19 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 19-01-2010

Terça, 19 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

David Luiz dá 5 mil euros às vítimas do Haiti, 24 Horas de 19-01-2010
 

"Se cada pessoa contribuísse com um pouco do seu dinheiro, mesmo que fosse uma ninharia, acho que todos juntos podíamos minimizar o sofrimento da gente que está a viver aquela tragédia tão grande lá no Haiti." David Luiz fala com o coração na boca, não fala da boca para fora. David Luiz fala assim porque sente o que fala, não fala assim porque fica bem falar assim. David Luiz Moreira Marinho, 22 anos, defesa central do Benfica, não gosta de se ficar pelos processos de (boas) intenções. No campo da vida como no campo do jogo, é mais de acção do que de estagnação. As imensas consequências do sismo do Haiti deixaram-no triste. Não podia ficar parado. Não ficou parado.



Liedson: "Sinto-me orgulhoso", A Bola de 19-01-2010
 

Levezinho muito feliz por ter chegado aos 104 golos no campeonato mas promete não ficar por aqui.



Um morto e três feridos em base aérea, Correio Manhã de 19-01-2010
 

Um militar da Força Aérea Portuguesa morreu e outros três ficaram gravemente feridos ontem ao final da manhã na Base Aérea nº 6 do Montijo, quando, durante a realização de uma inspecção de rotina a uma das pistas, o jipe em que seguiam se despistou e capotou. Todos eles militares-bombeiros, tecnicamente designados por OPSAS (operadores de sistemas de assistência e socorro) ficaram encarcerados. Um dos militares morreu ainda no local e os outros três foram transportados pelo INEM para os hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa. O ferido mais grave, um homem de 21 anos, teve de ser retirado do local de helicóptero face à gravidade das lesões causadas pelo acidente. Sofreu um traumatismo craniano grave e mantinha-se ontem à hora de fecho da edição a lutar pela vida no Santa Maria.



Pedroso perde queixa da Casa Pia, Correio Manhã de 19-01-2010
 

Os seis jovens que referiram em julgamento o nome do ex-deputado foram ilibados do crime de difamação. Juiz sem indícios de terem mentido.



Imigrantes já não procuram Portugal para trabalhar, Diário Económico de 19-01-2010
 

Apenas 26% das 3.800 vagas para imigrantes em Portugal foram preenchidas no ano passado. Segundo o relatório sobre o contingente de oportunidades de emprego para estrangeiros, a que o Diário Económico teve acesso, ficaram por preencher 2.800 propostas de emprego "por falta de interessados". O documento, que é hoje discutido na concertação social, não avança qualquer quota para imigrantes em 2010. Apesar da falta de interesse revelada por trabalhadores estrangeiros em 2009, no ano anterior, a totalidade das 8.500 vagas foi praticamente preenchida. É de salientar que, em 2009, as vagas foram praticamente reduzidas para metade face a 2008.



Mota ameaça levar concurso do TGV para Tribunal, Diário Económico de 19-01-2010
 

O consórcio liderado pela Mota-Engil prepara-se para contestar a possível vitória da espanhola FCC no concurso para o troço Lisboa/Poceirão da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que vai incluir a futura terceira travessia do Tejo. Em último recurso, a Mota-Engil poderá pedir a impugnação do concurso em tribunal, pondo em causa o calendário do projecto do TGV. "Vamos contestar, obviamente", afirmou ao Diário Económico António Mota, presidente do grupo Mota-Engil, quando confrontado com o relatório preliminar do júri do concurso segundo o qual o consórcio da FCC fica classificado em primeiro lugar, seguido pelo consórcio da Mota-Engil. Uma informação que, de resto, o Diário Económico já tinha avançado em primeira mão.



João Rendeiro processa Joe Berardo, Diário Económico de 19-01-2010
 

É Joe Berardo o visado de um dos processos que João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) anunciou na semana passada ter intenção de colocar contra várias pessoas e entidades. O empresário madeirense confirmou ao Diário Económico ter sido citado pelo tribunal a 16 de Novembro por "danos não patrimoniais sofridos". Rendeiro pede que lhe seja paga uma indemnização de 150 mil euros. Berardo garante que "já foi dada resposta".



CDS negoceia Lei das Finanças Regionais à revelia do PSD, Diário Notícias de 19-01-2010
 

O CDS vai apresentar hoje uma nova proposta sobre a Lei das Finanças Regionais, para ultrapassar mais um obstáculo à negociação do Orçamento do Estado para 2010. Ao DN, o deputado do CDS José Manuel Rodrigues diz mesmo que a solução do partido pode ser levada hoje, na reunião marcada com Teixeira dos Santos - o que não é corroborado pelo líder parlamentar, Mota Soares, que diz que a proposta será entregue, sim, mas no Parlamento.



Balanço de um ano de Obama na Casa Branca, Diário Notícias de 19-01-2010
 

A América (meia América, pelo menos) pode ter voltado as costas ao seu Presidente, mas o resto do mundo continua a acreditar em Barack Obama como no dia em que o republicano George W. Bush deixou a Casa Branca. O afro-americano não tardou a romper com a imagem de uns EUA unilateralistas, que invadiram o Iraque contra a vontade das Nações Unidas e deixaram a Europa a lutar contra o aquecimento global sozinha. Em Junho, Obama estendeu a mão ao Islão quando foi à universidade al-Azhar, símbolo da civilização muçulmana, no Cairo, capital do Egipto, pedir aos muçulmanos de todo o mundo a oportunidade para um novo começo com os Estados Unidos.



"Estou de volta" João Rendeiro começa a investir fora de Portugal, I de 19-01-2010
 

O fundador do BPP foi constituído arguido em pleno colapso do banco, mas enquanto espera pela justiça retoma os negócios e escreve um livro. O regresso contado pelo próprio.



Bancos sobem taxa de juro a quem tenta renegociar o crédito, Jornal Negócios de 19-01-2010
 

Rute Braga, nome fictício, divorciou-se e decidiu ficar com a habitação do casal. Como a casa tinha uma hipoteca, teve de alterar o contrato. O banco quadruplicou-lhe o "spread" do empréstimo, aumentando-lhe a prestação. O divórcio é apenas uma das situações que estão a levar a um aumento da margem que os bancos cobram sobre as taxas de juro dos créditos. Alargar o prazo do contrato ou mudar para taxa fixa são outras alterações que são aproveitadas para exigir um "spread" mais elevado. Para facilitar a renegociação, o Governo aprovou em 2008 nova legislação a impedir a cobrança de comissões. Renegociar um contrato de crédito nunca foi tão fácil, depois das comissões de negociação terem sido abolidas pelo Governo. Mas, com a crise financeira, os bancos estão agora a praticar condições de financiamento mais exigentes. O que acaba por travar as negociações.



CGD tem última palavra sobre posição de Fino na Cimpor, Jornal Negócios de 19-01-2010
 

A Caixa Geral de Depósitos terá a última palavra sobre o destino de quase metade da participação na Cimpor que é atribuída a Manuel Fino. Ao que o Negócios apurou, mesmo que a Investifino exerça a opção de recompra dos 9,96% que há um ano vendeu à CGD com o objectivo de alienar a outra entidade, o banco público pode impedir o negócio, exercendo o direito de preferência na aquisição daquelas acções. Este direito de preferência, acordado entre a Caixa e Manuel Fino quando o empresário vendeu 9,96% da cimenteira ao banco para saldar parte das dívidas e ter margem para renegociar os seus créditos junto da instituição, dão à CGD capacidade para, no mínimo, influenciar o destino da posição da Investifino na Cimpor.



Pobreza afecta um quarto das nossas crianças e jovens, Jornal Notícias de 19-01-2010
 

Em 20 dos 27 países da UE, a pobreza infantil e adolescente, há dois anos, era superior à da restante população, dizem os dados do Eurostat divulgados no começo deste Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Em Portugal era essa também a realidade. Em 2008, 23% das nossas crian-ças e jovens até aos 17 anos eram pobres. O termo usado neste tipo de estatísticas refere o "risco de pobreza". Mas esse é um conceito técnico que significa que uma pessoa tem um rendimento abaixo do limite da pobreza mesmo depois dos apoios sociais do Estado. Logo, é mesmo pobre. A taxa de risco de pobreza varia na forma como é medida nos vários países, mas traduz por regra o valor de 60% do rendimento médio, sendo o cálculo feito consoante os adultos com ganha-pão de um agregado e as pessoas dependentes.



Avatar corre para os Oscars, Jornal Notícias de 19-01-2010
 

Nunca foi uma corrida entre arte e bilheteira, mas nunca pareceu tão óbvia a necessidade de a segunda ascender sobre a primeira. Os Globos de Ouro, 67.ª edição, estão nas mãos de quem garante público. Mas tem filmes além de pipocas? Sim, mas a maioria perdeu. Faz sentido ser assim: "Avatar", colosso de produção que anuncia o 3D que o mundo vai consumir daqui para a frente, é o vencedor dos Globos de Ouro 67, prémios que começaram na alçada da crítica estrangeira em Hollywood e hoje estão basicamente no bolso de quem sabe engrossar bilheteiras. Não é caso só: a melhor comédia do ano é... a mais lucrativa do ano, "A ressaca", trip de Todd Philips sobre a imaturidade que atira adultos para a adolescência de Vegas; custou 35 milhões, já deu 277.



Rúben Micael:"Sou como FCP, penso em grande", O Jogo de 19-01-2010
 

Rúben Micael chegou ao clube que sempre quis. Apesar de ter vários interessados, cá dentro e lá fora, o madeirense revelou a Rui Alves o desejo de vestir a camisola azul e branca, espoletando as negociações que ontem terminaram com o final desejado para o jogador que já fala à Porto.



Espanhóis querem fazer parcerias, OJE de 19-01-2010
 

As construtoras espanholas querem entrar em força no mercado das grandes obras públicas portuguesas, caso do comboio de alta velocidade, aeroporto e novas AE e aproveitar o know-how luso para o Brasil e países africanos. Dentro dessa estratégia, a opção passa pela concretização de parcerias com empresas portuguesas, abrindo-lhe, em contrapartida, o mercado espanhol, ainda países do centro e leste da Europa e o mercado dos EUA, avança o Cinco Dias. Esta estratégia recebeu o impulso dos governos ibéricos e o primeiro exemplo aconteceu com a construtora FCC, controlada por Esther Koplowitz, a qual concretizou uma parceria com a portuguesa Conduril, depois do consórcio liderado pela FCC ter ganho um dos troços do comboio de alta velocidade, concretamente entre Poceirão e Lisboa.



Demolição de estádios para cortar custos, OJE de 19-01-2010
 

O antigo ministro da Economia Augusto Mateus afirmou ontem que "há municípios que devem considerar a hipótese de demolição" dos seus estádios construídos para o Euro 2004. Em declarações à Bloomberg, o ex-governante considerou que "é muito difícil lidar com dívidas de algo que não cria riqueza nem representa um bem público". Num trabalho sobre a situação portuguesa, a Bloomberg lembra que as autarquias estão sob grande pressão financeira, numa altura em que o governo central se prepara para fazer aprovar um Orçamento que terá de levar em conta a redução da dívida pública.



Sismo. Haitianos dispostos a tudo para sobreviver, Público de 19-01-2010
 

Port au Prince está atarefada, como se ainda existisse. As pessoas caminham como se fossem para o emprego, ou para a escola, mas vão procurar os seus mortos. Correm como se fossem ao mercado, mas vão em busca de coisas para roubar. Uns, comida e água para sobreviver. Outros querem mais. Os EUA estão a reforçar a presença no país. Bill Clinton, o enviado especial da ONU, chegou com promessas de reconstrução.



Plano anticrise só criou 43 mil empregos, Público de 19-01-2010
 

Apenas um décimo dos beneficiados pelo plano Iniciativa para o Investimento e o Emprego 2009 arranjaram trabalho, enquanto os desempregados inscritos foram mais 108 mil, um dos piores números de sempre.



Um terço dos portugueses não consegue aquecer a sua casa, Público de 19-01-2010
 

Portugal é o país da União Europeia onde há menos meios para manter as casas aquecidas, um problema que afecta cerca de 35 por cento dos portugueses, de acordo com os dados ontem divulgados pelo Eurostat – a antecipar a conferência do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que decorre quinta- feira, em Madrid. Outro indicador negativo revelado no mesmo estudo refere-se ao facto de 64 por cento dos portugueses não poderem pagar uma semana de férias fora do país. Mas Mas nem tudo é mau. Só nove por cento dos portugueses acham não poder sustentar um carro, enquanto apenas quatro por cento reconhecem que não comem carne ou peixe a cada dois dias.



Liedson forever, Record de 19-01-2010
 

E vão 150! O segundo golo apontado sábado passado ao Nacional foi o 150º de Liedson ao serviço do Sporting desde que chegou ao clube de Alvalade em 2003. Com isto, o Levezinho passou a ser o 10.º melhor marcador na história do Sporting, ultrapassando João Cruz, que totalizou 149 remates certeiros entre as temporadas de 1936 e 1947.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream