21 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 21-01-2010

Quinta, 21 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Jornalista da RTP atira-se da janela do hotel com medo do sismo, 24 Horas de 21-01-2010
 

Vítor Gonçalves, jornalista da RTP, passou a última semana a ver corpos de pessoas presas nos escombros do sismo que sacudiu o Haiti no dia 12 e que provocou mais de 100 mil mortos. Ao início da manhã de ontem, quando já se preparava para apanhar o avião que o levaria de volta para junto da mulher e dos dois filhos, que residem nos Estados Unidos, o correspondente da RTP em Washington assustou-se com o sismo registado ontem e acabou por se atirar pela janela do hotel Plaza, onde se encontrava hospedado.



Confronto grave entre Sá Pinto e Liedson, A Bola de 21-01-2010
 

Cenas muito feias logo após o jogo em Alvalade. Sporting remete para hoje posição oficial sobre o incidente.



Máfias de Leste com vistos espanhóis, Correio Manhã de 21-01-2010
 

Rede criminosa ucraniana, com tentáculos em cinco países da Europa, explorava concidadãos para os legalizar. 'Paco' foi uma peça fundamental para as actividades de 'A Central' em Portugal.



Terra treme e fere jornalista português, Correio Manhã de 21-01-2010
 

O jornalista português Vítor Gonçalves (RTP) preparava-se para começar o seu último dia de trabalho no Haiti quando um novo sismo, de 6,1 graus na escala de Richter, abalou o país. Eram 06h03 de ontem (11h03 em Lisboa). Estava com o repórter de imagem Carlos Pinota, ficou "muito assustado" correu para a varanda do 1º andar do Hotel Plaza e atirou-se, por "impulso", para a rua, de uma altura de cinco metros. Vítor Gonçalves, de 40 anos, sofreu um traumatismo cranioencefálico, diversos ferimentos nos braços e uma fractura num pé. Esteve sempre consciente e foi transportado para o hospital de campanha da ONU em Port-au-Prince, onde foi assistido.



Hugo Chávez retém milhões às empresas portuguesas, Diário Económico de 21-01-2010
 

A desvalorização do Bolívar, anunciada por Hugo Chavéz, há cerca de duas semanas, é apenas uma das pedras no sapato das empresas portuguesas com negócios na Venezuela. A TAP está entre as empresas que sentem no relatório e contas a política local que limita o repatriamento de capitais, como forma de controlar as divisas que circulam no país. Para a TAP o mercado vale actualmente cerca de 44 milhões de euros por ano, e fonte oficial da empresa reconhece que "há algum atraso", que se acentuou com a desvalorização da moeda, anunciada a 8 de Janeiro. O repatriamento de dividendos por parte da companhia aérea portuguesa é feita em regime trimestral não sendo possível apurar qual a verba que a empresa tem retida na Venezuela.



PSD regressa à discussão para viabilizar orçamento, Diário Económico de 21-01-2010
 

Manuela Ferreira Leite conseguiu ontem garantir o regresso do maior partido da oposição às negociações do Orçamento do Estado para 2010, assegurando que se o Governo cumprir a palavra dada pelo ministro das Finanças na reunião de ontem à noite, viabilizará o documento. O afastamento da discussão das finanças regionais da mesa de negociações terá sido decisivo para este reencontro de posições. "O Governo garantiu que o Orçamento contemplará os objectivos [exigidos], mas vamos ter de o confirmar perante o documento", disse a líder do PSD, à saída do segundo encontro com a equipa das Finanças, que não durou mais do que uma hora e meia, mas que aparentemente se revelou mais eficaz que o anterior. "Se os princípios lá estiverem, o documento será viabilizado", concretizou Ferreira Leite.



Ameaças e violência leva juízes a pedir aulas de tiro, Diário Notícias de 21-01-2010
 

Os juízes vão começar a ter aulas de tiro com inspectores Polícia Judiciária. A proposta é do próprio Conselho Superior da Magistratura e as acções de formação deverão começar em Abril, apurou o DN. Os magistrados vão receber aulas de técnicas de defesa pessoal e conhecer as armas mais usadas pelos criminosos, o que lhes permitirá avaliar melhor os casos que tiverem de julgar. Em ofício enviado ontem a todos os magistrados judiciais, o CSM informa que cada acção de formação vai ter a duração de cinco dias, com o máximo de 12 participantes. As aulas decorrerão nas instalações da PJ, em Lisboa, das 09.30 às 12.30 e das 14.00 às 17.00, perfazendo seis horas diárias e 30 semanais. "Os juízes devem considerar-se dispensados de serviço, desde que inexista prejuízo relevante para este", lê-se no ofício enviado a todos os magistrados.



Orçamento: Sócrates pronto para fechar acordo com Portas, Diário Notícias de 21-01-2010
 

PS e CDS/PP deram ontem claros sinais de aproximação, quer na lei das finanças regionais quer nos prazos de reembolso do IVA, no que deverá ser a antecâmara de um acordo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2010. No Governo, o entendimento com o CDS é apontado para "breve". Ao que o DN apurou, o Executivo quer ter um acordo firmado até ao final da semana - até porque o OE deverá dar entrada na Assembleia já na terça-feira. Entre os centristas, tudo se resume a uma exigência: o caderno de encargos avançado pelo partido nas negociações com o Executivo.



Atraso na escola portuguesa é igual ao que havia há 50 anos, I de 21-01-2010
 

Em 50 anos, a massificação do acesso ao ensino é inegável: a taxa de escolaridade no secundário passou de 1,3% para 60%. Mas na qualidade e no sucesso o país continua a marcar passo.Os especialistas avisam: continuamos muito atrás da Europa e dos Estados Unidos.



RTP muda de opinião. Agora já quer manter Marcelo, I de 21-01-2010
 

A Direcção de Informação da RTP convidou Marcelo Rebelo de Sousa amanter o seu espaço de comentário político no canal público. O convite foi ontem confirmado ao i por fonte da estação, que adiantou que a proposta pressupõe a continuidade de um formato "nos mesmos moldes" do programa "As Escolhas de Marcelo"



Manuela Ferreira Leite vai pedir encontro com Sócrates, Jornal Negócios de 21-01-2010
 

Manuela Ferreira Leite afirmou hoje, antes da reunião com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2010, que um acordo com o Executivo "só depois de conhecer na íntegra" o documento. Para a líder do PSD, só pensam nesse acordo se o Orçamento do Estado para 2010 "der sinais de que tenta uma inversão no endividamento das contas públicas, de uma redução do défice, do combate ao desemprego e do aumento do crescimento económico". "A minha colaboração e empenhamento tem que ver com a situação do país", sublinhou Manuela Ferreira Leite.



FMI defende pacto político alargado, Jornal Negócios de 21-01-2010
 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) veio ontem introduzir mais um factor de pressão sobre as intensas negociações políticas entre o PS e os dois partidos de Direita com vista à aprovação do Orçamento do Estado para 2010 e possível adopção de uma política de médio prazo de relançamento da economia. Na avaliação anual à economia portuguesa, a instituição com sede em Washington defende a adopção do conjunto de reformas estruturais, que diz imprescindíveis ao relançamento da economia, mas salienta que o seu sucesso depende de "um apoio político alargado e uma liderança determinada por vários anos".



A terra voltou a traí-los, Jornal Notícias de 21-01-2010
 

O pânico voltou às ruas da capital haitiana, onde dormem os sobreviventes do sismo do dia 12. Desde então, já houve 88 réplicas, mas a de ontem, quarta-feira, superou todas. Casas, muros e estruturas fragilizadas receberam o golpe de misericórdia. Os nervos dos haitianos também. O sismo da manhã de ontem, com magnitude de 6.1 na escala de Richter, apanhou Richard Petit de surpresa. Mas não desprevenido. "Desde o dia 12 que durmo no jardim de casa e, esta manhã, estávamos todos a dormir quando aquilo aconteceu", disse. "Aquilo", desta vez, não feriu ninguém: "Estávamos prevenidos". Mas assustou. Bastante: "A terra já tremeu muito e todos têm muito medo, especialmente as crianças", disse Petit ao JN.



Multiplicam-se os casos de violação de menores, Jornal Notícias de 21-01-2010
 

O número de inquéritos abertos anualmente pela Polícia Judiciária por crimes sexuais cometidos contra menores, aumentou cerca de mil por cento, entre 2000 e 2008. A evolução consta do último Relatório Anual de Segurança Interna, um documento relativo a 2008, que também revelou que quase metade dos 312 inquéritos de violações desse ano vitimou menores de idade. Em 2000, a PJ abriu 139 inquéritos por crimes sexuais contra menores de 18 anos. Em 2008, houve 1382 novos processos, alguns dos quais com mais do que uma vítima.



Sá Pinto e Liedson ao soco, O Jogo de 21-01-2010
 

Sá Pinto e Liedson envolveram-se ontem numa cena de pancadaria no balnéario logo após o triunfo diante do Mafra por 4-3, soube O JOGO. A pega começou ainda no relvado mas alastrou-se até ao balneário, onde dirigente e futebolista chegaram ao confronto físico.



BPN pode ser privatizado e CGD está fora, OJE de 21-01-2010
 

O Banco Português de Negócios (BPN) está em condições de ser privatizado, afirmou ontem, o presidente da CGD, Faria de Oliveira, em audição na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República. A CGD, que ficou com a missão de gerir o BPN após a nacionalização, não tem interesse na integração do BPN. Faria de Oliveira disse no Parlamento que a compra do BPN permitirá a qualquer grupo financeiro crescer ou, para quem não está presente, poderá ser uma forma de começar com uma força de 200 balcões.



Défice a 3% até 2013 é "critico", diz FMI, OJE de 21-01-2010
 

Portugal deverá crescer 0,5% este ano, depois uma contracção de 2,7% em 2009, anunciou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI), alertando que reduzir o défice para os 3% até 2013 é "crítico". De acordo com o relatório sobre a economia portuguesa, feito ao abrigo do Artigo IV, os peritos do FMI consideram que "o crescimento económico deverá apontar para uma recuperação fraca e frágil de cerca de 0,5% em 2010". A perspectiva, acrescentam, é "pouco melhor a longo prazo", na medida em que Portugal vai provavelmente "continuar a crescer abaixo da média da Zona Euro e manter altos níveis de desemprego".



PSD abre portas à abstenção para deixar o Orçamento de Estado, Público de 21-01-2010
 

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, reuniu-se ontem com o Governo e saiu com garantias de que as suas condições para viabilizar o Orçamento serão atendidas, mas, "como o discurso é uma coisa e o conteúdo outra", pediu uma audiência a José Sócrates e fica à espera do texto final para definir o seu sentido de voto. À partida, o PSD deverá optar pela abstenção, desde que o documento tenha "sinais claros" de que será invertida "a trajectória de endividamento do país e de défice público", a par da transparência nas contas públicas e dos apoios às PME para a criação de emprego. Hoje, ao fim da tarde, é a vez de o Governo receber o CDS, que vai insistir nas questões macroeconómicas.



Finanças exigem 1,5 milhões a Manuel Godinho, Público de 21-01-2010
 

As Finanças exigem ao empresário Manuel Godinho, o único preso preventivo do processo Face Oculta, o pagamento de 1,5 milhões de euros por alegado incumprimento no pagamento de IVA e IRS, acrescidos de juros e penalizações. Godinho contestou e os processos aguardam uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.



Bronca! Liedson e Sá Pinto ao murro no balneário, Record de 21-01-2010
 

Liedson e Sá Pinto desentenderam-se violentamente no final do encontro, já em pleno balneário do Estádio José Alvalade. Na base da discussão, ocorrida na presença de todos os jogadores, esteve o erro de Rui Patrício que resultou no segundo golo do Mafra e, embora ninguém assuma que avançado e diretor de futebol chegaram a vias de facto, é certo que existiram empurrões e alguns murros pelo meio.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream