07 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 07-01-2010

Quinta, 7 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Ela salvou seis idosas da tortura, 24 Horas de 07-01-2010
 

Paula Portugal foi alertada pelos gritos de socorro das idosas. Um cheiro nauseabundo a urina e fezes à mistura com um calor insuportável vindo dos radiadores a óleo ligados nos dois quartos, ambos com grades nas janelas. Seis idosas distribuídas pelos dois quartos, camas de ferro como as dos hospitais. Uma não parava de gritar. Estavam trancadas num rés-do-chão sem assistência alguma, apenas com direito à visita diária de uma empregada brasileira que lhes levava a comida. Foi este cenário de horror que a GNR e os bombeiros de Cantanhede encontraram ontem de madrugada, no rés-do-chão de um pequeno prédio localizado no Caminho dos Moleiros, freguesia de Pocariça.



Águia volta a ter asas, A Bola de 07-01-2010
 

Benfica conta novamente com Dí Maria e Ramires. Do trio maravilha do meio campo só Aimar continua em dúvida para o jogo em Vila do Conde.



Bancos baixam valor das casas, Correio Manhã de 07-01-2010
 

A avaliação média dos bancos às vivendas e apartamentos desceu para os 1164 euros/m2.



Reforços do Benfica gelam Jesus, Correio Manhã de 07-01-2010
 

Kardec e Éder Luís foram titulares, mas com exibições muito abaixo daquilo que fizeram na segunda-feira com o Fátima. Brasileiros não devem ser aposta do treinador para o Rio Ave.



Governo não aumenta impostos sobre mais-valias na bolsa, Diário Económico de 07-01-2010
 

O agravamento de impostos sobre as mais-valias de acções não avançará este ano. Segundo o Diário Económico apurou, o Governo não deverá incluir no Orçamento do Estado para 2010 qualquer medida no sentido de aumentar a carga fiscal sobre os lucros conseguidos com a venda de acções. Desta forma fica pelo caminho a medida prevista no programa de Governo do PS de "aproximar o regime de tributação das mais-valias mobiliárias ao praticado na generalidade dos países da OCDE" e contraria a recomendação do grupo de especialistas que apresentou um relatório de política fiscal em Outubro passado, a pedido do Ministério das Finanças, onde defendia a tributação das mais-valias.



"Petrobras interessa sempre à Galp Energia", Diário Económico de 07-01-2010
 

A eventual entrada da brasileira Petrobas no capital da Galp Energia seria bem vinda, disse ao Diário Económico o 'chairman' da Galp Energia, Murteira Nabo. Mas para o responsável, o mais importante "é clarificar a estratégia da empresa e a estrutura accionista que melhor corresponda a essa estratégia". "Agora, evidentemente que a Petrobas é a quinta maior empresa do mundo, se interessa...interessa sempre", adiantou o presidente do conselho de administração da petrolífera portuguesa, que é o representante do Estado na empresa.



Administração e accionistas rejeitam OPA sobre a Cimpor, Diário Económico de 07-01-2010
 

Restam cada vez menos dúvidas de que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) lançou à Cimpor, a 5,75 euros por acção, está condenada ao fracasso. É hoje que a administração da cimenteira emite a opinião sobre a OPA ("relatório da visada") e a posição dominante é desfavorável à operação. O Diário Económico apurou que a comissão executiva da Cimpor aconselhou ao Conselho de Administração da empresa a rejeição da OPA, com base em dois argumentos técnicos: o facto de o prémio ser baixo, não reflectir o valor real da cimenteira e não remunerar convenientesmente os accionistas; e a certeza de haver agravamento do 'rating' da Cimpor caso a OPA tenha êxito.



Trabalhistas querem derrubar Gordon Brown, Diário Notícias de 07-01-2010
 

Extraordinária mas com poucas hipóteses de ser bem sucedida. É desta forma que a maior parte dos comentadores e analistas políticos britânicos classificaram a iniciativa ontem promovida por dois antigos ministros trabalhistas para derrubar do poder o actual chefe do Governo, Gordon Brown, a cinco meses das legislativas. Patricia Hewitt e Geoff Hoon, que foram, respectivamente, ministros da Saúde e da Defesa, escreveram a todos os deputados trabalhistas a sugerir que seja realizada uma votação secreta sobre a liderança de Brown.



PS e PSD estudam acordo de legislatura para baixar défice, Diário Notícias de 07-01-2010
 

A direcção do PSD interiorizou o apelo público do Presidente da República e quer que o Governo aceite negociar um plano de médio prazo para corrigir o défice e a dívida pública. A decisão, confirmou o DN, foi tomada na reunião da Comissão Permanente do PSD de terça-feira em que foram debatidos os pontos essenciais da futura negociação do Orçamento de Estado para 2010. O objectivo dos social-democratas é negociar, a par do Orçamento, um outro diploma: a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento, que o Governo terá que entregar a breve prazo em Bruxelas, e que define - ano a ano - os objectivos de Portugal na redução do défice e do endividamento, de forma a cumprir a promessa de correcção destes indicadores até 2013.



Ferreira Leite propõe ao PS um pacto de salvação nacional, I de 07-01-2010
 

PSD dá luz verde ao Orçamento se o PS acordar plano a quatro anos. Travar o endividamento de Estado, empresas e famílias é a prioridade. PSD não pretende impor medidas. Diz que essa competência é do governo. PS diz estar disponível para negociar, mas recusa, para já, falar em acordo.



O apetite por chocolate está agitar os mercados, I de 07-01-2010
 

Só nos últimos três meses do ano, a procura de chocolate na Europa subiu 16,5%. Consumo na China e mau tempo levam o cacau a máximos históricos. Para o gigante Kraft, a Cadbury tornou-se um negócio apetecível. Esta semana, Warren Buffet entrou na OPA lançada pela multinacional americana.



"Credibilização da justiça tem que ser uma bandeira", Jornal Negócios de 07-01-2010
 

Não é doutor nem engenheiro. É empresário. António Saraiva, que hoje deverá ser eleito como novo presidente da CIP (Confederação da Indústria Portuguesa), em substituição de Francisco van Zeller, já definiu as linhas mestras do seu mandato. Defende a revisão da carga fiscal e parafiscal que incide sobre as empresas, diz que a justiça constrange a fluidez dos negócios e aprova um caminho de união entre o associativismo empresarial. António Saraiva, natural de Ervidel, distrito de Beja, promete também mudar o modelo de governação da confederação.



66 câmaras vão devolver IRS aos munícipes, Jornal Negócios de 07-01-2010
 

Na hora de pagar IRS sobre o dinheiro que ganhar este ano, pode vir a ter uma agradável surpresa. Dos 308 municípios do País, 66 comunicaram recentemente à Direcção-Geral dos Impostos que pretendem devolver parte do imposto aos seus moradores. Se viver num destes concelhos, entre os quais figuram Sintra e Leiria, por exemplo, a factura do IRS de 2010 vai sair-lhe mais leve. Em 2009, foram 63 as câmaras a dar o benefício fiscal. As câmaras socialistas foram as mais amigas do contribuinte.



Ambulâncias do INEM andam a "servir de táxi", Jornal Notícias de 07-01-2010
 

A maioria dos doentes transportados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica não são urgentes. Os técnicos das ambulâncias garantem que transportam de tudo, até pessoas para consultas. A direcção diz que mais vale pecar por excesso, mas vai averiguar. Os Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM estão cansados de "servir de táxi". A sua missão é socorrer e transportar doentes urgentes, em risco de vida, mas a realidade não é bem essa. "Cerca de 60% dos transportes que fazemos não deviam ser feitos pelo INEM. Andamos a transportar pessoas com unhas encravadas, com dores nas costas ou dores de ouvidos e até, por mais caricato que pareça, pessoas que vão para as consultas externas dos hospitais", afirma Ricardo Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência, único do sector.



Alumínio obrigou a cortar a água, Jornal Notícias de 07-01-2010
 

O excesso de alumínio detectado na água que serve a cidade de Évora terá sido causado pelo tratamento que é feito para limpar a turvação, defenderam o Ministério do Ambiente e a associação ambientalista Quercus. "Até ao momento não foi registado excesso de alumínio em mais lado nenhum, das barragens tuteladas pelo INAG. O problema não teve a ver com a barragem, teve a ver com o tratamento", disse à agência Lusa fonte do ministério. Francisco Ferreira, da Quercus, afirmou que "tudo indica que a origem esteja no tratamento", já que para tratar a água é necessário utilizar sulfato de alumínio, que deverá ter sido colocado em demasia para limpar o excesso de sujidade da água decorrente das enxurradas.



Como Jesus faz goleadores, O Jogo de 07-01-2010
 

Jorge Jesus acredita que Alan Kardec tem tudo para se tornar um goleador temível ainda antes do final da época. Por isso, prepara-se para aplicar ao ex-Vasco da Gama a cartilha que lhe permitiu potenciar o rendimento de Dady, Weldon ou Renteria, que nas últimas três épocas multiplicaram por cinco o rendimento goleador após quatro meses de trabalho. "Para o Jorge Jesus, o trabalho táctico é indispensável. Aposta muito em transmitir um maior conhecimento do jogo aos futebolistas", revela a O JOGO Dady, que trabalhou com o técnico encarnado em 2006/07, explicando que "o último treino antes das partidas é essencialmente táctico".



Brisa aberta a comprar concessões, OJE de 07-01-2010
 

O mercado secundário é uma das opções de expansão dos negócios da Brisa para 2010, disse fonte da empresa à margem da apresentação de uma nova empresa, a Brisa Inovação. No mercado interno a aquisição, como foi o caso da AE do Atlântico, é uma solução. A mesma fonte escusou-se a avançar se os activos da espanhola Cintra seriam uma dessas opções. A diversificação é outra das opções e, neste caso, está o projecto da Alta Velocidade (onde a Brisa está presente com a Soares da Costa) e do novo aeroporto. A área de I&D é um dos pontos fortes da Brisa.



Confiança das famílias afunda em Dezembro, OJE de 07-01-2010
 

A confiança dos consumidores em Portugal voltou a descer pelo segundo mês consecutivo em Dezembro, interrompendo o ciclo de forte subidas iniciado em Abril com as famílias cada vez mais pessimistas face à evolução da economia, do desemprego e da sua situação financeira, disse ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). O consumo privado é a maior componente da economia, representando cerca de dois terços do total, e a manutenção da deterioração da confiança dos consumidores pode abrandar o consumo e ameaçar a retoma.



Funcionários públicos vão ser menos fiscalizados este ano, Público de 07-01-2010
 

A fiscalização da aplicação das novas regras de gestão de recursos humanos na administração pública vai registar um abrandamento este ano. De acordo com o plano de actividades de 2010 da IGF, apenas cinco por cento de um total de 467 serviços deverão ser fi scalizados. O ano passado a taxa de cobertura atingiu os 18 por cento. As Finanças explicaram ao PÚBLICO que os "procedimentos de verificação" da aplicação de regras (como a atribuição de prémios de desempenho e progressões na carreira) "têm inerente uma complexidade acrescida, designadamente pela utilização de práticas e técnicas de auditoria específicas que fundamentam a redução do número de entidades a controlar".



Frio.Reino Unido sofre temperaturas mais baixas desde 1891, Público de 07-01-2010
 

Primeiro, a neve cobriu a Escócia e o Norte de Inglaterra. Depois, ontem, chegou ao Sul e a Londres e emprestou um novo tom ao Big Ben. Nalguns lugares atingiu 30 centímetros e afectou os transportes e a actividade do país: milhares de escolas encerraram, foram muitas as faltas ao trabalho. Ainda que se preveja diminuição de intensidade da queda de neve, o frio está para durar. A mínima de ontem chegou aos 13 graus negativos na Escócia. Segundo o serviço britânico de meteorologia, a vaga de mau tempo que se regista há três semanas é o "mais longo episódio de temperaturas negativas" desde 1981.



Sílvio à espera de luz verde, Record de 07-01-2010
 

Depois de Mexer, João Pereira e Sinama-Pongolle, Sílvio, defesa-esquerdo do Rio Ave, poderá ser o próximo reforço do Sporting. Na tentativa de garantir de imediato o concurso do lateral, os dirigentes leoninos já estarão a negociar com o emblema vila-condense a transferência do jogador, de 22 anos, para Alvalade. No entanto, numa primeira fase do negócio os leões só deverão adquirir metade do passe, já que o Rio Ave só detém 50 por cento dos direitos de Sílvio - os restantes pertencem a um grupo de investidores


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream