06 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 06-01-2010

Quarta, 6 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Drama de saúde da mãe estraga Ano Novo a José Carlos Pereira, 24 Horas de 06-01-2010
 

José Carlos Pereira entrou da pior forma no novo ano. Tudo por causa de um problema de saúde da mãe, que o deixou em pânico e o obrigou a desistir em cima da hora de uma viagem à Madeira, onde ia passar o réveillon. Ao 24horas, o actor que brilha na pele do bombeiro Eusébio na novela "Sentimentos", que passa na TVI, relatou a ansiedade que viveu na tarde da quarta-feira passada, 30 de Dezembro, quando se preparava para embarcar para o Funchal e em pleno aeroporto de Lisboa soube do sucedido. "Foi um susto com a minha mãe. Ligaram-me a dizer que tinha sido internada com um princípio de enfarte", contou José Carlos Pereira.



Pongolle aprovado, A Bola de 06-01-2010
 

Francês tem dado nas vistas nos primeiros treinos. Rapidez e finalização são armas poderosas. Polivalente, tem trabalhado sempre na frente de ataque. Apesar de ainda não ter tido oportunidade para mostrar serviço com a camisola do Sporting vestida, Sinama-Pongolle, sequência do prestígio conquistado nos clubes por onde passou, assim como ao serviço da selecção francesa, passou a ser, com naturalidade, uma das figuras de cartaz dos leões.



Violador à solta em Benfica, Correio Manhã de 06-01-2010
 

Depois de perseguir as vítimas à saída do autocarro, predador arrasta-as com ameaça de faca até descampado, onde as viola em cima de uma tábua.



Mau tempo desaloja família, Correio Manhã de 06-01-2010
 

No Algarve, os efeitos do mau tempo fizeram sentir-se em terra e no mar. Na cidade de Silves houve uma família desalojada e um carro destruído devido à queda de parte de uma antiga fábrica de cortiça, enquanto na ilha da Fuzeta (Olhão) a forte ondulação destruiu casas de férias. Houve ainda apoios de praia em risco e registaram-se desmoronamentos de falésias.



Descubra os melhores negócios no imobiliário em 2010, Diário Económico de 06-01-2010
 

O mercado imobiliário mudou no último ano e a expectativa dos agentes imobiliários é que nunca mais voltará a ser como antes. É por isso que para qualquer empresa ou 'player' se manter neste novo mercado precisa de se adaptar. De acordo com os consultores imobiliários, qualquer promotor que esteja a pensar desenvolver "produtos de segunda categoria" não terá sucesso. Para estes gestores, o imobiliário está mais exigente e só os melhores escritórios, centros comerciais, casas ou hotéis é que conseguiram sobreviver ou vingar. Mas afinal, o que é um projecto de qualidade? Simples. Qualquer activo que seja bem localizado, tenha bons inquilinos, bons contratos de arrendamento, bons proprietários e que tenha características únicas, como por exemplo a Torre Oriente.



"Estou disponível para esclarecer os deputados sobre o Magalhães", Diário Económico de 06-01-2010
 

O ex-ministro das Obras Públicas está disponível para ser ouvido durante a investigação parlamentar à adjudicação dos computadores Magalhães feita entre a Fundação das Comunicações Móveis (FCM), criada para gerir o financiamento do computador, e a empresa JP Sá Couto. A proposta da comissão de inquérito será discutida hoje e votada na sexta-feira. Resta saber o sentido de voto do PS. "Com certeza que irei ao Parlamento esclarecer os deputados sobre o computador Magalhães. Não tenho nenhum problema", garantiu ontem Mário Lino ao Diário Económico. O ex-ministro socialista completou o processo de criação da FCM, sobre a qual, segundo o PSD, "há muitas dúvidas por esclarecer", nomeadamente sobre o seu "financiamento".



Partidos da oposição aceitam negociar Orçamento de Estado, Diário Económico de 06-01-2010
 

O Presidente da República apelou a entendimentos. O Governo fez um convite ao diálogo. E a oposição aceitou negociar. O Orçamento do Estado é "o momento adequado" para uma "concertação política" entre todos os responsáveis políticos, dizia Cavaco na mensagem de Ano Novo. Por isso, Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentar, em nome do primeiro-ministro, enviou ontem uma carta aos líderes parlamentares, convidando todos para um "diálogo prévio à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2010". Apesar das reservas e de alguns recados de que esperam que isto não seja um simples "show-off" e "agenda mediática" do Executivo, a oposição mostrou total disponibilidade para se sentar à mesa com o Governo e delinear uma proposta de OE que permita a sua "viabilização na Assembleia da República", como pede Lacão na missiva.



PSD impõe três condições para aprovar o Orçamento, Diário Notícias de 06-01-2010
 

Os líderes parlamentares do PSD e CDS já manifestaram predisposição para negociar com o Governo as linhas gerais do próximo Orçamento de Estado, respondendo positivamente ao desafio de Jorge Lacão. Aguiar-Branco, do PSD, disse considerar "positiva" a abertura negocial do Governo, ao passo que o CDS aceitou o convite para reuniões prévias, lembrando que Paulo Portas foi o primeiro a falar do assunto. Entretanto, o DN confirmou que PSD e Governo já iniciaram contactos nesse sentido. Ainda não há acordo fechado, mas as conversações estão a decorrer a bom ritmo.



Mau tempo volta a matar no Brasil, Diário Notícias de 06-01-2010
 

Uma ponte na estrada RS-287 que liga Restinga Seca a Agudo, no Rio Grande do Sul, desabou hoje de manhã e há pelo menos sete mortos confirmados. As autoridades continuam as buscas para encontrar os desaparecidos. Segundo as informações avançadas pelos media brasileiros, cerca de 20 pessoas estariam na ponte, sobre o rio Jacuí, quando esta desabou. Oito pessoas foram resgatadas, havendo ainda outras 12 desaparecidas. Entre os desaparecidos estará o vice-prefeito da cidade de Agudo e coordenador da Protecção Civil local, Hilberto Boeck. A ponte tem 300 metros e de acordo com as autoridades pelo menos cem metros terão caído. O rio apresenta um caudal superior ao normal, devido ao mau tempo que tem atingido a região.



Costa Pina: "O encaixe da venda do BPN não é fundamental para o estado", I de 06-01-2010
 

O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças admitiu ao i que o preço a que o Banco Português de Negócios for vendido será um aspecto a considerar pelo governo, mas não o mais importante. O principal objectivo é assegurar a solidez da instituição fundada por Oliveira Costa, que se encontra detido.



Sócrates chumba prémios a grávidas da TAP, I de 06-01-2010
 

A empresa não pagou os prémios às dez mulheres que estiveram de baixa de maternidade em 2007. O caso chegou ao primeiro-ministro, que apoiou a decisão da TAP. Discriminação? Inconstitucional? Os especialistas dividem-se.



Governo estuda fim do Imposto do Selo nos imóveis, Jornal Negócios de 06-01-2010
 

O Governo quer aproveitar a proposta de Orçamento do Estado para 2010 para avançar com a eliminação da cobrança de imposto do Selo nos contratos de compra e doação de imóveis e na sua aquisição gratuita, em especial nos casos de usucapião. No âmbito deste imposto, deverão desaparecer também as liquidações nos contratos de arrendamento, nas atribuições de licenças, num número significativos de actos notariais e nos aumentos de capital em empresas realizados em espécie. Inalteradas mantêm-se as verbas que fornecem a maior fatia de receita neste imposto: as operações financeiras e de seguros.



Gestor português tem mais poder de compra que espanhol, Jornal Negócios de 06-01-2010
 

Os gestores que trabalham no mercado português, ao nível das primeira e segunda linhas, revelam um poder de compra superior aos seus homólogos em mercados mais competitivos do ponto de vista económico, como Espanha, Alemanha, França e Reino Unido. Na Europa a 27, o poder de compra português apenas é superado pela Roménia, Luxemburgo, Grécia e Suíça. Os dados constam de um relatório da consultora Hay Group, que analisa os valores salariais pagos em 56 países e pondera variáveis como inflação e política fiscal. Em Portugal, foram analisados os salários pagos em mais de 200 grandes e médias empresas. A par da carga fiscal mas branda quando comparada com outros mercados, e da valorização do euro face ao dólar, os gestores nacionais beneficiam, acima de tudo, da lei da oferta e da procura. Em cargos de topo, a escassez de talento continua a justificar salários mais competivivos, mesmo num mercado que continua a braços com uma baixa produtividade.



Tribunais suspensos no Verão durante mês e meio, Jornal Notícias de 06-01-2010
 

O Governo socialista não lhe chama alargamento das férias judiciais, mas os efeitos do decreto-lei que pretende aprovar são os mesmos: de 15 a 31 de Julho, não haverá lugar a actos processuais e os prazos dos processos ficam suspensos. "É uma iniciativa legislativa que só peca por ser tardia. Há um ano e meio que a Ordem dos Advogados a propôs ao Governo", comenta o bastonário António Marinho e Pinto. A iniciativa é bem acolhida por outros actores judiciais. Porém, o Governo não se livra da suspeita de estar promover o alargamento encapotado das férias judiciais, para não assumir o seu recuo relativamente à redução decidida em 2005.



Metade dos serviços de oncologia podem fechar, Jornal Notícias de 06-01-2010
 

Metade dos actuais serviços de oncologia não cumprem os requisitos definidos pela Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas para prestação de cuidados: identificar 500 novos casos e tratar 250 doentes por ano. Se o plano for aprovado, podem fechar. Sabe-se que 55 hospitais tratam doentes com cancro. Este foi, pelo menos, o número avançado pelo coordenador para as Doenças Oncológicas Pedro Pimentel, ontem, na Comissão Parlamentar de Saúde. O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia calculava, há uns tempos, que dos 63 hospitais do SNS, 60 fazem cirurgia oncológica. E que, destes, 14 reúnem 65% das cirurgias. Ou seja, várias dezenas deles acabam por ter relativamente poucos doentes em mãos.



Pongolle já marca, O Jogo de 06-01-2010
 

Sinama-Pongolle esteve ontem em evidência na Academia, em jogo-treino com os juniores comandados por Telmo Costa e deixou indicações de poder estrear-se já frente ao Leixões. O avançado francês contratado ao Atlético de Madrid nesta reabertura de mercado aproveitou o ensaio para confirmar predicados e capacidade finalizadora: Pongolle marcou dois golos.



Altri regista record de produção, OJE de 06-01-2010
 

A ALTRI atingiu no final do ano passado um recorde absoluto de produção de pasta de papel de eucalipto. A produtora portuguesa adiantou em comunicado que o "total agregado atingiu cerca de 658 mil toneladas", mais 30% do que no exercício anterior. "O conjunto das suas unidades industriais - Celbi, na Figueira da Foz, Caima, em Constância, e Celtejo, em Vila Velha de Ródão, estão também entre as mais eficientes da indústria europeia, tendo produzido, em 2009, mais 30% de pasta do que em 2008", salienta-se no comunicado citado pela agência noticiosa Lusa.



EDPR dispara com concurso britânico, OJE de 06-01-2010
 

As acções da EDP Renováveis (EDPR) atingiram ontem um máximo de dois meses com a expectativa de que a empresa possa sair vencedora de um concurso para um parque eólico no Reino Unido. Os títulos do braço para as energias renováveis da EDP fecharam ontem a valorizar 3,24% na bolsa de Lisboa atingindo os 6,97 euros, depois de terem atingido um máximo de 6,98 durante a sessão de ontem.



Unidades do tratamento do cancro com menos de 250 doentes em risco de fechar, Público de 06-01-2010
 

O futura rede de serviços de Oncologia, que se poderá concretizar no final de 2010, não deverá considerar os hospitais que atendam menos de 250 novos doentes por ano. A proposta, da autoria da Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas, foi ontem anunciada e discutida no Parlamento sem que os seus subscritores revelassem quantas unidades vão fechar e quantas permanecerão abertas. Para João Semedo, deputado do BE, as metas da Coordenação vão impor o encerramento de serviços "na maior parte dos distritos". ClaraCarneiro, deputada do PSD, notou que a lógica dos números de casos mínimos vai acabar por deixar "desprotegidos os sítios com menos pessoas". E acrescentou: "Não podemos deixar para trás o país rural e das ilhas. Isto é mais grave do que [o fecho] os blocos de partos: o cancro é a principal causa de morte até aos 75 anos", sublinhou.



Sócrates decide liberdade de voto na adopção, Público de 06-01-2010
 

O sentido de voto do PS perante os projectos de lei do BE e de Os Verdes (PEV) que legalizam o casamento homossexual e permitem a adopção está a tornar-se uma dor de cabeça para a cúpula do PS. Numa reunião marcada para hoje, José Sócrates decidirá sobre a concessão de liberdade de voto aos deputados.



Sá Pinto já falou com Pedro Mendes, Record de 06-01-2010
 

Pedro Mendes está referenciado pelo Sporting. O médio do Glasgow Rangers, sabe Record, foi contactado há duas semanas pelo diretor de futebol do clube, Ricardo Sá Pinto, que lhe fez sentir o interesse dos leões tendo em vista a reabertura do mercado. O internacional português, de 30 anos, recebeu o contacto com entusiasmo, mas entretanto não se verificaram avanços significativos no sentido de um eventual acordo


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream