20 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 20-01-2010

Quarta, 20 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Paulo de Carvalho aprova Diana mas chumba "Ídolos", 24 Horas de 20-01-2010
 

A voz de "E Depois do Adeus" não tem dúvidas: Diana Piedade, "se for bem acompanhada, terá uma grande carreira". Mas Paulo de Carvalho não poupa críticas a programas como "Ídolos", que só buscam audiências...



Luisão: "Apoio dos adeptos é um exemplo que nos motiva", A Bola de 20-01-2010
 

Luisão tenta controlar a euforia vivida à volta da equipa do Benfica e faz uma vénia aos adeptos, que considera serem fundamentais no percurso da águia. No Caldeirão dos Barreiros, Luisão voltou aos golos, fazendo o segundo esta época na Liga, terceiro em todas as competições. Antes da Madeira tinha marcado na goleada ao V. Setúbal, na Luz, e também na goleada ao Everton. Nova goleada, agora ao Marítimo, e mais uma vez o seu contributo. Em pleno Atlântico, o internacional brasileiro correspondeu a um cruzamento milimétrico de Di María da direita, subiu ao andar mais alto e penteou a bola, antecipando-se a Peçanha... Houve quem visse nesse golo muitas semelhanças com aquele que marcara ao Sporting, em 2005, ano do último título. Na Madeira, foi o quinto golo da alegria encarnada, numa jornada particularmente feliz para o clube da Luz. Na véspera do jogo, 1500 adeptos juntaram-se, ao jantar, a Luís Filipe Vieira, numa impressionante manifestação de força e no próprio dia do jogo o treino benfiquista teve 3500 espectadores, algo nunca visto na Madeira.



Luvas de 20 milhões no BPN, Correio Manhã de 20-01-2010
 

Accionista da SLN revelou ao DCIAP que a venda da Redal, de Marrocos, implicou o pagamento de uma comissão de quase 20 milhões de euros.



Emboscada dá 23 anos de cadeia a "Pidá", Correio Manhã de 20-01-2010
 

Jurou por Deus que não matou, garantiu a pés juntos não ser um assassino e chegou mesmo a lamentar a morte do segurança. No entanto, nada disto valeu a Bruno 'Pidá', ontem, na hora da leitura do acórdão do julgamento do homicídio de Ilídio Correia, a 29 de Novembro de 2007. O colectivo de juízes das varas criminais do Porto não teve dúvidas do envolvimento do líder do gang da Ribeira e decidiu condená-lo a 23 anos de cadeia. Pelo mesmo crime, o tribunal condenou ainda Fernando 'Beckham' a 22 anos de prisão e Angelo 'Tiné' e Mauro Santos a 21. Quanto a Fábio 'Suca', um quinto arguido acusado pelo homicídio e preso mais tarde pela equipa de Helena Fazenda, foi absolvido.



Caixa corta nos dividendos a pagar ao Estado, Diário Económico de 20-01-2010
 

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) liderada por Faria de Oliveira vai pagar menos dividendos ao accionista Estado do que aquilo que tinha previsto. O ministério das Finanças inscreveu 240 milhões de euros de receitas de dividendos da Caixa relativos ao exercício económico de 2009, mas este valor ainda poderá ser menor. As contas do banco público, liderado por Faria de Oliveira, ainda não estão fechadas, mas o ministro Teixeira dos Santos está a contar com aquele montante como receitas relativas a dividendos.



Acordo com CDS para aprovar Orçamento custa 830 milhões, Diário Económico de 20-01-2010
 

As medidas apresentadas pelo CDS-PP para viabilizar o Orçamento de Estado para 2010 corresponde a um envelope financeiro que poderá ultrapassar os 833 milhões de euros. Mas os centristas querem garantir um saldo positivo para os cofres do Estado com cortes na despesa superiores a mil milhões de euros. Ontem, até ao fecho desta edição, decorria mais uma ronda negocial entre o Governo e o CDS, que aguardava um consenso com vista a um acordo. À margem do encontro, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, deixava um sinal: "estamos mais próximos de acordo do que há uma semana". E garantiu que "estão a ser analisadas com detalhe todas as propostas".



O primeiro ano difícil de Barack Obama, Diário Económico de 20-01-2010
 

"Este primeiro ano foi muito positivo! Só distraídos é que podiam estar à espera que todas as promessas que foram feitas no primeiro ano se realizassem" esta é a opinião optimista de André Correa D´Almeida, um economista português que decidiu tentar a sorte no mercado norte americano há quatro anos. Conceituado músico, este economista mostra-se surpreendido por alguns comentadores estarem a dar notas negativas a Obama. "Num ano nada se inverte!", diz, acrescentando que não é preciso ser uma sumidade para saber que 2009 foi um ano muito mau. "É necessário um período de recuperação".



Adopção aumentou 76% no último ano, Diário Notícias de 20-01-2010
 

O número de crianças adoptadas aumentou substancialmente em 2009. Neste ano, receberam pais adoptivos 718 menores, quando em 2008 se tinha ficado pelos 408. Ou seja, em apenas 12 meses, a adopção cresceu 76%. Uma subida que se deve à maior sensibilização dos técnicos e juristas que trabalham na área e à existência de listas nacionais com os candidatos a pais e a filhos, em vigor desde 2006, cujo cruzamento de dados facilita a circulação da informação, justificam os responsáveis. "O aumento é consistente de ano para ano. Os processos de adopção têm vindo a melhorar, quer do lado da segurança social quer do lado dos tribunais e das instituições", argumenta Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social. O dirigente refere-se à formação de técnicos para os lares ao abrigo do programa DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças).



Salvamento dá lugar a limpeza no Haiti, Diário Notícias de 20-01-2010
 

"É uma ocupação. O palácio representa o nosso poder, a nossa identidade, o nosso orgulho", lança um haitiano, que desde o devastador sismo de há uma semana fez da praça junto ao antigo centro do poder a sua nova casa. À sua frente, um a um, os militares norte-americanos da 82.ª Brigada Aerotransportada saem dos helicópteros e tomam posição no relvado do Palácio Presidencial, em ruínas. Noutra zona da capital, desembarcam os primeiros marines.



Escolas públicas: alunos com mais de 10 anos vão ter cartão multibanco , I de 20-01-2010
 

Ter dez anos já não é motivo para não andar com um cartão multibanco na carteira. É precisamente isso que vai acontecer no próximo ano lectivo, quando milhares de alunos do ensino básico vão ter acesso a um cartão pré-pago, que vai funcionar numa rede limitada. A novidade vem no cartão electrónico que será entregue aos alunos em Setembro e vai substituir os actuais cartões de identificação escolar, nas escolas com 2.o e 3.o ciclos do ensino básico e secundário.



"O futuro da Galp é tabu", Jornal Negócios de 20-01-2010
 

"Tabu". É assim que Américo Amorim, accionista de referência da Galp, classifica o tema da reorganização das participações na petrolífera. Daqui a um ano é levantada a proibição de venda de participações prevista no acordo parassocial subscrito em 2006 pela ENI, Amorim Energia e Caixa Geral de Depósitos. Com o aproximar do momento, ganham força os relatos de que a relação entre Amorim e a Sonangol se estão a deteriorar. E pode ser por aí que a estrutura accionista da Galp se irá alterar.



Processo contra juízes que absolveram rei das sucatas, Jornal Notícias de 20-01-2010
 

Três juízes do Tribunal da Relação do Porto, Cândido Lemos, Henrique Araújo e Marques Castilho, estão a ser investigados, no Supremo Tribunal de Justiça, por causa do acórdão com que absolveram, em 2009, uma empresa arguida do processo Face Oculta. "Ainda não houve constituição de arguidos. O inquérito está no início", disse ontem ao JN a Procuradoria-Geral da República, cinco dias após o STJ ter revogado o acórdão da Relação que absolvera a empresa "O2", de Manuel Godinho. Esta empresa fora condenada pelo tribunal de Macedo de Cavaleiros a pagar uma indemnização à Refer, por furto de material da Linha do Tua, no processo conhecido por "Carril Dourado".



Bruno Pidá condenado por testemunhos "credíveis", Jornal Notícias de 20-01-2010
 

Os juízes que condenaram, ontem, Bruno "Pidá" a 23 anos de prisão e outros três arguidos a penas até 22 anos consideraram as declarações de testemunhas a "prova-raínha" para esclarecer o homicídio do segurança Ilídio Correia. Escutas telefónicas e balística também contribuíram para a decisão. Os depoimentos de irmãos e de amigos de Ilídio Correia, que o acompanhavam na madrugada fatal, foram classificados, pelo tribunal, como "credíveis", porque "a comoção não turvou o rigor e em que cada um contou, a partir do lugar onde se encontrava, o que viu e quem viu". Nesse sentido, colocaram, "sem qualquer dúvida", Bruno Pinto ("Pidá"), Mauro Santos, Fernando Martins ("Beckham") e Ângelo Ferreira ("Tiné") no local do crime.



Polga volta ao onze, O Jogo de 20-01-2010
 

É o típico jogo entre David e Golias, com os anfitriões a acautelarem-se - mesmo se concedidas algumas oportunidades aos jogadores menos utilizados no recente ciclo vitorioso - para não serem vitimados por um "tomba-gigantes" sempre possível na mais democrática das provas que os leões se propõem vencer: a Taça de Portugal.



Ensino:Santader apoia Universidade de Coimbra, OJE de 20-01-2010
 

O presidente do Grupo Santander, Emilio Botín, acompanhado pelo presidente do Santander Totta, Nuno Amado, assinou ontem com o reitor Seabra Santos um acordo de colaboração para apoiar projectos da Universidade de Coimbra.



Portugal entra no top 20 da fibra óptica, OJE de 20-01-2010
 

Portugal entrou no ranking das principais economias mundiais do mercado da fibra óptica até casa do utilizador ao ultrapassar em 2009 as 40 mil casas conectadas e 1,1 milhões de casas passadas, disse o presidente da FTTH Council Europe. A organização realiza em Fevereiro a 7.ª edição da conferência "fiber-to-the-home" a 24 e 25 de Fevereiro em Lisboa. Uma das condições para um país entrar no ranking é ter mais de 1% de casas conectadas. Ao ter 40 mil de um total de quatro milhões, Portugal passou a reunir essas condições juntamente com outros 20 países, entre os quais a China, Coreia do Sul, EUA, Japão, Lituânia, Estónia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Italia e Finlândia. O director-geral do FTTH Council Europe, Haftwig Tauber, sublinhou que Portugal "vai ser um dos mercados com o crescimento mais rápido, possuindo já um "número especial" de casas passadas e conectadas.



Governo quer aumentar vagas de medicina em 15 por cento até 2013, Público de 20-01-2010
 

O Governo quer aumentar as vagas nos cursos de Medicina em pelo menos 15 por cento nos próximos quatro anos, contrariando as opiniões contrárias da Ordem dos Médicos e de outras associações ligadas ao sector. Nos últimos anos, as vagas em Medicina cresceram 36 por cento e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior decidiu abrir dois novos cursos, nas Universidades do Algarve e de Aveiro. A proposta, inscrita nas Grandes Opções do Plano para 2010/2013, contempla ainda medidas de combate ao insucesso escolar, que o Governo quer cortar em metade. O Governo prevê ainda aumentar de 1500, em 2008, para 2500 os doutorados a sair anualmente das universidades.



Fiscalidade trava diálogo entre Governo e CDS, Público de 20-01-2010
 

As negociações entre o Governo e o CDS sobre o Orçamento do Estado parecem estar longe de um acordo em questões fiscais como a redução do Pagamento Especial por Conta ou o desconto fiscal por filho, que os centristas consideram essenciais.



Benfica quer Job, Record de 20-01-2010
 

O Benfica tem praticamente acertado o negócio com o Petro de Luanda, tendo em vista a transferência do avançado Ricardo Job. O internacional angolano só vai, no entanto, rumar a Lisboa no final da temporada europeia.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream