08 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 08-01-2010

Sexta, 8 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Anjos vão cantar ao "Ídolos...", 24 Horas de 08-01-2010
 

Férias do jurado evitam encontro com a banda que criticou. Domingo os irmãos Rosado vão ao "Ídolos" mas Moura dos Santos estará de férias. Decisões que estavam tomadas há três semanas e, segundo a produção, alheias à bronca da última emissão.



Cristiano Ronaldo:"Benfica está muito forte no ataque", A Bola de 08-01-2010
 

Cristiano Ronaldo conversou com A BOLA e lançou 2010. Disse recentemente que queria ser considerado o melhor jogador de sempre. Mas o para sempre está muito longe ainda. Nos próximos cinco anos o que quer é estar sempre no pódio do FIFA World Player. E ser o melhor mais duas vezes. Pelo meio falou da Liga portuguesa, do seu Sporting



Polícia homicida iliba irmã, Correio Manhã de 08-01-2010
 

O polícia Mário Ferreira confessou ontem no Tribunal do Cartaxo que matou o ex-cunhado, Luís Fernandes, 36 anos, e colocou o cadáver na bagageira do carro da vítima. De seguida, foi de Alcoentre até Furadouro, na serra de Montejunto, onde incendiou a viatura, empurrando-a depois por uma ravina com corpo no lugar do condutor. No entanto, o agente da PSP da Brandoa negou que a sua irmã, Célia Ferreira, 35 anos – que estava em divórcio litigioso com Luís Fernandes – tenha participado na ocultação e profanação do cadáver, crime de que está acusada pelo Ministério Público. A arguida contou que, apesar de ter seguido o irmão de carro e de o ter transportado para casa, "não sabia" que tinha assassinado o ex-marido e ia desfazer-se do cadáver, simulando um despiste. "Sabia que algo grave tinha ocorrido, mas o meu irmão estava tão desesperado e a chorar que nem conseguia falar", disse.



Escutas nas mãos de Vara, Correio Manhã de 08-01-2010
 

O ex-ministro socialista é o único que poderá requerer a audição das conversas telefónicas que envolvem o primeiro-ministro José Sócrates.



Governo garante que vai liderar negociação do pacto para o défice, Diário Económico de 08-01-2010
 

O PSD viabiliza o Orçamento do Estado para 2010, mas quer que o PS reduza o défice. Os social-democratas aceitam também as obras públicas, desde que isso não afecte o endividamento. No dia em que o PSD disse por carta o que quer, o ministro dos assuntos parlamentares lembrou em entrevista ao Diário Económico a publicar amanhã que não se pode fazer uma "inversão de papéis" e que o Executivo parte com o seu programa para a mesa negocial e não aceita "imposições dos programas que não passaram nas eleições".



Mulheres mandam na economia, Diário Económico de 08-01-2010
 

São as mulheres que têm actualmente as rédeas da economia. Esta é uma frase polémica, mas facilmente explicada pelos autores do estudo 'Women Want More', Kate Sayre e Michael Silverstein do Boston Consulting Group que concluem que o poder de decisão de mercado está nas mãos delas. Mais, a grande maioria das empresas ainda não se deu conta do mercado emergente que este target constitui.94% das decisões de compra de artigos para a casa são tomadas por mulheres, 92% das férias, em 91% dos casos é a mulher que escolhe a casa e 60% das escolhas dos carros são delas também. Os homens nem decidem os bens electrónicos: 51% são decisões delas.



Conheça os bancos com os "spreads" mais baixos no crédito à habitação, Diário Económico de 08-01-2010
 

Com a subida das taxas de juro, os 'spreads' prometem começar a pesar no orçamento. No caso de as taxas Euribor voltarem a atingir um valor idêntico ao registado em finais de 2008 - na ordem dos 5% - o crédito contratado em Novembro deste ano, com um 'spread' de 2%, resultaria numa prestação de 1.016 euros. Ou seja, mais 100 euros mensais face ao crédito com 'spread' de 1%. Razões mais do que suficientes para uma leitura atenta dos 'spreads' actualmente comercializados pelas instituições bancárias. O valor mínimo dos 'spreads' varia entre os 0,6% na Caixa Galicia e os 1,5% no Finibanco, podendo atingir - com bonificação através da subscrição de produtos - os 0,35%, possíveis no Santander, Barclays, BBVA e Caixa Galicia. Importante salientar que, em caso de subscrição de produtos adicionais, os bancos estão agora obrigados a apresentar-lhe a TAER, que deverá reflectir todos os custos associados ao seu empréstimo, incluindo a contratação destes produtos. Já os 'spreads' máximos praticados pelos bancos atingem os 3,7% no Crédito Agrícola, com o valor mais baixo a pertencer à Caixa Galicia, com 1,35%.



Acordo entre ministra e professores ao fim de 14 horas, Diário Notícias de 08-01-2010
 

Ao fim de mais de catorze horas de negociações a ministra Isabel Alçada e os principais sindicatos de professores chegaram a um acordo sobre o estatuto da carreira. Fenprof e FNE, as maiores federações do sector, selaram já depois da meia-noite um entendimento que permite aos professores que tiveram "bom" na avaliação não permanecer mais de três anos retidos na transição para os 5º e 7º nos escalões.



A Europa está a tremer de frio, Diário Notícias de 08-01-2010
 

Escolas fechadas, elevados níveis de absentismo no trabalho, oito mil casas sem electricidade, problemas nos transportes. É o cenário no Reino Unido, onde as temperaturas chegaram aos 18 graus negativos (Benson, Oxfordshire). A neve, que tem caído fortemente, está a dar lugar ao gelo (igualmente perigoso), à medida que o país - e praticamente toda a Europa - é afectado por uma vaga de frio polar que está para durar. Já morreram 22 britânicos. Há 30 anos que não se registavam temperaturas tão baixas e a empresa nacional de gás está já a cortar o fornecimento a alguns dos seus clientes industriais, de forma a garantir que não faltará energia para o aquecimento dos seus clientes domésticos. Um racionamento do género não era visto desde a década de 1970.



Mito. Elvis nasceu há 75 anos..., I de 08-01-2010
 

e muita gente acredita que não morreu. As teorias sobre o que aconteceu ao rei do rock'n'roll são para todos os gostos.



"Bancos são alvos fáceis. Sócrates foi injusto", I de 08-01-2010
 

O primeiro-ministro criticou o BPI pelo estudo que mostra o desastre das contas públicas. Ao i, Ülrich diz que não entende a "irritação". Sócrates recebeu o documento dia 31.



Fisco cria "via verde" para funcionários denunciarem chefes corruptos, Jornal Negócios de 08-01-2010
 

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) vai criar canais de comunicação expeditos que permitam aos trabalhadores denunciar suspeitas de práticas corruptas por parte dos seus superiores hierárquicos. O compromisso é assumido no Plano de Gestão da Corrupção para 2010-2011, onde também se determina a criação de uma estrutura orgânica que passe a dedicar-se em exclusivo à prevenção e detecção de práticas corruptas nas Finanças.



"Há uma injustiça do Estado que inquieta e irrita", Jornal Negócios de 08-01-2010
 

José Gil está surpreendido. "Este não é o meu universo". O filósofo encontra-se rodeado de empresários, gestores, até de um ministro. Ao todo, são cerca de 400 as pessoas no Hotel Pestana Palace. Vão assistir ao evento "20 anos da Certificação em Portugal: Garantir o Futuro pela Confiança", realizado em Dezembro pela Associação Portuguesa da Certificação. José Gil é o orador convidado. Encontramo-lo. Uma mão agarra uma pasta, outra está no bolso. Parece algo desamparado. "Não sei bem o que esperam de mim. Não sei se vou agradar... Pediram-me para falar sobre confiança. Mais de metade do meu texto é sobre a falta dela...". Assim começa a entrevista ao WEEKend.



Ministério e professores finalmente de acordo, Jornal Notícias de 08-01-2010
 

Fumo branco: ao fim de 14 horas de intensas negociações, Isabel Alçada conseguiu chegar a acordo com oito dos 14 sindicatos de professores. Este entendimento aprova uma nova estrututura da carreira docente, avaliação de desempenho e regime transitório. Foi tal e qual uma maratona: demorada, esgotante e com episódios atribulados. As mais de 14 horas de reuniões, com a ministra e o secretário de Estado Ajunto da Educação a subirem e descerem escadas e elevadores para participarem nas quatro mesas negociais que decorreram, durante todo o dia e noite de ontem na 5 de Outubro, revelavam que havia vontade de ambas as partes para que o dia não terminasse sem acordo. O anúncio foi feito já de madrugada, com seis sindicatos a demarcarem-se do entendimento, entre eles a ASPL, a Pró-Ordem, o SEPLEU e o SINPOS.



Disponíveis 150 mil doses da vacina contra gripe A, Jornal Notícias de 08-01-2010
 

Das 470 mil doses de vacinas contra a gripe A recebidas por Portugal tinham sido administradas até ao passado dia 5 cerca de 320 mil. A Direccão-Geral de Saúde continua a apelar às pessoas para que se imunizem, em especial às grávidas e doentes crónicos. "Estamos longe do que queríamos atingir" em termos de cobertura vacinai contra o vírus H1N1, admitiu ontem a subdirectora-geral de Saúde, ao fazer o balanço da imunização iniciada no final de Outubro. Graça Freitas congratulou-se, contudo, com a afluência de crianças em idade escolar nos últimos dias de Dezembro: a 29 e 30 foram aplicadas dez mil doses nos centros de saúde. O director-geral de Saúde, Francisco George, atribui a menor procura da vacina face ao esperado ao facto de a actividade gripal não ter sido intensa neste Outono e Inverno.



PC promete título a Pedroto, O Jogo de 08-01-2010
 

Uma noite que misturou a saudade com a tristeza e a alegria. Fez ontem 25 anos que José Maria Pedroto morreu e o FC Porto não quis deixar passar a data em claro. Uma homenagem sentida, partilhada entre 400 convidados que recordaram à mesa histórias vividas com o Mestre, antecedida pela atribuição do seu nome à sala de Imprensa, abrilhantada por um concerto de música clássica e, acima de tudo, marcada por um discurso sentido e inflamado de Pinto da Costa.



SIVA prevê subir cota em 2010, OJE de 08-01-2010
 

A SIVA, detida pelo grupo SAG, prevê aumentar este ano a actual quota de 14,6% das vendas de automóveis em Portugal, apesar da estagnação estimada para o mercado, afirmou Fernando Monteiro, administrador da empresa. "Prevemos para 2010 uma estagnação o mercado, mas apostamos num reforço da nossa quota de mercado com a entrada de vários novos modelos e a melhoria do mercado de rent-a-car e de frotas", referiu Fernando Monteiro num encontro com jornalistas citado pela agência Reuters.



Microsoft apresenta tablet PC, OJE de 08-01-2010
 

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, apresentou em Las Vegas, na Feira de Electrónica de Consumo, um tablet PC desenvolvido com a HP, adiantando-se ao lançamento da Apple, O tablet PC é um compromisso entre um laptop e um smartphone.



Sócrates vai ser confrontado com a adopção, Público de 08-01-2010
 

O primeiro-ministro vai defender hoje, no Parlamento, a proposta de lei do Governo que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas vai ser confrontado pela oposição de esquerda e de direita com a acusação de que a proposta é inconstitucional, por interditar a adopção aos casais homossexuais.



Governo e professores chegam a acordo após maratona de 14 horas, Público de 08-01-2010
 

O Governo e as principais federações sindicais dos professores, a Fenprof e a FNE, chegaram ontem a acordo após uma maratona negocial que se prolongou por mais de 14 horas e que pôs fim a um conflito que se arrastava há quatro anos. Não eram conhecidos pormenores do acordo à hora do fecho desta edição. O entendimento esteve preso pela obtenção de uma garantia, por escrito, de que professores avaliados com "Bom" não seriam travados por mais de três anos na passagem para os 5.º e 7.º escalões de uma carreira que terá dez. Para os professores classificados com "Muito Bom" e "Excelente", a progressão na carreira não estará dependente da abertura de vagas, um procedimento anual. O Ministério da Educação introduziu um método de negociação novo, dividindo os sindicatos por várias salas nas quais foram sendo discutidas as várias propostas ao longo do dia.



Jara quer vir já, Record de 08-01-2010
 

Inserido no estágio de pré-época do Arsenal Sarandín que já se encontra a preparar o Torneio Apertura, Franco Jara não esconde alguma ansiedade por conhecer o resultado das negociações que decorrem entre o clube argentino e o Benfica. Enquanto aguarda pelo desfecho das negociações, o jogador, de 21 anos, não esconde o desejo de vir já para a Luz onde já brilham Aimar, Di María e Saviola.



PSD: barões definem-se, SOL de 08-01-2010
 

Na semana em que o PSD recusou antecipar as eleições directas, numa estratégia para barrar o caminho ao congresso de Santana Lopes, acelerou-se ainda assim o processo de sucessão de Manuela Ferreira Leite. Além de Passos Coelho, único candidato assumido, várias figuras preparam o seu caminho ou acalentam a hipótese de uma oportunidade. Paulo Rangel e Aguiar-Branco não assumem ambições, mas ambos têm hipóteses de aparecer. O primeiro tem o apoio da própria Ferreira Leite e o segundo o do ex-líder Luís Filipe Menezes.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream