29 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 29-12-2009

Terça, 29 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Gerente da discoteca garante que Miguel disparou a arma, 24 Horas de 29-12-2009
 

As versões do tiroteio que envolvem Miguel à porta de uma discoteca da Margem Sul não batem certo. No centro da polémica está o jogador do Valência, que agora é acusado de ter feito os disparos.



Kardec: " Sou reforço para o presente", A Bola de 29-12-2009
 

Chegou para ajudar já o Benfica. O vice-campeão mundial de sub-20 já falou com Jesus e está pronto para retribuir confiança com golos.



Réveillon em risco para milhares, Correio Manhã de 29-12-2009
 

O mau tempo provocou horas de espera, não apenas no aeroporto do Funchal, mas também em Lisboa, onde ontem à tarde centenas de pessoas foram impedidas de embarcar após esperarem mais de dez horas por um avião. Cinco horas depois de chegarem ao terminal 2 do Aeroporto da Portela, o casal brasileiro Alberto e Eliana Patrício era informado de que o voo 1621 da TAP para o Funchal fora cancelado, tendo assim de passar a noite num hotel em Lisboa. O cancelamento afectou também a família Dacorte, que veio de Toronto (Canadá) e pretende assistir ao Fim-de-Ano na Madeira. O espectáculo pirotécnico que figura no livro de recordes do Guinness custou à região autónoma 1,2 milhões de euros e surge como principal motivo para milhares esperarem por um voo para a Madeira.



Sucateiro oculta milhões em offshore, Correio Manhã de 29-12-2009
 

MP encontrou empresa controlada por offshore onde sucateiro escondia fortuna, em casas e carros.



Protestos dos clientes do BPP acabam com intervenção da polícia, Diário Económico de 29-12-2009
 

Cerca de sete meses depois, os clientes do Banco Privado Português (BPP) voltaram ontem a invadir as instalações do banco, no Porto, em protesto contra a solução até agora encontrada. O dia acabou com momentos de tensão e alguns clientes a serem expulsos das referidas instalações pelas forças policiais. Mais de um ano após a intervenção feita no BPP, estes cerca de 15 depositantes, segundo a Lusa, lamentam o facto de ainda nada terem recebido o seu dinheiro e criticam a proposta do Governo. Face ao projecto apresentado recentemente pelas Finanças, que não garante o pagamento de todo o capital, os clientes defendem que "os contratos garantem os direitos dos clientes" e que "Governo português é obrigado a cumprir o contrato".



Cavaco força Sócrates a negociar código contributivo com oposição, Diário Económico de 29-12-2009
 

O Presidente da República deu luz verde à suspensão por um ano do Código Contributivo, mas não fechou à porta à aplicação antecipada de algumas das alterações previstas no diploma. Isto porque, refere uma nota da Presidência, o Governo pode introduzir algumas das novas regras no Orçamento do Estado (OE) para 2010, que está aliás a ser preparado. "O Governo não está impedido de introduzir na proposta de Orçamento do Estado para 2010 as alterações aos regimes vigentes que considere necessárias, submetendo-as à negociação própria da lei orçamental", diz o comunicado de Belém.



Sangue derramado no terceiro atentado em três dias no Paquistão, Diário Notícias de 29-12-2009
 

A jornada de protestos e confrontos que ontem abalou o Irão fez entre quatro a nove mortos (dependendo da fonte), entre os quais Sayed Ali Moussavi, sobrinho do ex-candidato presidencial Mir Hossein Moussavi, indicaram sites ligados à oposição. A agência noticiosa iraniana Isna foi revistada e um jornalista sírio da Dubai TV está desaparecido. Os confrontos entre a polícia e os manifestantes causaram um número indeterminado de feridos e as autoridades admitiram ter feito três centenas de detenções. A violência transbordou para fora de Teerão, a capital, onde foi imposto o recolher obrigatório e proibidas as reuniões públicas. Há também registo de confrontos em Ispaão, Najafabad, Arak, Shiraz, Babol, Machhad, Tabriz. O correspondente da BBC Jon Leyne refere que a oposição está a preparar-se para um quadro de protesto e violência generalizada.



PS acusa Cavaco Silva de alinhar com oposição, Diário Notícias de 29-12-2009
 

Strecht Ribeiro, vice-presidente da bancada socialista, refere que a decisão do Presidente de promulgar o diploma - aprovado pela oposição, tendo o PS votado contra - "é um direito que lhe assiste, mas pôs-se do lado dos que defenderam por um ano o adiamento da entrada em vigor do Código. Pôs-se lado dos defensores do adiamento da lei, por muitas observações que faça". Opinião diferente tem a oposição. O PSD considerou que, ao promulgar o diploma, Cavaco deu "um empurrão claro" para que o Governo altere o Código Contributivo. Rosário Águas, vice-presidente do grupo parlamentar, lembrou que "o PSD sempre entendeu que o Código Contributivo devia ser alterado".



Faltam cem carros à investigação criminal da PSP, Diário Notícias de 29-12-2009
 

Carros com mais de 200 mil quilómetros, cerca de dez anos de vida ao serviço da PSP e que, numa perseguição, dificilmente chegam aos carros de alta cilindrada normalmente escolhidos pelos criminosos. Este é o retrato dos carros descaracterizados usados pelos investigadores criminais. Segundo a Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP), faltam pelo menos 100 viaturas descaracterizadas nas esquadras de norte a sul do País. "Muitas vezes as equipas têm de emprestar os carros às outras equipas que tenham um serviço mais urgente. Deixando atrasar todo o outro trabalho em que é necessário usar uma viatura", denuncia ao DN Paulo Rodrigues, presidente da ASPP.



PS entra em 2010 fracturado nas questões-chave, I de 29-12-2009
 

Há uma fractura entre José Sócrates e Farncisco Assis e uma fractura no interior do grupo parlamentar. A dramatização política, o desafio ao Presidente da República e a liberdade de voto relativamente ao casamento gay estão na origem destas cisões. A falta de um porta-voz também tem contribuído.



Salários e pensões congelados em 2010, Jornal Negócios de 29-12-2009
 

Por estranho que possa parecer, este ano, a crise económica acabou por trazer boas notícias para quem manteve o seu emprego ou está reformado: a taxa de inflação em níveis negativos e a redução substancial das taxas de juro acabaram por ditar um aumento do poder de compra para uma parte significativa da população. Mas a façanha não se repetirá em 2010, ano em que se espera um congelamento ou apenas ligeiros ganhos de poder de compra para quem recebe rendimentos do trabalho ou de pensões.



Caixa vai decidir os grandes negócios, Jornal Negócios de 29-12-2009
 

O desfecho da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Cimpor. O resultado das negociações sobre o acordo parassocial da Galp. À primeira vista são dois negócios privados que prometem marcar a actualidade empresarial do próximo ano. Privados? Sim, mas... com a mão do Estado à espreita. Tanto na OPA à maior cimenteira nacional como na renovação do contrato que regula as relações entre os accionistas de referência da petrolífera, a influência do Estado promete ser determinante por força da participação accionista que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem nas duas empresas.



Preço das hortícolas já duplica, Jornal Notícias de 29-12-2009
 

Os preços de vários produtos hortícolas, como alface e tomate, começaram ontem a disparar para o dobro nos mercados, por escassez de produção devido aos estragos nas estufas da região Oeste provocados pelo mau tempo. Na organização de produtores "Primores do Oeste", em Torres Vedras, onde todos os dias são feitos leilões de hortícolas, "os preços dispararam para mais do dobro porque não temos produto", disse, à agência Lusa, o gerente Lino Santos. "Os tomates passaram dos 50 cêntimos para 1,30 euros/quilo e a alface dos dois para 2,50 euros/quilo", exemplificou.



264 mil euros por minuto em compras de Natal, Jornal Notícias de 29-12-2009
 

A crise não travou as compras de Natal dos portugueses que, entre levantamentos e pagamentos com cartão, fizeram o Multibanco bater novos recordes. Só no dia 23 de Dezembro, gastaram-se cerca de 264 mil euros por minuto. Mais movimentos, mas de menor valor. É esta a conclusão mais imediata sobre os levantamentos de dinheiro e compras com cartão efectuadas pelos portugueses entre 1 e 26 de Dezembro. Ao longo daqueles dias, foram levantados 2,13 mil milhões de euros no multibanco e pagos 2,57 mil milhões de euros através dos terminais da mesma rede. Somados, estes valores, significam que cada pessoa gastou, em média, 470 euros - ou praticamente o que vai valer o salário mínimo nacional a partir de 2010.



Novo Sporting, O Jogo de 29-12-2009
 

O ataque em força do Sporting ao mercado, tendo em vista a reabertura do mesmo já em Janeiro, está a ser feito com a ajuda de um aliado de peso, o agente FIFA Jorge Mendes, conhecido mundialmente por representar Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Deco ou José Mourinho, e que tem cada vez mais peso na representação de jogadores leoninos.



Lisboa com 13 novos hotéis para 2010, OJE de 29-12-2009
 

A cidade de Lisboa integra a lista dos cinco países europeus com mais projectos hoteleiros para 2010, factor que será determinante para a superação do ambiente de crise vivido em 2009, revela um relatório da Deloitte, a que o OJE teve acesso. A Deloitte avança com cinco novos projectos conhecidos para 2010, mas uma pesquisa efectuada pelo OJE junto do Turismo de Lisboa encontrou pelo menos 13 novas unidades com data confirmada para o próximo ano.



Desemprego só recua dentro de um ano, OJE de 29-12-2009
 

O desemprego na Europa só vai começar a diminuir entre o final de 2010 e o princípio de 2011, disse ontem o responsável para a Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Marek Belka, alertou para que a recuperação no emprego só sucederá caso as economias da região registem um crescimento robusto e que para este fim, os governos devem manter os planos de estímulo durante 2010. Numa entrevista publicada na página Web do FMI, o responsável referiu que o grande desafio em 2010 será equilibrar a manutenção das medidas de apoio à economia e a retirada das políticas mais ortodoxas, como foi a injecção de dinheiro novo no sistema.



Prejuízos de 53 milhões em Torres Vedras, Público de 29-12-2009
 

O primeiro balanço dos estragos provocados pelo mau tempo que assolou a região Oeste nos últimos dias, afectando gravemente a agricultura, aponta para um prejuízo de 53 milhões de euros, só no concelho de Torres Vedras, disse ontem o governador civil de Lisboa.



Professores querem mais cedências para aceitar o acordo, Público de 29-12-2009
 

As duas principais organizações sindicais dos professores, a Fenprof e a FNE, disseram ontem estar insatisfeitas com o acordo de princípios enviado pelo Ministério da Educação e estão à espera de cedências do Governo nas negociações que precedem a A primeira promulgação do Presidente da República de uma lei aprovada apenas pela oposição – o adiamento do código contributivo – mereceu uma resposta dura do PS. Um vicepresidente da bancada "rosa", Strecht Ribeiro, acusa Cavaco de "caucionar" a reunião decisiva, marcada para amanhã. Em causa está o estrangulamento das progressões na carreira dos docentes no 3.º, 5.º e 7.º escalão. Apesar das reservas, os sindicatos reagiram de forma contida e prudente ao documento.



Manuel Fernandes diz sim ao Sporting, Record de 29-12-2009
 

Manuel Fernandes está disposto a aceitar as condições que lhe foram apresentadas pelo Sporting, para actuar de verde e branco até ao final da temporada. O internacional português conversou recentemente com José Eduardo Bettencourt e ficou entusiasmado com o projeto que lhe foi apresentado pelo líder dos leões, que tem como objetivo devolver a equipa de Alvalade aos lugares cimeiros do campeonato português.



Excesso de peso dos portugueses custa 500 milhões. Hoje avança plano de choque, Seleccionar de 29-12-2009
 

Ministério da Saúde apresenta planos de emergência para combater listas de espera. Cirurgias de obesidade têm o pior registo: 15 meses. Hospitais vão ter limites de nove meses para operar obesos e dois para marcar consultas. Cada banda gástrica vai ser subsidiada com 5,6 mil euros.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream