09 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 09-12-2009

Quarta, 9 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como um drama de saúde lhes mudou a vida, 24 Horas de 09-12-2009
 

O AVC é a principal causa de morte em Portugal. Ana Maria Lucas, Carlos do Carmo e Luísa Castel-Branco contam como superaram o susto que os fez mudar de hábitos e obrigou a abrandar o ritmo.



Arrasador, A Bola de 09-12-2009
 

Maior vitória de sempre em Espanha.



Tragédia mata três jovens, Correio Manhã de 09-12-2009
 

O Audi onde seguiam Nelson, António e Ermelindo saiu da estrada e foi bater numa barreira. Não havia travagem.



85 mil desempregados antecipam reforma, Correio Manhã de 09-12-2009
 

Dos 148 mil pensionistas que entraram na reforma antecipada, quase 85 mil foram empurrados para esta alternativa pela ausência de um trabalho.



Pensões da função pública vão ter bónus em Janeiro, Diário Económico de 09-12-2009
 

Em Janeiro, cerca de 18.700 pensionistas da função pública, que se reformaram entre Janeiro de 2008 e Setembro de 2009, vão receber um bónus, que, em média, rondará os 180 euros, apurou o Diário Económico. A pensão mensal será também revista em alta daí para a frente, num valor que se aproximará, em média, dos 18,5 euros. Trata-se de um acerto no valor das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), em consequência da entrada em vigor, em Setembro, de uma alteração ao estatuto de aposentação.



Saiba quais as taxas de juro máximas que o seu banco pode cobrar, Diário Económico de 09-12-2009
 

O Banco de Portugal publicou na segunda-feira as taxas máximas a praticar pelas instituições no crédito ao consumo, já a partir de 1 de Janeiro. Os novos limites legais variam entre os 6,3%, para contratos de locação financeira de equipamentos, e os 32,8% para cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto. Esta é uma medida que resulta da transposição da directiva comunitária do crédito ao consumo, de 2 de Junho, que além destas disposições veio introduzir, entre outras, maiores deveres de informação aos clientes, limites de cobrança de juros em caso de amortização antecipada e a taxa de usura, em que os bancos passam a incorrer caso excedam as taxas máximas agora fixadas.



"Linhas de crédito às PME vão continuar em 2010", Diário Económico de 09-12-2009
 

O ministro da Economia promete, em entrevista ao Diário Económico, não retirar de "forma abrupta" os apoios às PME. Vieira da Silva assegura às empresas de pequena e média dimensão que o Estado não as irá abandonar neste momento de dificuldade. O governante fala ainda da necessidade de alargar tanto a base exportadora das empresas como os mercados de destino dos produtos portugueses.



Carnificina em Bagdad, Diário Notícias de 09-12-2009
 

Os atentados, em diferentes pontos de Bagdad, capital iraquiana, foram cometidos no dia em que a presidência fixou para 06 de Março a data de eleições legislativas, cruciais para o futuro do Iraque. Quatro dos cinco veículos, conduzidos por bombistas suicidas, explodiram quase em simultâneo, cerca das 10:25 locais (07:25 em Lisboa), em diferentes bairros da capital, destruindo três gabinetes governamentais e um túnel rodoviário, e atingindo uma patrulha da polícia, segundo fontes da segurança. "Pelo menos 127 pessoas morreram e 448 ficaram feridas", avançou fonte do Ministério do Interior.



"Enquanto estiver sob suspeita não volto ao BCP", diz Vara, Diário Notícias de 09-12-2009
 

Arguido no processo de Aveiro por tráfico de influências Armando Vara garante ao DN que até as suspeitas estarem esclarecidas não pretende regressar ao BCP. E que até já comunicou a sua decisão ao presidente do banco, Carlos Santos Ferreira. As falsas escutas que envolvem conversas entre Vara e Sócrates ainda não estão a ser investigadas.



PS pede a Cavaco Silva sinais de apoio ao governo, I de 09-12-2009
 

António Vitorino deu o pontapé de saida ao dizer que que o Presidente da República deveria deixar a sua torre de marfim para defender a estabilidade governativa. A posição foi bem recebida pela bancada socialista. Ao i, Ricardo Rodrigues diz que Cavaco deveria intervir antes do orçamento.



Entrevista a Lula da Silva, I de 09-12-2009
 

O presidente brasileiro garante que vai a Copenhaga com objectivos ambiciosos. Mas quer ver se os seus amigos europeus farão o mesmo. Lula também fala de economia e futebol: "O único perigo de revoltas surge se não ganharmos a copa de 2014"



Gordon Brown pede mais ambição, Jornal Negócios de 09-12-2009
 

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, elevou a fasquia das negociações sobre as alterações climáticas, instando os líderes mundiais a aprovarem em Copenhaga um acordo que, em seis meses, se converta num tratado legalmente vinculativo. "O nosso objectivo é chegar a um acordo completo e global que seja convertido em tratado internacional legalmente vinculativo no prazo máximo de seis meses", escreve o primeiro-ministro trabalhista num artigo publicado no diário britânico "The Guardian". "Por vezes surgem na História momentos decisivos", escreve, adiantando: "Para todos nós, o momento decisivo de 2009 tem de ser real".



Universidades deviam gastar metade do dinheiro, Jornal Negócios de 09-12-2009
 

O Ensino Superior público português surge entre os mais ineficientes do mundo ocidental, segundo um estudo encomendado pela Comissão Europeia ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). O trabalho indica que as universidades e os politécnicos públicos podiam ter produzido o mesmo com 48,6% do dinheiro que gastaram, desde que as verbas tivessem sido aplicadas eficientemente.



Noite de gala, Jornal Notícias de 09-12-2009
 

Bruno Alves, Falcao e Hulk. Estes foram os autores dos golos, num desfecho histórico, resultante de um jogo em que o F. C. Porto sobressaiu pelo colectivo. Na grande montra, os activos azuis saíram altamente valorizados. Se há cidade que faz o dragão feliz, este rótulo aplica-se, em 2009, a Madrid. Um empate, na época passada (2-2), a embalar os portistas para os quartos-de-final e a vitória de ontem sustentam esta realidade. E como a próxima final da Champions terá lugar na capital espanhola (Santiago Bernabeu), não deixarão estes resultados de ser um bom augúrio para os azuis e brancos, esperançados em chegar o mais longe possível na prova de elite. Esta temporada, às portas dos oitavos-de-final, a Europa está avisada: o tetracampeão português dá-se bem em Madrid!



Mais de três mil pessoas à espera de transplantes, Jornal Notícias de 09-12-2009
 

Portugal, no topo das tabelas europeias e mundiais de transplantes, luta contra a escassez de dádivas. Em Portugal ainda se morre à espera de um órgão. Salvar cada vez mais vidas obriga a uma maior sensibilização para a doação, numa altura em que a escassez é grande e as necessidades aumentam cada vez mais. Estamos no topo das listas europeias e mundiais no que toca a transplantes. Mas em Portugal, onde existem mais de três mil pessoas à espera de transplantes (2253 aguardam um rim), já morreram, este ano, 11 doentes à espera de um órgão que lhes salve a vida. Os números frios foram revelados em Fátima, pela coordenadora Nacional da Unidade de Colheitas da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação, durante o XXII Encontro Nacional da Pastoral da Saúde.



Ricos meninos, O Jogo de 09-12-2009
 

Faltavam 15 minutos para o fim do jogo quando os adeptos do Atlético de Madrid começaram a abandonar o Estádio Vicente Calderón. O mote foi o espectacular golo de Hulk, com um remate portentoso ao ângulo, num lance genial de futebol. Foi o terceiro golo do FC Porto, numa das vitórias fora de casa mais emblemáticas em jogos da Liga dos Campeões.



Espaço: Branson apresenta nova nave para turistas, OJE de 09-12-2009
 

O Líder do Virgin Group, sir Richard Branson (à direita), apresentou na Califórnia, a um grupo restrito de celebridades, a nova nave destinada ao turismo espacial, a SpaceShipTwo, concebida por Burt Rutan. Um bilhete custa 135 mil euros.



Galp parceira da Petrobras no gás natural, OJE de 09-12-2009
 

As empresas Galp Energia e Repsol passaram a integrar o consórcio, inicialmente formado pela Petrobras e pelo BG Group, para construção de uma unidade de liquefação de gás natural, informou a estatal brasileira dos petróleos. A referida unidade vai operar nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, na área exploratória abaixo da camada de sal, na Bacia de Santos, localizada a uma distância de 300 quilómetros da costa brasileira.



CDS-PP abstém-se no orçamento rectificativo e pressiona oposição, Público de 09-12-2009
 

O CDS-PP antecipa-se e anuncia que vai abster-se na votação do orçamento rectificativo, sexta-feira, na Assembleia. No meio de uma dramatização, por parte do PS e do Governo, com esta votação, o partido de Paulo Portas sacode a pressão e faz com que as atenções se concentrem no PSD. Ao PÚBLICO, o líder do CDS afirmou que "a abstenção é a atitude que melhor serve o interesse nacional". É um orçamento rectificativo que, disse, "confessa um défice de 8,4 por cento" que é também "uma sonora reprovação do próprio Governo" que insistia nos 5,9 por cento. E é "uma homenagem" a quem, como o CDS, previu oito por cento, alegou. Portas invoca ainda uma "razão pragmática" dado tratar-se de "despesa já comprometida".



PSD quer Parlamento a avaliar negócios das contrapartidas nas compras militares, Público de 09-12-2009
 

O PSD vai abrir mais uma frente parlamentar e com todos os ingredientes para ser polémica e sensível. Tanto para o actual Governo como para os que o antecederam, sejam do PS ou do PSD, em coligação com o CDS-PP. Os sociais-democratas vão propor que a Comissão de Defesa Nacional na Assembleia da República faça uma avaliação às contrapartidas — os negócios que os consórcios que vendem equipamento militar a Portugal se comprometem a proporcionar às empresas portuguesas. Um valor total próximo de três mil milhões de euros e cuja execução é muito baixa: apenas um quarto até 2008.



Cristiano interessa ao Sporting, Record de 09-12-2009
 

Brasileiro termina contrato em Junho e pode chegar já em Janeiro por 200 mil euros.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream