18 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 18-12-2009

Sexta, 18 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Ricardo e David dão o nó já na segunda-feira, 24 Horas de 18-12-2009
 

Será o casório com mais figuras públicas por metro quadrado. Sofia Aparício, Catarina Portas, Vicky Fernandes, Nuno Baltazar, Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, são alguns dos presentes. Uma festa com mais de 300 convidados. Perto do final do ano e quatro dias depois da aprovação em Conselho de Ministros, Portugal vai assistir a um "casamento" gay.



Benfica tenta convencer Durval, A Bola de 18-12-2009
 

O defesa-central brasileiro Severino dos Ramos da Silva, de 29 anos, está em Lisboa a negociar contrato com o Benfica. Ontem, à noite marcou presença no Estádio da Luz e assistiu à partida entre os encarnados e o AEK Atenas, para a Liga Europa.



Génio fora do clássico, Correio Manhã de 18-12-2009
 

Alguns flashes do génio de Di María, a redimir-se do enorme erro cometido no último jogo, em Olhão, valeram ao Benfica um encerramento vitorioso da primeira fase da Liga Europa, sobre o AEK, por 2-1, em jogo de economia de esforços em que alguns dos reservistas encarnados acusaram falta de ritmo e preparação. No mero cumprimento do calendário, o Benfica pôde finalmente realizar em casa uma partida sem pressão e sem a maioria dos titulares, o que talvez justifique a pouca concentração de alguns jogadores. Felipe Menezes desperdiçou uma grande penalidade logo aos 13', atirando ao poste, mas a equipa manteve a tranquilidade e gestão do tempo, sem consentir maiores veleidades aos gregos que só por uma vez colocaram Júlio César à prova, através de Blanco (27').



Fisco lança caça a IRS atrasado, Correio Manhã de 18-12-2009
 

CTT enviaram ontem milhares de notificações para contribuintes que não pagaram os impostos. Funcionários vão de porta em porta até ao fim do ano.



Justiça investiga Vakil por suspeitas de fraude no BPN, Diário Económico de 18-12-2009
 

Abdool Karim Vakil, ex-presidente do grupo SLN e do Banco Efisa, está a ser investigado no âmbito de um novo processo autónomo do BPN. Na mira das autoridades judiciais estão suspeitas de instrumentalização do banco de investimentos pertencente ao BPN para financiamento de "negócios pouco claros" e "sem garantias". O inquérito resulta de uma nova certidão extraída do processo onde Oliveira Costa é arguido. Em causa estão alegados crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais alegadamente praticados pelo antigo líder do Efisa, detido pelo banco nacionalizado.



Estado financia salários dos trabalhadores sazonais, Diário Económico de 18-12-2009
 

O Governo vai financiar o recurso das empresas aos contratos de trabalho intermitente, facultando e financiando acções de formação dos trabalhadores. Esta foi a principal novidade que o Governo apresentou ontem na reunião de concertação social, como moeda de troca para o aumento do salário mínimo, de 450 para 475 euros, além das compensações já conhecidas. A medida assemelha-se aos apoios dados às empresas (designadamente do sector automóvel) que colocassem os seus trabalhadores em 'lay off'. Com duas diferenças: por um lado, a viabilidade futura das empresas deixa de ser condição necessária; e por outro, o contrato intermitente implica custos para as empresas, que terão de financiar parte do salário durante o período de inactividade, coisa que não sucedia no 'lay-off' apoiado pelo Estado isso não acontecia.



Conheça as melhores ofertas para as viagens do 'réveillon', Diário Económico de 18-12-2009
 

Já pensou onde vai passar o seu 'réveillon'? Ilha da Madeira, muitas vezes designada de "Pérola do Atlântico"; Nova Iorque, a capital do mundo com os seus dias azuis no Inverno; Europa, o velho Continente para viajar no tempo; ou Brasil, onde pode vestir-se de branco e deixar-se levar pelo ritmo do sol. Estas são algumas das muitas sugestões das agências de viagens para celebrar a chegada de 2010, com preços para todas as carteiras.



Governo suspende cortes nas reformas de militares, Diário Notícias de 18-12-2009
 

O Ministério da Defesa aprovou um despacho que deverá evitar a saída das fileiras, até ao próximo dia 31, de muitos militares que a requereram depois de aprovado o novo sistema retributivo, revelaram ontem fontes militares ao DN. Em causa está a aplicação do artigo 15º desse novo regime remuneratório dos militares - entra em vigor no próximo dia 1 de Janeiro de 2010 - e que define a forma de cálculo da pensão dos militares na situação de reserva. Na prática, o artigo tinha um efeito restritivo sobre essas pensões, estabelecendo que os militares na reserva só terão direito ao suplemento da condição militar e aos de "perigosidade, insalubridade, risco e desgaste" se essas funções forem exercidas no último posto das respectivas carreiras.



Príncipe Carlos acusado de pressionar ministros, Diário Notícias de 18-12-2009
 

O primeiro Carlos a subir ao trono de Inglaterra acreditava que o poder dos reis vinha de Deus e era absoluto. Os súbditos britânicos tinham opinião diferente: a 30 de Janeiro de 1649 cortaram-lhe a cabeça. Os britânicos de hoje não usam esses métodos bárbaros, mas prezam mais a liberdade. Não admira por isso que a suspeita de que o príncipe Carlos interferiu com as decisões do Governo esteja a causar polémica por terras de Sua Majestade. Desde 2006, o príncipe herdeiro, famoso pelas suas opiniões firmes sobre ambiente e arquitectura, escreveu a oito responsáveis de seis ministérios, entre os quais Finanças, Negócios Estrangeiros e Educação.



Governo assume prioridade. seguro contra sismos vai ser obrigatório, I de 18-12-2009
 

Só 16% das casas estão cobertas: uma ameaça económica grave, segundo o governo e o Instituto de Seguros. Seria necessário um fundo de mil milhões para enfrentar uma catástrofe. Finanças preparam novas medidas.O tremor de terra ontem registado em Portugal teve uma magnitude de 6,0. Foi o maior dos últimos 40 anos.



"A atitude desmazelada começa no governo", I de 18-12-2009
 

João Salgueiro, em entrevista a Maria João Avillez, diz que Portugal está "numa fase em que o importante não são diagnósticos, mas mudanças efectivas para a sobrevivência". E avisa: "Sem condições que encorajem a iniciativa não se criam empregos e os portugueses voltam a emigrar."



Sindicatos querem aumentos salariais de 3% em 2010, Jornal Negócios de 18-12-2009
 

Os sindicatos querem aumentos salariais na casa dos 3% para 2010, valor que choca com as propostas do patronato, que, em muitos casos, se ficam por aumentos nulos. Na maioria dos sectores, as propostas de aumentos ainda estão em cima da mesa. A ronda feita pelo Negócios adivinha divergências difíceis de resolver. Do lado dos sindicatos, a maioria das respostas, entre mais de uma dezena de consultas, aponta para aumentos em torno dos 3%, havendo, contudo, casos que chegam aos 5%, como no sector automóvel.



Ano infernal, Jornal Negócios de 18-12-2009
 

Numa edição especial do WEEKend, de 32 páginas, o Negócios publica a revista do ano, que tem como conteúdo principal a eleição da personalidade do ano 2009. Luís Portela é presidente da Bial, empresa que iniciou a comercialização no mercado europeu do primeiro medicamento de raiz e investigação portuguesa. Um exemplo de estratégia de longo prazo e de sucesso que contrasta com um ano deprimido e dependente do Estado.



Mataram ourives a tiro e fugiram num táxi, Jornal Notícias de 18-12-2009
 

Um ourives foi ontem, quinta-feira, assassinado, com dois tiros de pistola, por encapuzados que estavam a assaltar a sua mulher na Ourivesaria Fernandes, em Vila das Aves. Três dos quatro assaltantes roubaram táxi e fugiram. Seriam 18.30 horas. Vítor Ferreira, de 50 anos, tinha ido lanchar à padaria S. Miguel, na Rua Silva Araújo, a escassos metros da Ourivesaria Fernandes, negócio que a companheira herdara há anos do pai. "Estava a senhora dele lá dentro [da loja] e um senhor passou, reparou no que estava a acontecer, e foi avisá-lo de que devia estar a haver um assalto. Ele foi até lá", contou, ao JN, Jerónimo Cunha, amigo da vítima que todos os dias ia até à ourivesaria.



F.C. Porto e Benfica valem 410 milhões de euros, Jornal Notícias de 18-12-2009
 

Avaliação financeira dos plantéis do Benfica e do F.C.Porto dá vantagem aos dragões. A avaliação é de Artur Fernandes, Paulo Barbosa e Jorge Baidek, três agentes FIFA contactados esta semana pelo JN: os jogadores dos plantéis do F.C.Porto e do Benfica valem, ao todo, cerca de 400 milhões de euros. O critério é sempre subjectivo, tendo em conta a especificidade do mercado, mas a média das avaliações feitas pelos três empresários permite concluir que o plantel do F.C.Porto (215 milhões de euros) é mais valioso do que o do Benfica (195 milhões). A diferença, de 20 milhões de euros, justifica-se pela presença constante dos portistas na grande montra internacional que é a Liga dos Campeões, mas terá sido amenizada ao longo dos últimos meses pela boa temporada realizada até agora por vários jogadores da equipa da Luz.



Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, O Jogo de 18-12-2009
 

Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira parecem diferentes em tudo. Na maneira de ser, na maneira de estar, na forma de trabalhar. Mas têm, pelo menos, uma característica em comum: não deixam ninguém indiferente à sua passagem. Com anos e anos de profissionalismo no futebol português, influenciaram várias gerações de jogadores. Duas personalidades vincadas marcaram para sempre muitos dos que com eles trabalharam, como O JOGO percebeu ao ouvir uma série de atletas que em momentos diferentes foram orientados por ambos.



Neve cobre Paris, OJE de 18-12-2009
 

O manto de neve que cobriu ontem a capital francesa e obrigou, entre outras medidas de emergência, ao encerramento da torre Eiffel e dos parques públicos. As dificuldades de deslocação foram agravadas por uma greve dos comboios suburbanos.



S. Sierra abre LeiriaShopping em Março, OJE de 18-12-2009
 

A Sonae Sierra inaugura, em Março de 2010, o LeiriaShopping, um projecto que foi alvo de um investimento de 79 milhões de euros e que vai gerar 900 novos empregos, anunciou ontem o responsável de desenvolvimento para a Península Ibérica da empresa. José Falcão Mena explicou à agência Lusa que, das 124 lojas do futuro centro comercial, faltam arrendar quatro espaços, que se "encontram em fase final de negociação. Num ano que é de crise, sem dúvida que é uma notícia agradável e que nos põe muito satisfeitos", declarou o responsável. José Falcão Mena rejeitou que a desistência do consórcio seleccionado para a construção de um mega-centro comercial, previsto para o centro da cidade e que foi objecto de concurso público lançado pela Câmara Municipal, tenha tido impacto na construção do LeiriaShopping.



Novos consumidores aderem a Internet e dão mais opiniões nas redes sociais, OJE de 18-12-2009
 

No termo de um ano de crise profunda, com a retracção acentuada do consumo a ser potenciada pelo crescimento de indicadores como o desemprego, o OJE traçou o perfil do consumidor na época de Natal. Em três trabalhos distintos, damos conta das novas tendências do mercado, entra as quais avulta uma maior racionalidade na escolha, mais do que a contenção propriamente dita. Mais notória, porém, é a consolidação do comércio eléctrónico, agora acompanhada de evoluções que passam pela influência das redes sociais.



Códiogo civil vai ter novas alterações para impedir adopção por casais homosseuais, Público de 18-12-2009
 

A proposta de lei do Governo que legaliza o acesso ao casamento civil por pessoas do mesmo sexo, aprovada ontem em Conselho de Ministros, prevê a inclusão no Código Civil de um novo artigo que determina a interdição à adopção. É isto mesmo que se depreende das palavras do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que ontem, ao final da tarde, na Assembleia da República, esclareceu que o diploma não permitirá "qualquer dúvida interpretativa"."Para cortar o mal pela raiz, haverá, na própria lei, um artigo expresso que definirá que o acesso ao casamento civil por pessoas do mesmo sexo não tem repercussões em matéria de adopção", afirmou. Até à data da discussão do diploma no Parlamento, o movimento pró-referendo anuncia que vai continuar a recolher assinaturas. A meta é de 75 mil, mínimo exigível para pedir um referendo por iniciativa popular.



Sismo no mar gerou onda de medo em terra, Público de 18-12-2009
 

Se o sismo ocorrido na madrugada de ontem ao largo de Portugal continental, cerca de 100 quilómetros a sudoeste do cabo de São Vicente, tivesse sido em terra, teria havido danos? Sim, é a resposta dos especialistas em Sismologia, que dão um exemplo de há cem anos. Ontem houve apenas sinais de medo.



Festival Di María, Record de 18-12-2009
 

Argentino pede perdão a Jesus com golo de letra.



Candidatura de Alegre é impararável, SOL de 18-12-2009
 

Há 1 hora Manuel Alegre já decidiu candidatar-se à Presidência da República e tem agora como principal preocupação impedir que a sua candidatura provoque fracturas graves no PS, avança a edição desta sexta-feira do SOL.



Lopes da Mota fez pressões em nome de Sócrates, SOL de 18-12-2009
 

As conclusões do processo a Lopes da Mota confirmam que o magistrado usou o nome de Sócrates para ameaçar os investigadores do Freeport, dizendo-lhes que sofreriam represálias se o caso fosse adiante. Confirma-se, assim, o que o Sol noticiou há sete meses.



«Se eu volto a sair do PSD não volto», SOL de 18-12-2009
 

Pedro Santana Lopes afirma na coluna de opinião semanal no SOL que, se sair do PSD, não regressa ao partido. Para isso vai reunir 2.500 assinaturas para convocar um Congresso extraordinário antes das directas.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream