18 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 18-01-2010

Segunda, 18 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Luciana Abreu: " Moura dos Santos é um grosseiro", 24 Horas de 18-01-2010
 

A cantora e actriz é fã do concorrente Carlos Costa e ficou chocada com as críticas que o presidente do júri fez ao madeirense. Luciana diz mesmo que Moura dos Santos não tem cultura musical.



Benfica de mão cheia, A Bola de 18-01-2010
 

O Benfica venceu esta noite o Marítimo (5-0) num jogo em que soube aproveitar a primeira boa oportunidade de que dispôs para marcar. Depois foi só aproveitar o suicídio do Marítimo, que viu dois jogadores serem expulsos em 15 minutos. As águias mantêm-se coladas ao Sp. Braga na liderança.



Encarnados passeiam classe na Madeira, Correio Manhã de 18-01-2010
 

Ao golear o Marítimo por 5-0, o Benfica manteve o ombro-a-ombro com o Sp. Braga na frente da Liga e aumentou a vantagem sobre o FC Porto para seis pontos. Quem não acredita que a História por vezes se repete deve repensar as convicções depois deste jogo. Mais golo menos golo, a vitória do Benfica nos Barreiros repete na íntegra o argumento de há um ano, quando a equipa de Quique Flores atropelou o Marítimo para quebrar um jejum de três anos e meio sem chegar à liderança.



Partidos desviam dinheiro do Estado, Correio Manhã de 18-01-2010
 

Tribunal Constitucional diz que PSD, PS e CDS usaram mais de 5,7 milhões de euros dos grupos parlamentares regionais para pagar gastos partidários.



Camargo Corrêa anuncia que não vai desistir da Cimpor, Diário Económico de 18-01-2010
 

A Camargo Corrêa garantiu ontem que não desiste da Cimpor, depois de no sábado a CMVM obrigar os brasileiros a refazerem a sua oferta. Para o regulador, ou a Camargo lança uma OPA ou tem de retirar a sua proposta. A Camargo está a estudar a sua resposta, mas o Diário Económico sabe que os brasileiros vão alterar a sua oferta. Uma das hipóteses é adiar a proposta de fusão para depois da resolução da OPA. Os brasileiros contestam os argumentos jurídicos da CMVM.



Governo aposta tudo no CDS para negociar Orçamento, Diário Económico de 18-01-2010
 

O dia de amanhã será fundamental para o Governo conseguir um acordo com a oposição sobre o Orçamento de Estado para 2010. É que o Executivo está a apostar tudo nas negociações com o CDS, parecendo já ter descartado os outros partidos. E amanhã, ao final da tarde, os ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares voltam a reunir com a delegação do CDS, para discutir aspectos sectoriais do Orçamento.



Saiba como ganhar mais investindo nos países emergentes, Diário Económico de 18-01-2010
 

Os mercados emergentes são a grande aposta dos especialistas para 2010. De acordo com as estimativas do Fundo Monetário Internacional, os países de América Latina, África e Ásia emergente serão responsáveis por quase dois terços do crescimento mundial de 3,1% projectado para este ano. O banco norte-americano Morgan Stanley chega mesmo a perspectivar um crescimento de 6,5% para os mercados emergentes.



Câmaras sem dinheiro para salários de Janeiro, Diário Notícias de 18-01-2010
 

O poder central atrasou a transferência de pagamento dos duodécimos da participação dos municípios nas receitas do IRS, o que está a causar sérios problemas de tesouraria em algumas câmaras, podendo mesmo levar a que o pagamento de salários de Janeiro - que se realiza tradicionalmente por volta do dia 25 de cada mês - possa estar em causa. Perante a gravidade da situação, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, liderada por Fernando Ruas, escreveu na sexta-feira passada uma carta ao ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. Na missiva, a que o DN teve acesso, refere-se que neste momento "estão os municípios de todo o País a verificar que as transferências de duodécimos do Orçamento do Estado, a que se refere o respectivo mapa XIX, não estão a ser efectuadas como seria normal".



Porque é que este filme promete marcar o ano do cinema, Diário Notícias de 18-01-2010
 

Sob a direcção de Tim Burton, Johnny Depp já teve tesouras nos dedos (Eduardo Mãos de Tesoura), realizou filmes série Z (Ed Wood), perseguiu cavaleiros decapitados (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça), foi o dono excêntrico de uma fábrica de chocolate (Charlie e a Fábrica de Chocolate), um boneco animado imagem a imagem (A Noiva Cadáver) e um barbeiro vitoriano degolador de clientes (Sweeney Todd: O Terrível Barbe to de Fleet Street). Em Alice no País das Maravilhas, o novo filme de Burton, que se estreia em Portugal no dia 4 de Março, Depp é um chapeleiro. Atenção: não um chapeleiro qualquer, mas sim o Chapeleiro Louco criado por Lewis Carroll, e que Depp compõe com uma farta juba cor de laranja e uma maquilhagem branca de morto-vivo. "Ele é completamente passado", comentou o actor.



TGV. Espanhóis lideram corrida à terceira travessia do Tejo, I de 18-01-2010
 

Os consórcios TAVE Tejo, liderado pelos espanhóis da FCC, e Altavia Tejo, da Mota-Engil, foram os concorrentes seleccionados para a fase de negociações do concurso para o troço Poceirão/Caia da linha de alta velocidade Lisboa/Madrid que inclui a terceira travessia do Tejo. O relatório do júri, comunicado na sexta-feira aos concorrentes, coloca em primeiro lugar destacado o consórcio da FCC Construccion, que integra ainda Ramalho Rosa, Conduril, Cimolai, Impregilo e EHST. Com quase metade da pontuação ficou o agrupamento da Mota-Engil, que já atacou vários dos aspectos da proposta da TAVE, pedindo inclusive a sua exclusão do concurso. O consórcio da FCC "arrasou" ao propor um preço quase 300 milhões de euros inferior ao segundo mais baixo para a construção do troço e uma proposta também mais económica para os custos de manutenção.



Votorantim junta-se à corrida brasileira pela Cimpor, Jornal Negócios de 18-01-2010
 

A Votorantim prepara-se para entrar na disputa pela Cimpor, assumindo-se como a terceira empresa brasileira interessada na cimenteira portuguesa. O Negócios sabe que a empresa, que vem estudando o dossiê há vários meses, acaba de contratar equipa financeira e jurídica para dar o passo em frente. E preparar uma proposta para entrar no capital da Cimpor. O interesse da Votorantim tem sido noticiado nos últimos meses, tendo inclusive uma comitiva brasileira visitado accionistas da Cimpor no Outono passado. Mas o tiro de partida na corrida à Cimpor acabou por ser dado há cerca de um mês com o lançamento da oferta pública de aquisição (OPA) pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).



Governo gasta menos com cada desempregado, Jornal Negócios de 18-01-2010
 

O Estado tem vindo a canalizar cada vez menos recursos públicos para auxiliar as pessoas que se encontram arredadas do mercado de trabalho. A trajectória de descida, apenas interrompida por um ligeiro aumento durante a presente crise, coincide temporalmente com a entrada em vigor das novas regras de atribuição do subsídio de desemprego. Segundo as contas do Negócios, entre 2006 e 2009, os cofres públicos gastaram, em média, 313 euros mensais com cada desempregado. Um valor que fica longe dos 404 euros por mês desembolsados pelo Estado entre 2001 e 2005. A redução dos apoios é também notória quando se calculam os gastos por subsidiado, isto é, apenas pelos desempregados que têm direito a subsídios. Neste universo, o Estado passou a gastar, em média, 498 euros per capita, contra 534 euros mensais nos primeiros cinco anos da década.



Baixas de curta duração triplicaram em 2009, Jornal Notícias de 18-01-2010
 

Baixas de curta duração pedidas por trabalhadores para tratar um familiar doente quase que triplicaram no ano passado face a 2008 e ao mesmo ritmo a que eram tratadas mais pessoas com sintomas de gripe. Também cresceram baixas por doença. Com o final do Verão, disparou o número de baixas para assistência a familiares doentes, sobretudo as passadas por uma semana, o tempo de descanso geralmente recomendado em caso de gripe, revelam os dados do Ministério do Trabalho.



Caos generalizado atinge haitianos, Jornal Notícias de 18-01-2010
 

Situação caótica nas ruas da capital do Haiti está a degradar-se de dia para dia. A ajuda tarda em chegar e as necessidades já duram há uma semana. Resultado: há pilhagens e os assaltos com morte pagam-se com a fogueira. É o regresso da justiça popular, na sua forma mais brutal. É o regresso do olho por olho, dente por dente na sua forma mais cruel. "Ele assaltou um comerciante aqui da rua, deu-lhe um tiro na cabeça e matou-o. Nós e outros vizinhos juntámo-nos e queimámos o bandido aqui mesmo". E foi assim porque, para Joseph Alan, "se não há lei nem justiça neste país, nós temos que nos defender".



Duplo salto.Braga e Benfica dois pontos sós na discussão do título, O Jogo de 18-01-2010
 

O Benfica voltou às goleadas, batendo o Marítimo por cinco golos sem resposta, em pleno Estádio dos Barreiros. É o resultado que fica para a história e tem por consequência a manutenção do segundo lugar da Liga Sagres por parte dos encarnados, com o mesmo número de pontos que o líder, o Braga.



Lançada 1ª correctora de carbono nacional, OJE de 18-01-2010
 

O BANIF e a Fomentinvest vão lançar a Ecotrader, a primeira corretora de carbono portuguesa, detida em partes iguais pelas duas entidades, revelou à Lusa Artur Fernandes, presidente do Banif Investimento. A Banif Ecoprogresso Trading (Ecotrader) será presidida por Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest, e contará com mais dois administradores, Carlos Jorge, do Banif Banco de Investimento, e Paulo Caetano, da Ecoprogresso.A Fomentinvest actua nas áreas do ambiente, energia, mercado de carbono e mudanças climáticas, contando, entre os seus accionistas, com a Fundação Ilídio Pinho (21,2%), Caixa Capital, Espírito Santo Capital, Millennium BCP e IP Holding com 15,4% cada, Banif Banco de Investimento (7,7%), Fundação Horácio Roque (7,7%) e Banco Africano de Investimentos (BAI), com 1,9%. Paralelamente, o presidente do Banif Investimento disse à Lusa que a MCO2, uma nova sociedade gestora de fundos de investimento mobiliário já autorizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - conforme o supervisor anunciou na sexta-feira -, vai passar a gerir os fundos Luso Carbon Fund e New Energy Fund, que neste momento são geridos pelo Banif Gestão de Activos (BGA).



Relegião. Papa defende Pio XII na sinagoga de Roma, OJE de 18-01-2010
 

O papa Bento XVI, alvo de críticas da comunidade judaica pela sua defesa de Pio XII, acusado de não ter reagido ao holocausto dos judeus pelos nazis, voltou ontem a defender a "acção discreta" do seu predecessor numa visita à Sinagoga de Roma.



Nunca nasceram tão poucas crianças em Portugal, Público de 18-01-2010
 

Em 2009, nasceram pouco mais de 100 mil bebés. Em apenas quatro décadas, a taxa de natalidade no país caiu para metade. Nunca nasceram tão poucos bebés em Portugal, pelo menos desde que há dados fiáveis. Em Outubro passado, Rui Vaz Osório, presidente da Comisssão Nacional para o Diagnóstico Precoce, já antecipava que em 2009 a natalidade iria cair para um mínimo histórico.



Rave poupou 900 milhões no projecto TGV, Público de 18-01-2010
 

Estudos aprofundados, tecnologia de ponta e boa articulação com a rede eléctrica permitiram que uma linha estimada em 2260 milhões de euros fosse adjudicada por 1359 milhões.



Benfica embalado, Record de 18-01-2010
 

O Benfica goleou o Marítimo por 5-0 nos Barreiros, não deixando fugir o líder, o Sp. Braga, que venceu em Coimbra, e aumentando para seis os pontos de vantagem sobre o FC Porto. Saviola inaugurou o marcador, Maxi aumentou a vantagem, Cardozo transformou um penálti quando os madeirenses estavam já reduzidos a nove, Roberto Sousa marcou na propria baliza e Luisão fez o quinto de cabeça


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream