15 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 15-01-2010

Sexta, 15 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Rita Pereira muda-se para os Estados-Unidos... e Angélico também, 24 Horas de 15-01-2010
 

Rita Pereira está prestes a embarcar numa grande aventura em busca do sonho de chegar um dia a ser uma estrela de Hollywood. Curioso é o facto de o ex-namorado, Angélico Vieira, viajar para lá frequentemente devido a um novo projecto musical que está a preparar, apurou o 24horas. A jovem conta que há muito que está a organizar-se para viajar até Nova Iorque onde quer estudar e vingar enquanto actriz.



João, raça de leão, A Bola de 15-01-2010
 

João Pereira é jogador em destaque no Sporting e confessa a A BOLA a felicidade que está a sentir, ao mesmo tempo que já se considera integrado. É agora alvo de todos os elogios e palmadinhas nas costas: bastaram dois jogos para João Pereira colocar pelo menos, e para já, em dúvida todos aqueles que, aquando da sua contratação, criticaram o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, e seus pares por fazerem um investimento de cerca de 3 milhões de euros num lateral-direito. Certo é que 180 minutos em campo (90 com o Leixões; 90 com o U. Leiria) já deram para perceber que a equipa do Sporting está diferente, com outra atitude, outra raça.



Violador ataca em Oeiras, Correio Manhã de 15-01-2010
 

Testes de ADN a vestígios de sémen no local do crime dão à PJ garantia de que violador alargou raio de acção.



Haiti transformado num imenso cemitério, Correio Manhã de 15-01-2010
 

Três dias após o sismo de magnitude 7,3 que espalhou a morte e a destruição no Haiti e que provocou até 50 mil mortos e mais de três milhões de feridos e desalojados, segundo números provisórios avançados ontem pela Cruz Vermelha, Portugal envia hoje um avião com 32 elementos da Protecção Civil. O C130 da Força Aérea Portuguesa foi requisitado pelo Ministério da Defesa e parte hoje, às 12h00, do aeroporto de Figo Maduro. Para o Haiti voam cinco médicos, cinco enfermeiros, quatro técnicos de ambulância, 12 elementos da Força Especial de Bombeiros, uma médica-legista, quatro elementos de comando e coordenação da Autoridade Nacional de Protecção Civil e um responsável pela logística dos elementos da AMI.



Governo confirma subida do desemprego este ano, Diário Económico de 15-01-2010
 

Os apoios extraordinários ao crescimento económico já estão em contagem decrescente. Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, disse ontem aos partidos da oposição que a partir de 2011 e até 2013 será feito o "cancelamento definitivo das medidas extraordinárias". A ronda de encontros, com vista à viabilização do Orçamento do Estado para 2010, estendeu-se por mais de cinco horas e o saldo foi um reforço da aproximação do Governo à direita, com Teixeira dos Santos a mostrar "abertura" para integrar propostas do CDS-PP.



Saiba onde comprar combustível mais barato para o seu carro, Diário Económico de 15-01-2010
 

Sabe quanto custava um litro de gasóleo há 10 anos? Em média, 0,68 euros. Ou seja, atestar um depósito de 60 litros custava menos 17,88 euros em 2000 do que custa actualmente na marca mais barata. Já face à marca mais cara, os portugueses pagam hoje mais 22,74 euros pelos mesmos litros de gasóleo. A tendência é histórica e irremediável. No longo-prazo o preço do petróleo - com o necessário reflexo no preço dos combustíveis - só conhece uma direcção: a de subida. No entanto, se quanto à tendência de longo-prazo pouco ou nada haverá a fazer - a não ser comprar um veículo eléctrico ou render-se aos transportes públicos - já no imediato existem pequenos truques que o podem ajudar a poupar uns euros de cada vez que abastece o seu automóvel.



Empresas vão receber apoios para contratar trabalhadores a prazo, Diário Económico de 15-01-2010
 

O Governo vai renovar os apoios à contratação a termo este ano. Uma medida que surge numa altura em que a taxa de desemprego já ultrapassa os 10% e em que o Banco de Portugal alerta para as consequências do fenómeno no desenvolvimento da economia. Assim, este ano, as empresas que contratem, a prazo, desempregados com mais de 40 anos e inscritos nos centros de emprego há mais de nove meses vão descontar metade das contribuições para a Segurança Social no primeiro ano do contrato. Nos anos seguintes, a redução é de 65%. A iniciativa já existia em 2009 mas previa apenas a redução em 50% e aplicava-se a desempregados com mais de 55 anos, inscritos há mais de seis meses.



Haiti: relatos de milagres e dramas, Diário Notícias de 15-01-2010
 

"Ségné vin sové nou" - "Senhor, vem salvar-nos." Cantam em coro milhares de haitianos reunidos na penumbra de Pétionville, pondo-se nas mãos de Deus no meio das ruínas e dos cadáveres deixados pelo sismo neste subúrbio de Port-au-Prince. "A minha casa desmoronou-se. Os meus dois irmãos, Patrick e Grégory, estão mortos e ainda não encontrámos os seus corpos", conta Francesca, de 14 anos, sentada no chão, com um lenço preto na cabeça. "Agora, esperamos encontrar uma casa para dormir. Só Deus nos pode ajudar." Com os seus vinte irmãos, irmãs e primos, Francesca passou a noite de quarta para quinta-feira na praça de Saint-Pierre, ao lado de vários milhares de haitianos estendidos em camas improvisadas, cobertas de lençóis brancos.



Governo entregou negócio de milhões com protocolo ilegal, Diário Notícias de 15-01-2010
 

O Ministério da Saúde estabeleceu um "protocolo ilegal" com uma fundação que ainda não foi reconhecida pelas entidades competentes. O acordo com a Fundação Renal Portuguesa foi assinado a 4 de Agosto do ano passado e prevê a construção de 15 centros de diálise em Portugal. O Ministério Público e a entidade reguladora estão a investigar o caso. O advogado Paulo Pinheiro, da Vieira de Almeida Associados, confirmou ao DN que "uma entidade de direito privado tem de ser reconhecida pelo Governo, não tendo, até aí, personalidade jurídica", refere. Outro advogado, António Subtil, frisa que a fundação não tem legitimidade para assinar um acordo, porque ainda não está completa. Por isso, o protocolo firmado é ilegal", frisa



Função pública. Salários cresceram 150 por cento em 30 anos, I de 15-01-2010
 

Os governos de Cavaco Silva foram os mais generosos, com os salários no Estado a quase duplicarem. Para 2010, o actual executivo quer limitar os aumentos a 0,7%, o valor da inflação.



Pressão máxima. Governo ameaça aumentar impostos, I de 15-01-2010
 

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, acenou ontem com a necessidade de aumentar os impostos, se forem para a frente as propostas da oposição, uma das quais foi já promulgada pelo Presidente da República: o Código Contributivo. Mas está em marcha a suspensão do PEC (pagamento especial por conta) e a nova Lei das Finanças Regionais. "Se algumas das propostas que estão em cima da mesa forem para a frente com consequências muito significativas na despesa, não vejo forma de reduzir o défice se não for por aumento de impostos", disse Teixeira dos Santos no final dos encontros, justificando assim a rejeição, por parte do governo, dos projectos aprovados pela oposição. "Só podemos rejeitar liminarmente o aumento de impostos se formos capazes de impedir iniciativas que aumentam a despesa. Essas propostas são preocupantes e podem impossibilitar o desejo claro do governo de não aumentar impostos", acrescentou o ministro das Finanças.



"Os governos têm menos poder do que se pensa", Jornal Negócios de 15-01-2010
 

Augusto Mateus. O seu apelido foi o nome de baptismo de um plano do Governo para recuperação de dívidas. "Chama-se assim porque era preciso, se corresse mal, encontrar um nome que pagasse um preço por ele." Não correu. Ministro da Economia de um Governo de Guterres, diz que "a actividade política só é atractiva numa lógica de cidadania." É professor catedrático e foi campeão de mini-carros durante a adolescência. Em ano e meio ganhou 200 provas.



Governo reforça apoios para contratar desempregados, Jornal Negócios de 15-01-2010
 

O Governo decidiu reforçar os apoios à contratação sem termo de desempregados e em 2010 vai dar um subsídio de 2.500 euros, mais 500 do que no ano passado, às empresas. A medida faz parte do pacote de estímulo ao emprego ontem aprovado em Conselho de Ministros e que vai vigorar até ao final de 2010, substituindo os apoios que vigoraram ao longo do ano passado. Ao todo, o pacote custará aos cofres do Estado 500 milhões de euros, menos 80 milhões do que o Governo previa gastar nas medidas de apoio ao emprego que vigoraram ao longo de 2009.



Média de 812 espectadores nos jogos da Liga de Honra, Jornal Notícias de 15-01-2010
 

Os números são oficiais. Terminada a primeira volta da Liga de Honra, cada jogo foi visto em média por 812 espectadores, enquanto na época passada a média foi de 1437. O segundo escalão profissional do futebol português não consegue atrair público aos estádios... A Liga de Honra é competitiva, equilibrada, tem interesse desportivo e emoção nas lutas pelas subidas e descidas até às últimas jornadas, mas a quantidade de espectadores nas bancadas dos estádios é cada vez menor. No final da primeira volta, os números são dramáticos, quase irreais numa competição profissional: média de 812 adeptos por jogo, quase metade da que foi verificada em toda a temporada passada (1437) e também na anterior (1383).



Cemitério de estrada, Jornal Notícias de 15-01-2010
 

A ajuda internacional começa a chegar ao Haiti. A prioridade, nas próximas horas, é resgatar sobreviventes dos escombros e levar à população cuidados de saúde, água, comida, abrigo. Mas, na ilha transformada num imenso cemitério, a assistência ainda não é visível. Durante o dia de ontem, aterram em Port-au-Prince aviões cheios de alimentos, medicamentos e de equipas para socorrer as vítimas do brutal sismo que, terça-feira, destroçou a ilha caribenha. É uma corrida contra o tempo que, para muitos milhares - o número ainda é incerto, embora as últimas previsões da Cruz Vermelha apontem para cerca de 50 mil -, já está perdida.



Jeus tem de dar miminhos a Éder Luís, O Jogo de 15-01-2010
 

Éder Luís assinou uma estreia positiva em Guimarães, deixando antever um futuro de alegrias aos adeptos encarnados. Apesar de o mau estado do relvado não ter permitido atestar com total aquidade as reais capacidades do reforço, o avançado sempre deixou alguns bons pormenores e ainda a certeza de que vai ser difícil para os defesas adversários acompanharem o seu ritmo. Jorge Jesus tinha preferência nesta reabertura do mercado por um elemento capaz de lutar pela titularidade com Saviola e a SAD garantiu o ex-Atlético Mineiro, semelhante até... na compleição física. Uma diferença: o brasileiro tem de ser mais "mimado".



TAP quer transportar 9 milhões em 2010, OJE de 15-01-2010
 

A TAP quer transportar este ano nove milhões de passageiros, um aumento de 7,1% face a 2009 (8,4 milhões), e que, a confirmar-se, representará o melhor ano de sempre em termos de passageiros para a companhia aérea, disse ontem Luiz Mór. Esta expansão será assente no crescimento do mercado europeu e brasileiro, referiu o administrador da TAP em conferência de imprensa durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, destacando África como o destino que maior crescimento terá este ano.



Jerónimo Martins sobe vendas em 6,1%, OJE de 15-01-2010
 

A consolidação dos formatos, com destaque para o Pingo Doce, a criação de marcas próprias e a expansão de lojas na Polónia justificam o crescimento das vendas do grupo Jerónimo Martins em 2009. As vendas líquidas consolidadas do grupo situaram-se nos 7.317,1 milhões de euros em 2009, mais 6,1% do que no período homólogo. No relatório preliminar que o grupo apresenta sobre vendas, o formato Pingo Doce revela uma subida dos negócios da ordem dos 12,8%, para os 2.193,6 milhões de euros, com as antigas lojas Plus a serem responsáveis por 262,5 milhões de euros de vendas. Se se considerar as vendas "like for like", ou seja, tendo em conta as vendas de lojas que operam sob as mesmas condições, o crescimento foi de 2,7%. Num contexto de mercado desfavorável, a gestão da JM apostou nos produtos de marca própria,



Governo poupa 80 milhões nas novas medidas de apoio ao emprego, Público de 15-01-2010
 

A Iniciativa para o Emprego 2010, ontem aprovada em Conselho de Ministros, volta a colocar à disposição de desempregados e empresas a possibilidade de poupanças nas taxas de contribuição para a Segurança Social, apoios na realização de estágios e linhas de crédito para a criação de negócios próprios. A maior parte das medidas ontem aprovadas já estava em vigor em 2009, por via do primeiro plano anticrise. O que o Executivo fez agora foi o reforço de algumas das medidas, mas, feitas as contas globais, o dinheiro que se prevê que o Estado venha a gastar até é menos do que aquele que era projectado no plano para 2009, quando este foi lançado. O valor orçamentado para a Iniciativa para o Emprego 2010 é de cerca de 500 milhões de euros, ao passo que em 2009 apontava-se para os 580 milhões de euros.



Mundo prepara gigantesca operação de ajuda humanitária, Público de 15-01-2010
 

Com a chegada das primeiras equipas estrangeiras ao Haiti, intensificaram-se os trabalhos de resgate dos sobreviventes há mais de dois dias presos nos escombros dos edifícios que ruíram com o violento terramoto de terça-feira à tarde, de magnitude sete na escala de Richter. Dos destroços, uma amálgama de cimento, pedra e ferro, podiam ainda ouvir-se os gritos pedindo ajuda. As operações de resgate em curso tinham três ordens de prioridade: a limpeza das ruas para permitir a circulação de veículos de emergência; a remoção do entulho em busca de sobreviventes e o tratamento dos feridos.



Aimar dá tudo, Record de 15-01-2010
 

Vontade de jogar foi decisiva para jogar no charco de Guimarães. Argentino quer rapidamente ritmo perdido no virar do ano.



Manuela tenta fintar Santana e antecipar "directas", SOL de 15-01-2010
 

O timing escolhido por Ferreira Leite coincide com o momento imediatamente a seguir à votação do Orçamento do Estado na generalidade – o OE para 2010 vai ser apresentado pelo Governo no dia 26 e a discussão na generalidade deverá ocorrer na primeira semana de Fevereiro. A líder do PSD optou, assim, por não esperar pela votação global final do documento para desencadear o processo da sua sucessão, o que implicaria adiar esta matéria por mais um mês. Mas há um dado que baralha estas contas: Pedro Santana Lopes não abre mão da realização de um congresso extraordinário antes das directas. «Não prescindo. Estou disposto a conversar sobre tudo, menos sobre este ponto», afirmou ao SOL.



PS e PSD admitem congelar salários da função pública, SOL de 15-01-2010
 

O PSD não fecha a porta ao congelamento de salários na Função Pública, que está a ser ponderado pelo Governo para o Orçamento do Estado (OE) para 2010, como medida extraordinária para controlar a despesa pública, avança a edição desta sexta-feira do SOL.



Marcelo Rebelo de Sousa saneado da RTP, SOL de 15-01-2010
 

O professor considera-se traído, depois de ter feito várias tentativas para encontrar uma alternativa para substituir António Vitorino. Os nomes que sugeriu à RTP incluíam os ex-Presidentes da República, Jorge Sampaio e Mário Soares. Dado o historial de 'casos' de José Sócrates com os media (nomeadamente, a TVI, o Público e o SOL), a justificação oficial para acabar com As Escolhas de Marcelo foi recebida com desconfiança: apenas porque o socialista António Vitorino, que fazia o contraponto político, pôs fim ao seu Notas Soltas, devido aos seus múltiplos compromissos profissionais (conforme já vinha avisando há muito).


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream