07 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 07-12-2009

Segunda, 7 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Irmã de Santana Lopes vende comida para sobreviver, 24 Horas de 07-12-2009
 

Aos 47 anos ficou sem trabalho, de baixa em casa e teve que repensar tudo. Apertou o cinto, ficou sem carro e sem empregada e fez da cozinha o seu local de trabalho. Não tem vergonha nem se arrepende.



A paixão pelo golo, A Bola de 07-12-2009
 

Encarnados alcançam Sp. Braga com "hat trick" de Cardozo e chapéu monumental de Saviola.



Gripe faz disparar prejuízos dos hospitais, Correio Manhã de 07-12-2009
 

Prejuízo do Serviço Nacional de Saúde aumentou 44 milhões de euros entre Janeiro e Setembro de 2009.



Cardozo imparável leva águias ao topo, Correio Manhã de 07-12-2009
 

O Benfica voltou ontem a apanhar o Sp. Braga na liderança da Liga, com mais uma goleada expressiva sobre a Académica, que sofreu a penalização habitual para os adversários que não resistem aos primeiros minutos dos avançados de Jesus. Depois de um mês afastado, Cardozo apontou o terceiro hat-trick da temporada, mas a figura foi Saviola. Em noite de dilúvio, o talento do argentino foi torrencial, satisfazendo na plenitude a função que, desde o início da época, Jesus lhe desenhou, de pivô móvel de apoio versátil aos flanqueadores e ao ponta-de-lança.



Acordo em Copenhaga ajuda a baixar défice público, Diário Económico de 07-12-2009
 

Políticas ambientais agressivas podem ser muito impopulares junto dos sectores industriais mas os seus efeitos benéficos vão muito além da luta contra as alterações climáticas. Suportar metas ambiciosas de luta contra o aquecimento global com a criação de impostos de poluição ou de um mercado de carbono dinâmico, onde as empresas terão de pagar adequadamente pelas suas emissões de CO2, trará muitos fundos para as contas públicas, numa altura em que as grandes economias industrializadas se endividaram muito para combater a crise.



Alemães colocam Bertrand e Círculo de Leitores à venda, Diário Económico de 07-12-2009
 

O grupo alemão Bertelsmann colocou à venda os seus activos em Portugal, onde se destaca a rede de livrarias Bertrand, o clube Círculo de Leitores e as suas editoras [Bertrand, Pergaminho, Temas & Debates e Quetzal], apurou o Diário Económico junto de fontes ligadas ao processo. Este é mais um passo na estratégia de desinvestimento do Direct Group a nível internacional, anunciada há cerca de um ano. Ao que o Diário Económico apurou, os donos da Bertrand terão já mandatado um banco de investimento internacional para encontrar comprador para a maior rede de livrarias do País, com 54 lojas, além do Círculo de Leitores e das restantes editoras pertencentes à Bertrand (Pergaminho e Quetzal).



Ruas de cidades gregas tornam-se campos de batalha, Diário Notícias de 07-12-2009
 

Os distúrbios ocorreram durante a comemoração do aniversário do assassínio de Grigoropoulos por um polícia, que desencadeou em 2008 uma onda de violência e pilhagens por todo o país, que se prolongou por três semanas. Segundo fonte policial citada pela agência espanhola Efe, não há referência a feridos nas manifestações de hoje. A polícia grega mantém 12 mil agentes em estado de prontidão para acorrerem a eventuais distúrbios, já prometidos por grupos radicais, federações estudantis e sindicatos. Incidentes de menor monta foram também registados ao longo do dia em Corinto e na ilha de Creta, quando grupos de radicais se envolveram em confrontos com efectivos da polícia, a quem arremessaram bombas incendiárias.



Fundação que PSD quer investigar começou com Durão Barroso, Diário Notícias de 07-12-2009
 

Desde o passado dia 2 que o Tribunal de Contas (TC) tem em curso uma auditoria ao financiamento público do projecto Magalhães. Uma "auditoria orientada ao financiamento público"e para a "análise da legalidade dos procedimentos relativos ao financiamento das e-iniciativas (programa e-escola, e-escolinha, e-oportunidade, e-professor), designadamente na sua conexão com as obrigações assumidas no concurso público para atribuição das licenças de âmbito nacional para os sistemas de telecomunicações móveis de terceira geração". A novidade foi adiantada pelo TC à bancada do PCP, depois de os comunistas terem exposto ao tribunal dúvidas sobre o processo.



Saúde derrapa prejuízo já subiu 162% nas contas até setembro, I de 07-12-2009
 

As contas do Serviço Nacional de Saúde já revelavam um saldo negativo de 71 milhões de euros até Setembro. Em medicamentos, os gastos subiram 4,4%. Nos hospitais-empresa, os custos também derraparam. O prejuízo já vai nos 218 milhões e o ano ainda não acabou.



"Alegre tem um pé dentro e outro fora do PS", I de 07-12-2009
 

Mário Soares faz hoje 85 anos. Norton de Matos, Salazar, Humberto Delgado, Álvaro Cunhal, o regime, o escândalo ballet rose, a actualidade política nacional, José Sócrates e Manuel Alegre. Retrato do país que fomos e que somos.



Prendas a (quase) metade do preço, Jornal Negócios de 07-12-2009
 

Encontrar as prendas ideais para o Natal não é difícil. O problema é, muitas vezes, o preço a pagar. Mas com a Internet é possível baixar a "factura", especialmente se encomendar os mesmos presentes e tirar partido da valorização do euro.



Líderes mundiais procuram soluções para as alterações climáticas, Jornal Negócios de 07-12-2009
 

Esta é a pergunta de um milhão de dólares e a resposta está nas mãos dos mais importantes líderes mundiais. Poderão Obama, Brown, Merkel, Wen ou Lula travar o aquecimento global, um dos mais importantes desafios que a humanidade enfrenta? "Peço desculpa. Podíamos ter travado as alterações climáticas mas não o fizemos". A frase da Greenpeace, que enche as ruas de Copenhaga, é a declaração a evitar no final da cimeira do clima, que hoje se inicia na capital da Dinamarca.´Durante as próximas duas semanas, os principais líderes mundiais têm nas mãos um dos principais desafios da humanidade: conseguir chegar a um acordo para substituir o Protocolo de Quioto para travar o aquecimento do planeta.



Dívidas ao Fisco acima de 51 mil euros podem ser pagas em 10 anos, Jornal Negócios de 07-12-2009
 

Os contribuintes com elevadas dívidas ao Fisco e que tenham em curso planos de viabilidade económica vão ter a vida facilitada a partir de Janeiro: em vez das actuais 60 prestações mensais, passam a poder negociar o pagamento a 120 meses, o equivalente a dez anos. A medida, anunciada na sexta-feira no Parlamento pelo primeiro-ministro como um apoio excepcional às empresas em tempo de crise, veio para ficar, garante fonte oficial das Finanças. Serão abrangidas dívidas acima dos 51 mil euros que se encontrem actualmente em fase de cobrança coerciva, ou seja, em processo de execução fiscal. Nenhuma prestação poderá, contudo, ser inferior a 10.200 euros e "o alargamento ocorrerá sempre que a administração tributária comprove a sua indispensabilidade para a recuperação dos créditos tributários".



Benfica regressa às goleadas e cola-se ao Braga, Jornal Notícias de 07-12-2009
 

O Benfica conquistou ontem, domingo, a quinta goleada na Liga em apenas 12 jornadas. As águias venceram a Académica por 4-0 e regressaram ao topo da competição em igualdade pontual com o Sporting de Braga. Depois de uma fase de um aparente abrandamento da máquina ofensiva - derrota com Guimarães e empate em Alvalade -, o onze de Jorge Jesus apanhou novamente a carruagem dos resultados expressivos. Com um estado do relvado pesado, face à chuva continua que caiu durante todo o jogo, os benfiquistas foram eficazes, essencialmente no primeiro período, e mais fortes na etapa derradeira com Cardozo a conseguir mais três golos.



Desempregados criaram mais de 12 mil empresas, Jornal Notícias de 07-12-2009
 

Os números não enganam. O IEFP ajudou ex-desempregados a criar 12 446 empresas ao longo de três anos (2006-08). As histórias multiplicam-se. Despedido? Os empregadores não lhe dão trabalho? Há sempre uma solução... Os dados fornecidos ao JN pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) mostram que o empreendedorismo pode muito bem ser a solução para quem perde o seu posto de trabalho e não encontra quem o empregue. As Iniciativas Locais de Emprego (ILE) e o Apoio à Criação do Próprio Emprego (APE) têm sido programas do IEFP responsáveis por retirar milhares de portugueses do desemprego. As ILE foram responsáveis pela criação de 7764 empreas e os APE por 4682 numa tendência crescente entre 2006 e 2008. Contas feitas, estes dois programas foram responsáveis pelo surgimento de 12 446 organizações, grande parte delas micro-empresas, que constituíram a salvação para muitos milhares mais de desempregados.



A brigada pesada do general Cardozo, O Jogo de 07-12-2009
 

O Benfica regressou ontem, no Estádio da Luz, às goleadas e à liderança partilhada do campeonato -apesar de o Braga, com igual número de pontos, ter vantagem no confronto directo. Os encarnados bateram a Académica por quatro golos sem resposta mas têm de dividir com o adversário o mérito do bom espectáculo proporcionado... enquanto a chuva e o relvado foram compatíveis com a prática do futebol.



Copenhaga, Público de 07-12-2009
 

Hoje, 56 jornais em 44 países dão o passo inédito de falar a uma só voz através de um editorial comum [sobre Copenhaga]. Fazemo-lo porque a humanidade enfrenta uma terrível emergência. Se não nos juntarmos para tomar uma acção decisiva, as alterações climáticas irão devastar o nosso planeta, e juntamente com ele a nossa prosperidade e a nossa segurança. Desde há uma geração que os perigos têm vindo a tornar-se evidentes. Agora, os factos já começaram a falar por si próprios: 11 dos últimos 14 anos foram os mais quentes desde que existem registos, a camada de gelo árctico está a derreter-se, e os elevados preços do petróleo e dos alimentos no ano passado permitiram-nos ter uma antevisão de futuras catástrofes.



Voltam a chover golos , Record de 07-12-2009
 

A excessiva audácia dos estudantes surpreendeu mas também resolveu cedo os problemas dos encarnados, que mostraram demasiados argumentos ofensivos para a uma defesa banal. Perante Saviola e Cardozo inspirados, o atrevimento pagou-se caro.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream