29 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 29-01-2010

Sexta, 29 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Baixar ordenados aos ministros? Só se for o teu!, 24 Horas de 29-01-2010
 

Desculpas não faltam: viagens, idas ao estrangeiro ou reuniões ...um sem número de motivos levaram ontem diversos membros do Governo a não se pronunciar sobre a mais recente proposta do ministro das Finanças. Teixeira dos Santos admitiu a possibilidade de reduzir os salários dos políticos para ajudar a combater o défice das contas públicas. Mas a ideia foi acolhida pelos colegas de Governo com um enorme e, porventura revelador, silêncio.



"Este troféu é de toda a equipa do F.C. Porto", A Bola de 29-01-2010
 

Estamos numa sala reservada pelo Marselha para a pequena cerimónia da entrega da BOLA DE OURO. Lucho fica visivelmente agradado com a estética do troféu. Explicamos a Lucho que a cerimónia da entrega da BOLA DE OURO será contada aos leitores de A BOLA no dia 29 de Janeiro, na edição do dia de aniversário.



Mais prémios para Função Pública, Correio Manhã de 29-01-2010
 

Governo promete pagar cursos superiores e premiar os melhores funcionários do Estado. 173 mil funcionários terão as pensões alteradas.



Força Aérea salva pescadores, Correio Manhã de 29-01-2010
 

Foi num ambiente de muita emoção e alívio que os nove pescadores foram recebidos ontem ao final da tarde pelos familiares, em Caxinas, Vila do Conde, depois de terem sido resgatados pela Força Aérea a 300 quilómetros ao largo da Figueira da Foz, local onde o barco em que seguiam – o 'Luís Fortunato' – se afundou após ser levantado no ar por uma onda de seis metros. 'Meu filho, não voltes para o mar', disse, banhada em lágrimas, a mãe de um dos tripulantes da 'motora' que se partiu e foi ao fundo pouco depois das 23h00 de ontem, ao cair 'em falso' de uma onda com mais de seis metros.



Brasileiros da Camargo retiram hoje proposta de fusão com a Cimpor, Diário Económico de 29-01-2010
 

Os representantes da cimenteira brasileira Camargo Corrêa vão hoje à CMVM para apresentarem a resposta oficial à notificação de que foram alvo a 16 de Janeiro. Ainda não é oficialmente conhecido o conteúdo da resposta, mas fontes ligadas ao processo dizem que a proposta de fusão com a Cimpor, que foi lançada no passado dia 13, será hoje retirada.



Administradores reformados do BCP recusam ficar sem regalias, Diário Económico de 29-01-2010
 

Desde o dia 1 de Janeiro que o BCP deixou de pagar os motoristas, os carros e outras regalias atribuídas aos ex-administradores do BCP desde a sua fundação. Mas todos os ex-administradores decidiram contestar a legitimidade da decisão do banco liderado por Carlos Santos Ferreira. Os argumentos são vários: desde logo porque dizem que "a decisão não é sustentada por uma deliberação formal do conselho de administração". O BCP responde que as actas do conselho são confidenciais.



Orçamento não inclui 460 milhões para comprar submarino, Diário Notícias de 29-01-2010
 

A inscrição da verba foi dada como adquirida desde 2006, quando a Comissão Europeia determinou que os países membros têm que orçamentar a totalidade do investimento em equipamentos militares no ano de entrega. O Governo agora não o entende assim - alegando que só terá de o orçamentar quando chegar "a título definitivo". Fonte oficial do Ministério da Defesa explica assim o caso: "Trata-se de duas questões diferentes: uma questão é a forma como o Eurostat contabiliza a entrega de equipamentos militares. E, na verdade, a entrega de um equipamento significa a contabilização, para fins estatísticos, do seu valor; outra questão é o financiamento da aquisição", feita através da Lei de Programação Militar.



Obama promete relançar economia norte-americana, Diário Notícias de 29-01-2010
 

Num tom de fazer lembrar os dias de campanha, Barack Obama virou a página da sua presidência esta madrugada com um discurso do Estado da União em que declarou guerra à crise e ao desemprego. O Presidente colocou-se do lado do povo e criticou os bancos que ficaram com os lucros da crise e a oposição republicana que só sabe dizer que "não". Obama exigiu que o Congresso aprove sem demora um pacote de emprego. Depois anunciou que vai congelar as despesas públicas a partir de 2011 e durante três anos, para travar o défice.



Zero na Função Pública arrasta empresas para aumentos mínimos, I de 29-01-2010
 

O frio que se sente actualmente no país alastrou-se para os salários da função pública, começando agora a esticar-se para as empresas públicas e privadas. Os ministérios que tutelam as várias empresas públicas deverão nos próximos dias dar orientações para que a postura de congelamento seja seguida. Esta é, pelo menos, a expectativa dos gestores públicos contactados pelo i com base na política que tem sido seguida no Ministério das Obras Públicas e em particular no sector dos transportes.



Défice público vai ser reduzido à custa da receita, Jornal Negócios de 29-01-2010
 

A quebra de despesa com pessoal que surge inscrita na proposta de Orçamento do Estado resulta de uma alteração metodológica na contabilização destas despesas e não de uma redução efectiva de gastos. No relatório do OE, o Governo repete uma forma de contabilização da despesa com pensões da Função Pública (CGA) que adoptou no orçamento de 2009, alargando-a este ano também à despesa com os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.



"Às mulheres não se dão meios para o exercício do poder", Jornal Negócios de 29-01-2010
 

Esta Maria não vai com as outras. É fácil pensar nela como a florzinha, simpática, que ficou bem na lapela do Governo de António Guterres, na defesa de causas sociais. Mas quem a conhece de perto, sabe que é firme, hábil, determinada. É uma negociadora, que, sem ser impositiva, leva a água ao seu moinho. Onde é que ela aprendeu a ser assim? Ou com quem é que ela aprendeu a ser assim? "A uma mulher não se dão meios. As mulheres, para o exercício do poder, são confrontadas com a sua capacidade de se sacrificarem", afirma Maria de Belém em entrevista ao Weekend.



CSN admite subir preço para comprar a Cimpor, Jornal Negócios de 29-01-2010
 

A CSN está a equacionar abdicar do controlo da Cimpor para garantir o êxito da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a cimenteira. O grupo brasileiro admite reduzir a condição de sucesso da operação, que actualmente impõe a compra de 50% mais uma acção da empresa portuguesa, para uma percentagem mais próxima dos 40%. Uma alteração que visa agradar ao Governo e pode ser usada para demonstrar que as intenções da CSN são amigáveis. Mas que só pode ocorrer em simultâneo à subida do preço da oferta, outra das possibilidades que está em cima da mesa.



Sãos e salvos, Jornal Notícias de 29-01-2010
 

Um barco de pesca afundou-se ao largo da Figueira da Foz e os nove tripulantes, todos das Caxinas, Vila do Conde, foram resgatados. Depois de horas no mar, chegaram a casa sãos e salvos e foram recebidos, com muita emoção pelas famílias. "Obrigado, Senhor dos Navegantes!". Em frente à Igreja do padroeiro dos pescadores, Maria das Dores Fangueiro repete a frase com os olhos postos no céu, enquanto espera o filho, um dos nove tripulantes que naufragou a bordo do "Luís Fortunato".



PGR tem dúvidas sobre divulgação de escutas, Jornal Notícias de 29-01-2010
 

A PGR admite que a constitucionalidade da norma que proíbe a publicação de escutas de processos fora do segredo de justiça é discutível. E confirma que o inquérito que mandou abrir, por causa da divulgação de escutas do Apito Dourado no YouTube, é inédito.



Kléber, gladiador para o dragão, O Jogo de 29-01-2010
 

Está por horas a chegada de Kléber ao Dragão para reforçar o plantel do FC Porto. Os tetracampeões nacionais enviaram um representante a Belo Horizonte na segunda-feira para negociar a transferência do avançado para o Dragão e tudo está encaminhado para que o Gladiador, como é conhecido, seja mesmo o último reforço do FC Porto para a actual temporada.



Governo vai apertar mais em 2011, OJE de 29-01-2010
 

O Ministro das Finanças disse ontem que vai "intensificar o esforço orçamental" a partir do próximo ano de modo a reduzir o défice orçamental e a dívida pública para os limites exigidos pela Comissão Europeia até 2013. A estratégia orçamental para os próximos três anos será apresentada dentro de algumas semanas no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) e estará focada em "medidas que controlem a despesa", afirmou Teixeira dos Santos num discurso no Fórum de Administradores de Empresas, em Lisboa.



Rodney Graham no MACBA, OJE de 29-01-2010
 

A obra "Allegory of the Madness" é uma das 100, datadas de 1978 a 2008, que integram a retrospectiva dedicada ao canadiano Rodney Graham pelo MACBA de Barcelona. Intitulada "Através dos Bosques", a mostra está patente até 18 de Maio.



Votorantim quer entendimento com CGD, OJE de 29-01-2010
 

A brasileira Votorantim quer um entendimento com a CGD para entrar no capital da Cimpor. Aquele grupo está disposto a um acordo com a Caixa, desde que o conjunto não ultrapasse um terço do capital, evitando o lançamento de uma oferta concorrente. Entretanto, a CMVM concluiu que não existe qualquer acordo entre o banco público e outros acionistas na Cimpor. A CGD detém 9,6% do capital e direitos de voto comunicados e não tem qualquer "aliança estratégica" com o objectivo de manter o centro de decisão da Cimpor em Portugal. A CGD disse que foi abordada por uma entidade externa (Votorantim) com o objectivo de estabelecer um eventual acordo que promovesse a estabilidade accionista da Cimpor.



Darline Etienne sobreviveu 15 dias debaixo dos escombros, Público de 29-01-2010
 

Darline Etienne foi retirada de uma amálgama de betão e aço 15 dias depois do terramoto que devastou o Haiti e na rua onde antes se ergueu a sua casa centenas de haitianos cantaram de alegria. Os bombeiros que a retiraram dos destroços dizem que a adolescente "está muito desidratada, mas vai ficar bem". Quando o sismo destruiu Port au Prince, Darline estava no chuveiro e ainda não é claro como conseguiu sobreviver debaixo dos escombros mais tempo do que qualquer pessoa até hoje. Na quarta-feira ainda teve forças para gritar "Estou viva" ao grupo de amigos que a encontrou.



Críticas das agências de rating ao Orçamento irritam Governo, Público de 29-01-2010
 

As agências internacionais de notação financeira não gostaram do orçamento proposto pelo Governo, mas o ministro das Finanças parece ter gostado ainda menos das críticas feitas por estas entidades. Ontem, a falar perante uma plateia de gestores, Teixeira dos Santos lembrou que os erros das agências de rating estiveram na origem da actual crise, acusou-as de estarem agora a cometer o mesmo tipo de erros e defendeu que as suas acções têm como objectivo não a estabilidade do sistema económico mundial, mas uma estratégia de ganho de quota de mercado.



Hora da Verdade , Record de 29-01-2010
 

Minhotos ainda não perderam em casa para a liga mas os leões só têm vitórias em 2010.



Cavaco e banqueiros levaram Ferreira Leite a viabilizar Orçamento de Estado, SOL de 29-01-2010
 

Os apelos do PR e de vários banqueiros foram determinantes para que o PSD negociasse o Orçamento com o Governo e o viabilizasse. Ferreira Leite e Cavaco chegaram mesmo a manter algumas conversas sobre este tema durante as últimas semanas.



Durão convence Rangel a avançar, SOL de 29-01-2010
 

Durão Barroso convenceu Paulo Rangel a cndidatar-se à liderança do PSD, que só aceitou avançar após o deseinteresse de Marcelo Rebelo de Sousa. Entretnato Aguiar Branco ainda não tomou uma decisão e Passos Coelho é o único candidato assumido.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream