um problema, uma vez que as inscrições terminam hoje.



Imagens negam capa d'A Bola , O Jogo de 01-02-2010
 

As imagens das câmaras do túnel do Estádio da Luz são insuficientes para ligar Helton, Fucile e Rodríguez a agressões aos "stewards" após o Benfica-FC Porto de 14 de Janeiro. É um facto que os três jogadores aparecem no vídeo ontem divulgado pela SIC Notícias, mas em momento algum é nítido que qualquer um dos três jogadores surja a agredir algum funcionário da empresa de segurança Prosegur.



Desemprego volta a subir em Dezembro, OJE de 01-02-2010
 

A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 10,4% em Dezembro de 2009, indicou o gabinete de estatística da União Europeia (UE). De acordo com o Eurostat, no mesmo período, o desemprego nos 16 países da Zona Euro aumentou para 10,0%, contra os 9,9% em Novembro do ano passado, sendo valor mais elevado desde 1998, indica o Eurostat. Em Portugal, o número de desempregados tinha-se fixado em 10,3% em Novembro. O Governo, na proposta de Lei do Orçamento de Estado para este ano prevê uma taxa de desemprego de 9,8%. Em Dezembro do ano passado, na União Europeia, estavam desempregadas 23,012 milhões de pessoas, das quais 15,763 milhões na Zona Euro. No total da UE, a taxa de desemprego atingia os 9,6%.



Cimpor vai reavaliar oferta da CSN, OJE de 01-02-2010
 

A administração da Cimpor tem até quarta-feira para emitir um relatório actualizado sobre as condições e a oportunidade da OPA lançada sobre a cimenteira. Recorde-se que a Cimpor considerou que a oferta da Companhia Siderúgica Nacional, CSN, era hostil mas, a 13 de Janeiro último, solicitou à entidade de supervisão uma actualização do relatório inicial face à versão final do prospecto da OPA que arrancou a 28 último e decorre até 17 deste mês.



Carnaval: Berlusconi bombo da festa em Viareggio, OJE de 01-02-2010
 

Um dos maiores carros alegóricos do carnaval de Viareggio, em Itália, que celebrou ontem a sua 136ª edição, não deixa dúvidas sobre o universo que rodeia o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, de acordo com a sabedoria popular.



Cimpor vai reavalaiar a oferta da CSN, OJE de 01-02-2010
 

A administração da Cimpor tem até quarta-feira para emitir um relatório actualizado sobre as condições e a oportunidade da OPA lançada sobre a cimenteira.



Seguradoras aproveitam buraco na lei para cobrar a mais nos seguros à habitação, Público de 01-02-2010
 

O decreto-lei que obriga as seguradoras a actualizar os prémios de seguros ao montante em dívida do empréstimo à habitação está em vigor desde Dezembro, mas a verdade é que a sua aplicação prática está até agora a ser reduzida. As seguradoras não estão, de forma voluntária, a corrigir o prémio do seguro dos contratos antigos, limitando-se a fazê-lo apenas para os novos créditos à habitação. Nada na lei as obriga a fazê-lo e, por isso, apenas os consumidores com conhecimento do diploma e que pedem a alteração dos seus contratos acabam por beneficiar.



José Sócrates e Cavaco Silva invocam a República para pedir aos portugueses "confiança" e "unidade", Público de 01-02-2010
 

As Comemorações do Centenário da República começaram, ontem, no Porto, sob a égide da convergência. O Presidente da República enalteceu a necessidade de, "partindo da divergência, mobilizar e criar a unidade". O primeiro-ministro, José Sócrates, insistiu na urgência da "unidade" dos portugueses e até o anterior Presidente, Jorge Sampaio, alertou para o facto de o "momento" ser "de convergência". Para Cavaco Silva, as comemorações "poderão ser a semente de um novo espírito de cidadania" e fez a apologia dos valores do republicanismo. O primeiro-ministro apelou à construção "uma democracia aberta", feita por cidadãos "conscientes dos seus direitos e deveres"



As imagens do túnel, Record de 01-02-2010
 

A SIC Notícias revelou esta noite as imagens dos incidentes registados no final do Benfica-FC Porto de 20 de dezembro, os quais levaram a Comissão Disciplinar da Liga a suspender preventivamente o romeno Sapunaru e o brasileiro Hulk, jogadores do FC Porto que agrediram um segurança no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream