17 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 17-12-2009

Quinta, 17 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Crise respiratória atira pai de Jesus para o hospital, 24 Horas de 17-12-2009
 

O pai do treinador do Benfica deu entrada no Hospital Amadora-Sintra a 8 de Dezembro e teve alta ontem. Jorge Jesus foi visitá-lo várias vezes, numa semana bem dura.



Pés na Luz e cabeça no Porto, A Bola de 17-12-2009
 

Treinador diz que há prestigio a defender e que o jogo de hoje é oprtunidade para quem queira afirmar-se. Dos habituais só Di Maria entra no onze. Carlos Martins será testado para o clássico de domingo.



Jovens apanhados em rede pedófila, Correio Manhã de 17-12-2009
 

Programa de partilha de ficheiros servia para permutarem conteúdos de pedofilia. Judiciária faz 13 arguidos.



Irmãos pescadores desaparecem no mar, Correio Manhã de 17-12-2009
 

Há 25 anos que a localidade piscatória de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, não sentia a tragédia provocada pela fúria do mar. Ontem, dois irmãos, Amâncio Pereira, de 30 anos, e Gilberto Pereira, de 32, saíram pelas 05h00 para a faina, com bom tempo. O estado do mar agravou-se repentinamente. Os irmãos não voltaram e apenas o barco foi encontrado. O mau tempo que ontem assolou o Minho matou duas pessoas – mãe e filho, no despiste de um autocarro, por causa do gelo, em Vieira do Minho – e fez dois desaparecidos: os irmãos jogados ao mar pela tempestade.



Segurança Social arrisca perder mil milhões com novo Orçamento, Diário Económico de 17-12-2009
 

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) e a Segurança Social vão deixar de contar com parte das suas receitas no início do próximo ano. A partir do dia 1 de Janeiro, a consignação de 1% do IVA para pagar as pensões dos funcionários públicos e de outro tanto para reforçar as contas da Segurança Social deixa de se aplicar. A regra foi recordada aos serviços numa circular divulgada terça-feira pela Direcção-Geral do Orçamento.



Juros na Europa só voltam a subir a partir do verão, Diário Económico de 17-12-2009
 

O leilão de ontem não deixa mais descansadas as famílias que se vêem a contas com a prestação da casa. O mercado absorveu a ideia que o BCE deve manter a taxa de referência em mínimos históricos de 1% até ao final de 2010. Mas isso não significa que as taxas Euribor - servem de referência para os contratos de crédito à habitação e para as empresas em Portugal - não voltem a subir tão cedo. O BCE realizou o último leilão de liquidez a doze meses já sem ser a uma taxa fixa de 1%. Ao invés, será aplicada uma taxa variável, baseada na licitação mínima das principais operações de financiamento. O que significa que, caso a taxa directora suba, os custos da operação ficam mais caros.



Banqueiros contestam criação de novo imposto sobre bónus, Diário Económico de 17-12-2009
 

O sector bancário português opõe-se à possibilidade de os bónus dos gestores virem a ser alvo de tributação mais forte, a exemplo do que está a acontecer no Reino Unido e em França. O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, defende antes o estabelecimento de critérios na atribuição da remuneração variável e critica o facto de a banca ser a única visada. "Há toda a legitimidade no caso dos bancos apoiados por capitais públicos", como aconteceu no Reino Unido e em França. "Em Portugal isso não aconteceu", afirmou ontem António de Sousa, durante um encontro com jornalistas.



Constitucionalistas dão argumentos a Cavaco para travar casamento 'gay', Diário Notícias de 17-12-2009
 

O Governo aprova hoje em Conselho de Ministros a proposta de lei que legaliza o casamento homossexual. O documento seguirá para a Assembleia da República, onde terá o apoio da esquerda parlamentar. Mas se a aprovação pelos deputados parece certa, o casamento homossexual pode ainda esbarrar numa instância superior: o Presidente da República. Mais do que o poder de vetar a legislação, Cavaco tem nas mãos a hipótese de a enviar para o Tribunal Constitucional (TC). E, segundo os constitucionalistas contactados pelo DN, tem fortes argumentos para o fazer.



Avatar. As revoluções do filme mais caro de sempre, Diário Notícias de 17-12-2009
 

Avatar, de James Cameron, estreia--se hoje em Portugal. E as expectativas em torno do filme não podiam ser maiores. Por um lado, Holly-wood quer saber se vale a pena investir 200 milhões de euros num projecto sem uma licença por trás ou um grande nome no elenco. Por outro, é importante perceber o impacto que um filme feito em 3D em tempo real, onde é difícil distinguir os actores de carne e osso das imagens geradas por computador, terá no futuro do cinema. Nos meses que precederam a sua estreia, houve quem comparasse esta longa-metragem ao clássico O Cantor de Jazz (1927), de Alan Crosland, o primeiro filme falado. Tal como aquela fita alterou para sempre o panorama cinematográfico, sincronizando som e imagem, também Avatar poderá mudar para sempre o meio. De facto, nunca se tinha visto nada assim: com imagens em 3D tão próximas da realidade, e imagens geradas por computador tão fotorrealistas.



Red Bull Air Race vai ficar até 2012, I de 17-12-2009
 

Ainda não há percurso definido,mas a decisão está tomada: a Red Bull Air Race vai trocar o Douro pelo Tejo. Nos próximos três anos, a prova será organizada pelas câmaras de Lisboa e Oeiras,num investimento global de cerca de 12 milhões de euros. Menezes acusa: "Isto será pago com a ajuda dos compadres do costume."



Sócrates tranquilo. Cardeal recusa guerra santa ao casamento gay, I de 17-12-2009
 

Governo aprova hoje o casamento entre homossexuais. Primeiro-ministro tem garantia de que a hierarquia católica não virá para a rua.



"Tínhamos melhor justiça no regime anterior", Jornal Negócios de 17-12-2009
 

O balanço da década e as perspectivas para os próximos dez anos na análise de António Barreto. O estado da justiça merece duras críticas, responsabilizando, por isso, os agentes do sector e a classe política. Foi o pior da década, diz, em entrevista ao Negócios. Durante quase duas horas, António Barreto olhou para o passado e interrogou-se sobre o futuro do País. A justiça foi o pior, diz, e vai ser difícil melhorar. Na economia é preciso encontrar fontes de crescimento.



Macau 10 anos depois, Jornal Negócios de 17-12-2009
 

Leia amanhã na edição impressa a entrevista ao último Governador português de Macau, Vasco Rocha Vieira, e fique a saber a avaliação que ele faz do território, 10 anos depois da transição. E ainda mais duas entrevistas. A Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, e Chris Patten, o último Governador britânico de Hong Kong. Fique também a saber quais as empresas portuguesas que estão em Macau e como é que está o negócio do jogo, depois de Stanley Ho ter perdido o monopólio. Veja os retratos estatísticos de 1999 e 2009 e fique a saber o que mudou no território. A não perder.



Gelo corta estradas e provoca duas mortes, Jornal Notícias de 17-12-2009
 

Duas pessoas - mãe e filho -morreram e dez ficaram feridas num despiste de um autocarro, ontem, em Vieira do Minho. Iam assistir a um juramento de bandeira em Portalegre. Gelo pode ter estado na origem do acidente.



Casal homossexual ganha guarda de duas crianças, Jornal Notícias de 17-12-2009
 

O Tribunal de Oliveira de Azeméis entregou ontem, quarta-feira, a guarda de duas meninas a um tio que vive com outro homem. A juíza entendeu que o casal homossexual tem melhores condições para tratar das crianças do que os pais. Fonte judicial disse ao JN que a decisão ontem tomada, por proposta do Ministério Público, "é um caso único em toda a história do Tribunal de Oliveira de Azeméis e, porventura, o primeiro do género a nível nacional".



Faísca na luz, O Jogo de 17-12-2009
 

Na banda desenhada só há um Hulk, mas no clássico Benfica-FC Porto deste domingo, no Estádio da Luz, vão estar dois: o próprio e… David Luiz. É que, embora só um, o avançado dos dragões, use o nome do monstro verde, ambos têm as características dessa impressionante figura, de bons instintos, mas severamente feroz, que, quando se enerva, fica verde e rasga as suas próprias roupas - e fariam sentido numa daquelas fusões que uma operadora móvel fez de algumas figuras públicas.



Ryanair inaugura 39ª base em Faro, OJE de 17-12-2009
 

A Transportadora aérea low cost irlandesa Ryanair anunciou ontem que vai inaugurar a sua 39ª base europeia em Faro, em Março de 2010, com um investimento total de 275 milhões de euros. Esta é a segunda base da transportadora em Portugal, depois de, em Setembro, ter assegurado presença no Porto. A Ryanair refere em comunicado que o aeroporto de Faro terá uma base de seis aviões e 14 novas rotas europeias. A presença da companhia em Faro vai permitir a criação de 300 postos de trabalho directos e a oferta de mais de 200 voos semanais de e para Faro.



Orey no negócio do crédito malparado, OJE de 17-12-2009
 

O grupo Orey Antunes vai entrar no negócio do crédito vencido, os "non performing loans". A Orey vai cruzar participações com uma participada do grupo Domus, a DomusVenda, a empresa nacional mais antiga a actuar neste segmento de negócio. A gestão de crédito vencido, sobretudo no crédito hipotecário e no crédito ao consumo, tem crescido. O malparado esteve ligado às altas taxas de juro e, depois, à crise económica no pós "subprime" e no pós-Lehman.



Mau tempo. Frio, vento e neve espalharam o caos de norte a sul do país local, Público de 17-12-2009
 

Neve originou acidente mortal com autocarro em Vieira do Minho. Dois pescadores desapareceram ao largo de Viana do Castelo. Frio, chuva e neve foram ingredientes de um dia de mau tempo que causou diversos problemas, um pouco por todo o país. De Norte a sul, as condições meteorológica obrigaram ao encerramento de escolas e ao corte de estradas, e provocaram acidentes.



Entrada em vigor do acordo ortográfico nas escolas não ocorrerá antes de 2011/2012, Público de 17-12-2009
 

Ministra da Educação diz que "ainda não estão definidas metas". Professores de Português e editores preocupados. Documentos do Estado também não mudam já em Janeiro.



Jesus vê-se grego, Record de 17-12-2009
 

Ramires e Ruben Amorim lesionados. Coentrão e David Luiz com gripe. Roderick titular mas nem o treinador sabe onde.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream