22 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 22-12-2009

Terça, 22 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Aguentem aí um bocadinho que eu já vou!, 24 Horas de 22-12-2009
 

No dia 16, José Sócrates deu que falar: militares da GNR, deputados do PS, conselheiros de Estado e o próprio Presidente ficaram "à seca" ou nem o viram. Os atrasos do primeiro-ministro são frequentes. Mas agora o problema poderá estar a atingir proporções institucionais.



Estado de graça , A Bola de 22-12-2009
 

Natal 2009 do Benfica é o mais feliz do milénio. Voltaram à luz os grandes espetáculos, o bom futebol e, sobretudo, o direito a sonhar com voos mais altos.



MP investiga agressões na Luz, Correio Manhã de 22-12-2009
 

As forças de ordem tiveram de intervir para pôr fim a desacatos entre jogadores do FC Porto e os 'stewards', elaborando um expediente policial, entregue ao Ministério Público.



Operários do Minho ganham lotaria, Correio Manhã de 22-12-2009
 

O dia foi de celebração na tinturaria Tonalidades Frescas, em Barcelos. O primeiro prémio da Lotaria Clássica de Natal, sorteado sábado, premiou três gerentes e trinta funcionários, de um total de 60 pessoas daquela empresa, que todos os anos se juntam e fazem uma sociedade. Ganharam, no total, 750 mil euros pelas cinco fracções adquiridas por um dos gerentes. O número vencedor foi o 22 041, adquirido no Bazar Serra, em Esposende. O prémio vai ser dividido de acordo com o valor da aposta de cada funcionário. Matematicamente, cada apostador deveria receber cerca de 23 mil euros.



Brasileiros da Camargo recusam OPA concorrente na Cimpor, Diário Económico de 22-12-2009
 

O grupo brasileiro Camargo Corrêa clarificou ontem a sua posição na luta pelo controlo accionista da Cimpor, ao rejeitar o lançamento de uma OPA - Oferta Pública de Aquisição concorrente à anunciada na passada sexta-feira pelos compatriotas da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. Em comunicado enviado à CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - depois de a instituição responsável pela supervisão do mercado nacional de valores ter exigido esclarecimentos adicionais à Camargo Corrêa - o grupo brasileiro assegurou ontem que "não está a estudar ou a preparar o lançamento de oferta pública de aquisição sobre a Cimpor".



BES Investimento avança para Hong Kong, Diário Económico de 22-12-2009
 

Esta semana foi grande para o BES Investimento: esteve ligado à OPA da Cimpor, ao reforço de Isabel dos Santos na Zon e ao negócio da Galp em Espanha. José Maria Ricciardi diz, em entrevista ao Diário Económico, que em 2010 o banco quer manter a liderança e apostar na internacionalização.



"Isabel dos Santos é a melhor parceira possível", Diário Económico de 22-12-2009
 

A parceria entre a Zon Multimedia e a empresária angolana Isabel dos Santos para o mercado angolano poderá ser apenas o primeiro de vários projectos em comum. A 'joint-venture' poderá avançar com investimentos em outros países africanos, após o lançamento da operação de televisão por satélite em Angola, disse ontem o presidente-executivo da dona da TV Cabo, Rodrigo Costa.



Sócrates e Ferreira Leite em guerra por Cavaco e investimento, Diário Notícias de 22-12-2009
 

Num comunicado intitulado "O Presidente da República tem razão/O PS está autista e provocador", os TSD defendem que Cavaco Silva fez "muito bem" ao afirmar que a sua atenção estava no desemprego, no endividamento e na situação orçamental e económica do país, ao ser questionado sobre o casamento entre homossexuais. No domingo, o dirigente socialista Sérgio Sousa Pinto reagiu a esta resposta de Cavaco Silva considerando que o Presidente da República "tem a liberdade de ter a sua posição pessoal" sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, "mas já não terá o direito de se intrometer na agenda dos partidos e, no caso vertente, do PS".



Prazo para investigar crime económico triplica, Diário Notícias de 22-12-2009
 

Os prazos de investigação para os crimes económico-financeiros vão ser alargados de um para três anos. Esta é apenas uma das alterações que Alberto Martins, ministro da Justiça, vai fazer às leis penais recentemente reformuladas pelo seu antecessor Alberto Costa. Também a lei do novo mapa judiciário vai ser modificada, assim como a do divórcio, custas judiciais, acção executiva, ou seja, vários diplomas que foram uma bandeira política dos responsáveis da justiça na legislatura anterior. Mas, o actual ministro recusa-se a admitir um recuo. "Trata-se de uma nova cultura de avaliação à aplicabilidade das novas leis", explicou.



Novo crédito às empresas é dos mais caros da Zona Euro, I de 22-12-2009
 

Só Chipre e Eslovénia estão pior. Taxas de juro dos novos empréstimos estão asfixiar as pequenas e médias empresas. Cerca de 80% não conseguem crédito.



ZON. BES abriu as portas à estrada de Isabel dos Santos, Jornal Negócios de 22-12-2009
 

O Banco Espírito Santo (BES), principal accionista português da Portugal Telecom, facilitou o contacto de Isabel dos Santos com a Zon, que acabou por resultar na entrada da empresária angolana no capital da operadora concorrente da PT. O BESI (Banco Espírito Santo Investimento) foi mesmo um dos bancos de investimento intermediários da operação de entrada de Isabel dos Santos na Zon. O BESI e Caixa Banco de Investimentos.



Arbitragem vai resolver conflitos com o Fisco, Jornal Negócios de 22-12-2009
 

E se em vez de ser obrigado a impugnar junto de um tribunal aquela liquidação que o Fisco lhe fez e com a qual não concorda, puder pura e simplesmente resolver a questão recorrendo à arbitragem e colocando o assunto nas mãos de um árbitro independente? Ou, em alternativa, recorrer a uma comissão de conciliação presidida também ela por um juiz? Uma e outra hipótese estão já a ser preparadas pelo Governo, sendo que a proposta de Orçamento do Estado para 2010 vai integrar um pedido de autorização legislativa que permita ao Executivo criar um mecanismo de mediação na área fiscal por via da arbitragem.



Angariavam escravos para quintas em Espanha, Jornal Notícias de 22-12-2009
 

O Ministério Público do Porto acaba de acusar 59 indivíduos por envolvimento em crimes de escravidão de centenas de portugueses para a agricultura em Espanha. Há casos de cativeiro que duraram oito anos. A investigação, a cargo da Polícia Judiciária do Porto, incidiu sobre a actividade de 13 grupos, designados por "clãs", que se dedicavam à angariação de trabalhadores para quintas e caves vinícolas em várias regiões do país vizinho, através da promessa de salários razoáveis com despesas de alojamento e alimentação pagas. Alvo de aliciamento eram pessoas com especiais debilidades, além de carências financeiras. Em especial eram procurados analfabetos, deficientes mentais ou dependentes de álcool ou drogas.



Um bebé rejeitado todos os dias nas maternidades, Jornal Notícias de 22-12-2009
 

No ano de 2009, em quatro das maiores maternidades do país, foram rejeitados 12 bebés pelas mães, após o parto. Quantos o foram no país inteiro, não se sabe, porque Portugal não dispõe dessa estatística. Rejeitados porque as mães não conhecem o pai da criança, porque aquelas não têm estrutura emocional, porque, simplesmente, não cabia nos planos ter um filho. Engravidam, carregam-no nove meses dentro de si, mas após o parto deixam-no no hospital, para futura adopção. Para melhores dias. É o caso do Filipe, filho de mãe portadora de HIV; ou Pedro, filho de menina universitária a quem drogaram em noite de festa e que não sabe quem a engravidou; é o caso de muitos outros.



Airton já viu a Luz, O Jogo de 22-12-2009
 

Airton já está em Lisboa e preparado para assinar contrato com o Benfica para as próximas cinco temporadas e meia. As arestas de um acordo há muito anunciado foram buriladas ontem numa reunião no Estádio da Luz que terminou já de madrugada, depois da hora do fecho da nossa edição, onde estiveram presentes representantes do jogador e dirigentes do Benfica, soube O JOGO.



Acordos com Google e Microsoft dão lugar ao twitter, OJE de 22-12-2009
 

O twitter deverá registar o primeiro lucro da sua história já este ano depois de angariar mais de 25 milhões de dólares com os acordos feitos, em Outubro, com o Google e a Microsoft, afirmaram duas fontes à Bloomberg. A empresa vai receber 15 milhões de dólares do Google para disponibilizar as mensagens do Twitter no seu motor de busca, enquanto a Microsoft irá pagar 10 milhões de dólares para o mesmo efeito no seu motor de busca, o Bing, referiram as mesmas fontes.



BES entra na Argélia com leasing, OJE de 22-12-2009
 

O Banco Espírito Santo (BES) continua a aumentar as presenças nos mercados do Magrebe. Ontem, anunciou um acordo com o Banque Extérieur d´Algérie, BEA, e com a Swicorp, para a criação de uma sociedade de locação financeira naquele país. Recorde-se que recentemente, o BES tomou uma posição num banco líbio, enquanto ganhou novos sócios em Angola e negociava a entrada em Moçambique e na África do Sul.



Casamento gay no centro da crispação, Público de 22-12-2009
 

As intervenções de José Sócrates e de Manuela Ferreira Leite nos jantares de Natal dos grupos parlamentares do PS e do PSD, respectivamente, ficaram marcadas por referências que confirmaram que a crispação se instalou entre São Bento e Belém e está a ser dominada pelo casamento gay, um processo legislativo que poderá prolongar-se até Maio do próximo ano.



Consumo de droga diminui nos jovens aumenta nos adultos, Público de 22-12-2009
 

O relatório sobre a situação do país em matéria de toxicodependência, ontem apresentado no Parlamento, tem boas e más notícias. Há um aumento moderado do consumo na população em geral, mas há também uma diminuição entre os jovens. Por outro lado, nunca o país teve tanta gente em tratamento, mas também não registava há muito tantos óbitos relacionados com drogas. O estudo comparativo dos consumos de drogas da população recua a 2001 – ano em que Portugal descriminalizou o uso de psicoactivos – e vai até ao ano passado.



Túnel queima dragões, Record de 22-12-2009
 

Hulk e Sapunaru arriscam castigos pesados por incidentes no final do clássico. Agressão: suspensão de 6 mses a 3 anos. Resposta a agressão: 2 a 6 jogos. Fc Porto alega que romeno foi a primeira vítima.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream