11 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 11-01-2010

Segunda, 11 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Miss Espanha encantada com Ronaldo, 24 Horas de 11-01-2010
 

Estíbaliz Pereira Rábade, 23 anos, é a nova Miss Espanha e candidatou-se este sábado a um lugar na infindável lista das conquistas amorosas de Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid. Numa entrevista ao jornal desportivo espanhol "Marca", a bela Estíbaliz elegeu o avançado português como o homem com maior potencial para vencer o título de "Mister Universo": "Nem todos os grandes jogadores têm a sorte de ser agraciados com tanta beleza", afirmou elogiando a mais bela castelhana de 2009.



Melhor Benfica do últimos 15 anos, A Bola de 11-01-2010
 

Jesus acredita que 2ª volta igual à 1ª dará o título.Os 36 pontos à 15ª jornada são o melhor registo com vitória a valer 3 pontos. 69 pontos chegaram para o título desde que a Liga voltou a ter 30 jornadas.



Prémios ilegais na Função Pública, Correio Manhã de 11-01-2010
 

Ministério das Finanças ordenou auditorias urgentes à atribuição de prémios de desempenho. Dirigentes incorrem na pena de cessação de funções.



Explosivos da ETA vinham para Portugal, Correio Manhã de 11-01-2010
 

Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barrón, os presumíveis etarras que ontem foram capturados em Portugal após terem fugido às autoridades espanholas, deverão ser extraditados na próxima semana. As autoridades aguardam a chegada dos mandados de detenção internacionais, devendo estes ser imediatamente accionados. Hoje, o casal será ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal e deverá ficar em prisão preventiva por posse de armas, desobediência às autoridades e documentação falsa.



Brasileiros acusam Cimpor de ignorar pequenos accionistas, Diário Económico de 11-01-2010
 

A CSN acusa o conselho de administração da Cimpor de ignorar os pequenos accionistas e de não ter uma alternativa à OPA - Oferta Pública de Aquisição lançada pelo grupo brasileiro. Segundo fonte do grupo liderado por Benjamin Steinbruch sublinhou ao Diário Económico, a resposta da equipa presidida por Ricardo Bayão Horta, conhecida na passada quinta-feira, "dirige-se apenas aos grandes accionistas e ignora os pequenos". Isto, porque segundo a mesma fonte, "não os esclarece [os pequenos accionistas] quanto à proposta de valor alternativa que os accionistas controladores lhes contrapropõem".



Novas regras nos salários dos gestores, Diário Económico de 11-01-2010
 

A CMVM emitiu uma série de recomendações para as remunerações dos administradores das sociedades cotadas nacionais, divulgadas sexta-feira. O objectivo da entidade liderada por Carlos Tavares é criar mecanismos que garantam que os gestores sejam premiados apenas em casos de bom desempenho das empresas, alinhar os interesses dos executivos com os dos accionistas e atender aos interesses de longo prazo da sociedade. Assim, a CMVM quer que as cotadas nacionais difiram em três anos o pagamento da componente variável, para aferir se o desempenho do gestor continua a ser positivo. Propõe ainda que os administradores que sejam destituídos, ainda que sem justa causa, por terem tido um desempenho desadequado não recebam as compensações previstas.



"Não há tempo para acordo sério no Orçamento" , Diário Económico de 11-01-2010
 

A pouco mais de duas semanas do dia da entrega do Orçamento do Estado para 2010 na Assembleia da República, a confiança no sucesso das negociações prévias entre PS e PSD, de quem também já passou por um Governo minoritário é pouca. "Espero um acordo coxo", disse Joaquim Pina Moura, ex-ministro de Guterres, ao Diário Económico. "Não há tempo até ao dia da entrega do Orçamento para um acordo com profundidade", explica Pina Moura, sublinhando os meses de trabalho que precederam a elaboração de um conjunto de recomendações concretas em 2001, pelo Ecordep, que reuniram o acordo de ex-ministros dos vários quadrantes políticos.



Pais "forçam" filhos a ser mais altos, Diário Notícias de 11-01-2010
 

Há cada vez mais pais a levarem os filhos aos médicos a pedir para que sejam mais altos. É que existe um tratamento com uma hormona de crescimento para as crianças que têm défice dessa hormona e que pode provocar atrasos nos desenvolvimento dos ossos. E muitos pais vão aos hospitais pedir que os filhos saudáveis façam esse tratamento. "Há pais que acham que o filho é baixo e querem que tome a hormona. Mas para ser dada são necessárias uma série de análises , para saber idade óssea da criança e determinar se tem um défice de crescimento", explicou ao DN o pediatra Gomes Pedro, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.



Grandes câmaras falham entrega de planos contra a corrupção, Diário Notícias de 11-01-2010
 

O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) garantiu já que a maioria dos municípios entregou os respectivos Planos de Prevenção de Riscos de Corrupção, mas a verdade é que a regra não foi seguida pelas maiores autarquias do País. À excepção da Câmara do Porto, que cumpriu o prazo de 31 de Dezembro imposto pelo organismo do Tribunal de Contas, os planos de prevenção de Lisboa, Sintra, Gaia, Coimbra e Faro, por exemplo, ainda não foram entregues, incluindo-se entre as mais de 200 entidades públicas que falharam esse objectivo. Segundo apurou o DN, várias autarquias solicitaram ao CPC mais tempo para "elaborar um plano mais meticuloso".



Previsão. Juros vão subir pouco em 2010 e 2011, I de 11-01-2010
 

Com o preço do dinheiro a níveis historicamente baixos, aproxima-se novo ciclo de subida. As famílias e as empresas estão preocupadas. António de Sousa, presidente da Associação de Bancos, diz que não será tão cedo e que os juros vão subir muito, muito devagar.



Dois etarras detidos a tiros pela GNR já estão em Lisboa, I de 11-01-2010
 

A GNR viu-se obrigada a disparar tiros de intimidação contra um dos fugitivos, numa perseguição que envolveu meia dúzia de automóveis da corporação e terminou em Torre de Moncorvo. Os suspeitos já estão detidos em Lisboa.



José Sócrates decide corte no investimento público, Jornal Negócios de 11-01-2010
 

O combate ao défice vai ditar uma redução de 10% a 15% no investimento da administração central financiado pelo Orçamento do Estado de 2010, apurou o Negócios. Na passada quinta-feira o ministro das Obras Públicas afirmou que o seu ministério sofrerá um corte de 10% a 12% nas verbas inscritas no programa de investimento e despesas de desenvolvimento da administração central (PIDDAC). O caso de António Mendonça não é a excepção, mas antes a tradução de uma regra, fixada em Conselho de Ministros, que está a ser aplicada a todos os ministérios. Assim o exige o combate ao défice.



Bancos estão a dificultar comparação de preços no crédito à habitação, Jornal Negócios de 11-01-2010
 

O ano de 2010 arrancou com a promessa de maior facilidade na relação dos portugueses com os bancos. Pelo menos no que toca à à capacidade de comparar ofertas entre diferentes instituições financeiras. O objectivo parece estar ainda longe do desejável, uma vez que encontrar a solução mais barata continua a ser difícil, de acordo com uma análise do Negócios aos novos preçários.



Terroristas levavam explosivos de Portugal, Jornal Notícias de 11-01-2010
 

Dois membros da organização terrorista basca foram detidos pela GNR em Trás-os-Montes. O furgão pertencente à ETA e interceptado, anteontem, sábado, próximo da cidade de Zamora pode ter saído de Portugal com os explosivos que continha, acredita a polícia espanhola. Dois etarras ligados ao caso foram detidos pela GNR em Trás-os-Montes. Os dois presumíveis terroristas, um homem e uma mulher, foram interceptados em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Garikoitz García Arrieta guiava um furgão alugado em França há dois dias quando foi mandado parar por uma patrulha da Guardia Civil na localidade espanhola de Bermilho de Sayago (Zamora), próximo da fronteira portuguesa.



17 mortes nas passagens de nível, Jornal Notícias de 11-01-2010
 

O número de acidentes em passagens de nível reduziu para menos de um terço nos últimos 10 anos em Portugal, mas no ano passado ainda morreram 17 pessoas em colisões com comboios. Por que a maioria se deve ao desrespeito das regras, a Refer decidiu apostar numa campanha de sensibilização. Em 2009 registaram-se 48 acidentes em passagens de nível em Portugal, sendo que 15 deles ocorreram em atravessamentos com protecção activa, ou seja, dotados de barreiras físicas e de sinalização sonora e luminosa que impedem que alguém as cruze acidentalmente, sem que se aperceba que está para breve a passagem de um comboio. Por entender que a incúria e o incumprimento da sinalização são as principais causas destes acidentes, a Rede Ferroviária Nacional (Refer) decidiu avançar com uma megacampanha de comunicação e com um Livro Verde sobre segurança em passagens de nível, de modo a envolver toda a sociedade na redução deste problema.



Falcão bisa, Helton segura, O Jogo de 11-01-2010
 

Faltavam apenas uns segundos para Elmano Santos mandar toda a gente para o balneário quando Rolando se aproximou de Helton e, num momento de cumplicidade, lhe agradeceu a vitória. O caso não foi para menos. Um minuto antes, o guarda-redes brasileiro tinha defendido uma grande penalidade do compatriota Ronny quando o FC Porto vencia o Leiria por 3-2.



Governo vai concentrar supervisão, OJE de 11-01-2010
 

No futuro haverá apenas duas entidades de regulação e supervisão do sistema financeiro e segurador nacional, sendo que uma ficará com poderes ao nível prudencial e outra com poderes ao nível comportamental. Fonte oficial do gabinete do ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse, citado pela Lusa, que a breve prazo serão aprovadas em Conselho de Ministros as iniciativas que visam reforçar o modelo institucional de supervisão financeira. As três entidades existentes, o Banco de Portugal, a CMVM e o Instituto de Seguros de Portugal, darão lugar a duas únicas entidades.



Pinhal Interior entregue à Mota-Engil, OJE de 11-01-2010
 

A maior subconcessão lançada pela Estradas Portugal, quer em volume de construção, quer em investimento, o Pinhal Interior, foi entregue ao consórcio liderado pela Mota-Engil. O Pinhal Interior tem uma extensão total de 567 quilómetros, sendo que 173 quilómetros serão construídos de raiz. Em termos de projecto rodoviário este é um dos mais relevantes, pois ligará os distritos de Coimbra, Leira, Castelo Branco e Santarém. Na prática a intervenção irá de Pombal a Proença-a-Nova.



Frio polar. Neve caiu ontem em 15 dos 18 distritos de Portugal Continental, Público de 11-01-2010
 

Poucas vezes se viu Portugal com tanto branco. Ontem, as baixas temperaturas provocaram a queda de neve em 15 distritos do país e obrigaram ao corte de várias estradas, sobretudo no Norte. A Protecção Civil alargou até às 12h00 de hoje o alerta azul decretado para os distritos de Viana, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco, garantindo que os vestígios de neve e gelo só desaparecerão amanhã. Os casos mais complicados ocorreram em Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco.



Equipa de Barroso enfrenta prova de fogo, Público de 11-01-2010
 

Os 26 comissários que intregram a equipa de Durão Barroso começam hoje a ser ouvidos no Parlamento Europeu, que vai averiguar as competências de cada um para exercer o pelouro que lhe foi atribuído. Só mesmo um acidente parece poder pôr em causa a confirmação da nova Comissão Europeia, que deverá entrar em funções a 1 de Fevereiro. Mas se comissários como Joaquín Almunia parecem ter a tarefafacilitada, outros vão ter de vencer o cepticismo dos deputados.



Melhor Saviola de sempre, Record de 11-01-2010
 

Interesse de clubes europeus no argentino levam encarnados a querer elevar cláusula de rescisão.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream