21 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 21-12-2009

Segunda, 21 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Arguidos da Casa Pia são sócios em negócio de automóveis, 24 Horas de 21-12-2009
 

Garantem que não se conheciam antes do julgamento e que ficaram amigos na cadeia. Ferreira Dinis e Manuel Abrantes não resistiram ao apelo dos negócios e decidiram investir num rent-a-car.



Grandioso, A Bola de 21-12-2009
 

O Benfica venceu esta noite o FC Porto (1-0) e vai passar o ano colado ao Sp. Braga na liderança da Liga.



Igreja ao ataque contra união gay, Correio Manhã de 21-12-2009
 

D. Jorge Ortiga diz que a sociedade está alheia ao problema e insiste na realização do referendo. Arcebispo de Braga quebrou ontem alegado pacto de silêncio entre a Igreja e o Governo.



Saviola põe águias a voar alto, Correio Manhã de 21-12-2009
 

Um Benfica raçudo e competitivo voltou ontem a vencer o FC Porto, pela primeira vez em quatro anos, com um golo solitário de Saviola em jogo de grande intensidade, mas muito condicionado pela chuva intensa e pelas péssimas condições do charco em que o relvado se transformou. Com dificuldades, Jorge Jesus surpreendeu com a estreia absoluta de Urretaviscaya e com Carlos Martins no apoio aos avançados, enquanto Jesualdo confirmou temores ao procurar reforçar defensivamente o meio-campo com Guarín, um pé-frio que só tinha sido titular precisamente nas derrotas em Braga e Funchal.



Isabel dos Santos reforça em Portugal com entrada na Zon, Diário Económico de 21-12-2009
 

A Zon tem a partir de ontem um novo accionista de referência. A empresária angolana Isabel dos Santos chegou a acordo com a Caixa, a Cinveste e a própria Zon para a compra de 10% do capital da empresa, por cerca de 163,8 milhões de euros. Para a operadora dona da TV Cabo, a entrada de Isabel dos Santos, formalizada ontem às 17 horas, é vantajosa porque representa um fortalecimento do seu núcleo duro accionista, um factor cada vez mais decisivo para o crescimento da empresa e inclusive para a sua própria sobrevivência, num sector onde os grandes 'players' mundiais ameaçam 'engolir' os mais pequenos.



Invista nos melhores PPR e poupe nos impostos de 2009, Diário Económico de 21-12-2009
 

Diz a tradição que os portugueses costumam deixar tudo para resolver à última hora. E se a tradição voltar a confirmar-se, isto significa que muitos portugueses vão aproveitar o mês de Dezembro para reforçarem as suas aplicações nos planos de poupança reforma (PPR), já que este é o último mês em que é possível fazer entregas nestas aplicações e deduzi-las na próxima declaração de IRS, para obter benefícios fiscais. Até há uns anos a escolha do PPR era feita um pouco ao acaso, já que o principal objectivo dos investidores com estas aplicações era aproveitar os benefícios fiscais. Por outro lado, a oferta de PPR era muito semelhante. Ou seja, os produtos pareciam todos iguais.



"A Galp está em 2º lugar no mercado ibérico de energia", Diário Económico de 21-12-2009
 

A Galp Energia tornou-se este fim de semana o segundo 'player' ibérico na energia, com a aquisição de parte da distribuição e comercialização da espanhola Gas Natural na região de Madrid, em parceria com a Morgan Stanley. A empresa que já era segunda nos produtos petrolíferos, alcança agora no sector do gás uma quota de 17%, relegando para terceiro lugar a EDP, que fica com uma quota de 14%. Em número de clientes, a Galp passa para os 1,3 milhões, enquanto que a EDP se situa nos 1,1 milhões de clientes.



Agressões no túnel após vitória do Benfica sobre o F.C.Porto, Diário Notícias de 21-12-2009
 

Hulk, atacante brasileiro do FC Porto, e Sapunaru, lateral-direito romeno dos dragões, foram expulsos por Lucílio Baptista este domingo após o clássico entre Benfica e azuis e brancos, no Estádio da Luz, ganho pelos encarnados por 1-0, graças a um golo do avançado argentino Saviola apontado ao minuto 22 do jogo. Sapunaru e Hulk ter-se-ão envolvido numa alegada troca de agressões, supostamente com um elemento da segurança do Benfica. Terá sido este o motivo para que Lucílio Baptista, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, tenha decidido expulsar os dois futebolistas já após realizado o encontro. O relatório de Lucílio Baptista quanto à suposta troca de agressões não é, ainda, oficial. O mesmo esclarecerá os factos ocorridos e poderá dar conta do que realmente aconteceu no túnel de acesso aos balneários no final da partida.



Congresso do PSD vai discutir fim das directas, Diário Notícias de 21-12-2009
 

Pedro Santana Lopes quer um congresso extraordinário para debater a situação crítica do País e do PSD, mas não só. No pedido de convocação da reunião magna extraordinária, que terá que ser subscrito por 2500 militantes, já está prevista a "discussão e votação de propostas de alteração de Estatutos". O que abre a porta à discussão sobre o fim das directas na escolha da liderança. Tanto mais que no partido, mesmo alguns dos que foram grandes defensores deste tipo de eleição, gostariam agora de regressar ao velho modelo dos congressos electivos. É o caso de Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que entende que "a experiência das directas não se mostrou benéfica para o PSD". Lembra, neste sentido, a sucessão de lideranças e a sua curta duração. E defende mesmo que a discussão dos Estatutos deve ocorrer num "congresso que deve ser refundador do partido".



Sócrates impõe voto contra a adopção por casais gay, I de 21-12-2009
 

Afinal só dois deputados do PS têm autorização para votar a favor da adopção por casais homossexuais, que consta dos projectos do Bloco de Esquerda e dos Verdes: o independente Miguel Vale de Almeida, o primeiro deputado gay assumido e activista antidiscriminação, e Sérgio Sousa Pinto, o ex-líder da JS, que trouxe as chamadas "causas fracturantes" para o universo socialista. O resto da bancada do PS será obrigada à estrita disciplina de voto. E todos os outros deputados favoráveis à adopção por casais homossexuais - a começar pelo próprio líder parlamentar, Francisco Assis - serão obrigados a contribuir para o chumbo parlamentar dos projectos que consagram esse direito, que deliberadamente não consta na proposta do governo.



Camargo Corrêa prepara alternativa à OPA da Cimpor, Jornal Negócios de 21-12-2009
 

A evolução das acções da Cimpor na passada sexta-feira mostram que o mercado está a apostar numa oferta a preços mais elevados sobre a companhia portuguesa. A cotação de fecho está já 10% acima do valor da oferta da CSN. Os títulos dispararam 16% para 6,34 euros, conseguindo a maior valorização diária de sempre. A evolução foi ascendente ao longo da sessão, à medida que no mercado foi crescendo a opinião de que o preço oferecido pela companhia brasileira era baixo. São agora dois os cenários em cima da mesa: surge uma oferta concorrente (a Camargo Corrêa já se posicionou para tal) ou a CSN revê o preço da OPA (o director-geral da empresa não descartou a hipótese). São estas as opções que o mercado já descontou, sendo que o comunicado da Camargo Corrêa sobre a Cimpor foi conhecido já depois do fecho de sexta-feira, pelo que hoje é de esperar que as acções continuem animadas.



Onde investir em 2010, Jornal Negócios de 21-12-2009
 

Depois da queda de 2008 e da recuperação parcial durante este ano, como irão os mercados de acções evoluir em 2010? Que acções escolher e como estruturar uma carteira de aplicações ajustada às oportunidades que o novo ano poderá proporcionar. Saiba como vai ser o desempenho das economias nos próximos 12 meses e conheça as melhores opções de investimento.



Pescadores equipados com fatos flutuantes, Jornal Notícias de 21-12-2009
 

A utilização de fatos flutuantes e rádio-balizas vão aumentar a segurança dos pescadores. O projecto deverá envolver 4500 homens e custar quatro milhões de euros, incluindo a modernização dos barcos. "Os pescadores desde que saem para a faina colocam o fato e a rádio-baliza. Se o acidente acontecer, com estes fatos, flutuam e a rádio-baliza emite a localização. Não evita as mortes, mas dá-nos a garantia de que o corpo vai aparecer e diz-nos onde está", explicou José Festas, o presidente da Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), responsável pelo projecto. Desta forma, espera-se que os dramáticos casos de pescadores cujos corpos desaparecem, sem rasto, no mar passem a ser muito menos frequentes.



Natal encarnado, Jornal Notícias de 21-12-2009
 

O triunfo da equipa benfiquista assentou essencialmente na motivação, atitude ofensiva e maior cultura táctica demonstradas na primeira parte, perante um campeão nacional que fez uma aposta clara na contenção e equilíbrio do meio campo - Guarín em vez de Belluschi. O mau estado do relvado terá influenciado a opçãode Jesualdo, face ao maior poder físico do colombiano. Todavia, só com Varela, no segundo tempo, o dragão acordou e foi mais audaz. Mas a alteração revelou-se insuficiente para desenhar o volte-face. As águias conquistaram um triunfo precioso, especialmente no plano psicológico, após um período de menor fulgor, e viram o ano no topo da tabela classificativa, ao lado do Braga.



Prova dos nove, O Jogo de 21-12-2009
 

Nenhuma surpresa: o clássico teve um golo esquisito, um penálti por assinalar para cada lado, futebol de fraca qualidade, cautelas excessivas, excesso de virilidade e um mau palco. Excepção feita ao lance que decidiu a partida, aconteceu tudo quanto seria de esperar, independentemente dos discursos e da ambição e das promessas de futebol atacante.



Economia voltou a recuperar em Novembro, OJE de 21-12-2009
 

A economia portuguesa registou melhorias no consumo privado, actividade económica e sentimento económico, apesar da queda da confiança dos consumidores após oito meses a melhorar, indicou o Banco de Portugal (BdP). Segundo os indicadores de conjuntura, a actividade económica atingiu um valor nulo em Novembro, depois de mais de um ano em terreno negativo. O indicador que mede o consumo privado também subiu, pelo sétimo mês consecutivo para os 1,7%, mas a confiança dos consumidores piorou face a Outubro, para os -30%, após oito meses consecutivos a melhorar. O sentimento económico também registou uma melhoria face a Outubro, situando-se agora nos 83,7% (81,2% em Outubro).



Mercado quer contra-OPA na Cimpor, OJE de 21-12-2009
 

O mercado financeiro espera uma melhoria de preço ou uma oferta concorrente à OPA sobre a Cimpor lançada no final da semana passada pelo grupo de ferro e aço brasileiro, CSN, Companhia Siderúrgica Nacional. A oferta foi lançada a 5,75 euros a acção mas, na última sexta-feira, as acções na NYSE Euronext Lisbon fecharam 16% acima do valor da OPA, enquanto durante o fim-de-semana os comentários no mercado financeiro iam no sentido de que outros concorrentes estariam a preparar-se para uma oferta melhor. Os brasileiros da Camargo Corrêa são visados nesta eventual oferta concorrente, enquanto o grupo de celulose e papel Votorantim estaria fora da corrida e os franceses da Lafarge seriam potenciais vendedores, e não compradores, devido ao processo de reestruturação do grupo.



Desfile de pais Natal para o Guiness, OJE de 21-12-2009
 

Cerca de 19 mil Pais Natal desfilaram ontem na baixa do Porto, numa tentativa de bater o recorde do Guiness já fixado em 14.400 pela cidade Invicta no ano passado. Cada Pai Natal vale também 1 euro entregue a crianças carenciadas.



Ministro da Defesa quer rever contrapartidas em atraso, Público de 21-12-2009
 

A nova directiva europeia para as compras de equipamentos e serviços de defesa e segurança vai alterar o modelo de contrapartidas das compras de equipamento militar e servirá também de referência à revisão dos contratos hoje em incumprimento, revelou o ministro da Defesa, Santos Silva, ao PÚBLICO. A directiva foi publicada em Julho, deve ser transposta para o direito nacional em 2011 e confirma o sentido dado à revisão do contrato com os italianos da Agusta Westland por causa dos atrasos com as contrapartidas dos helicópteros EH-101.



Gerry Adams revela abusos sexuais contínuos do pai, Público de 21-12-2009
 

O líder do Sinn Féin, Gerry Adams, revelou que vários elementos da sua família foram sujeitos a abusos sexuais, físicos e emocionais pelo seu pai, Gerry Adams Sr. A revelação foi desencadeada pelo aparecimento na televisão da sua sobrinha Áine Tyrrel na sexta-feira, contando os abusos sexuais a que por sua vez foi submetida pelo pai, Liam Adams, e dizendo que o presidente do braço político do IRA estava a par deles há 20 anos. Adams, que lutou anos pela independência da Irlanda do Norte, disse que só soube do que passava com o pai quando ele próprio tinha 50 anos, nos anos 1990. O pai, disse, viveu anos em negação e "morreu como um homem velho e sozinho". "Esta descoberta e os abusos que a precederam tiveram um impacto devastador em toda a nossa família", disse, em comunicado.



Belém diz que não vai "alimentar intrigas", Público de 21-12-2009
 

Em pleno domingo, a Presidência quebrou ontem o silêncio no controverso tema das relações Belém-São Bento. Numa decisão inesperada, a Casa Civil da Presidência enviou para a Lusa um "esclarecimento" referente às diversas notícias que, nos últimos dias, deram conta do eventual desagrado de Cavaco face à ausência de Sócrates na tomada de posse dos novos conselheiros de Estado e ao adiamento do encontro semanal entre Cavaco e Sócrates e disse que "o relacionamento do Presidente com o primeiro-ministro é do domínio reservado".



Saviola mete dragão no saco, Record de 21-12-2009
 

Desmarcado por David Luiz, Javier Saviola marcou ainda na primeira parte o golo da vitória do Benfica sobre o FC Porto, no jogo grande da 14.ª ronda da Liga Sagres. Na Luz, debaixo de muita chuva e de muito frio, a equipa de Jorge Jesus conquistou três preciosos pontos, que mantêm a igualdade com o líder, o Sp. Braga. Os dragões é que estão agora a quatro do duo da frente.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream