14 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 14-12-2009

Segunda, 14 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

McCann não conseguiram ver o quarto de Maddie, 24 Horas de 14-12-2009
 

Terminou ontem a curta visita surpresa dos McCann à Praia da Luz, no Algarve, local onde há dois anos desapareceu a filha Madeleine. Eram 13h15 quando Kate e Guerry voltaram a colocar os pés em solo britânico, depois de terem passado dois dias em Portugal. Os McCann, porém, regressaram a casa sem conseguirem concretizar os principais objectivos da viagem: assistir em Lisboa à audição das testemunhas de Gonçalo Amaral e entrar no apartamento 5A do Ocean Club, na Praia da Luz, onde, a 3 de Maio de 2007, Maddie desapareceu.



Kardec "Poder jogar no Benfica é um sonho", A Bola de 14-12-2009
 

Alan Kardec descansa em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, à espera de viajar para Lisboa. Reúne-se hoje com o empresário e está feliz pela iminente mudança para a Luz.



Engenheiros trucidados por comboio em Belém, Correio Manhã de 14-12-2009
 

Marcos Rosa, 35 anos, ficou decapitado. Carla Lopes, 27 anos, faleceu momentos após o atropelamento.



Máfia brasileira domina noite, Correio Manhã de 14-12-2009
 

Comandam segurança ilegal em bares de alterne da capital e Margem Sul. Deram 3 tiros pelas costas a um rival, procurado pela Interpol por homicídio.



"O Orçamento para o próximo ano não vai ser chumbado", Diário Económico de 14-12-2009
 

Em entrevista, Santos Silva acusa a oposição de "fazer chantagem com o país" ao comprometer o Orçamento de 2010. E acredita que a proposta do Governo será aprovada. Santos Silva continua a acreditar que a legislatura vai durar até ao fim: 2013.



Todas as dicas de que precisa para investir em Angola e Moçambique, Diário Económico de 14-12-2009
 

Petróleo. Até agora tem sido essencialmente o sector petrolífero a dominar o mercado angolano, com um peso de 38,9% para o PIB e um potencial extractivo de 2,1 milhões de barris por ano. Mas esta é uma imagem que se pretende cada vez mais longe da nova Angola que, aos poucos, vai emergindo. É certo que o Governo vai continuar a aumentar a produção petrolífera nos próximos dois anos acima da quota imposta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo. Segundo o Plano Nacional 2010/2011, apresentado conjuntamente com o Orçamento Geral de Estado à Assembleia Nacional, o país vai produzir 1,9 milhões e 2,02 milhões de barris de crude por dia em 2010 e 2011, segundo as previsões da Sonangol. Hoje em dia, a produção nacional esá cotada em 1,6 milhões de barris por dia. E as receitas provenientes do petróleo "irão representar apenas 40% no orçamento e a tendência será reduzi-la subsequentemente", como admitiu recentemente ao jornal "Expansão", Ana Dias Lourenço, ministra do Planeamento.



Clientes queixosos vão recuperar dinheiro este mês, Diário Económico de 14-12-2009
 

Financiamento de 125 milhões de euros, a conceder por vários bancos, vai permitir à SLN Valor - antiga principal accionista do BPN - pagar ainda este mês o que deve aos subscritores do seu papel comercial. O BPN não é responsável pelo pagamento destes produtos mas tem sido alvo de protestos de clientes em vários balcões. O banco nacionalizado, bem como o BES e o BCP, vão receber como garantia do empréstimo à SLN Valor terrenos desta em Alcochete.



Berlusconi agredido por um louco em Milão, Diário Notícias de 14-12-2009
 

Silvio Berlusconi foi agredido hoje depois de ter discursado numa acção pública em Milão, que foi fortemente contestada por alguns dos presentes. O primeiro-ministro italiano ficou com ferimentos na boca e na cara, na sequência da agressão com uma miniatura da "Duomo" (catedral) de Milão, um dos monumentos mais famosos daquela cidade. Silvio Berlusconi fez uma TAC e ficará hospitalizado para observação nas próximas 24 horas, apesar de não ter perdido a consciência, informou a agência de notícias Ansa.



FBI europeu vai poder investigar em Portugal, Diário Notícias de 14-12-2009
 

A partir de 1 de Janeiro, as competências da Europol vão ser reforçadas. Este serviço de polícia da União Europeia passa a ter poderes para mandar os Estados membros investigar determinados crimes, podendo também colocar polícias a acompanhar todas as diligências. Vai ser uma espécie de FBI.



Estradas de Portugal avança com solução para o chumbo do tribunal, I de 14-12-2009
 

Os bancos ameaçam cortar o crédito às construtoras. A EP não vai esperar pela resposta do Tribunal de Contas ao recurso e prepara revisão dos contratos das concessões.



Redução do défice. Entre a espada da Irlanda e a parede da Grécia, I de 14-12-2009
 

Colapso grego seria fatal para Portugal. Acção no défice é urgente, mas não há condições para a dieta irlandesa.



Trocar crédito pessoal e automóvel pode sair mais barato, Jornal Negócios de 14-12-2009
 

A partir de Janeiro os bancos vão ter limites nas taxas que poderão cobrar no crédito ao consumo. Os consumidores que pagam taxas muito elevadas devem fazer contas para perceber se vale a pena mudar de empréstimo. Se tem um crédito com um juro próximo de 30%, o melhor é começar a analisar outras propostas.



Fisco com acesso a contas bancárias de familiares de suspeitos, Jornal Negócios de 14-12-2009
 

A Assembleia da República aprovou sexta-feira um projecto de Lei do PCP que permite à administração fiscal aceder, sem obstáculos, aos movimentos bancários dos familiares dos contribuintes suspeitos de "fuga ao Fisco". O recurso judicial, que na Lei actual bloqueia o processo, perde o seu efeito suspensivo e passa a permitir-se que os Directores-gerais analisem a informação bancária de familiares com o contribuinte, enquanto os tribunais avaliam a decisão das finanças. A proposta viabilizada na generalidade com os votos favoráveis do BE e as abstenções do PS e PSD obriga ainda as instituições financeiras a comunicar à Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) anualmente os juros das poupanças que cada um dos seus clientes residentes em Portugal recebe.



PJ perdeu o rasto a um milhão em notas nos CTT, Jornal Notícias de 14-12-2009
 

Autoridades recolheram indícios, incluindo um documento bancário a atestar que o dinheiro é comissão da venda do prédio dos CTT, mas não apuraram destino de dez mil notas de 500 euros. Mais de 100 contas bancárias analisadas e nada: o célebre milhão de euros levantado na Batalha, por arguidos do caso CTT, sumiu. Mas até há um documento bancário que justifica o levantamento com comissões a pagar… Mas a quem?... A pergunta não tem resposta oficial e é, porventura, uma demonstração gritante de quanto é difícil fazer prova de crimes de corrupção. Os investigadores recolheram inúmeros indícios sobre o destino do dinheiro, mas acabaram por perder o rasto das dez mil notas de 500 euros levantadas no recato de um balcão de província, na tarde de 20 de Março de 2003.



Recorde de turistas no Douro Património Mundial, Jornal Notícias de 14-12-2009
 

Até final de Novembro, tinham subido o rio Douro em barco 184 mil turistas, mais 21% do que em 2008. Por outras vias chegaram muitos mais, esgotando hotéis semanas a fio. Douro, região, já é uma marca mundial. A provar a "moda" do Douro está o contrato que a empresa de cruzeiros fluviais Douro Azul assinou com a operadora norte-americana Uniworld, que vai assegurar a presença na região de 136.500 turistas, entre 2011 e 2015. Para dar reposta ao aumento da procura, o responsável da empresa, Mário Ferreira, anunciou ontem, em comunicado, que "está em negociações com dois estaleiros portugueses para a construção de um novo navio-hotel". Representará um investimento de 12 milhões de euros o vai criar 36 postos de trabalho directos e outros tantos indirectos.



Bettencourt " Há dinheiro e Sporting vai buscar jogadores que façam diferença", O Jogo de 14-12-2009
 

O Sporting tem fundos para atacar o mercado em Janeiro e, com critério, vai fazê-lo! A promessa é do número um leonino, que nem por isso se mostra disposto a vender. Reajustar a equipa evitando (para já) revelar detalhes é a prioridade de José Eduardo Bettencourt. E a paragem que se aproxima na competição por altura do Natal será, crê, boa conselheira.



Portucel quer parceiro local para fábrica, OJE de 14-12-2009
 

A Portucel quer ter um parceiro local na nova fábrica de pasta e papel que irá construir no estrangeiro, disse o chief executive officer da empresa (CEO), José Honório.Em declarações à Reuters e à margem da 1ª Conferência Reuters/TSF, o gestor disse que para o investimento estimado de 1000 milhões de euros ainda não tem timing de arranque, nem a geografia escolhida. Brasil, Uruguai ou Moçambique são os três países para onde será direccionado o novo investimento da empresa.



Sector do turismo só espera retoma a partir de 2011, OJE de 14-12-2009
 

O sector português do Turismo deverá começar a sua retoma efectiva apenas em 2011, estimam os responsáveis do sector ouvidos pelo OJE. A tendência é semelhante à de outras áreas de actividade igualmente afectadas pela recessão, da qual só agora se começa a ver o seu termo. O turismo, porém, está a ser especialmente afectado pelas dificuldades de acesso ao crédito e a redução dos gastos em viagens por parte das famílias, receosas com a escalada, ainda persistente, dos números do desemprego. A aposta em nichos de mercado na promoção do destino e, acima de tudo, na consolidação do negócio constituem os grandes vectores estratégicos.



Salário mínimo de 2010 está longe do poder de compra do de 1974, Público de 14-12-2009
 

O salário mínimo previsto para 2010 é de 475 euros, um aumento de 25 euros em relação ao valor anterior. Mas se tivesse sido actualizado em função da infl ação desde 1974, repondo o poder de compra perdido nesse período, o seu valor hoje deveria ser de 562 euros. O salário mínimo actual representa 85 por cento do poder de compra do de há 35 anos, altura em que foi introduzido em Portugal. Para 2011 está prevista a subida do valor da remuneração mínima para os 500 euros, uma medida que tem o acordo de todas as confederações.



Cimeira do clima. Quioto é pedra no sapato em Copenhaga, Público de 14-12-2009
 

O futuro do Protocolo de Quioto, assinado em 1997, está a dividir os países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento à entrada para a segunda semana da cimeira do clima. A divergência está a abrir um fosso difícil de transpor nas negociações para um novo acordo global. Portugal está entre os países que não estão a conseguir cumprir as metas de Quioto. Em Copenhaga, a maioria dos manifestantes detidos sábado já foi libertada. A 150 quilómetros da capital dinamarquesa, as energias renováveis alimentam a primeira ilha "carbono verde".



Kardec "Sou como Jardel", Record de 14-12-2009
 

Que têm em comum Alan Kardec e Mário Jardel? Ambos são bons cabeceadores, foram formados no Vasco da Gama e representaram clubes em Porto Alegre antes de ingressarem no futebol europeu. O avançado está habituado a esta comparação e não se escusa a comentar as semelhanças: "Sim, de facto sou como o Jardel. Tenho uma boa estatura e sou bom de cabeça, isso faz com que os adeptos se lembrem do Jardel quando olham para mim


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream