16 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 16-12-2009

Quarta, 16 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Concorrente do "Ídolos" e director-geral da SIC trabalham para a mesma associação, 24 Horas de 16-12-2009
 

Tem 19 anos e dá nas vistas no "Ídolos". Mas não só! Salvador Sobral também é um dos rostos que integra a campanha de Natal "Arredonda", em que a SIC é a exclusiva parceira de comunicação em televisão, segundo asseguram ao 24horas fontes da estação. A iniciativa é uma ideia posta em prática pela mãe do concorrente, Luísa Vilar, através da Associação Link. "A ideia foi vendida à Worten para a época de Natal e foram eles que escolheram os parceiros", diz a responsável, garantindo que a opção pela SIC não partiu dela, mas da marca a que se associou.



Sporting sem piloto automático, A Bola de 16-12-2009
 

O leão vive dias atribulados.Depois da derrota em casa com o União de Leiria, uma viagem até Berlim que, por ser apenas para cumprir calendário de liga Europa(o Sporting garantiu na última jornada o primeiro lugar do grupo), até tinha tudo para ser tranquila. Um problema técnico no avião, porém, obrigou a comitiva leonina a regressar a Lisboa e a atrasar em cinco horas e meia a chegada à cidade alemã, onde hoje defronta o Herta.



Dilúvio nos Açores faz 100 desalojados, Correio Manhã de 16-12-2009
 

Momentos de intensa aflição foram vividos ontem de madrugada na zona Norte da ilha açoriana Terceira, fustigada sem misericórdia por chuva e vento fortes. O dilúvio desalojou cem pessoas e deixou um rasto de destruição especialmente nas freguesias de Quatro Ribeiras, Vila Nova, Lajes e Agualva. A depressão que atingiu os Açores é a mesma que, a partir de hoje, entrando pelo Sul, afectará Portugal Continental, a qual, conjugada com a massa de ar frio da Europa do Norte, pode resultar na queda de neve também nas serras de Monchique e S. Mamede, no Algarve e Alentejo.



Salários milionários em tempo de crise, Correio Manhã de 16-12-2009
 

Em 2008, ano em que vários bancos abriram falência no Mundo, cada gestor da Banca portuguesa ganhou em média 698 081 euros, mais 13%.



Bancos estão contra solução das Finanças para salvar o BPP, Diário Económico de 16-12-2009
 

Os bancos nacionais continuam a opor-se à utilização do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) para ressarcir os clientes do Banco Privado Português (BPP). Desde que as Finanças anunciaram, pela primeira vez, a intenção de utilizar este sistema de protecção aos investidores que o sector se tem manifestado contra. Face ao anúncio da última sexta-feira das Finanças de que o SII, assim como o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), serão utilizados para ressarcir parcialmente os clientes do BPP, os bancos mantêm a discordância. E referem mesmo que não receberam qualquer contacto prévio das Finanças.



Saiba quanto ganham os gestores das maiores empresas, Diário Económico de 16-12-2009
 

Os gestores de empresas do PSI 20 são melhor remunerados que os das restantes empresas cotadas, do mesmo modo que o sector financeiro paga melhor que o não financeiro. Em 2008, cada membro da comissão executiva e do conselho de administração executivo, das cotadas nacionais teve uma remuneração média de 595 mil euros, revela o Relatório sobre Governo das Sociedades Cotadas, que é hoje divulgado na íntegra. O documento, elaborado pela CMVM, mostra ainda que a remuneração nas sociedades que integram o PSI 20 foi de 777 mil euros, mais do dobro das restantes cotadas, e que o salário no sector financeiro ascendeu a 698 mil euros (mais 127 mil que no não financeiro).



Sindicatos protestam mas não prevêem greves no Natal, Diário Económico de 16-12-2009
 

A adaptabilidade dos horários de trabalho, prevista na nova lei laboral e que está agora a ser negociada com o sector dos serviços, enfrenta uma resistência tenaz por parte da maioria dos sindicatos. Comércio, transportes, madeiras, metalurgia e correios são alguns dos sectores onde a negociação não tem sido pacífica e que, nalguns casos, levou à convocação de greves. "Há neste momento várias propostas de empresas para se avançar com a adaptabilidade de horários de trabalho, mas os sindicatos têm conseguido travar essas propostas na negociação colectiva", afirmou ao Diário Económico, Arménio Carlos, dirigente da CGTP.



Temporal nos Açores deixou rasto de destruição, Diário Notícias de 16-12-2009
 

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos confirmou que as freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes, além de parte da cidade da Praia da Vitória, "foram atingidas por chuvas fortes, por vezes acompanhada de trovoadas, que provocaram inundações em dezenas de habitações". As enxurradas arrastaram também várias viaturas, mas não é adiantado qualquer estimativa. As operações de assistência às populações afectadas estão a ser conduzidas a partir de um posto de comando avançado instalado em Agualva, que foi a freguesia mais afectada. Segundo a Secretaria Regional, foram activados "todos os dispositivos de emergência próprios nestas situações, como máquinas para a limpeza das estradas e dezenas de funcionários para a limpeza das estradas".



Cegueira dos doentes de Santa Maria é irreversível, Diário Notícias de 16-12-2009
 

A perda de visão (total ou parcial) para dois doentes do caso do Hospital Santa Maria é irreversível e o mesmo cenário é admitido para os restantes quatro doentes que foram operados, em Julho deste ano, aos olhos. As conclusões são de um perito do Instituto de Medicina Legal e constam do despacho de acusação do Ministério Público a dois profissionais da farmácia daquela unidade hospitalar, a quem são imputados seis crimes de ofensa à integridade física grave. Um crime punido com uma pena de prisão de dois a dez anos.



Eleições antecipadas. Socialistas estão divididos, I de 16-12-2009
 

O lider parlamentar critica as "posições birrentas" para atingir a estabilidade governativa. Há cada vez mais vozes contra a estratégia da dramatização.



Mau tempo. Ilha Terceira devastada pela chuva, I de 16-12-2009
 

Um desastre desta dimensão não acontecia há 47 anos. Algumas freguesias da ilha Terceira ficaram irreconhecíveis depois das fortes chuvadas da madrugada de ontem. A água arrastou carros e destruiu casas, escolas tiveram de fechar e pelo menos 100 pessoas ficaram desalojadas.



"Guerra entre Meo e Zon destrói valor", Jornal Negócios de 16-12-2009
 

O presidente executivo do Grupo Sonae explica as alterações a que procedeu nas comissões executivas, transferindo Luís Reis da Sonaecom para a SGPS: por um lado, precisava de libertar espaço na "sub-holding" para promover quem pudesse ser tentado a sair; por outro, a "holding" necessitava de mais apoio. Paulo Azevedo nega uma desvalorização da Sonaecom onde, diz, Miguel Almeida desponta como líder, à frente de uma nova geração de gestores. "Não houve qualquer emagrecimento da Sonaecom, pelo contrário. A Sonaecom é talvez a empresa com maior densidade de talento no grupo. O principal problema é encontrar espaço para a progressão de carreiras de todo esse talento", aponta, em entrevista ao Negócios, Paulo Azevedo. "A afirmação do Eng. Miguel Almeida faz crescer um conjunto de pessoas na empresa. Com a saída do Dr. Luís Reis, toda a gente subiu de nível na Sonaecom", salienta.



Prepare-se para a alta dos preços em 2010, Jornal Negócios de 16-12-2009
 

O ano 2010 aproxima-se e as perspectivas para uma boa parte das facturas domésticas não são positivas. A tarifa da electricidade irá subir 2,9% e a da água também deverá sofrer um ligeiro aumento. Prevendo-se que os encargos com o empréstimo à habitação voltem a subir em 2010, o novo ano poderá pedir aos portugueses uma capacidade adicional para "apertar o cinto". A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou ontem os valores definitivos para o aumento das tarifas de electricidade para clientes finais: 2,9% em Portugal Continental, 2,1% nos Açores e 2,5% na Madeira. Entre os 5,3 milhões de consumidores domésticos a factura mensal hoje é de 38,9 euros. Segundo a ERSE, esta factura média aumentará um euro por mês.



Poder de compra está 24% abaixo da média europeia, Jornal Notícias de 16-12-2009
 

O poder de compra dos portugueses distancia-se cada vez mais dos restantes países da União, ficando 24% abaixo da média. O Luxemburgo continua a oferecer o maior poder de compra, quase três vezes superior à média. Há já três anos consecutivos que os portugueses mantêm o poder de compra relativamente à média da União Europeia, afastando-se cada vez mais dos seus pares. Segundo os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante ajustado às paridade de poder de compra situou-se em apenas 76% da média europeia, longe dos 276% do Luxemburgo, que continua a oferecer o maior poder de compra de toda a Europa.



Consumos de gás e electricidade disparam, Jornal Notícias de 16-12-2009
 

O frio que se fez sentir nos últimos dias foi responsável pelo aumento dos consumos energéticos registados. A queda das temperaturas obrigou a ligar os aquecimentos, pelo que o registo dos consumos de gás e de electricidade evidenciou um aumento do consumo acima do previsto. De acordo com dados da empresa Redes Energéticas Nacionais (REN), o consumo de electricidade teve como pico os 7000 MW na segunda-feira, enquanto que no domingo o ponto mais alto não chegou aos 5000 MW. No ano passado, o dia de maior consumo foi a 2 de Dezembro, altura em que foram consumidos 8959 MW. Ontem, até às 21 horas, o pico de consumo rondava os 6000 MW, por volta das 17.30 horas.



Lucho. "Benfica está a jogar bem, mas o FC Porto vai ganhar", O Jogo de 16-12-2009
 

Na última temporada, Lucho González foi o herói do FC Porto nos dois jogos com o Benfica para o campeonato. El Comandante marcou a grande penalidade que ele próprio sofreu às mãos de Katsouranis no Estádio da Luz e voltou a repetir a dose no Dragão, batendo Moreira na cobrança de um penálti a punir uma falta muito contestada de Yebda sobre Lisandro.



Santader Totta exclui aquisições, OJE de 16-12-2009
 

O principal objectivo do Santander Totta no mercado português é, segundo o presidente Nuno Amado, manter o nível de crescimento e de rentabilidade, de forma a reinvestir no negócio e alargar a base de clientes, excluindo, de momento, fazer aquisições. "O Santander Totta é em Portugal o banco mais rentável e o objectivo número um é continuar a crescer rentávelmente", revelou em entrevista à agência Lusa Nuno Amado, presidente do Santander Totta, uma semana depois de ter recebido em Londres o prémio de "Banco do Ano em Portugal" da revista The Banker.



Portugal mantém poder de compra na UE, OJE de 16-12-2009
 

Os portugueses mantiveram o poder de compra em 2008 relativamente à média da União Europeia pelo terceiro ano consecutivo, segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC) situou-se, em 2008, em 76% da média europeia, de acordo com os dados do INE, que têm por base informação do Eurostat. Desde 2006 que o poder de compra dos portugueses corresponde a 76% da média da União Europeia (UE).



UE convencida que a adjudicação directa do Magalhães é ilegal, Público de 16-12-2009
 

A Comissão Europeia já não tem dúvidas de que o processo de adjudicação directa dos computadores Magalhães à empresa JP Sá Couto constitui uma infracção ao direito comunitário do mercado interno e já o fez saber ao Governo. Esta convicção significa que, se Lisboa não apresentar rapidamente argumentos novos e pertinentes para justificar a sua opção, Bruxelas imporá uma alteração da lei que rege o fornecimento do Magalhães e serviços associados, se necessário através da apresentação de uma queixa ao Tribunal de Justiça da União Europeia. As suspeitas da Comissão foram expressas no quadro de uma "notificação por incumprimento" enviada ao Governo a 20 de Novembro.



Ministério Público marcou despachos da Face Oculta para detectar eventuais fugas, Público de 16-12-2009
 

O procurador João Marques Vidal, titular do inquérito Face Oculta, mandou marcar os mandados de busca e os despachos que os acompanhavam como medida de segurança para detectar eventuais fugas de informação. Foi por isso que o Ministério Público identificou o arguido que terá entregue o mandado de busca que apareceu na RTP em Outubro. Como cada mandado tinha um símbolo próprio, a funcionária que os marcou identificou o arguido Paulo Pereira da Costa, entretanto sujeito a uma caução de 15 mil euros por suspeita de crime de associação criminosa no processo Face Oculta, como o remetente. O empresário de sucata nega ter entregue o documento à RTP. O julgamento é a 27 de Janeiro.



Muriqui já fala à leão, Record de 16-12-2009
 

«Gostava de ajudar Liedson a marcar muitos golos. Faria boa dupla com ele»


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream