30 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 30-12-2009

Quarta, 30 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Miguel envolveu-se em zaragata noutra discoteca 3 dias antes do tiroteio, 24 Horas de 30-12-2009
 

O futebolista terá estado, com os amigos do "Grupo de Chelas", envolvido numa "confusão" na discoteca Mussulo, em Lisboa. Foi três dias antes do caso verificado noutra discoteca, em Corroios, com tiros pelo meio. A PSP já lá estava e tratou de serenar rapidamente os ânimos.



Pongolle "Quero ganhar títulos", A Bola de 30-12-2009
 

"Simão falou-me muito bem do Sporting e de Lisboa e isso foi suficiente para convencer-me".



Airton quer fazer história no Benfica, Correio Manhã de 30-12-2009
 

O reforço do Benfica, o jogador brasileiro Airton de 19 anos chegou esta manhã ao aeroporto da Portela e deverá realizar já esta tarde o primeiro treino. O jovem chegou do Rio de Janeiro acompanhado por David Luiz e nenhum dos jogadores prestou qualquer declaração aos jornalistas.



Lei tira 110 € a agentes da polícia, Correio Manhã de 30-12-2009
 

A partir de sexta-feira, polícias empenhados em programas especiais vão ganhar menos.



Crédito à habitação em Portugal é o mais barato da Europa, Diário Económico de 30-12-2009
 

Nas vésperas de terminar o ano de 2009, é chegada a altura de as famílias portuguesas com crédito à habitação pegarem na calculadora. E nem tudo é negativo. Por um lado, as descidas sucessivas da taxa de juro directora do Banco Central Europeu (BCE), tal como a rota descendente das Euribor, permitiram-lhes poupar na prestação da casa. Por outro, a verdade é que os bancos confessam que apertaram os critérios de concessão de empréstimos, aumentando os 'spreads' e encurtando os prazos dos créditos. No entanto, dados do BCE mostram que os juros cobrados pelas instituições bancárias nacionais nos empréstimos à habitação estão muito abaixo da média da Zona Euro. E ainda mais positivo, para as famílias portuguesas, é o facto de em Outubro - últimos dados disponibilizados pela autoridade monetária - as taxas de juro médias praticadas em Portugal serem mesmo as mais baixas da Zona Euro.



Como é a vida de João Rendeiro depois do BPP, Diário Económico de 30-12-2009
 

Fez ontem precisamente um ano e um mês que João Rendeiro abandonou a gestão do Banco Privado Português (BPP), perante a pressão das autoridades que entenderam que salvar a instituição implicava, inevitavelmente, afastar a antiga administração. O fundador do banco que, há mais de um ano tem as contas congeladas, foi entretanto constituído arguido pelo Ministério Público mas, segundo soube o Diário Económico, já está envolvido em novos projectos. Encerrado que está o capítulo da banca, Rendeiro estará a desenvolver, informalmente, o trabalho de consultoria. Por outro lado, o antigo banqueiro terá como objectivo desenvolver actividade, que não no sector financeiro, fora de Portugal.



Governo aprova medidas de apoio aos agricultores, Diário Notícias de 30-12-2009
 

O Conselho de Ministros vai anunciar hoje medidas para compensar os agricultores dos estragos provocados pelo mau tempo na região oeste, apurou o DN. Fundos estes que serão canalizados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário. O Executivo irá para isso delimitar a zona onde se aplicará a ajuda e hierarquizar os prejuízos considerados prioritários. Segundo o director regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, os prejuízos no sector agrícola rondam os 40 milhões de euros. "Estamos a falar em mil postos de trabalho [afectados], o que é de grande relevância, e prejuízos na casa dos 40 milhões de euros", afirmou José Canha à Lusa. Dos 600 hectares de estufas "40 por cento estão destruídos na sua totalidade e outros 40 por cento com destruição parcial", afectando sobretudo a fileira dos hortícolas, adiantou o responsável.



Prestação do crédito à habitação desceu 26% ao longo deste ano, Diário Notícias de 30-12-2009
 

Em 2009, os portugueses viram a prestação média do seu empréstimo à habitação cair 26%, graças à queda acentuada das taxas de juro. Num ano, a taxa mais usada nestes créditos, a Euribor a seis meses, baixou 70%. No entanto, as boas notícias nesta matéria parecem ter chegado ao fim. A taxa média da Euribor a seis meses a ser usada para o cálculo das taxas dos novos empréstimos e das revisões que ocorrerem em Janeiro de 2010 vai subir, ainda que ligeiramente, face ao valor usado em Dezembro. Este pode ser o início da inversão do ciclo, ou seja, Janeiro poderá marcar o fim da queda das taxas de juro.



Sobrevivente do Holocausto faz greve de fome pela Palestina, Diário Notícias de 30-12-2009
 

Hedy Epstein, de 85 anos, é judia e sobreviveu ao Holocausto. Porém, critica Israel e abraça a causa palestiniana. Está em greve de fome pela abertura das fronteiras de Gaza.



Empresas, igreja e Estado unem-se para criar emprego, I de 30-12-2009
 

Pacto para o emprego vai criar 25 mil estágios profissionais em instituições de solidariedade social. Além destes, mais 15 mil pessoas vão deixar de receber o rendimento social de inserção para trabalhar em empresas, creches e lares.



Mau tempo na Região Oeste faz 40 milhões de prejuízos, I de 30-12-2009
 

As cheias e a destruição provocada pela chuva intensa na Região Oeste causaram prejuízos avultados na agricultura. Em todo o país, 11 estradas foram cortadas e a aldeia de Reguengo do Alviela ficou isolada com a subida do caudal do Tejo. Segundo a Protecção Civil, a chuva e o vento vão manter-se até 2 de Janeiro.



Sector público está a investir menos, Jornal Negócios de 30-12-2009
 

Nos primeiros nove meses do ano o investimento das Administrações Públicas (Estado, autarquias e regiões) caiu 3,4% face ao mesmo período de 2008. Esta evolução contrasta com a ênfase que o Governo tem colocado no investimento público, como arma para combater a crise e relançar a economia. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o investimento ascendeu, entre Janeiro e Setembro, a 2,41 mil milhões de euros, menos 84 milhões que em 2008. Além disso, o valor executado nos primeiros nove meses de 2009 representa apenas metade da previsão para o total do ano - tal como foi divulgada em Setembro pelo Executivo, quando ainda garantia um défice orçamental de 5,9% do PIB em 2009.



Porto e Lisboa com mais de dois mil sem-abrigo, Jornal Notícias de 30-12-2009
 

"Em estado muito adiantado" é como se encontra a o processo de registo dos sem-abrigo existentes em Portugal. Escolhidos estão já 20 destes cidadãos para darem o pontapé de partida no projecto de reinserção social: Casas Primeiro. O recenseamento dos cerca de três mil sem-abrigo que se estima existirem no país está a ser feito pelo Instituto de Segurança Social (ISS), em estreita articulação com várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), e "estará concluído ao longo do primeiro trimestre de 2010", afirmou ao JN o presidente do ISS, Edmundo Martinho.



REN recusa indemnizar população da Região Oeste, Jornal Notícias de 30-12-2009
 

A Redes Eléctricas Nacionais não vai atribuir qualquer indemnização às 350 mil pessoas que passaram o Natal às escuras no Oeste, porque, diz, "não houve interrupção no fornecimento de energia eléctrica à rede de distribuição da EDP". De acordo com o administrador da empresa, Vítor Baptista, o critério de segurança N-1 - um sistema de redundância que consiste na substituição instantânea de uma componente que se avaria por uma alternativa - "funcionou perfeitamente". Segundo o responsável, este dispositivo permitiu à REN cumprir a sua função, que consiste no transporte de energia, sem falhas. A REN passa assim para a EDP - que assegura a distribuição da energia aos clientes - as responsabilidades nos cortes de electricidade que afectaram milhares de pessoas, durante vários dias, na sequência do temporal da passada quarta-feira.



Pinto da Costa: Reforços são Tomás Costa e Orlando Sá, O Jogo de 30-12-2009
 

O FC Porto não vai às compras em Janeiro nem está interessado em vender qualquer dos activos do clube. A garantia foi dada ontem por Pinto da Costa, reforçando uma ideia que já tinha transmitido há cerca de duas semanas: o plantel actual é suficiente. Nem a hipótese de ver Hulk e Sapunaru castigados por um longo período o faz mudar de opinião.



Apple lança iSlate já em Janeiro, OJE de 30-12-2009
 

A APPLE poderá estar a ultimar o lançamento de um Tablet PC que irá concorrer com os equipamentos já disponibilizados por fabricantes de PC, como a Hewlett Packard, e de leitores de livros digitais, como a Amazon. De acordo com vários órgãos de comunicação internacionais, a empresa norteamericana que desenvolveu o iPhone e o iPod poderá estar a preparar este lançamento já para o próximo dia 26 de Janeiro. Segundo várias fontes internacionais, a companhia terá reservado um auditório em São Francisco, EUA, para esta data, o que aumentou ainda mais a especulação sobre o equipamento.



Rendimento das familias cai no 3º trimestre, OJE de 30-12-2009
 

O rendimento disponível das famílias desceu 1,1% nos 12 meses terminados no terceiro trimestre de 2009, que compara com uma subida de 1,0% verificada no ano concluído no trimestre anterior, disse o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional divulgadas ontem, a queda no rendimento dos agregados familiares deveu-se à dissipação do efeito da antecipação dos reembolsos do IRS feita no segundo trimestre de 2009, à descida dos rendimentos líquidos das propriedades provocado pela descida das taxas de juro passivas e pela diminuição das remessas dos emigrantes, que recuaram 4,4% neste período.



Acordo ortográfico, vale a pena discordar?, Público de 30-12-2009
 

O Acordo Ortográfico começa a ser aplicado em Portugal em 2010, mas o coro de críticas não pára. A introdução está a gerar muitas dúvidas e o próprio acordo é, dizem os críticos, ambíguo. São precisas regras claras antes de o começar a usar, caso contrário o risco de confusão é grande.



Investimento da EDP na conservação da rede eléctrica diminuiu desde 2005, Público de 30-12-2009
 

A EDP Distribuição abrandou o ritmo de investimento nos últimos anos em nova rede e na conservação da existente e viu crescer, por outro lado, o valor das indemnizações pagas aos consumidores. Os dados fornecidos pela empresa indicam que o investimento em nova rede de distribuição cresceu entre 1999 e 2005, mas desde há quatro anos travou o esforço nesta área. Quanto à conservação da rede existente, registou um pico em 2002, com 465 milhões de euros de investimento, um valor que não voltou a igualar. A eléctrica tem sido alvo de contestação devido aos efeitos na sua rede de distribuição do temporal na Região Oeste.



Aí está mais um , Record de 30-12-2009
 

Éder Luís chega hoje ao Benfica. Custa 4 milhões e assina por 5 épocas e meia. «Este é um clube que dá projecção» diz o avançado.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream