12 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 12-01-2010

Terça, 12 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Portas faz dieta para combater a diabetes, 24 Horas de 12-01-2010
 

O político de 47 anos está a ser acompanhado pelo serviço de endocrinologia do Hospital da Luz. "Ele está, de facto, a fazer uma dieta pré-diabética", diz a mãe.



Saviola " Importante é continuar a vencer", A Bola de 12-01-2010
 

Avançado atravessa grande momento de forma, mas mantém humildade e pensa «jogo a jogo». Javier Saviola, 28 anos feitos em Dezembro passado, 44 vezes internacional A pela Argentina, vive dias felizes em Lisboa, sente-se confortável na Luz e é, de momento, o jogador em maior destaque na equipa orientada por Jorge Jesus. O grande momento que atravessa de águia ao peito, traduzido nos seis jogos seguidos que leva a facturar e quando está a meia dúzia de golos de chegar às duas centenas de tiros certeiros na sua carreira, não tira lucidez ao pequeno argentino que mostra humildade ao falar da sua veia goleadora.



Gripe rende 5 mil milhões a laboratórios, Correio Manhã de 12-01-2010
 

Os ganhos da indústria farmacêutica no fabrico de vacinas contra a gripe A e antivirais estão sob suspeita do Conselho da Europa.



Santuário de Fátima vandalizado, Correio Manhã de 12-01-2010
 

A Igreja da Santíssima Trindade e as quatro estátuas colocadas em seu redor, no recinto do Santuário de Fátima, foram vandalizadas na madrugada de domingo com graffitis, que incluem desenhos infantis e as palavras sol, lua, mesquita, islão e muçulmano. As inscrições foram feitas com tinta negra, na base das estátuas de João Paulo II, Paulo VI e Pio XII e do bispo D. José Alves Correia da Silva, bem como nas duas grandes vigas em betão na fachada da nova igreja e no muro envolvente do recinto de oração.



Agências de 'rating' pressionam Sócrates a baixar défice em 2010, Diário Económico de 12-01-2010
 

As agências de 'rating' estão de olhos postos no Orçamento do Estado para 2010 e no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que o Governo vai apresentar em Bruxelas, no final do mês de Janeiro, para decidir se vão penalizar o custo da dívida portuguesa. As três agências, que já colocaram o 'rating' de Portugal sob vigilância negativa, contactadas pelo Diário Económico, confirmaram que estão à espera para ver se o Executivo vai apresentar medidas de consolidação orçamental credíveis. Caso contrário, a notação financeira poderá ser revista em baixa. O primeiro alerta foi dado pela Moody's. "Se Portugal quiser evitar uma revisão em baixa do 'rating' terá de tomar medidas significativas e credíveis para controlar o défice", disse Anthony Thomas analista sénior da agência, citado na edição de ontem do Financial Times.



Mota alerta para paragens nas obras das estradas por falta de financiamento, Diário Económico de 12-01-2010
 

António Mota, presidente da Mota-Engil, admitiu ontem, numa conferência de imprensa em Lisboa, que "os contratos de financiamento serão suspensos se a solução entre o Estado, o Governo e o Tribunal de Contas (TC) não for encontrada". "Se esta questão não for resolvida, penso que o impacto global será muito maior noutros contratos", adiantou o líder da maior construtora nacional, referindo-se a outros projectos de infra-estruturas que o actual Governo está a lançar ou já anunciou, e que serão desenvolvidos em regime de PPP - Parcerias Público-Privadas. Nestes casos, estão os concursos em andamento ou previstos para a alta velocidade ferroviária, o novo aeroporto internacional de Lisboa ou os hospitais.



Saiba quais são as acções favoritas dos gestores de fundos, Diário Económico de 12-01-2010
 

Apostar no 'cavalo' mais acertado para ganhar a 'corrida' nos mercados accionistas não é uma tarefa fácil. No entanto, para os gestores de fundos de investimento, a escolha não parece ter sido difícil, uma vez que o BES e a Zon Multimédia foram os títulos de eleição ao longo do ano de 2009. Contas feitas, as acções do banco liderado por Ricardo Salgado ocuparam sempre, ao longo dos 12 meses do ano passado, o primeiro lugar do pódio das acções que captaram a maior proporção do valor sob gestão destes veículos de investimento. Já os títulos da Zon estiveram por 10 vezes no 'top' três das acções mais preferidas, oscilando entre o segundo ou o terceiro lugar.



Maior parte das sentenças vão passar a ser só orais, Diário Notícias de 12-01-2010
 

José (nome fictício) confessou ao juiz que foi o autor do furto ocorrido na semana anterior num apartamento, em Lisboa. O magistrado de imediato proferiu a sentença: dois anos de cadeia, com a pena suspensa na sua execução. Como José não recorreu, o processo acabou ali, sem nenhum papel em que constasse a medida penal. Este cenário é por enquanto fictício, mas, em breve, será real. As sentenças orais, proferidas logo no fim do julgamento, sem aquele tempo de espera em que o magistrado tem de pôr por escrito a sua decisão, é uma das grandes novidades de alteração ao Código de Processo Penal (CPP) que o ministro da Justiça vai propor ao Governo para depois ser apresentada à Assembleia da República. O anúncio foi feito ontem logo após a reunião do Conselho Consultivo para a Justiça (CCJ), que analisou todas as alterações propostas pela comissão nomeada em Novembro por Alberto Martins, no seguimento das críticas à reforma do CPP de 2007 apontadas pela maioria dos operadores judiciários.



Neve deixou 36 mil alunos sem aulas no Norte e no Centro, Diário Notícias de 12-01-2010
 

Andrea e Catarina foram duas dos 6200 alunos que ficaram sem ir à escola no distrito de Vila Real (1200 em Montalegre e 5000 em Vila Real). Mas a zona mais afectada foi o distrito de Viseu, onde mais de 10 mil alunos não tiveram aulas: 2400 em Resende, 3500 em Cinfães e 4600 em Lamego. Já no distrito de Castelo Branco, 7280 crianças ficaram em casa (6880 em Castelo Branco e 400 na Covilhã), na Guarda foram sete mil os estudantes atingidos (5000 na Guarda, 1200 em Pinhel, 800 em Trancoso). Em Bragança foi sobretudo em Macedo de Cavaleiros que a neve impediu 1200 miúdos de irem estudar e em Leiria o mesmo aconteceu em Castanheira de Pêra (800 alunos) e Pedrógão Grande (700). No Porto, 3200 crianças de Baião também ficaram sem aulas.



Rebelo de Sousa "É uma ironia deixar a RTP quando há orçamento, PSD e presidenciais", I de 12-01-2010
 

Os programas "As escolhas de Marcelo", com Marcelo Rebelo de Sousa, e "Notas Soltas", com António Vitorino vão terminar e ambos vão deixar a estação pública. Apesar de ontem ter dito "estar sempre disponível para a RTP", o Correio da Manhã avança que Marcelo Rebelo de Sousa vai abandonar a estação já em Fevereiro, quando termina o contrato anual. Segundo o jornal, o mal-estar entre o comentador e a RTP tem sido evidente e Marcelo poderá vir a voltar à televisão, mas na TVI, dado que é amigo de Júlio Magalhães, director de informação da estação, com quem tem almoçado.



Arrendamento de quartos vai perder isenção do imposto sobre imóveis, Jornal Negócios de 12-01-2010
 

Arrendar um quarto ou parte da casa para ajudar a pagar o empréstimo à habitação pode sair caro: segundo a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), quem resolver partilhar as despesas com pessoas que não façam parte do agregado familiar perde o direito à isenção do IMI (imposto municipal sobre imóveis). Numa informação vinculativa divulgada no final da semana passada, a DGCI argumenta que o facto de o arrendamento incidir sobre um anexo, um quarto ou a totalidade da casa é indiferente para efeitos fiscais. Basta que uma parte do imóvel pague renda para que o prédio deixe de estar destinado à habitação própria e permanente do seu dono e seja requalificado um caso de arrendamento.



Chávez põe em risco remessas dos emigrantes, Jornal Negócios de 12-01-2010
 

A desvalorização, de 50%, da moeda venezuelana deve originar uma quebra significativa no envio de remessas dos emigrantes portugueses radicados naquele país da América Latina. A medida imposta pelo governo de Hugo Chávez com o argumento de impulsionar a economia, controlar o défice e estancar a saída de dólares do país poderá afectar também a médio prazo as exportações de bens portugueses, que irão perder competitividade face aos concorrentes locais.



Eduardo tem 19 meses e luta para vencer a leucemia, Jornal Notícias de 12-01-2010
 

Eduardo "começou a andar no IPO" do Porto. Gatinhou na cama do Instituto de Oncologia, que há quatro meses viu transformar-se na sua segunda casa. "Já fez os ciclos das 'quimios' todos", conta a mãe, no infortúnio orgulhosa da resistência daquele pequeno pedaço de vida: apenas 19 meses e uma leucemia a querer travar-lhe os passos. "Fez agora a quimioterapia mais forte e brincava, andava e não vomitava", admira-se Vera Martins. "O 'bicho' que ele tem dentro dele é teimoso, mas ele ainda é mais", reconhece. Luta-se agora para adormecê-lo, de forma a poder-se fazer um transplante de medula óssea e tratar a doença que lhe mina o sangue e o corpo. Mas falta ainda um dador compatível. "Fizemos exames, mas tanto eu como a minha esposa e o nosso filho de sete anos não somos compatíveis", lamenta o pai, Leandro Moreira.



Pais de Maddie querem calar polícias no tribunal, Jornal Notícias de 12-01-2010
 

Kate e Gerry McCann estão a tentar impedir que os investigadores do caso de desaparecimento da sua filha Madeleine sejam, hoje, ouvidos nas Varas Cíveis de Lisboa, no início do julgamento da providência cautelar que retirou do mercado o livro "A Verdade da Mentira". O argumento para este pedido apresentado ao juiz, nos últimos dias, prende-se com alegados "vícios" na oposição de Gonçalo Amaral, o ex-investigador da Polícia Judiciária de Portimão e autor daquela publicação, que defende a tese da morte de Maddie e envolvimento dos pais no desaparecimento do cadáver.



Di María recusou o city, O Jogo de 12-01-2010
 

O Manchester City apresentou recentemente uma proposta de 40 milhões de euros por Di María, mas esta foi prontamente recusada - e pelo próprio jogador, que tem autonomia para decidir nestas circunstâncias, uma vez que foi apresentado o valor da cláusula de rescisão.



Receitas das 5 maiores crescem 37%, OJE de 12-01-2010
 

A cinco maiores construtoras nacionais cresceram 37% em 2008 em termos de volume de negócios, mas as três maiores companhias aumentaram a prestação de serviços entre os 40 e os 50% num ano marcado pela respaldo da crise de subprime e pela falência do Lehman Brothers, de acordo com um estudo da Deloitte e Aneop, intitulado "European Powers of Construction 2009". A tendência manteve-se em 2009 para as cinco maiores empresas, a Mota-Engil, Teixeira Duarte, Soares da Costa, Somague e Opway, sendo que, em média, um terço da prestação de serviços é feita no exterior.



Santader. Imagem única no Reino Unido, OJE de 12-01-2010
 

O presidente do Grupo Santander e o director-geral no Reino Unido, António Horta Osório, foram ontem acompanhados pelo campeão de F1 Lewis Hamilton na abertura do primeiro balcão Santander no Reino Unido, no centro de Londres.



Portugal teve quatro quintos abaixo de zero, Público de 12-01-2010
 

Cerca de quatro quintos de Portugal chegaram a ter temperaturas negativas nestes últimos dias de tempo glacial. Foi consumida mais electricidade no início do ano, comparando com 2009, mas o frio também trouxe benefícios.



Restrição de anuncios na tv para crianças vai começar já este ano, Público de 12-01-2010
 

As 26 empresas que assinaram em Novembro um compromisso de auto- regulação dizem estar dispostas a controlar a publicidade televisiva de produtos alimentares, nos horários em que os espectadores menores de 12 anos sejam superiores a 50 por cento. Tudo em nome do combate à obesidade infantil. O plano será executado já este ano e no início de 2011 será conhecido o primeiro relatório com uma avaliação independente sobre o impacto da medida. Em Inglaterra, investigadores da Universidade de Liverpool quiseram medir a relação entre publicidade e obesidade e concluíram que não só há uma relação perigosa entre ambas como perceberam ainda que as obesas são as mais afectadas.



Izmailov com um pé fora, Record de 12-01-2010
 

Izmailov não sai do Sporting a qualquer preço. É verdade que o Lokomotiv de Moscovo está verdadeiramente interessado no regresso do médio e este não vê com maus olhos a possibilidade de voltar ao seu país. A realidade, no entanto, é que os números que estão, neste momento, em cima da mesa, não agradam aos responsáveis leoninos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream