15 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 15-12-2009

Terça, 15 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Estrela portuguesa operada de urgência nos Estados Unidos, 24 Horas de 15-12-2009
 

Enquanto os portugueses assistem na SIC à estreia de Daniela Ruah numa série americana, "Investigação Criminal", a actriz recupera na sua casa em Los Angeles da operação a uma apendicite aguda a que foi submetida sábado de manhã. Na sexta-feira, quando se encontrava nos estúdios onde está a gravar, a portuguesa sentiu uma dor muito forte e foi transportada para o hospital. Tudo correu bem, mas só em 2010 voltará aos tiros e às perseguições na pele de uma agente.



Jesus à espera de Aimar, A Bola de 15-12-2009
 

Nem tudo são más notícias para as bandas da Luz. Para o jogo de Domingo, com o Fc porto, não há Di María, Ramires, Fábio Coentrão e Rúben Amorim mas, tudo leva a crer, haverá Pablo Aimar. O médio ofensivo argentino não jogou em Olhão, por precaução, devido a queixas na coxa esquerda, mas é recuperável para o embate com os dragões.



Padre e Fátima usam aliança, Correio Manhã de 15-12-2009
 

Rui diz à RTP que se continuasse a ser sacerdote e tivesse uma relação com a jovem não se sentiria bem porque estaria a "trair a Igreja".



Magalhães já custa 217 milhões, Correio Manhã de 15-12-2009
 

Os computadores distribuídos no Programa e.escola, como o 'Magalhães', já custaram cerca de cerca de 217 milhões de euros ao Estado.



Seguros do BPN vendidos a empresa de Pais do Amaral, Diário Económico de 15-12-2009
 

Depois da compra da corretora Fincor à SLN, a Patris decidiu agora fazer uma proposta para comprar a companhia de seguros vida do BPN. A sociedade detida por Gonçalo Pereira Coutinho, Manuel Lancastre e Miguel Paes do Amaral, fez uma oferta para a companhia de seguros, tendo por referência a actual situação líquida da empresa, que ronda os dez milhões de euros. Francisco Bandeira, presidente do BPN, confirmou ao Diário Económico a existência de uma proposta para a compra da Real Vida. Por sua vez, Gonçalo Pereira Coutinho confirmou também que a Patris tem interesse em chegar a acordo com o BPN para a compra da Real Vida, mas salientou que a concretização da aquisição está sujeita à não oposição do Instituto Seguros de Portugal.



Hospitais acumulam dívidas de mil milhões em menos de um ano, Diário Económico de 15-12-2009
 

A dívida dos hospitais aos fornecedores deverá ultrapassar os mil milhões de euros no final do ano. Segundo o Ministério da Saúde, em Setembro a dívida já chegava aos 900 milhões de euros. Tendo em conta que nos últimos três meses do ano as empresas reforçam a facturação para acertar a contabilidade e que o Orçamento Redistributivo atribuiu apenas 50 milhões de euros à Saúde para o combate à gripe A, dificilmente as dívidas ficarão aquém das registadas em 2008.



Aluguer de partimónio custa mais 600 mil/mês ao Estado, Diário Notícias de 15-12-2009
 

O Ministério da Justiça (MJ) , na legislatura anterior, ignorou um parecer do seu próprio Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça, I. P. (IGFIJ), de 2005, que defendia a compra de edifícios em leasing em vez de arrendamentos. A entidade entendia que a opção pela compra em leasing significaria uma poupança mensal de cerca de 600 mil euros, sendo que ao fim de 15 anos os edifícios passariam a património do Estado. Na altura, o Instituto já gastava cerca de 2,4 milhões de euros em rendas por mês, 28,8 milhões por ano. Este parecer, no entanto, caiu em saco roto. O seu autor, António Morais, que presidia à entidade, foi mais tarde exonerado do cargo acusado de irregularidade na contratação de uma cidadã brasileira. O MJ, entretanto, manteve sempre a mesma política, arrendando não só património de terceiros mas também outro de que antes havia sido proprietário, como é o caso das prisões de Lisboa e de Pinheiro da Cruz. Pelo Campus da Justiça, em Lisboa, passou a pagar 1,2 milhões de euros de renda por mês.



Atmosfera de pré-fracasso na cimeira, Diário Notícias de 15-12-2009
 

O reinício dos trabalhos ontem na Conferência de Copenhaga trouxe uma grande incerteza sobre o seu sucesso face ao bom andamento vivido na primeira semana. Quando todos acreditavam que após se ter encontrado um texto-base para trabalhar, na sexta-feira, seria agora a vez do debate construtivo - apesar de todas as divergências (im)possíveis de sanar -, com os olhos postos na redacção do documento definitivo a ser assinado sexta-feira pelos 110 governantes que vão estar na cerimónia final da COP15.



Dramatização socialista pode ir até à moção de confiança, I de 15-12-2009
 

O governo está a ponderar a possibilidade de apresentar uma moção de confiança se o Orçamento do Estado não passar na Assembleia da República. A decisão seria o auge da dramatização crescente dos socialistas. No caso de uma moção de confiança ser chumbada pelo Parlamento, o governo cai imediatamente.



Portugal destrói empregos ao dobro do ritmo da UE, I de 15-12-2009
 

Só no último trimestre foram destruídos 58 mil empregos, com imobiliário e serviços a registarem a maior queda. O desemprego também bateu um recorde em Outubro: 10,2 %, o terceiro valor mais alto entre os 30 países da OCDE.



Abate de carros velhos apoiado até fim de 2010, Jornal Negócios de 15-12-2009
 

O programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida (VFV), que tem funcionado como alavanca do comércio de automóveis novos, deverá continuar no próximo ano, mas os benefícios serão menores. O Governo irá propor no Orçamento do Estado para 2010 a continuação do programa, mas reduzindo em 16% o valor máximo de benefício, de 1.500 para 1.250 euros por veículo. A ideia do Ministério das Finanças que precisa de ser aprovada num parlamento onde o Partido Socialista não tem maioria absoluta) surge num bom momento da recolha de VFV. Em Novembro foram entregues para destruição 8.012 veículos, o valor mais alto dos últimos 18 meses, segundo os dados da Valorcar, a empresa que gere estas contas. O segundo semestre, sem contar com Dezembro, soma 36.322 unidades para abate, mais 11% que no mesmo período do ano passado.



Saiba qual é o negócio do ano, Jornal Negócios de 15-12-2009
 

O Negócios inicia hoje um conjunto de rubricas de Natal e fim-de-ano. Hoje, a redacção divulga a eleição de Negócio do ano 2009. E Henrique Granadeiro inaugura uma rubrica de antevisão de 2010, que prevê difícil para Portugal e de forte instabilidade política, que pode mesmo levar a eleições. E, no que pode ser entendido como um exercício de ironia, diz: "Do alto da sua suprema magistratura, o Presidente da República, esfíngico, serenamente assegurará o regular funcionamento das instituições..."



Portugal regressa à pesca do bacalhau no Canadá, Jornal Notícias de 15-12-2009
 

Portugal poderá trazer da costa canadiana 1070 toneladas de bacalhau no ano que vem. Com a reabertura do espaço NAFO, os armadores portugueses poderão vir a aumentar a quota total de pesca da espécie. "Ao fim de 11 anos recuperámos as quotas de bacalhau da NAFO", anunciou, ontem, o ministro português das Pescas, em Bruxelas, no conselho dos 27 para decidir os totais de captura para 2010. A NAFO é a sigla inglesa para Organização de Pescas do Atlântico Noroeste que inclui, entre outros países, o Canadá. Os pescadores portugueses poderão trazer 1070 toneladas de bacalhau dessa zona que esteve fechada durante 11 anos para a recuperação das espécies. É um montante a repartir pelos 13 navios nacionais da pesca longínqua, sendo que cada uma destas embarcações tem uma capacidade média para 900 toneladas de pescado nos porões.



Detectadas em dez meses 36 mil baixas fraudulentas, Jornal Notícias de 15-12-2009
 

De Janeiro a Outubro, a Segurança Social detectou 36 428 baixas fraudulentas, entre as 205 mil situações que fiscalizou. As suspensões e cessações destas situações irregulares permitiram poupar 9,5 milhões de euros. Uma em cada seis pessoas que são chamadas pelas juntas médicas para verificação da baixa perde o subsídio porque é considerada apta para trabalhar. Dados a que o JN teve acesso mostram que nos 10 meses corridos de 2009 houve 10 223 pessoas convocadas pelo Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária (SVIT) que viram a baixa "cortada" por terem faltado à convocatória e não terem apresentado nenhuma justificação para a falta.



Com Jesus vão ser campeões, O Jogo de 15-12-2009
 

Marinho Peres não tem dúvidas: com a chegada de Airton e Alan Kardec, o Benfica acaba de garantir dois bons reforços, com qualidade e margem de progressão. Sempre bem-disposto, e entre os abraços que faz questão de mandar para Portugal, o experiente treinador brasileiro sublinha que "são jogadores de muita capacidade e podem ser mais-valias para o Benfica, apesar de haver sempre o período de adaptação".



Bacalhoeiros voltam a águas do Canadá, OJE de 15-12-2009
 

O Ministro da Agricultura e Pescas, António Serrano, disse ontem em Bruxelas que a frota de pesca do bacalhau vai voltar a águas do Canadá, ao fim de 11 anos, com uma quota de 1.070 toneladas.Ao fim de 11 anos recuperámos as quotas de bacalhau no Canadá", que se integra no espaço da Organização de Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO, na sigla inglesa), disse Serrano, à margem do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas, que se reuniu em Bruxelas. O espaço NAFO abriu as suas águas, em Setembro último, após uma longa moratória para o bacalhau e o peixe-vermelho (redfish). As quotas atribuídas aos vários países foram calculadas com base nos valores pré-moratória, tendo a UE ficado com 3.136 toneladas de bacalhau.



Google lança 1º telemóvel em 2010, OJE de 15-12-2009
 

A Google vai lançar, no próximo ano, o Nexus One, o primeiro telemóvel da maior empresa de Internet do mundo, de acordo com fontes contactadas pelo Wall Street Journal. O Nexus One foi desenhado pela Google e será vendido inicialmente online e sem recurso a parcerias de operadoras wireless, adiantaram as mesmas fontes, que não revelaram o preço do aparelho nem os países onde será vendido.



Trabalhadores dos hipermercados marcam greve para antes do Natal, Público de 15-12-2009
 

Os sindicatos que representam os trabalhadores dos hipermercados vão apresentar, hoje, um pré-aviso de greve para o dia da véspera de Natal, em protesto contra uma proposta da associação de empresas de distribuição (APED), que defende a hipótese de o período normal de trabalho poder ser aumentado até às 60 horas semanais. "Nunca tínhamos sido confrontados de forma tão brutal e violenta como esta", protesta Manuel Guerreiro, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal. A decisão de avançar para a paralisação no dia 24 de Dezembro foi tomada, ontem, durante um plenário que reuniu em Lisboa 220 delegados sindicais. A APED remeteu uma reacção para hoje.



Obituário. Sete séculos da história de Santa Cruz vão hoje a leilão, Público de 15-12-2009
 

Um obituário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no qual se inventariam as datas da morte de membros dos diversos mosteiros da Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho ao longo de 700 anos, vai hoje a leilão em Lisboa por um preço base de licitação de três mil euros. O manuscrito tem valor estético, mas revela também uma importante valia histórica, já que os seus dados se referem a uma ordem religiosa com um papel determinante na fundação da nacionalidade. O mais antigo registo que o volume contém data de 1118 e diz respeito à morte de um bispo de Lamego, D. Godinus.



Sporting negoceia Muriqui, Record de 15-12-2009
 

Falta decidir se o brasileiro chega por empréstimo ou se os leões compram parte do passe. O presidente prometeu reforços e o ex-Avaí poderá ser a primeira contratação dos leões com vista o plantel principal. Avaliado em 3 milhões, foi um dos maiores destaques do último brasileirão e é pretendido por mais quatro clubes canarinhos.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream