28 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 28-01-2010

Quinta, 28 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Manuela ganha mais em pensões do que Sócrates em salários, 24 Horas de 28-01-2010
 

Manuela Ferreira Leite, do Partido Social Democrata (PSD), é o líder partidário que mais rendimentos declarou em 2008 ao Tribunal Constitucional, no âmbito da lei que obriga os detentores de cargos públicos a dizerem quanto ganham e que bens móveis, imóveis e aplicações financeiras têm, bem como os cargos profissionais que exercem fora da política. Sozinha, Ferreira Leite apenas factura anualmente menos 42.300 euros que os restantes dirigentes dos partidos com assento na Assembleia da República.



Valência confirma contactos, A Bola de 28-01-2010
 

«Sim, confirmo que houve um contacto do empresário Jorge Mendes com o Valência relativamente à cedência do jogador Manuel Fernandes. Mas, na verdade, ele não nos disse qual é o clube que pretende o jogador», afirmou este responsável. Porém, A BOLA sabe que o clube em causa é mesmo o de Alvalade.



Rede estrangeira ataca na Casa Pia, Correio Manhã de 28-01-2010
 

Uma casa em pleno Rossio, Lisboa, 2.º andar por cima de um armeiro; outra em Sintra e mais três em Fontanelas, no mesmo concelho. Foi ali que o ex-aluno da Casa Pia 'João', quando procurou a provedora Catalina Pestana e a advogada Ana Caetano, em 2007, disse terem sido alvo de abuso várias crianças daquela e de outras instituições. E ele próprio, nas alturas em que estava sem dinheiro, teria arranjado "garotos" para os adultos - "alguns estrangeiros, que tinham por objectivo a realização de filmes de pornografia infantil, em casas que mudavam frequentemente". O DIAP de Lisboa investiga, mas para já só apanhou rasto da rede de pedófilos numa das casas em Fontanelas e em Monte Abraão, Sintra.



Cavaco critica leis penais, Correio Manhã de 28-01-2010
 

"A Justiça em Portugal atravessa um momento delicado." O diagnóstico é do Presidente da República, Cavaco Silva, que ontem apelou a uma "séria avaliação" das soluções adoptadas na última reforma penal, por entender que as medidas adoptadas "conduziram a resultados que têm implicações muito sérias para a segurança dos cidadãos e para a prevenção, investigação e o combate à criminalidade".



Joe Berardo ganha batalha judicial contra a Sogrape, Diário Económico de 28-01-2010
 

Joe Berardo venceu uma batalha decisiva na guerra pelo controlo da Sogrape, a maior empresa de vinhos portuguesa. Ao que o Diário Económico apurou, o Tribunal do Comércio de Gaia recusou o pedido do principal accionista da Sogrape, Salvador Guedes, para excluir Berardo do capital da empresa. "Estou muito contente com esta decisão, e sobretudo estou muito contente com o investimento que fiz na Sogrape, a melhor e maior empresa portuguesa do sector", afirmou Joe Berardo depois de ser conhecida a sentença do Tribunal do Comércio de Gaia.



"O discurso de dramatização sobre o Orçamento tem de ser mantido", Diário Económico de 28-01-2010
 

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, explicou como vai descer o défice. Respondeu às agências de 'rating'. E deixou uma mensagem para a oposição: não há margem para mexer no OE. Sem a viabilização final do Orçamento do Estado para 2010 garantida, o ministro das Finanças , Teixeira dos Santos, diz, em entrevista ao Diário Económico que não há grande margem de negociação na Assembleia da República. O ministro assegura que o discurso de controlo e rigor orçamental é para manter.



Orçamento agrava impostos na compra de carros, Diário Notícias de 28-01-2010
 

Quem comprar carro novo este ano vai pagar em média mais 1,73% de imposto sobre veículos (ISV) e vê o imposto único de circulação (IUC) subir 5,4%, quando a inflação prevista é de 0,8%. Isto depois de, em 2009, as vendas de ligeiros de passageiros novos em Portugal terem tido "o pior resultado dos últimos 22 anos" e num ano em que deveriam "manter-se os estímulos à economia", frisou ao DN o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (Acap), Hélder Pedro.



iPad: 'gadget' da Apple tem tamanho de folha de papel, Diário Notícias de 28-01-2010
 

A Apple revelou ontem o iPad, dispositivo que durante meses andou a alimentar rumores. Na conferência de imprensa - que contou com a presença do ex-vice-presidente Al Gore - o patrão da Apple, Steve Jobs, desvendou o iPad, leitor multimedia e de livros electrónicos, com capacidades de telemóvel. Estará no mercado em dois meses, em algumas das seis diferentes versões em que foi apresentado. O iPad vai surgir em seis modelos com ligações Wi-Fi no final de Março e Wi-Fi mais 3G (apenas em Abril), com 16, 32 e 64 GB de memória interna. Os preços nos Estados Unidos vão de 499 (Wi-Fi e 16 GB) a 829 dólares (Wi-Fi, 3G e 64 GB). Os preços internacionais serão revelados mais tarde.



O iPad da Apple chega em Abril. Valerá a pena?, I de 28-01-2010
 

Steve Jobs esperou quatro anos por isto e o momento finalmente aconteceu: o tablet da Apple está aí. Chama-se iPad, vai custar a partir de 499 dólares e deverá chegar a Portugal e ao resto do mundo dentro de apenas dois meses. É tal qual aquilo que se projectou durante os últimos meses: um cruzamento entre o iPhone e o MacBook. A expressão "iPhone com esteróides", que andou de boca em boca na blogosfera, é muito próxima daquilo que o CEO da Apple revelou ontem, pelo menos no que respeita ao conceito e ao design.



Todos os funcionários públicos vão ter pensões mais baixas, Jornal Negócios de 28-01-2010
 

Os cortes nas pensões dos funcionários públicos vão ser generalizados. Além da penalização das pensões antecipadas, também os trabalhadores que fizeram todos os descontos necessários terão uma pensão mais baixa do que estariam à espera, um corte que resulta da mudança na fórmula de cálculo das reformas, prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2010. O Governo decidiu que as pensões atribuídas a partir de 2010 deverão ser calculadas com base na remuneração auferida em 2005, actualizada à taxa de inflação, alterando as regras seguidas até aqui, que consideravam a remuneração auferida na data da aposentação.



PJ conclui que Benfica foi "ajudado" em 65 milhões, Jornal Notícias de 28-01-2010
 

O Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. Santana Lopes não é arguido, apesar de a PJ ter concluído que município, a que ele presidia, instrumentalizou a EPUL para financiar o Benfica. Já Carmona Rodrigues, à data dos factos vice-presidente da autarquia, é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação que a PJ acaba de concluir, sob a direcção da unidade especial do Ministério Público criada para investigar o Apito Dourado. Os restantes arguidos são ex-administradores da EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.



"Íamos todos a dormir", Jornal Notícias de 28-01-2010
 

"Antes do acidente, em Penafiel acordei e vi que estava nevoeiro, depois voltei a adormecer. Não me lembro de mais nada". As palavras são de Paulo Pereira, um dos sobreviventes do acidente na A4 que, anteontem, matou cinco trabalhadores do Marco de Canaveses. Paulo falou ao JN ao final da tarde de ontem, já depois de três dos seus amigos terem sido sepultados. A dor tomou conta do Marco de Canaveses, numa tarde que se tornou ainda mais gélida do que os quatro graus que marcavam os termómetros. Hoje, serão enterradas as outras duas vítimas mortais. Paulo não pode despedir-se dos amigos que com ele partilhavam, há anos, o banco da carrinha de "caixa aberta" em que iam para as obras. "Íamos todos a dormir quando a carrinha bateu...", lamenta Paulo Pereira.



Mudou de casa por culpa do Mundial, O Jogo de 28-01-2010
 

2010 tem tudo para ser o ano de Luisão. O patrão da defesa do Benfica está a fazer uma das melhores temporadas desde que chegou à Luz e deverá terminá-la com a chamada ao Mundial da África do Sul. Por isso, todos os pormenores contam, e o central decidiu trocar de casa no ano passado, alugando a Sidnei o apartamento onde vivia em Telheiras e mudando-se para uma vivenda na zona da Aroeira, perto da Costa da Caparica, na margem sul do rio Tejo. Este "detalhe" faz com que esteja bem mais perto do Caixa Futebol Campus, no Seixal, onde se treina diariamente - a intenção é concentrar-se ao máximo no trabalho, sem preocupações com o trânsito ou o stresse de um estilo de vida mais urbano.



Moody's está errada, diz CEO do BES, OJE de 28-01-2010
 

O país não está em "morte lenta", frisou o chief executive officer do BES, Ricardo Salgado, na apresentação de contas anuais do banco. "Acredito que a afirmação da Moody´s é errada", referindo-se a declarações recentes de um responsável desta agência de rating, que poderá criar sérias dificuldades ao país num futuro próximo. Adiantou estar preocupado por que aquela tipo de afirmação revela que ninguém em Portugal conseguiu demonstrar que o país é passível de ter uma visão estratégica e de desenvolvimento". Elogiou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, mas alertou que o país tem de voltar a crescer, pois um dos grandes problemas é o endividamento externo.



APPLE: Jobs apresenta novo iPad em São Francisco, OJE de 28-01-2010
 

Steve Jobs, CEO da Apple, apresentou ontem, em São Francisco, o novo iPad. Tem apenas um botão central e um ecrã táctil multi-toque e permite ler jornais, aceder ao email, consultar agendas e mapas, jogar e escrever num teclado virtual.



Contracção no 4º trimestre, diz Católica, OJE de 28-01-2010
 

A economia portuguesa contraiu 0,1% no quarto trimestre de 2009 e o desemprego atingiu os 10,1%, segundo uma estimativa da Universidade Católica, divulgada ontem. Apesar da interrupção do crescimento verificado no segundo e terceiro trimestre, o Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre Economia Portuguesa (NECEP) da universidade descarta uma nova recessão, referindo que as flutuações de crescimento são normais em períodos de crise. "Este é um resultado que evidencia as fragilidades da actual recuperação, mas que permite afirmar que a situação económica é hoje muito melhor do que a que se previa há um ano", adianta o comunicado.



Doença e rendimento mínimo com menos dinheiro, abonos e desemprego com mais, Público de 28-01-2010
 

As verbas destinadas ao Rendimento Social de Inserção (RSI) e ao subsídio de doença vão diminuir este ano. Em contrapartida, os montantes inscritos para o subsídio de desemprego, abonos de família e Complemento Solidário do Idoso (CSI) vão aumentar. De acordo com o Orçamento da Segurança Social, inscrito na proposta de Orçamento do Estado para 2010, o Governo prevê gastar 495,2 milhões de euros com o RSI, o que traduz uma quebra de 2,5 por cento face ao valor executado em 2009. No caso do subsídio de doença, a verba orçamentada (440,6 milhões) representa uma descida de 2,2 por cento.



Auschwitz: Sobreviventes lembram sofrimento e humilhação, Público de 28-01-2010
 

Sobreviventes de Auschwitz mostraram lembretes de quem foram: prisioneiros no campo. Um barrete às riscas, um número de prisioneiro cozido ao pano de uma braçadeira. Ontem, quando se assinalou o Dia da Memória do Holocausto, lembraram no campo de concentração e de extermínio o dia em que os soldados do Exército Vermelho chegaram ao campo, há 65 anos. Os sobreviventes contaram histórias de frio, sofrimento e humilhação. Eva Mozes lembrou como chegou ao campo aos dez anos, e só sobreviveu porque tinha uma irmã gémea – acabou submetida às experiências médicas de Joseph Mengele. Marian Turski fez um colete com um saco de cimento – e foi espancado por um soldado alemão por roubar propriedade do campo.



Sporting dá nega a Mourinho, Record de 28-01-2010
 

Miguel Veloso não sai do Sporting. O jogador vai continuar em Alvalade pelo menos até final da época. Este é um dado adquirido, apesar do interesse público do Inter (e não só), embora, até hoje, os nerazzuri não tenham feito qualquer abordagem oficial.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream